Preconceito e Inclusão Social

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Transcrição da apresentação:

Preconceito e Inclusão Social Leandro R. Tessler Comvest – Unicamp tessler@comvest.unicamp.br

Feminismo, Racismo e Cidadania Sumário Brasil: racismo e preconceito Ação Afirmativa Desempenho Acadêmico Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp Feminismo, Racismo e Cidadania

Racismo e Preconceito no Brasil Brasil: sociedade multirracial 76 milhões de brasileiros se declararam pretos ou pardos no Censo 2000, quase metade da população Intermiscigenação: mais pardos do que pretos Segunda maior população negra do mundo Feminismo, Racismo e Cidadania

Remuneração do Trabalho IBGE, PNAD Feminismo, Racismo e Cidadania

Remuneração do Trabalho IBGE, PNAD, Roberto Martins Feminismo, Racismo e Cidadania

Feminismo, Racismo e Cidadania Racismo e Preconceito A pobreza no Brasil é essencialmente negra A população negra evade mais da escola, e é consequentemente menos treinada Estado de SP: só 12% dos concluintes do ensino médio (2002) se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas As desigualdades econômicas entre brancos e negros NÃO podem ser imputadas apenas à educação Feminismo, Racismo e Cidadania

Feminismo, Racismo e Cidadania Ação Afirmativa Visão de futuro Que sociedade queremos? Respeitar os princípios acadêmicos Autonomia Mérito Inclusão Social com Qualidade Feminismo, Racismo e Cidadania

Inclusão Social com Qualidade Estudo Comvest Objetivo: determinar quais os parâmetros que influenciam o desempenho dos estudantes da Unicamp. Será que a classificação no vestibular pode prever de desempenho na universidade? Metodologia 7094 ingressados entre 1994 e 1997 6 faixas por classificação no vestibular, todas com o mesmo número de pessoas Comparar a classificação no final do curso e no Vestibular Buscar parâmetros preditores: classificação no vestibular, escola pública x escola particular, cursinho x não cursinho, etc... Conclusão Em todas as faixas, ter feito todo o ensino médio exclusivamente em escola pública é o fator determinante para melhorar o desempenho do aluno. Feminismo, Racismo e Cidadania

Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) Programa de isenção das taxas de inscrição Pontuação no vestibular 30 pontos extras para alunos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. 40 pontos extras para auto-declarados pretos, pardos e indígenas que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Programa de apoio ao estudante carente Feminismo, Racismo e Cidadania

Escola Pública na Unicamp Feminismo, Racismo e Cidadania

Demanda no Vestibular Unicamp para grupos-alvo do PAAIS   Isentos Escola Pública Pretos, pardos, indígenas Vestibular 2003 4,4% 30,9% 10,8% Vestibular 2004 8,0% 31,4% 14,0% Vestibular 2005 13,3% 34,1% 19,0%

PAAIS e turno dos cursos   Escola Pública Pretos, pardos e indígenas Isentos 2004 2005 Noturno 40% 51% 13% 20% 6% 12% Integral 17% 25% 9% 2% 4% Geral 28% 33% 11% 15% 3% Feminismo, Racismo e Cidadania

PAAIS e os 5 cursos mais concorridos Escola pública Pretos, pardos, indígenas  Isentos    2004 2005 Medicina 7 29 10 19 1 Ciências Biológicas 4 11 5 Comunicação Social 3 8 Arquitetura Urbanismo 9 Farmácia 2 Total 20 64 17 35 % das vagas 7,8% 25,1% 6,7% 13,7% 0,0% 2,0% Feminismo, Racismo e Cidadania

Matriculados Cursos 2005 - Gênero Feminismo, Racismo e Cidadania

Feminismo, Racismo e Cidadania Conclusões Vestibular Nacional Unicamp Escola pública sempre presente entre os matriculados na mesma proporção dos inscritos Pretos, pardos e indígenas (sempre) presentes entre os matriculados na mesma proporção dos inscritos PAAIS Primeiro programa de ação afirmativa sem cotas do Brasil Mérito, Autonomia e Inclusão Social Resultados muito positivos Ação Afirmativa é parte do caminho para uma sociedade mais justa e mais cidadã Feminismo, Racismo e Cidadania