TOPOGRAFIA COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS Aula 1

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Transcrição da apresentação:

TOPOGRAFIA COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS Aula 1 Prof. Eng. Agr. Bernardo Tedesco

INTRODUÇÃO Efetuar levantamentos para representação superfície do terreno em escala adequada; Levantamento Topográfico Coleta de dados à campo Medidas lineares, angulares Áreas, volumes, coordenadas

INTRODUÇÃO ETAPAS DO TRABALHO DE TOPOGRAFIA Planejamento (estudo do local, tipos de equipamentos, métodos); Trabalho de campo; Processamento (coordenadas, volumes); Mapeamento ou representação; IMPORTÂNCIA Obras de engenharia; Estradas; Pontes; Barragens Terraplanagem; Irrigação Projetos ambientais

DIVISÕES DA TOPOGRAFIA TOPOMETRIA Planimetria; Altimetria; TAQUEOMETRIA TOPOLOGIA FOTOGRAMETRIA AGRIMENSURA

TOPOMETRIA Técnicas e procedimentos para obtenção de medidas (ângulos e distâncias) para determinar posições relativas na superfície terrestre. PLANIMETRIA Posição planimétrica dos pontos (coordenadas X e Y); ALTIMETRIA Determinação da cota ou altitude (coordenada Z); Curvas de nível; PLANIALTIMETRIA Planimétrico + Altimétrico

TAQUEOMETRIA TOPOLOGIA Medidas calculadas por trigonometria; Triângulo retângulo; TOPOLOGIA Interpretação da superfície externa; Descrição das formas do relevo.

FOTOGRAMETRIA AGRIMENSURA Obtenção de medidas: observação e interpretação fotografias; Tamanho de áreas, características físicas do terreno; Reconhecimento de áreas em grandes projetos. AGRIMENSURA Levantamento ligados a medições agrárias padrões.

SISTEMA DE COORDENADAS Coordenadas Cartesianas: Sistema de eixos com duas retas perpendiculares, com início na origem (ponto 0); (abscissa, ordenada) = (X,Y) A=(10,10); B=(15,25); C=(20,-15);

LATITUDE E LONGITUDE Localização de pontos como referência modelo esférico; LATITUDE Desde paralelo de origem (Equador) até ponto considerado; Hemisfério norte (+), hemisfério sul (-). LONGITUDE Desde o meridiano de origem (Greenwich) até o ponto considerado; Leste de Greenwich (0º a 180º); oeste de Greenwich (0º a 180º)

ERROS DE OBSERVAÇÃO Condições Ambientais: Variações vento, temperatura; Instrumentais: Imperfeição no ajuste dos equipamentos; Falta de calibração Pessoais: Falta de atenção; Cansaço; Executar mais de uma leitura.

ERROS DE OBSERVAÇÃO Erros grosseiros: Engano na medição, leitura errada, identificação alvo; Desatenção do observador, falha do equipamento; Erros de anotação, contagem de lances. Erros sistemáticos: Efeito da temperatura; Medição com medidor eletrônico de distâncias. Erros acidentais: Erros permanecem com a correção dos outros; Tendem a neutralizar quanto maiores forem amostras; Inclinação da baliza; Erro na hora da mira.

PRECISÃO E ACURÁCIA Precisão: Ligado a repetição das medidas; Ligada ao grau de aderência das observações em relação ao seu valor verdadeiro.

REVISÃO MATEMÁTICA Unidades de medida; Revisão de trigonometria; Relações do triângulo retângulo; Exercícios.

UNIDADES DE MEDIDA Medida de Comprimento: Metro: Unidade básica do Sistema Internacional;

Conversão de Unidades de Comprimento km hm dam m dm cm mm Utilização da vírgula no lado direito; Um número por casa;

Conversão de Unidades de Área km2 hm2 dam2 m2 dm2 cm2 mm2 Utilização da vírgula no lado direito; Dois número por casa;

UNIDADES DE MEDIDA Medida de Angular: Radiano: Unidade Sexagesimal (graus): Unidade decimal (grado);

UNIDADES DE MEDIDA CÁLCULOS COM ÂNGULOS Ângulos (GMS) → Frações decimais a) 32º28’59’’ = 32,48305556º 1’=60’’ então (28’x60’’ + 59)/3600= 0,48305556 b) 17º34’18,3’’ = c) 125º59’57’’ =

UNIDADES DE MEDIDA Frações decimais → Ângulos (GMS) 0,4830556 x 60’ = 28,9833336 0,9833336 x 60’’ = 59 b) 48,75587890º = c) 35,21478469º =

UNIDADES DE MEDIDA Soma e subtração de ângulos c) 42º30’ – 20º40’ = d) 25º12’45’’ + 74º51’27’’ = e) 34º48’59’’ + 98º58’04’’ = f) 124º37’40’’ – 84º48’50’’ =

TRIGONOMETRIA PLANA RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS TRIÂNGULO RETÂNGULO Soma ângulos internos igual 180º;

TRIGONOMETRIA PLANA Exercícios:

TRIGONOMETRIA PLANA Exercícios: Calcule o valor de x: a) b) 31 28 17 x 41 c) d) x x 32 40° 35° 41

TRIGONOMETRIA PLANA TRIÂNGULO QUALQUER Lei dos Senos Lei dos Cossenos a2 = b2 + c2 – 2.b.c.cos A

C Calcule: A: a: c: 110˚ a = ? b = 40 40˚ B c = ? A A Calcule: a: 110˚ b = 36 c = 27 B a = ? C

ESCALAS “Relação entre o valor da distância medida no desenho e sua correspondente no terreno” Representação em papel da superfície terrestre; Distância desenho: 5cm; distância terreno 0,5 km; Qual a escala:?

ESCALAS Principais escalas: 1:100; 1:250; 1:500; 1:1.000; 1:2.000; Tamanho: Escala grande: Denominador pequeno (1:100, 1:200); Pequenas áreas; Mais detalhes Escala pequena: Denominador grande (1:10.000; 1:500.000); Áreas grandes; Menos detalhes;

ESCALAS Exercícios: Qual das escalas é maior: 1:1.000,00 ou 1:1.000? Qual das escalas é menor: 1:10 ou 1:1.000? Determinar o comprimento de um rio onde a escala no desenho é de 1:18.000 e o rio foi representado por uma linhas de 17,5cm? Qual a escala de uma carta sabendo que as distâncias homólogas da carta e do terreno são de 225mm e 4,5km.

5) Qual o comprimento de uma estrada de 2500m representada na escala de 1:10.000? 6) Calcular o comprimento no desenho de uma rua de 30m nas escalas abaixo: 1:100 = 1:200 = 1:500 = 1:1000= 7) As dimensões de um terreno foram medidas em uma carta e os valores obtidos foram de 250mm de comprimento por 175mm de largura. Sabendo que a escala é de 1:2000, qual a área do terreno em m²? 8) Se a avaliação de uma área resultou em 2575cm² para uma escala de 1:500, quantos m² corresponderá a área do terreno?