Elementos articuladores: conjunções e locuções conjuntivas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coerência e Coesão Textual
Advertisements

Pressuposição e Implicatura
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
DISSERTAÇÃO Como concluir???????.
Professora Angela Biazi
Dois modos de ler a Bíblia.
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Português Professora Pollyanna Mattos.
Artigo de opiniao É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes,
Português – Prof.ª Lívia Oliveira
Conjunção.
PROFESSOR GILMAR COSTA
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COERÊNCIA E COESÃO.
Interpretação “Não há sentido sem interpretação. Ela é sempre passível de equívoco. Os sentidos não se fecham, não são evidentes, embora pareçam ser.
Orações Subordinadas Adverbiais
DEFEITOS ARGUMENTATIVOS
RELAÇÃO CAUSA E CONSEQUÊNCIA
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
Classificações das conjunções
Coesão e Coerência.
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
OPERADORES ARGUMENTATIVOS
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
Profª Monize Diniz Silva
O texto, coerência e coesão textuais, conectores
CONJUNÇÃO.
Dissertação Profa. Rose Fortunato
ELABORAÇÃO ,LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
A estrutura do artigo de opinião
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Transitividade Verbal
ORAÇÕES SUBORDINADAS.
Vírgula Grupo: Gabriela Amaral-553 Juliana Monteiro- 539
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
ANÁLISE TEXTUAL Aula 3: Textualidade. Articulações sintáticas e relações semânticas.
“A lógica é uma ciência do raciocínio”
GÊNEROS JORNALÍSTICOS Professor Marlos Pires Gonçalves
Desafio Pré-Vestibular
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Informações implícitas
Coerência Textual Coerência é o que faz sentido para o leitor.
Resumo.
COESÃO Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos Mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
Textos Argumentativos
Recursos de coesão.
Aula multimídia Português Orações coordenadas As Orações Coordenadas sindéticas são subclassificadas em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas.
Terceiro milênio: desafios da humanidade.
Coesão Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras,
Articulação Sintática do Texto: Uso dos operadores argumentativos
O texto e suas propriedades 1ª parte
A DISSERTAÇÃO PASSO A PASSO.
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 8
Período Composto.
VELOCIDADE OU ACELERAÇÃO?
Coesão É a correta ligação entre os elementos de um texto, que ocorre no interior das frases, entre as próprias frases e entre os vários parágrafos. Pode-se.
Teoria do Iceberg. Teoria do Iceberg ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO.
Os cristãos têm um amor muito grande à Maria por justas razões. Nenhum cristão vê em Maria uma deusa nem a põe em pé de igualdade com Deus. Quem pensa.
Revisão TSE Geografia 1 período 2015
Como redigir um bom texto?
Período composto por coordenação
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
. Em suas palavras, Parmênides dizia: “O ser é e o não ser não é”.
CoesãoCoesão. Coesão Referencial Envolve itens na superfície do texto que não podem ser interpretados isoladamente, mas remetem a outros elementos que.
 Como diz o nome, ela tem a função de adicionar informações ou algo relativo ao texto. E NÃO SÓ MAS TAMBÉM NEM.
Negação de Proposições Simples ou Compostas
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Transcrição da apresentação:

Elementos articuladores: conjunções e locuções conjuntivas São palavras ou expressões que estabelecem relações entre as partes de um texto. No artigo de opinião, eles criam um elo entre a questão polêmica, o posicionamento e os argumentos do articulista, colaborando no estabelecimento da coesão e coerência.

Relação dos principais elementos de coesão: 1) assim, desse modo: têm um valor exemplificativo e complementar. A seqüência introduzida por eles serve normalmente para explicitar, confirmar ou ilustrar o que se disse antes. O Governador resolveu não comprometer-se com nenhuma das facções em disputa pela liderança do partido. Assim, ele ficará à vontade para negociar com qualquer uma que venha a vencer.

2) e: anuncia o desenvolvimento do discurso e não a repetição do que foi dito antes; indica uma progressão que adiciona, acrescenta, algum dado novo. Se não acrescentar nada, constitui pura repetição e deve ser evitada. Ao dizer: Tudo permanece imóvel e fica sem se alterar.

3) ainda: serve, entre outras coisas, para introduzir mais um argumento a favor de determinada conclusão, ou para incluir um elemento a mais dentro de um conjunto qualquer. O nível de vida dos brasileiros é baixo porque os salários são pequenos. Convém lembrar ainda que os serviços públicos são extremamente deficientes.

4) aliás, além do mais, além de tudo, além disso: introduzem um argumento decisivo, apresentado como acréscimo, como se fosse desnecessário, justamente para dar o golpe final no argumento contrário. Os salários estão cada vez mais baixos porque o processo inflacionário diminui consideravelmente seu poder de compra. Além de tudo são considerados como renda e taxados com impostos.

5) isto é, quer dizer, ou seja, em outras palavras: introduzem esclarecimentos, retificações ou desenvolvimento do que foi dito anteriormente. Muitos jornais fazem alarde de sua neutralidade em relação aos fatos, isto é, de seu não comprometimento com nenhuma das forças em ação no interior da sociedade.

6) mas, porém e outros conectivos adversativos: marcam oposição entre dois enunciados ou dois segmentos do texto. Não se podem ligar, com esses relatores, segmentos que não se opõem. Às vezes, a oposição se faz entre significados implícitos no texto. Choveu na semana passada, mas não o suficiente para se começar o plantio.

7) embora, ainda que, mesmo que: são relatores que estabelecem ao mesmo tempo uma relação de contradição e de concessão. Servem para admitir um dado contrário para depois negar seu valor de argumento. Ainda que a ciência e a técnica tenham presenteado o homem com abrigos confortáveis, pés velozes como o raio, olhos de longo alcance e asas para voar, não resolveram o problema das injustiças. Como se nota, mesmo concedendo ou admitindo as grandes vantagens da técnica e da ciência, afirma-se uma desvantagem maior.

O uso do embora e conectivos do mesmo sentido pressupõe uma relação de contradição, que, se não houve, deixa o enunciado descabido. Exemplo: Embora o Brasil possua um solo fértil e imensas áreas de terras plantáveis, vamos resolver o problema da fome.