CARTA ARGUMENTATIVA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PARÁGRAFO Conceito e Estrutura.
Advertisements

Obs.: persuadir = convencer
PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
PROFª. MS. LINA MARIA GONÇALVES
REDAÇÃO EMPRESARIAL TÉCNICAS PARA REDAÇÃO
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Texto dissertativo-argumentativo
O texto argumentativo.
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
GÊNERO TEXTUAL: CARTA GÊNERO EPISTOLAR.
MPU -Prova Discursiva-
Dissertação Redação.
Parágrafo-padrão O parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por mais de um período, em que se desenvolve uma ideia central, ou nuclear,
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
Prof. Júnior Oliveira.
Prof. Júnior Oliveira A carta do leitor.
Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos ou familiares. As características desse tipo de.
Orientações para a dissertação
Carta de Reclamação.
Dissertação.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
UNIDADE BÁSICA DE UM BOM TEXTO
Dissertação.
Leitura de Textos Científicos
As 5 competências da Redação no ENEM
Criando Documentos Aula sobre criação de documentos como circulares, memorandos, declaração, ofício e procuração.
Juliana Lima Manfrinato Ferreira
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
Carta pessoal.
CARTA ARGUMENTATIVA CARACTERÍSTICAS E EXEMPLO Professora Ana Carolina
REDAÇÃO EMPRESARIAL Orientadora: Maria Regina Caviquioli Pereira.
Leia, um texto dissertativo e procure observar o hábil e forte jogo de argumentos utilizados pelo autor.
O texto argumentativo.
O resumo deverá conter breve introdução sobre o assunto, descrição dos materiais e métodos utilizados, síntese dos resultados finais e conclusões. no mínimo.
Carta pessoal.
REDAÇÃO.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Texto Dissertativo Argumentativo
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA A DISSERTAÇÃO
Facilitadora: Marcela Alves
Abaixo-assinado.
Técnicas de Resumo A leitura envolve: compreensão, análise, síntese, avaliação, aplicação (transferência). Resumir um texto é ser capaz de compreender.
Resumo.
COMO INTERPRETAR TEXTOS
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Parágrafo-padrão O parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por mais de um período, em que se desenvolve uma ideia central, ou nuclear,
Professora Mestre Roberta Costella
Desafio Pré-vestibular
A Dissertação.
Metodologia Científica
A organização do texto e a distribuição das idéias
Comunicação e Redação Empresarial
Como se preparar para as redações. FOCO Faça leitura e estudo da literatura da SNI com foco na escrita/na redação.
Crônica argumentativa
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
Como redigir um bom texto?
O CONTEÚDO - conhecimento das relações sociais - concepção de vida e de mundo - análise critica - tomada de posição.
FRASE Enunciado provido de sentido: Emoções, ordens, apelos... Ex. Anoitecia/Boa noite.../ Cuidado! Copyright © Dale Carnegie & Associates, Inc.
PROJETO TCC 1.
Tipologia textual Dissertação.
OBJETIVO: -Ampliar os conhecimentos lingüísticos dos cursandos a fim de torná-los leitores críticos e reflexivos e produtores de textos coerentes e adequados.
Estrutura do Parágrafo Prof. Me. Chico Arruda IFRN – CAMPUS JOÃO CÂMARA.
Transcrição da apresentação:

CARTA ARGUMENTATIVA

A estrutura de uma carta argumentativa Local e data : o nome da cidade por extenso Vocativo: pronome pessoal de tratamento de acordo com a função social do destinatário. Primeiro parágrafo: Deixar clara a intenção para o destinatário . Segundo, terceiro e quarto parágrafos: Corpo da carta – corresponde à argumentação sobre o tema em questão. Quinto parágrafo: reafirmação da intenção e despedida. Assinatura: pseudônimo – iniciais: não se pode identificar na prova de redação no vestibular.

TÓPICO FRASAL Tópico frasal é a idéia central do parágrafo exposta num período, também conhecido como período tópico ou frase síntese. Ele determina o prosseguimento do parágrafo gerando períodos secundários ou periféricos. 

PARÁGRAFO DISSERTATIVO Aqui vai a dica de como começar um parágrafo dissertativo. 1. Nunca inicie sua dissertação com "eu acho ".Comece sempre com letra maiúscula um argumento claro e objetivo. 2. Observe a pontuação para que seu texto se torne coeso. 3. Feche o parágrafo explicando sempre o tema abordado.

O parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada idéia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela. O parágrafo é indicado por um afastamento da margem esquerda da folha. Ele facilita ao escritor a tarefa de isolar e depois ajustar convenientemente as idéias principais de sua composição, permitindo ao leitor acompanhar-lhes o desenvolvimento nos seus diferentes estágios.

EXEMPLO: Diante do século XXI começamos a observar os avanços e metamorfose exagerada pela qual estamos passando. Com isso procuramos cada vez mais ampliar os nossos conhecimentos e tentar acompanhar esse processo de globalização. A globalização faz a gente compreender que não há mais "limites" entre os países e suas culturas, e um dos grandes exemplos disso é necessidade de uma segunda língua, o Inglês.Este vem se expandindo e sendo cada vez mais exigido no nosso cotidiano. Então mãos à obra! Vamos aprender Inglês!!!!!!!!!

PROCURE EVITAR: a repetição desnecessária de palavras; não comece períodos ou parágrafos com a mesma palavra; gírias não incorporadas à linguagem geral ou termos rebuscados; o excesso de advérbios terminados em -mente; o clichê - fórmulas e expressões generalizadas; o excesso ou emprego errado da palavra “quê”.