Século XIX na Europa as inovações na arte Predomínio do neoclassicismo ou academicismo
NEOCLÁSSICO : NEO=“ NOVO” . NEOCLASSICISMO: MOVIMENTO ARTÍSTICO E CULTURAL DE RETOMADA DA CULTURA GRECO-ROMANA. SIGNIFICA “NOVO CLASSICISMO”. ACADEMICISMO:SUJEIÇÃO AOS MODELOS E REGRAS, TEMAS E TÉCNICAS ENSINADAS NAS ESCOLAS DE BELAS-ARTES OU ACADEMIAS SUSTENTADAS PELOS GOVERNOS EUROPEUS.
A ARTE NEOCLÁSSICA, BUSCA INSPIRAÇÃO NO EQUILÍBRIO E NA SIMPLICIDADE, BASES DA CRIAÇÃO DA ANTIGUIDADE. NASCEU NA EUROPA, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XVIII E NAS TRÊS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XIX. FOI UMA REAÇÃO AO BARROCO E AO ROCOCÓ.
CONTEXTO HISTÓRICO AMBIENTE INTELECTUAL DE GRANDE REBELDIA. NA POLÍTICA CAÍAM OS SISTEMAS DE GOVERNOS AUTORITÁRIOS. NO CAMPO ARTÍSTICO, HÁ UM REPÚDIO ÀS REGRAS.
AS MUDANÇAS ADVINDAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA E DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO FIM DO SÉCULO XVIII FORAM REFLETIDAS NA ARTE, QUE SE TORNOU MAIS COMPLEXA CEDENDO LUGAR A VÁRIOS MOVIMENTOS ARTÍSTICOS.
A INDUSTRIALIZAÇÃO TROUXE GRANDE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, MAS TAMBÉM FEZ FORMAR-SE NAS CIDADES UMA GRANDE MASSA DE TRABALHADORES VIVENDO E TRABALHANDO EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS E DESUMANAS. ALGUNS ARTISTAS PREOCUPARAM-SE EM REPRESENTAR ESSAS QUESTÕES SOCIAIS RELACIONADAS À ÉPOCA.
NÃO FOI APENAS UM MOVIMENTO ARTÍSTICO, MAS CULTURAL, REFLETINDO AS MUDANÇAS QUE OCORREM NO PERÍODO, MARCADA PELA ASCENSÃO DA BURGUESIA. ESTE ESTILO PROCUROU INTERPRETAR E EXPRESSAR OS INTERESSES, A MENTALIDADE E OS HÁBITOS DA BURGUESIA MANUFATUREIRA E MERCANTIL DA ÉPOCA DA REVOLUÇÃO FRANCESA E DO IMPÉRIO NAPOLEONICO.
PARA O NEOCLASSICISMO, A OBRA DE ARTE SÓ SERIA PERFEITAMENTE BELA SE IMITASSE AS FORMAS CRIADAS PELOS ARTISTAS CLÁSSICOS GREGOS E PELOS RENASCENTISTAS ITALIANOS. ESSE TRABALHO DE IMITAÇÃO SÓ SERIA POSSÍVEL POR MEIO DE UM CUIDADOSO APRENDIZADO DAS TÉCNICAS CLÁSSICAS. ISSO SÓ ERA POSSÍVEL NAS ACADEMIAS OU ESCOLAS DE BELAS-ARTES.
A PINTURA NEOCLÁSSICA FOI A EXPRESSÃO MENOS DESENVOLVIDA DO NEOCLASSICISMO. DE FORMA GERAL CARACTERIZOU-SE PELA EXALTAÇÃO DE ELEMENTOS MITOLÓGICOS OU PELA CELEBRAÇÃO DE NAPOLEÃO.
CARACTERÍSTICAS: CONTORNOS CLAROS E BEM DELINEADOS. CORES PURAS E REALISTAS. ILUMINAÇÃO LÍMPIDA. AS FIGURAS ASSUMEM UMA POSTURA RÍGIDA, SEM VIDA. ROSTOS SEM EXPRESSÃO,SIMULAVAM MÁSCARAS DAS TRAGÉDIAS GREGAS.
NA COMPOSIÇÃO SIMPLES E NA PUREZA DAS LINHAS BUSCAVA-SE UMA BELEZA ESTATUÁRIA. AS FIGURAS PARECIAM FAZER PARTE DE UMA ENCENAÇÃO TEATRAL E ERAM DESENHADAS NUMA POSIÇÃO FIXA. UM ENQUADRAMENTO ARQUITETÔNICO FECHAVA A COMPOSIÇÃO ATRÁS E NOS LADOS. AS TÚNICAS E CAPAS CAÍAM EM DOBRAS PESADAS E ANGULOSAS, COBRINDO AS FORMAS DO CORPO. A LUZ ARTIFICIAL, DIRECIONADA, CRIAVA UM AMBIENTE TEATRAL.
JACQUES-LOUIS DAVID (1748-1825) JACQUES-LOUIS DAVID (1748-1825). Maior representante da pintura neoclássica.
O RAPTO DAS SABINAS
A MORTE DE MARAT DAVID
COROAÇÃO DE NAPOLEÃO
A MORTE DE SÓCRATES
ESTUDOS
A fonte A banhista, INGRES
VÊNUS INGRES MADAME PAUL
APOTEOSE DE HOMERO INGRES
PORÉM: ENQUANTO OS ARTISTAS NEOCLÁSSICOS SUBMETIAM-SE ÀS REGRAS DAS ACADEMIAS,OUTROS BUSCAVAM LIBERTAR-SE DELAS E EXPRESSAR LIVREMENTE SEUS SENTIMENTOS E SUA IMAGINAÇÃO.
APÓS A REVOLUÇÃO FRANCESA, A ARTE TRANSFORMA-SE PROGRESSIVAMENTE APÓS A REVOLUÇÃO FRANCESA, A ARTE TRANSFORMA-SE PROGRESSIVAMENTE. AS PEÇAS DE ARTE, ATÉ ENTÃO MANTIDAS SOB O DOMÍNIO DO MONARCA FRANCÊS, SÃO TORNADAS PÚBLICAS. O PALÁCIO DO LOUVRE TRANSFORMA-SE EM MUSEU DO LOUVRE.A ARTE SE TORNA CADA VEZ MAIS UMA ATIVIDADE PÚBLICA EXPOSTA AOS OLHOS DE TODOS.
A FIGURA DO ARTISTA GANHA MAIS LIBERDADE A FIGURA DO ARTISTA GANHA MAIS LIBERDADE. NÃO É MAIS OBRIGADO A SEGUIR UM REPERTÓRIO ICONOGRÁFICO PRÉ-DEFINIDO,DE ONDE TODAS AS OBRAS SE ORIGINAM.
DOIS ASPECTOS SE DESTACAM NO TRABALHO DE ARTISTAS QUE REAGIRAM AO NEOCLASSICISMO: A VALORIZAÇÃO DA COR; OS CONTRASTES DE CLARO-ESCURO.
AS INOVAÇÕES NA PINTURA OS ARTISTAS PASSARAM A SE INTERESSAR POR TEMAS DO COTIDIANO E A NATUREZA PASSOU A FAZER PARTE DA PINTURA.
Vejamos alguns desses artistas: Francisco José Goya (1746-1828) Temas diversos: retratos da corte espanhola e do povo, os horrores da guerra, a ação incompreensível de personagens fantásticas e cenas históricas.
Escravo goya
Família Burguesa. goya
A inquisição. goya
Eugène Delacroix (1799-1863) Temas: documentários de hábitos e costumes. Tornou-se famoso por retratar a agitação das ruas .
A realidade e a arte Entre 1850 e 1900 surgiu uma nova tendência, relacionada à crescente industrialização: a pintura realista. Seu pensamento: ao artista não cabe “melhorar” artisticamente a realidade, pois a beleza está na realidade tal qual ela é. Segundo ela a função da arte é apenas revelar o que há de mais característico e expressivo no mundo em que vivemos.
Realismo ou Romantismo Movimento artístico ocorrido na Europa por volta de 1800, que representa as mudanças no plano individual,destacando a personalidade,sensibilidade, emoção e os valores interiores. se opôs ao racionalismo da Revolução Francesa e de seus ideais, propondo a elevação dos sentimentos acima do pensamento.
Esse período foi marcado pelo amor a natureza livre e autêntica, pela aquisição de uma sensibilidade poética pela paisagem, valorizada pela profusão de cores, refletindo assim o estado de espírito do autor. A paisagem passou a desempenhar o papel principal, não mais como cenário da composição, mas em estreita relação com os personagens das obras e como seu meio de expressão.
Alguns representantes: Gustave Courbet (1819-1877) retratou o cotidiano das classes populares. Considerado o criador do realismo social.
Edouard Manet:(1832-1883) Inovou a pintura dando-lhe uma luminosidade mais intensa. Essa luminosidade foi considerada um elemento precursor do Impressionismo.
A paisagem: um novo tema para a pintura A pintura de paisagens ganha força no século XIX, principalmente na Inglaterra. Caracterizou-se, de um lado pelo realismo; de outro, pela preocupação dos artistas em representar as variações de cores da natureza decorrentes da luz solar ao longo do dia.
Turner: a agitação na paisagem natural Joseph Mallord William Turner(1775-1851) usou como tema fenômenos da natureza:chuvas, tempestades,ventos. Em suas pinturas predominam o movimento e a agitação. A presença da máquina também é vista em sua pintura.
Constable: o cotidiano na paisagem John Constable (1776-1837) retrata uma natureza ligada aos lugares onde ele nasceu, cresceu e trabalhou ao lado do pai.