Século XIX na Europa as inovações na arte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

O romantismo I – Contexto Histórico.
Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
Neoclassicismo.
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
Romantismo.
ROMANTISMO.
BARROCO s.
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA
História.
Fauvismo.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
RENASCIMENTO – Itália, 1300 a O Renascimento revive a antiga cultura greco- romana e incorpora os progressos movidos pelo ideal humanista no campo.
O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de Também conhecido como "estilo regência", reflete.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
A casa, uma parte de mim no mundo
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Aspectos do Renascimento cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
Comunicação, Arte e Cultura
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
EDER.
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
Reviver os ideais da cultura greco-romana
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de Também conhecido como "estilo regência", reflete.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Realismo Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
Revisão – professora Margarete
CLASSICISMO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Realismo • A primeira das tendências anti-românticas:Realismo, Naturalismo e Parnasianismo. • Segunda fase da Revolução Industrial: processo de urbanização.
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Arte século XIX.
Filosofia da Arte.
ROMANTISMO.
Arcadismo Profª. Indianara..
Romântico e Neoclássico: “ Rupturas e Inovações”
Neoclassicismo Capitólio de Washington Amor e psique 1800 – Louvre
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
A REALIDADE E A ARTE: ENTRE 1850 E 1900 DESENVOLVEU-SE NA ARTE EUROPÉIA, PRINCIPALMENTE NA PINTURA FRANCESA, UMA NOVA TENDÊNCIA, RELACIONADA À CRESCENTE.
ESTUDAR PARA TESTE Capítulos 12, 13,14 E 15
REALISMO.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
Arcadismo – século XVIII
Neoclassicismo e Romantismo
Neoclassicismo. Neoclassicismo, um estilo revolucionário T: final do século XVIII e início do século XIX. E: França. O estilo neoclássico na França recebeu.
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO. NEOCLASSICISMO Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
NEOCLASSICISMO OU ACADEMICISMO. “ Todas as atividades humanas deveriam ser dirigidas pela razão e pela autoridade estabelecida.” Pensamento proclamado.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
NEOCLASSICISMO.
RENASCIMENTO CULTURAL
O BARROCO.
ROMANTISMO. O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram.
Transcrição da apresentação:

Século XIX na Europa as inovações na arte Predomínio do neoclassicismo ou academicismo

NEOCLÁSSICO : NEO=“ NOVO” . NEOCLASSICISMO: MOVIMENTO ARTÍSTICO E CULTURAL DE RETOMADA DA CULTURA GRECO-ROMANA. SIGNIFICA “NOVO CLASSICISMO”. ACADEMICISMO:SUJEIÇÃO AOS MODELOS E REGRAS, TEMAS E TÉCNICAS ENSINADAS NAS ESCOLAS DE BELAS-ARTES OU ACADEMIAS SUSTENTADAS PELOS GOVERNOS EUROPEUS.

A ARTE NEOCLÁSSICA, BUSCA INSPIRAÇÃO NO EQUILÍBRIO E NA SIMPLICIDADE, BASES DA CRIAÇÃO DA ANTIGUIDADE. NASCEU NA EUROPA, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XVIII E NAS TRÊS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XIX. FOI UMA REAÇÃO AO BARROCO E AO ROCOCÓ.

CONTEXTO HISTÓRICO AMBIENTE INTELECTUAL DE GRANDE REBELDIA. NA POLÍTICA CAÍAM OS SISTEMAS DE GOVERNOS AUTORITÁRIOS. NO CAMPO ARTÍSTICO, HÁ UM REPÚDIO ÀS REGRAS.

AS MUDANÇAS ADVINDAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA E DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO FIM DO SÉCULO XVIII FORAM REFLETIDAS NA ARTE, QUE SE TORNOU MAIS COMPLEXA CEDENDO LUGAR A VÁRIOS MOVIMENTOS ARTÍSTICOS.

A INDUSTRIALIZAÇÃO TROUXE GRANDE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, MAS TAMBÉM FEZ FORMAR-SE NAS CIDADES UMA GRANDE MASSA DE TRABALHADORES VIVENDO E TRABALHANDO EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS E DESUMANAS. ALGUNS ARTISTAS PREOCUPARAM-SE EM REPRESENTAR ESSAS QUESTÕES SOCIAIS RELACIONADAS À ÉPOCA.

NÃO FOI APENAS UM MOVIMENTO ARTÍSTICO, MAS CULTURAL, REFLETINDO AS MUDANÇAS QUE OCORREM NO PERÍODO, MARCADA PELA ASCENSÃO DA BURGUESIA. ESTE ESTILO PROCUROU INTERPRETAR E EXPRESSAR OS INTERESSES, A MENTALIDADE E OS HÁBITOS DA BURGUESIA MANUFATUREIRA E MERCANTIL DA ÉPOCA DA REVOLUÇÃO FRANCESA E DO IMPÉRIO NAPOLEONICO.

PARA O NEOCLASSICISMO, A OBRA DE ARTE SÓ SERIA PERFEITAMENTE BELA SE IMITASSE AS FORMAS CRIADAS PELOS ARTISTAS CLÁSSICOS GREGOS E PELOS RENASCENTISTAS ITALIANOS. ESSE TRABALHO DE IMITAÇÃO SÓ SERIA POSSÍVEL POR MEIO DE UM CUIDADOSO APRENDIZADO DAS TÉCNICAS CLÁSSICAS. ISSO SÓ ERA POSSÍVEL NAS ACADEMIAS OU ESCOLAS DE BELAS-ARTES.

A PINTURA NEOCLÁSSICA FOI A EXPRESSÃO MENOS DESENVOLVIDA DO NEOCLASSICISMO. DE FORMA GERAL CARACTERIZOU-SE PELA EXALTAÇÃO DE ELEMENTOS MITOLÓGICOS OU PELA CELEBRAÇÃO DE NAPOLEÃO.

CARACTERÍSTICAS: CONTORNOS CLAROS E BEM DELINEADOS. CORES PURAS E REALISTAS. ILUMINAÇÃO LÍMPIDA. AS FIGURAS ASSUMEM UMA POSTURA RÍGIDA, SEM VIDA. ROSTOS SEM EXPRESSÃO,SIMULAVAM MÁSCARAS DAS TRAGÉDIAS GREGAS.

NA COMPOSIÇÃO SIMPLES E NA PUREZA DAS LINHAS BUSCAVA-SE UMA BELEZA ESTATUÁRIA. AS FIGURAS PARECIAM FAZER PARTE DE UMA ENCENAÇÃO TEATRAL E ERAM DESENHADAS NUMA POSIÇÃO FIXA. UM ENQUADRAMENTO ARQUITETÔNICO FECHAVA A COMPOSIÇÃO ATRÁS E NOS LADOS. AS TÚNICAS E CAPAS CAÍAM EM DOBRAS PESADAS E ANGULOSAS, COBRINDO AS FORMAS DO CORPO. A LUZ ARTIFICIAL, DIRECIONADA, CRIAVA UM AMBIENTE TEATRAL.

JACQUES-LOUIS DAVID (1748-1825) JACQUES-LOUIS DAVID (1748-1825). Maior representante da pintura neoclássica.

O RAPTO DAS SABINAS

A MORTE DE MARAT DAVID

COROAÇÃO DE NAPOLEÃO

A MORTE DE SÓCRATES

ESTUDOS

A fonte A banhista, INGRES

VÊNUS INGRES MADAME PAUL

APOTEOSE DE HOMERO INGRES

PORÉM: ENQUANTO OS ARTISTAS NEOCLÁSSICOS SUBMETIAM-SE ÀS REGRAS DAS ACADEMIAS,OUTROS BUSCAVAM LIBERTAR-SE DELAS E EXPRESSAR LIVREMENTE SEUS SENTIMENTOS E SUA IMAGINAÇÃO.

APÓS A REVOLUÇÃO FRANCESA, A ARTE TRANSFORMA-SE PROGRESSIVAMENTE APÓS A REVOLUÇÃO FRANCESA, A ARTE TRANSFORMA-SE PROGRESSIVAMENTE. AS PEÇAS DE ARTE, ATÉ ENTÃO MANTIDAS SOB O DOMÍNIO DO MONARCA FRANCÊS, SÃO TORNADAS PÚBLICAS. O PALÁCIO DO LOUVRE TRANSFORMA-SE EM MUSEU DO LOUVRE.A ARTE SE TORNA CADA VEZ MAIS UMA ATIVIDADE PÚBLICA EXPOSTA AOS OLHOS DE TODOS.

A FIGURA DO ARTISTA GANHA MAIS LIBERDADE A FIGURA DO ARTISTA GANHA MAIS LIBERDADE. NÃO É MAIS OBRIGADO A SEGUIR UM REPERTÓRIO ICONOGRÁFICO PRÉ-DEFINIDO,DE ONDE TODAS AS OBRAS SE ORIGINAM.

DOIS ASPECTOS SE DESTACAM NO TRABALHO DE ARTISTAS QUE REAGIRAM AO NEOCLASSICISMO: A VALORIZAÇÃO DA COR; OS CONTRASTES DE CLARO-ESCURO.

AS INOVAÇÕES NA PINTURA OS ARTISTAS PASSARAM A SE INTERESSAR POR TEMAS DO COTIDIANO E A NATUREZA PASSOU A FAZER PARTE DA PINTURA.

Vejamos alguns desses artistas: Francisco José Goya (1746-1828) Temas diversos: retratos da corte espanhola e do povo, os horrores da guerra, a ação incompreensível de personagens fantásticas e cenas históricas.

Escravo goya

Família Burguesa. goya

A inquisição. goya

Eugène Delacroix (1799-1863) Temas: documentários de hábitos e costumes. Tornou-se famoso por retratar a agitação das ruas .

A realidade e a arte Entre 1850 e 1900 surgiu uma nova tendência, relacionada à crescente industrialização: a pintura realista. Seu pensamento: ao artista não cabe “melhorar” artisticamente a realidade, pois a beleza está na realidade tal qual ela é. Segundo ela a função da arte é apenas revelar o que há de mais característico e expressivo no mundo em que vivemos.

Realismo ou Romantismo Movimento artístico ocorrido na Europa por volta de 1800, que representa as mudanças no plano individual,destacando a personalidade,sensibilidade, emoção e os valores interiores. se opôs ao racionalismo da Revolução Francesa e de seus ideais, propondo a elevação dos sentimentos acima do pensamento.

Esse período foi marcado pelo amor a natureza livre e autêntica, pela aquisição de uma sensibilidade poética pela paisagem, valorizada pela profusão de cores, refletindo assim o estado de espírito do autor. A paisagem passou a desempenhar o papel principal, não mais como cenário da composição, mas em estreita relação com os personagens das obras e como seu meio de expressão.

Alguns representantes: Gustave Courbet (1819-1877) retratou o cotidiano das classes populares. Considerado o criador do realismo social.

Edouard Manet:(1832-1883) Inovou a pintura dando-lhe uma luminosidade mais intensa. Essa luminosidade foi considerada um elemento precursor do Impressionismo.

A paisagem: um novo tema para a pintura A pintura de paisagens ganha força no século XIX, principalmente na Inglaterra. Caracterizou-se, de um lado pelo realismo; de outro, pela preocupação dos artistas em representar as variações de cores da natureza decorrentes da luz solar ao longo do dia.

Turner: a agitação na paisagem natural Joseph Mallord William Turner(1775-1851) usou como tema fenômenos da natureza:chuvas, tempestades,ventos. Em suas pinturas predominam o movimento e a agitação. A presença da máquina também é vista em sua pintura.

Constable: o cotidiano na paisagem John Constable (1776-1837) retrata uma natureza ligada aos lugares onde ele nasceu, cresceu e trabalhou ao lado do pai.