EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A QUESTÃO SOCIAL OBJETIVOS RECONHECER.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Revolução Industrial INTENSIVO
Advertisements

Unijuí – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Sob o domínio do Capital.
MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
SOCIALISMOS Sociedade ideal Não diz como alcançar Reformar a sociedade
Aula 4 Democracia e Socialismo: história política dos últimos 150 anos
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
(Socialismo Científico)
KARL MARX MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CRISE DA MONARQUIA OBJETIVOS DISCUTIR A TRANSIÇÃO PARA O.
Revolução Industrial Revolução ou evolução ?
Século XIX Educação Nacional.
CAPITALISMO SOCIALISMO
Prof. Everton da Silva Correa
O Liberalismo e os Socialismos
Os clássicos e o trabalho
Materialismo histórico e dialético
CAPITALISMO É um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; O Capitalismo se caracteriza.
Pensamentos, revoluções e unificações
A Era Napoleônica e o Congresso de Viena.
O pensamento revolucionário do século XIX
Pensamento e cultura no século XIX
IDEOLOGIAS SOCIAIS.
sociedade capitalista.
A mercadoria: O Capital, Marx afirmava que a nossa sociedade APARECE INICIALMENTE COMO UM GRANDE DEPÓSITO DE MERCADORIAS. No entanto, o que pode existir.
Ideologias do Século XIX
Revolução Industrial.
A ONDA LIBERAL Unidade 6 – páginas 12 até 23
Karl Marx e a História da Exploração
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
O materialismo histórico
A sociologia de Karl Marx
AS DOUTRINAS SOCIAIS.
Revolução Industrial Slide já disponível em
Para uma visão marxista das relações internacionais
A Revolução Russa “Dezenas de milhões de cadáveres e de mutilados, vítimas da guerra – essa guerra feita para decidir que grupo de bandoleiros.
Liberalismo e Socialismo
UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICA
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
O Socialismo Utópico de Owen, Saint-Simon e Proudhon
Revolução Industrial Slide já disponível em
Socialismo utópico e Socialismo Científico
Avaliação de Geografia
Aula de Sociologia – Karl Marx
Sociologia – 1º EM e N3 Conteúdo: Marxismo e Manifesto Comunista
ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
Socialismo.
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Revolução Industrial Reações dos trabalhadores, defensores da nova ordem e reações ao capitalismo.
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
PROFESSORES: IZABELA E LUIS FELIPE AULÃO: IDEOLOGIAS POLÍTICAS.
K ARL M ARX Delilian Fogliatto Luciana Oliveira Luís Fernando Baldissera Sociologia da Educação I-A Prof. Neusa Chaves Batista.
Teorias Sociais no século XIX
Modos de Produção Em Karl Marx.
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
Professor Edley
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Socialismo.
Karl Marx e o materialismo histórico
O PENSAMENTO POLÍTICO DO SÉCULO XIX Colégio Claretiano Dom Cabral Professor Saint Clair História – Ensino Médio.
Geohistoriaenem.blogspot.com.br REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DEFINIÇÃO:  TRANSFORMAÇÕES TÉCNICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE ALTERARAM A ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO.
As bases do pensamento de Marx
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
Socialismo X Comunismo
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Ramilson.
CAPITALISMO X SOCIALISMO.
Transcrição da apresentação:

EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A QUESTÃO SOCIAL OBJETIVOS RECONHECER A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO CARTISTA EXPLICAR AS PRINCIPAIS DOUTRINAS SOCIALISTAS, O MOVIMENTO ANARQUISTA E A DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA INTRODUÇÃO: O INVESTIMENTO DOS EMPRESÁRIOS PRECISAVA SER RECUPERADO. ENTÃO, EXPLORAÇÃO SALARIAL, JORNADAS DE TRABALHO EXCESSIVAS, TRABALHO FEMININO E INFANTIL PIOR REMUNERADOS, ETC. REAÇÃO DO OPERARIADO: SINDICALISMO E GREVES

O CARTISMO Surgido na Inglaterra, foi o primeiro movimento trabalhista organizado (Carta do Povo) Compreendendo a inutilidade do Ludismo, optaram pela participação política e reivindicaram sufrágio universal masculino, votação secreta e remuneração dos deputados (rejeitada pelo Parlamento inglês) SOCIALISMO UTÓPICO Foram tentativas de se implantar o Socialismo sem a participação dos trabalhadores, partidas de iniciativas isoladas de alguns capitalistas Robert Owen (sucesso inicial, depois falência), Saint-Simon (sociedade sem ociosos), Charles Fourier (fazendas coletivistas agro-industriais), Louis Blanc (oficinas nacionais) e Pierre Proudhon (anarquista) Era considerado uma manifestação de oposição romântica aos novos tempos, pela decepção causada pela razão exagerada, fruto do da Revolução francesa e da Revolução Industrial Diminuição da jornada de trabalho, armazéns para os operários fazerem compras, hospitais, creches e escolas para os filhos, participação nos lucros, etc. Foram duramente criticados pelos socialistas científicos (sonhos utópicos – irrealizáveis)

SOCIALISMO CIENTÍFICO OU MARXISMO Teóricos: Karl Marx (filósofo, economista, historiador, sociólogo e jornalista) e Friedrich Engels Obras: O Manifesto comunista, O Capital, Do Socialismo utópico ao Socialismo científico, etc. Para Marx, a base econômica (infra-estrutura) determina a (superestrutura), isto é, o Estado e as ideias filosóficas, morais, políticas, artísticas, científicas e religiosas (IDEOLOGIA) Juntas, infra-estrutura e superestrutura formam o modo de produção Outros conceitos marxistas: meios e relações de produção, Teoria da mais-valia, revolução socialista A História tem sido a história das lutas de classes nos vários períodos históricos: cidadãos X escravos, senhores X servos, burgueses X operários, todas com interesses irreconciliáveis Segundo Marx, após a conquista do poder, o proletariado substituiria o Capitalismo pelo Socialismo, e numa segunda fase, este pelo Comunismo, onde não haveria classes sociais, nem o Estado (De cada um segundo sua capacidade, a cada um segundo suas necessidades)

ANARQUISMO Supressão de toda forma de governo, do Estado, leis, polícia, tribunais, partidos políticos, forças armadas ou qualquer outra instituição de controle social; como funcionaria? – Autogestão Mikhail Bakunin foi o líder do anarquismo terrorista, e apontou a violência como única saída Discordâncias com o Marxismo: a transição, a existência de partidos, outros grupos oprimidos, etc. CATOLICISMO SOCIAL Propunha uma reforma no Capitalismo para não explorar os trabalhadores, e uma melhor distribuição de renda visando melhorias nas condições de vida do trabalhador Rejeição do socialismo revolucionário e das mudanças estruturais no Capitalismo A Encíclica Rerum Novarum de Leão XIII (1891) pregava uma sociedade sem luta de classes CONCLUSÃO: O Socialismo científico tornou-se a base de quase todos os movimentos revolucionários durante o século XX (Revoluções russa, chinesa e cubana)

Um motim cartista em Londres

“Bravos ludistas somos, para a quebra nós vamos! Deus salve o Ned Lud! Máquinas para o inferno, queremos a nossa dignidade! Quebrar é bom, junte-se a nós e salve a Europa! Quebre! Quebre ou morra trabalhando! Monstros do industrialismo, queremos vocês quebrados! Máquinas para o chão! Bater! Bater! Bang, Bang! Esses são o som da liberdade! Quebra um, quebra dois, quebra três, quebra tudo! Tudo!”

Robert Owen – socialista utópico

Karl Marx – socialismo científico

Karl Marx e Friedrich Engels

Anarquismo

Mikhail Bakunin – anarquista

Símbolo anarquista

Papa Leão XIII – socialismo cristão