Engenharia de Produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Max weber busca explicar o capitalismo através de fatores externos à economia. Para Weber, o capitalismo se constitui a partir da herança de um modo de.
Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
Os primórdios da sociologia no Brasil
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
Professora: Karina Oliveira Bezerra
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
RESUMO DE SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados neste primeiro semestre.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA?.
Alguns teóricos e seus conceitos.
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
Visão de mundo = natureza das ideias
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
Os clássicos e o trabalho
A sociologia de Dürkheim;
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Karl Marx e a História da Exploração
Introdução a Sociologia
Clássicos da Sociologia:
Emile Durkheim e o fato social
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
SOCIOLOGIA LUCAS.
 TRÊS VISÕES SOBRE A SOCIEDADE MODERNA: positivismo, racionalismo, materialismo- histórico Há necessidade de compreender as diferentes contribuições teóricas.
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
Sociologia geral Introdução.
Augusto Comte e o Positivismo
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Max Weber e as ações sociais
Universidade Federal de Uberlândia – 1ª fase
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Sociologia Por quê?.
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Karl Marx e as modos de produção social
IDEOLOGIA.
A sociologia como ciência
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
O Pensamento Sociológico Clássico
“... A TAREFA NÃO É CONTEMPLAR O QUE NINGUÉM AINDA CONTEMPLOU,
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
ANTROPOLOGIA.
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
Max Weber.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Émile Durkheim
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
Transcrição da apresentação:

Engenharia de Produção Faculdade Campo Real Engenharia de Produção . Sociologia e relações étnicas afro-brasileiras Fundadores da Sociologia Prof. Ms. luigi chiaro 08.2013

3ª etapa A Sociologia no Brasil: Os fundadores da Sociologia e sua relevância para compreender e viver a modernidade. De Condorcet a Comte e o surgimento do Positivismo: as relações sociais em luzes científicas. Papel revolucionário da burguesia e do proletariado para a constituição da modernidade na análise materialista de Karl Marx. O normal e o desviante na integração social e a necessidade do método na sociologia funcionalista de Émile Durkheim. O mapeamento da ação social e da racionalidade capitalista nos estudos do poder político e da organização burocrática em Max Weber. A Sociologia no Brasil: Do movimento modernista a Florestan Fernandes.

- Metafísico - abstrato Augusto Comte 1798 - 1857 Idéia central: máxima objetividade (física social) Compreende: espírito científico Ausência de pré-conceitos Saber p/prever, a fim de prover Lei dos 3 estados: Evolução humanidade passa por três fases: - Fictício - teológico - Metafísico - abstrato Positivo – científico

CONSCIÊNCIA COLETIVA: ÈMILE DURKHEIM 1858 - 1917 Compreender a sociedade pela ação=fatos sociais PINCÍPIOS BÁSICOS: CONSCIÊNCIA COLETIVA: soma crenças, sentimentos comuns à média dos membros da comunidade. SOLIDARIEDADE MECÂNICA: baseada semelhanças, base para grupo, não há divisão do trabalho papeis - (hoje) SOLIDARIEDADE ORGÂNICA: baseada na diversidade papeis + (hoje) a solidariedade organiza a sociedade

ÈMILE DURKHEIM Exercer sobre indivíduo uma coerção (obrigam) - Trata os fenômenos como “coisas” - Pesquisador livre pré-noções e objetivo - Fatos são isolados - Fato pode ser normal ou patológico (anomia, sinal de doença) FATO SOCIAL: Fenômenos objetos , suscetível de Exercer sobre indivíduo uma coerção (obrigam) Exterior (independe da vontade do ind) Geral (comum a todos os membros)

RACIONAL/OBJETIVA/LEGAL MAX WEBER 1864 – 1920 SOCIOLOGIA É O ESTUDO DAS INTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS DE INDIVÍDUOS FORMANDO UMA TEIA DE RELAÇÕES SOCIAIS (PARA ENTENDER A SOCIEDADE) PRINCÍPIO BÁSICO: PROCURA COMPREENDER A CONDUTA HUMANA FORMA SUBJETIVA AÇÃO SOCIAL TRADICIONAL EMOCIONAL/CARISMÁTICA RACIONAL/OBJETIVA/LEGAL

-Seu método como ferramenta de análise MAX WEBER 1864 - 1920 WEBER BUSCA COMPREENDER O SIGNIFICADO/SENTIDO SUBJETIVO DA AÇÃO TIPO IDEAL (MODELO) -Seu método como ferramenta de análise É O TIPO IDEAL/MODELO -São pontos de referência para análise, servem para tornar compreensíveis certas ações dos agentes sociais. -Estudando a história de um ponto de vista comparativo criou o conceito que existe no plano das idéias sobre os fenômenos e não nos próprios fenômenos.

MAX WEBER TIPOS BÁSICOS DE AÇÃO SOCIAL Racional (age por ter um objetivo – político) Afetiva (age pelo afeto/amor – passeio com...) Social (age pro hábito –pedir benção ao sair) Tradicional Legal (age pela imposição – lei transito)

Compreender a sociedade pela LUTA DE CLASSE KARL MARX 1818 - 1883 PRINCÍPIO BÁSICO DETERMINISMO ECONÔMICO É QUE DÁ A ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE Compreender a sociedade pela LUTA DE CLASSE SOCIEDADE DIVIDE-SE :INFRA-ESTRUTURA SUPRAESTRUTURA FORÇAS MEIOS TERRA PRODUTIVAS PRODUÇÃO FÁBRICA MODO CAPITAL PRODUÇÃO TRABALHO RELAÇÕES PRODUÇÃO

SUPRAESTRUTURA - Abrange as normas jurídicas, os comportamentos sociais e políticos, as manifestações religiosas, a base ética, filosófica e moral, ou seja, a rede complexa de correlações formada entre os sistemas político e ideológico. - As formas como relações de produção e forças produtivas existem numa dada sociedade, denomina-se modo de produção. - Contradição entre forças produtivas e relações de produção gera mudanças. - Relações de produção determinam caráter geral sociedade, isto é, como os homens se organizam para executar a atividade produtiva. - As transformações sociais se estruturam de acordo com o modo de produção dominante.

MARX (alguns conceitos) MATERIALISMO HISTÓRICO As condições materiais vigentes na sociedade é que determinavam nosso pensamento e nossa consciência. Ele dizia que não eram os pressupostos espirituais que levavam a modificações materiais, mas exatamente o oposto:as condições materiais é que determinariam em última instância, os espirituais, sendo decisivas para a evolução da História. Sua posição materialista pressupõe que a essência precede a consciência. ALIENAÇÃO Mostra que a industrialização, a propriedade privada e o assalariamento separa o trabalhador dos meios de produção,que se tornam propriedade privada do capitalista.Separa o trabalhador do fruto do seu trabalho,que também é apropriado pelo capitalista. Politicamente o homem se tornou alienado pelo princípio da representatividade onde elege seus representantes que agem pelo poder delegado. Uma vez alienado, o homem só pode recuperar sua condição humana pela crítica radical ao sistema econômico,político e filosófico que o excluíram da participação efetiva na vida social. Ele se massifica, passa a pertencer à massa e não a si mesmo. IDEOLOGIA Conjunto de idéias que explicam e caracterizam um sistema, uma corrente filosófica. Trata-se de um sistema de idéias peculiar a determinado grupo e ligado,geralmente,aos interesses desse grupo. Ideologia é a forma de ver o mundo. MAIS-VALIA Exemplo, um operário tem nove horas trabalho dia e faz um par a cada três horas. Nas três horas ele cria uma quantidade de valor correspondente ao seu salário.As outras seis ele produz sapatos que geram valor maior do que lhe foi pago em salário. Em valores,fazendo 3 pares/dia cada par custa 150,00. Assim um sapato=120,00(meios de produção)mais 30,00 (salário/dia)=150,00. Em nove horas 120,00x3=360,00(meios de produção)30,00(salário)=390,00 :3 =130,00 . Ao final dia operário recebe 30,00 o capital 20,00 em cada par, porque ele vende por 150,00. Esse valor a mais é a mais-valia.

Sociologia e sociólogos Brasileiros

Sociologia Brasileira? 1. Parafraseando Faoro (os donos do poder): “existe um pensamento sociológico brasileiro?” 2. Problema: Ideias vindas do centro capitalista (1º mundo) X Ideias da periferia capitalista (BR) 3. Urge: interpretar ‘O Brasil ou os Brasis’

Tomar consciência de: Somos distintos de outros povos Possuímos um poder criador e libertador (Vianna) Passamos pela colonização de um sistema capitalista (Caio Prado Junior) Mesclamos público e privado (Hollanda) Dependemos por motivos internos e casamos arcaico e moderno mantendo a desigualdade (Florestan Fernandes)

Portanto: Existe uma sociologia Brasileira porque existe uma sociedade Brasileira com uma identidade em permanente construção Como se desenvolve?

A Antes de 1930 Interesse para compreensão da Sociedade BR Raças Civilização Cultura Depois de 1930 Estrutura social

B Quem motiva? Movimento modernista (semana de arte moderna 1922): independência da Arte BR. Partido comunista 1922. (ideário: criar uma cultura socialista Brasileira em favor do povo). Movimento armado 1935 (levante Comunista)

Etapas: 3 na visão de Ianni A Implantação Desde estudo histórico (descritivo) Canudos 1897 até 1920 Pesquisa de campo o Br das muitas raças riqueza, racismo europeu) atraso = feudal+explorado urbanização+dependência+ marginalização (hoje?)

1ª etapa. Euclides da Cunha (1866-1909) RJ Estudo histórico (descritivo) Canudos 1897 (os Sertões) Tentativa de leitura do desejo republicano a ser consolidado.

2ª etapa. Pesquisa de campo Gilb. Freyre (1900-87) Casa grande e senzala (1933). Vida social do BR no séc. XIX. É conservador (não racista) a sociedade BR deve muito aos negros (e Índios). A governar somente pode ser a elite Branca Fernando de Azevedo (1894-1974) (Princípios de Sociologia 1935); “Sociologia educacional”. A favor do ensino laico, gratuito, público. As informações provocam os alunos.

Marxista, criticado e crítico do PC) Contribui com a história $ do BR CAIO PRADO JUNIOR (1900-1990) “Formação do Brasil contemporâneo” (’42) Marxista, criticado e crítico do PC) Contribui com a história $ do BR Procura aplicar o processo de colonização periférica e exploratória (isto é: Portugal nos atrasou e explorou)

Sergio Barque de Hollanda ‘Raizes do Brasil’ (’36) é Weberiano . Homem cordial

3ª etapa Após era Vargas BR se abre para uma nova leitura: Formação das classes sociais Evolução histórica da sociedade BR OTAVIO IANNI (1926 – 2004) “Colapso do populismo no BR” (a $ leva os militares ao poder) “a sociedade global” BR no circuito internacional: parceiro ou copeiro?

FLORESTAN FERNANDES/ (1920 – 1995) Vai alem das reflexões existentes. Marxista Ponto de partida da análise crítica: fundamentos da organização social geradores de contradições: deveríamos nos emancipar mas nos dominam. Maior contribuição: CAPITALISMO DEPENDENTE BR: subdesenvolvido por herança histórica. Não conseguimos superar a dependência.

FLORESTAN FERNANDES/ (1920 – 1995) ‘Somos uma sociedade civil, mas não civilizada; uma burguesia débil, incapaz de propor um projeto nacional e ampliar a democracia’. Por isso nossa revolução burguesa foi substituída por outro modelo: Qual? Acomodação da classe dominante com o IMPERIALISMO, manutenção de uma DEMOCRACIA RESTRITA com seus subprodutos: Patrimonialismo Mandonismo Paternalismo Clientelismo Fisiologismo Político

FLORESTAN FERNANDES/ (1920 – 1995) Como Superar O Capitalismo Dependente? Autonomia (do 1º mundo) + Emancipação (social interna) integração de todos (Negros e Brancos) ação de desenvolvimento $ por parte dos Estados Movimento popular manter-se autônomo. Como lê o Golpe de ’64. Opção nacional de desenvolvimento com segurança ara o capital.

Cardoso (1931)/ Teoria da dependência: Marxista – eclético não dogmático Weberiano - ética da responsabilidade Teoria da dependência: Cria-se uma relação de SUBORDINAÇÃO no sistema CAPITALISTA entre $ CENTRAIS $ PERIFÉRICAS estas últimas continuam como COLONIAS e um desenvolvimento tardio.

DEPENDÊNCIA necessária, mas Cardoso/ DEPENDÊNCIA necessária, mas geradora de uma não autonomia da Política $. Qual a novidade? Afirma: a Relação Interna das classes sociais possibilita a dependência. A Dependência não é sinônimo de estagnação ao contrário: permite a industrialização dos paises periféricos continua gerando uma não justiça social.

Cardoso/ Acumulo de capital benefício: industrias de base Dependência do capital CRÍTICA A CARDOSO: Não existe dependência positiva

Hoje? Sociologia BR entra na Globalização Neoliberal Confere novos significados às realidades Locais Nacionais Regionais (Blocos) A sociedade volta a ser lida e interpretada na $ globalizada e no eixo: $ desemprego - produção estilo de vida – inserção mundial Pensamos como desenvolvidos mas: violência, analfabetismo, populismo, etc...

Para debater/ Quais os desafios do Br e no Br atual? corrupção violência solidão urbana abandono do campo ! !redescoberta do interior Continuamos dependentes? Pentecostalismo Assistencialismo Educação precária titulação fácil BR: AINDA PÚBLICO OU JÁ POVO?

Para debater/ Somos realmente distintos dos demais povos? Justifique. Compare as diferenças entre sociedade Européias e Brasileira. Continuamos dependentes? NO que e por que?