EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O ILUMINISMO OBJETIVOS RECONHECER.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ILUMINISMO.
Advertisements

Onde? ING (início), FRA (auge);
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
O ILUMINISMO ( ESCLARECIMENTO )
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
A SOCIEDADE PRÉ-CIENTÍFICA II
Iluminismo na Europa Séculos XVII e XVIII 1.
ILUMINISMO (ou Ilustração) Século XVIII (Século das Luzes)
ILUMINISMO.
Arcadismo Contexto Histórico.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
Pré – condições para o “Século das Luzes” (séc. XVIII)
O I L U M N S Professora: Marta.
O ILUMINISMO.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Onde? ING (início), FRA (auge);
Cursinho Popular Paulo Freire
ILUMINISMO As luzes da razão.
ILUMINISMO Definição: movimento filosófico, intelectual e científico que contrariou as bases do Antigo Regime; Quando: século XVIII; Onde? ING (início),
O I L U M N S Professor: Odair.
O Liberalismo do século XVIII e XIX
ILUMINISMO “O Século das Luzes”.
Iluminismo A BUSCA DA RAZÃO.
Iluminismo O século das Luzes.
Filosofia Professor Breno Cunha
ILUMINISMO * Movimento Intelectual europeu dos séculos XVII e XVIII – época do ápice do Estado Absoluto; * ILUMINISMO = vem do verbo iluminar – época do.
ILUMINISMO.
Quando: século XVIII; Onde? INGLATERRA (início), FRANÇA (auge);
O Iluminismo.
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
ILUMINISMO Daniela Torres.
O ILUMINISMO Prof. Rafael Camargo.
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
Organização social política e econômica
O ILUMINISMO.
ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.
Método Científico (experimental)
Iluminismo Definição:
ILUMINISMO Anti-dogmático. Valorização da razão.
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
AULA-22 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM
Iluminismo.
ILUMINISMO DEFINIÇÃO CONCEITOS
Quando: século XVIII; Onde? ING (início), FRA (auge);
O Século das Luzes -.
Século XVIII Século das Luzes
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
ILUMINISMO História – Prof. Lisi.
Filósofos iluministas
A base dos Ideais Liberais/Democráticos
ILUMINISMO.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
Prof° Leandro Crestani
ILUMINISMO.
A Crise do Antigo Regime: Iluminismo e Liberalismo
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
ILUMINISMO.
ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
Empirismo Francis Bacon 1561 Superar o método aristotélico/escolástico
Sondagem 9ºAno: Revisão dos conteúdos do 8º Ano
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O Iluminismo e as transformações.
O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
O Iluminismo e as ideias que revolucionaram o mundo.
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
As idéias iluministas não surgiram do nada. No fundo elas iam de encontro às necessidades vividas por toda aquela gente sofrida, desprezada e pisoteada.
Transcrição da apresentação:

EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O ILUMINISMO OBJETIVOS RECONHECER O ILUMINISMO COMO UM MOVIMENTO DE CONTESTAÇÃO AO ANTIGO REGIME E COMO BASE TEÓRICA PARA OS MOVIMENTOS BURGUESES ANALISAR AS PROPOSTAS DOS FILÓSOFOS ILUMINISTAS: LOCKE, VOLTAIRE, MONTESQUIEU E ROUSSEAU AVALIAR A IMPORTÂNCIA DO PENSAMENTO ILUMINISTA PARA A TRANSFORMAÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL DA EUROPA E DE SEUS APÊNDICES COLONIAIS INTRODUÇÃO: A SUPERAÇÃO DO PENSAMENTO MEDIEVAL

O Antigo Regime, a combinação do Feudalismo, do Absolutismo e do Mercantilismo, foi destruído por uma grande transformação que abriu as portas para o desenvolvimento do Capitalismo e da Burguesia O Iluminismo se contrapôs às trevas, à ignorância, ao fanatismo, às superstições, ao atraso e aos preconceitos, todos eles resquícios do período medieval Teve, portanto, vertentes filosóficas, políticas, científicas e econômicas O século XVIII é chamado século das luzes, por que foi aí que se deu o apogeu do Iluminismo, a ascensão da Burguesia enquanto classe social e o declínio da Nobreza Para os iluministas, a sociedade nova deveria ser baseada na igualdade e na liberdade O Iluminismo, realçando os valores da burguesia, favoreceu sua ascensão social com a liberdade individual, a tolerância religiosa, a liberdade de expressão, a liberdade política, o direito à propriedade, a igualdade jurídica, a liberdade de comércio, etc. A divulgação das ideias se deu através da imprensa, panfletos, correspondências e reuniões em salões, clubes, lojas maçônicas e cafés Quanto à política, os iluministas viam a necessidade de um governo, mas suas ações deveriam ser racionais e ter como propósito o bem comum Criam num Deus, mas tinham uma ideia diferente daquela da Igreja; Deus era um organizador do universo, construtor de uma máquina perfeita: a natureza

Principais filósofos iluministas Montesquieu – (O Espírito das leis), onde defendeu a separação das funções do Estado em três: Executivo, Legislativo e Judiciário Voltaire – criticou os privilégios da Nobreza e do Clero, e influenciou com suas ideias a Revolução Francesa – Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las Jean Jacques Rousseau – O soberano deveria conduzir o Estado de acordo com a vontade de seu povo (Do contrato social); A propriedade privada é um mal necessário (Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens); O homem é produto do meio em que vive, da sociedade e da educação John Locke – O governo ideal é a monarquia constitucional inglesa (1º e 2º tratados do governo civil) A Enciclopédia – O "Dicionário racional das artes, das ciências e dos ofícios" era composto de 28 volumes, com a colaboração de mais de duzentos pensadores iluministas e trazia os principais acontecimentos nos campos artístico, filosófico e principalmente científico e tecnológico; principais organizadores (Diderot e d'Alembert) CONCLUSÃO: Consequências – Os princípios de igualdade, liberdade e fraternidade estiveram presentes na Independência dos Estados Unidos e na Revolução Francesa, bem como no processo de independência das nações latino-americanas durante o século XIX

A RAZÃO ACIMA DE TUDO

IMPRENSA

LABORATÓRIO DE QUÍMICA

JOHN LOCKE

BARÃO DE MONTESQUIEU

VOLTAIRE

JEAN JACQUES ROUSSEAU

DIDEROT E d’ALEMBERT

REUNIÃO DE ENCICLOPEDISTAS

ENCICLOPÉDIA RESPONSÁVEIS DENIS DIDEROT E D'ALEMBERT EDITOR LE BRETON EDIÇÃO DE 1751 ATÉ 1772 DETALHES 17 VOLUMES DE TEXTOS E 11 DE ILUSTRAÇÕES, COM 72 MIL ARTIGOS COLABORADORES CERCA DE 200 OPOSIÇÃO INDEX PROHIBITORUM E PROBIÇÃO NA FRANÇA

1ª EDIÇÃO DA ENCICLOPÉDIA