Prof. Dr. Emídio Cantídio de Oliveira Filho Diretor de Programas e Bolsas no País Belém, 1° de dezembro de 2011 XXVII ENPROP Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Investimentos no Sistema Nacional de Pós-Graduação para o período
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Programas de Pós-Graduação Cursos: Mestrado (58%) Doutorado (34%) Mestrado Profissional (8%) Sistema Nacional de Pós-Graduação SNPG 2011 Atualizado em 17/11/2011 (Fonte: site da CAPES)
Número de Cursos de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES, em 2011* * Atualizado em 17/11/2011 (Fonte: site da CAPES) ** Não estão incluídos os 363 cursos de mestrado profissional Região Geográfica MestradoDoutoradoTotal Nº% % % Sudeste ,2%91856,7% ,7% Sul57120,7%31119,2%88220,1% Nordeste53319,3%23814,7%77117,6% Centro-Oeste2208,0%1016,2%3217,3% Norte1375,0%513,2%1884,3% Total % % %
Número de Programas de Pós-graduação 1998 a 2010 Fonte: Capes/MEC
Sistema Nacional de Pós-Graduação SNPG Alunos Alunos Matriculados Mestrado Mestrado Profissional Doutorado Alunos Titulados Mestrado Mestrado Profissional Doutorado Fonte: Capes/MEC
Número de Alunos Matriculados nos Cursos de Mestrado 1998 a 2010 Obs: a modalidade mestrado contém alunos de mestrado e mestrado profissional Fonte: Capes/MEC
Número de Alunos Matriculados nos Cursos de Doutorado 1998 a 2010 Fonte: Capes/MEC
Número de Docentes da Pós-graduação 1998 a 2010 Fonte: Capes/MEC.
39,590 mil mestres titulados em ,314 mil doutores titulados em 2010 Mestres e Doutores Titulados Fonte: Capes/MEC
Bolsas de Estudo no País: Execução Orçamentária Milhões de Reais, 2004 a 2011* Fonte:SIMEC/SIAFI * Previsão: LOA 2011 (ações orçamentárias: 0487; 09GK; 0B95 e 009H) Crescimento entre 2004 e 2011* = 274,5%
Bolsas de Estudo no País: Evolução em todos os níveis Número de Bolsas, 2004 a 2011* Fonte:GeoCapes * Previsão 2011: estão sendo contabilizadas as bolsas do PROFMAT e do REUNI. Crescimento entre 2004 e 2011* = 157%
Bolsas de Estudo no País: Evolução das Bolsas de Mestrado Número de Bolsas, 2004 a 2011* Crescimento entre 2004 e 2011* = 160% Fonte:GeoCapes * Previsão 2011: estão sendo contabilizadas as bolsas do PROFMAT e do REUNI.
Bolsas de Estudo no País: Evolução das Bolsas de Doutorado Número de Bolsas, 2004 a 2011* Crescimento entre 2004 e 2011* = 129% Fonte:GeoCapes * Previsão 2011: estão sendo contabilizadas as bolsas do REUNI.
Bolsas de Estudo no País: Evolução das Bolsas Pós-Doutorado Número de Bolsas, 2004 a 2011 Crescimento entre 2004 e 2011* = 1.045% Fonte:GeoCapes
Cenário da concessão de bolsas para a pós- graduação (mestrado, mest. profissional e doutorado) pelas agências governamentais (CAPES, CNPq e FAPs) em 2009, no Brasil Fonte: Coleta de Dados, 2009
Evolução da concessão de bolsas de mestrado e doutorado no país (CAPES) no período de 1985 a 2010 e projeção até o ano de 2020 Fonte: PNPG
Projeções de números de bolsas da CAPES no país, aporte orçamentário e orçamento projetado – 2013 e 2020 Fonte: PNPG
Portal de Periódicos Conteúdo Mais de periódicos em textos completos 130 bases referenciais e de resumos 104 bases com dados de livros eletrônicos e 10 bases de patentes Público 320 Instituições públicas e privadas de ensino superior Cerca de 232 mil acessos por dia Investimento Em 2011, foram investidos cerca de R$ 133,2 milhões Fonte: DPB/Capes
Crescimento do Acervo em Número de Títulos 2001 a 2011* * Dados atualizados em novembro de 2011
Número de Instituições com Acesso ao Portal de Periódicos – 2001 a 2011*
Prof. Emídio Cantídio de Oliveira Filho Obrigado pela atenção!
Diretoria de Programas e Bolsas no País Prof. Emídio Cantídio de Oliveira Filho Coordenação-Geral de Programas Estratégicos (CGPE) Prof. Manoel Santana Coordenação-Geral de Desenvolvimento Setorial e Institucional (CGSI) Prof. Adalberto Grassi Coordenação de Programas de Indução e Inovação (CII) Flávio H. dos Santos Coordenação de Programas Especiais (CPE) Elci Vieira de Moura Coordenação de Gestão de Demanda Social (CDS) Alan Y. Mocochinski Coordenação de Programas de Apoio à Excelência (CEX) Carla dos Anjos de Souza Coordenação de Programas de Qualificação de Quadros Docentes (CQD) Wendy F. Ataide Coordenação-Geral de Portal de Periódicos (CGPP) Profa. Elenara de Almeida Assessoria Marta Elias de Oliveira Alexandre M. Favero
Como superar estes desafios? Investir na formação de pessoal altamente qualificado nas competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento do país; Foco nos grandes desafios nacionais: – Engenharias e demais áreas tecnológicas – Áreas Estratégicas Promoção da PD&I empresarial
Um Programa Especial de Mobilidade Internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação
Objetivos do programa Avanço da ciência, tecnologia, inovação e competitividade industrial através da expansão da mobilidade internacional Aumentar a presença de estudantes e pesquisadores brasileiros em instituições de excelência no exterior Fortalecer a internacionalização das universidades brasileiras Aumentar o conhecimento inovador das indústrias brasileiras Atrair jovens talentos e pesquisadores altamente qualificados para trabalhar no Brasil
Áreas Prioritárias Engenharias e demais Áreas Tecnológicas Ciências Exatas e da Terra Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde Computação e Tecnologias da Informação Tecnologia Aeroespacial Fármacos Produção Agrícola Sustentável Petróleo, Gás e Carvão Mineral Energias Renováveis Tecnologia Mineral Biotecnologia Nanotecnologia e Novos materiais Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais Biodiversidade e Bioprospecção Ciências do Mar Indústria Criativa Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva Formação de Tecnólogos
Bolsistas no exterior 1998 a 2010 Fonte: DPB/Capes
ModalidadeQuantidade Graduação-sanduíche Doutorado-sanduíche Doutorado integral no exterior Pós-doutorado no exterior Estágio Sênior no Exterior Treinamento de Especialistas de Empresas no Exterior 700 Jovens cientistas de grande talento 860 Pesquisadores Visitantes Especiais (grandes lideranças científicas) 390 Total Modalidades de Bolsas e Metas Globais (parte governo)
Cronograma de Implementação de Bolsas
DescriçãoQtd Valor Unitário (em US$) Orçamento (em US$) Doutorado sanduíche Doutorado pleno (demais países) - 60% Doutorado pleno (USA e UK) - 40% Pós-doutorado Graduação sanduíche (demais países) - 60% Graduação sanduíche (USA e UK) - 40% Estágio Sênior Pesquisador Jovem Talento Pesquisador Visitante Especial Total Considerando o pagamento de taxas escolares nas modalidades de doutorado pleno e graduação sanduíche nos EUA e Reino Unido e o envio de 40% dos alunos para esses países. 2012: US$ 302,5 milhões para bolsas Valor médio Bolsa (US$) = Orçamento da CAPES
Operacionalização Operacionalização Chamadas públicas nacionais e/ou internacionais para a concessão das bolsas, dentro das modalidades e áreas prioritárias do Programa Ciência sem Fronteiras. O processo de seleção final será feito pela CAPES e CNPq, levando em conta o mérito dos candidatos e dos projetos, respeitando as particularidades de cada agência para este procedimento.
Pagamento das bolsas no exterior – valor médio de US$ por aluno/ano Abertura de seus Centros de P&D internacionais para os estágios dos estudantes e pesquisadores brasileiros Possibilidade de fixação dos estudantes na filial brasileira quando do retorno ao país. Empresas que estão criando seus Centros de P&D no Brasil poderão contratar engenheiros e pesquisadores no país e enviá-los para treinamento no exterior, com apoio adicional das bolsas do Programa CsF. Participação do Setor Empresarial
Meta: bolsas Aporte dos Recursos: repasse financeiro direto ao orçamento das Agências Empresas já interessadas em participar: CNI: de a bolsas FEBRABAN: Petrobrás: Eletrobrás: EMBRAER – a definir Instituto do Aço – a definir ABDI – a definir Participação do Setor Empresarial
Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP Fonte: Capes/MEC Evolução dos Recursos e do Número de Eventos – 2003 a 2010
Eventos Apoiados 2009: : Recursos Concedidos 2009: R$ 15,9 milhões 2010: R$ 20,9 milhões Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP Aumento: 24,7% Aumento: 31,4%
Pró-Equipamentos Fonte:CGEP/DPB/Capes * Em 2009 foram aprovados R$ 12,8 milhões referentes a propostas Re-encaminhadas do Edital 2008 * Crescimento entre 2007 e 2011 = 266% *