DESENHO TÉCNICO II COMUNICAÇÃO VISUAL

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TÍTULO DO TRABALHO Primeiro Autor 1, Segundo Autor 2, Terceiro Autor 1 (NOME COMPLETO) 1 CURSO TÉCNICO EM XXXXXXXX – Turma: XXX123; 2 CURSO TÉCNICO EM.
Transcrição da apresentação:

DESENHO TÉCNICO II COMUNICAÇÃO VISUAL FACULDADE DE ARTES VISUAIS/UFG CURSO: DESIGN GRÁFICO E ARTES PLÁSTICAS PROFESSORA: ISABELA 2009/2

A IMAGEM DEVE SER LEGÍVEL PARA TODOS E POR TODOS DA MESMA MANEIRA Bruno Munari “ Cada um vê aquilo que sabe” Na projeção de imagens o designer ou artista transfere para o papel o que ele vê e sente. No caso do desenho técnico as imagens são exatas e precisas; não admitindo uma dupla interpretação. COMUNICAÇÃO VISUAL OBJETIVIDADE A IMAGEM DEVE SER LEGÍVEL PARA TODOS E POR TODOS DA MESMA MANEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS- FAV quarta-feira, 12 de abril de 2017

Desenho técnico exige maior esforço físico. Na pesquisa de investigação visual o desenhista deve explorar os valores da comunicação visual Para entender o sentido das imagens não se deve compreender o mundo visível somente através da geometria descritiva porque grande parte da geometria é orgânica. De todas as formas essenciais (círculo, quadrado, triângulo) nascem as formas orgânicas que são variações de uma mesma forma. Desenho técnico exige maior esforço físico. As formas simples exigem sempre um melhor e maior estudo para serem produzidas. A máquina agiliza o processo criativo mas não o substitui. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS- FAV quarta-feira, 12 de abril de 2017

As máquinas substituem os músculos mas não a capacidade intelectual As máquinas substituem os músculos mas não a capacidade intelectual. “A preguiça é o motor do progresso “ ( Bruno Munari) UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS- FAV quarta-feira, 12 de abril de 2017

O trabalho consiste em descobrir a natureza das estruturas O trabalho consiste em descobrir a natureza das estruturas. Para isso serão desenvolvidas formas elementares (quadrado, triângulo e círculo), em série, com o objetivo de se retirar das formas essenciais as formas orgânicas. Descrição do trabalho: Serão usadas três folhas do papel A3 milimetrado.Cada folha será dividida em 12 retângulos de 10x6 e 4 de 4x6. Observar que a distância entre os retângulos devem ser iguais. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS- FAV quarta-feira, 12 de abril de 2017

5. A forma final deverá ser ampliada e feita em papel canson A3. 2. Dentro de cada retângulo criar imagens usando os atributos de claro –escuro, gradação, rotação,os processos de crescimento, ramificação, decomposição e recomposição, fugas e ritmos visuais através da repeticão das formas geométricas. 3. Associar um dos croquis escolhidos como forma inicial de desenvolvimento do projeto 4.Após os três processos realizados( quadrado, círculo e triângulo) escolher uma imagem como forma final. 5. A forma final deverá ser ampliada e feita em papel canson A3. Recursos: hidrocor, nanquim, aquarela e outros. Número de pranchas a serem entregues: Uma prancha em formato A3 com o objeto inicial ( croqui escolhido) ampliado. Três pranchas com os estudos da figura Uma prancha com o desenho final. A primeira prancha deverá conter o objeto desenhado de acordo com as normas técnicas, com margem e carimbo. As pranchas deverão ser entregues em envelope feito pelo próprio aluno com carimbo na parte inferior contendo: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS- FAV quarta-feira, 12 de abril de 2017

Universidade Federal de Goiás 2009/2 Faculdade de Artes Visuais Exemplo de carimbo: Universidade Federal de Goiás 2009/2 Faculdade de Artes Visuais Desenho Técnico / Estudo das formas data Professora: Isabela Menegazzo Aluno(a): Curso: SUA MARCA Entrega do trabalho: 10/12/09 N2 = 10 Abaixo seguem alguns exemplos dos estudos das formas. Imagens tiradas de sites de artistas da OP Art ( Optical Art) Victor Vasarely, 1908- 1997 M, C Escher, 1898-1972 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS- FAV quarta-feira, 12 de abril de 2017

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