Custos Relacionados à Qualidade

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Transcrição da apresentação:

Custos Relacionados à Qualidade CUSTOS DA QUALIDADE Quanto gasto para ter qualidade? Prevenção Avaliação CUSTOS DA NÃO QUALIDADE Quanto gasto com os problemas? Falhas internas Falhas externas

Os Custos das Falhas Internas e Externas são Chamados “Custos da Não-Qualidade” Custos que a empresa paga pela má qualidade observada antes que o cliente se dê conta, como no caso de refugos e reprocessamentos. CUSTOS DAS FALHAS EXTERNAS: Custos que a empresa paga pela má qualidade que chega até o cliente, acarretando substituição de produtos, serviços ou informações e compensações por perdas sofridas pelo usuário.

Já os Custos de Avaliação e Prevenção são Chamados “Custos da Qualidade” CUSTO DA AVALIAÇÃO (ou INSPEÇÃO) É o custo da checagem do trabalho em andamento e da inspeção ou teste do serviço ou produto final, para detectar se está de acordo com as necessidades dos clientes. CUSTOS DA PREVENÇÃO É o custo que se incorre para impedir a geração de produtos, componentes, materiais, serviços ou informações que não atendem aos requisitos dos clientes.

Custos Verdadeiros de Falhas Refugo Retrabalho Garantia Custos de Falhas Medidos Comumente Escondidos Tempo de Engenharia Tempo de Gerenciamento Downtime da Fábrica/Campo Aumento dos Estoques Problema de Entrega Vendas Perdidas Outros

Modelo Conceitual Clássico CQ total Falhas Prevenção + Avaliação custos 100% defeituoso 100% bom

Modelo Conceitual Avançado CQ total Falhas Prevenção + Avaliação custos 100% defeituoso 100% bom

Problemas na Implantação dos Custos da Qualidade CUSTOS DA QUALIDADE NÃO INCORPORADOS AO SISTEMA DE CUSTO DA EMPRESA COLETA DE DADOS E INFORMAÇÕES INADEQUADAS E SEM TRATAMENTO CONTÁBIL SISTEMAS DE CUSTOS SEM CONTAS ESPECÍFICAS PARA OS VÁRIOS CUSTOS DA QUALIDADE APROPRIAÇÃO DOS CUSTOS DA QUALIDADE FEITA ATRAVÉS DE “ ILHAS” E NÃO PELA EMPRESA TODA

Pesquisa da Situação de CQ nas Empresas OBJETIVO - Identificar conhecimento do assunto - Identificar aplicação prática - Identificar técnicas utilizadas - Identificar dificuldades na implantação AMOSTRAGEM 1417 empresas no Brasil 591 respostas (41,7%) 131 adotam sistemas de CQ (maioria em estágio primário de implantação) 48 visitadas 19 com sistemas efetivamente implantados