Prevenindo a Hipertensão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS BASTOS-23/09/09 OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS BASTOS-23/09/09.
Advertisements

PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
24 de Setembro Dia Mundial do Coração
HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
O Envelhecimento do SNC
HIPERTENSÃO E PRESSÃO ARTERIAL
Dr. Jackson Silveira Caiafa Presidente -Executivo
Hipertensão Arterial Designa-se por hipertensão arterial todas as situações em que se verificam valores de tensão arterial aumentados.
Hábitos de Vida e Riscos para Doenças Não Infecciosas do Curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André Centro Universitário Fundação Santo André.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Projeto de implantação dos fatores de risco de Framingham nas inspeções de saúde do CMPSO TenCel José RG
Obesidade Rosângela Carrusca Alvim.
SEDENTARISMO Qual sua relação com o corpo humano e o coração ??
12 March 2009.
HIPERTENSÃO ARTERIAL DEFINIÇÃO
Diabetes.
OBESIDADE, RISCO CARDIOVASCULAR E EXERCÍCIO.
Colesterol (LDL x HDL).
Pressão Arterial (PA) Seminário 2 – Unidade I.
FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
O que é a doença renal crónica?
Avaliação do Risco Cardiovascular
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
HIPERDIA NSF-3 MARIANA SCARANTI PAULO HENRIQUE ALVES TOGNI FILHO
Ariane Borgonovo São José dos Pinhais, PR
Hoje é dia mundial do coração! VOCÊ ESTÁ SABENDO CUIDAR DE MIM?
Realidade da Saúde Pública Hospitais lotados, emergências lotadas, uti lotadas, gastos crescentes com medicamentos Aumento de gastos com assistência médica.
Projeto Jaqueira A prevenção da obesidade e suas co-morbidades: Ação Educacional no Parque da Jaqueira - PE.
Seminário 4 – Unidade I.
HAS: DIAGNÓSTICO E CLASSIFICAÇÃO
PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS
HIPERTENSÃO.
Comorbilidades: Uma visão global
SESI INDÚSTRIA SAUDÁVEL
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”
Benefícios do Exercício
Pós-Periódicos – Ferramenta de melhoria da saúde dos empregados SUMÁRIO INTRODUÇÃO METODOLOGIA COMENTÁRIOS FINAIS RESULTADOS BRASIL E COELBA: COMPARATIVOS.
Os gaúchos e o coração.
Prevenção Cardiovascular
FATORES DE RISCO EM PACIENTES COM ALTERAÇÕES GLICEMICAS Maria José Trevizani Nitsche, Sandra Olbrich, Gabriela Mendes Pessoa; Ana Elisa de Oliveira,
PRESSÃO ARTERIAL Automático.
  O objetivo principal de melhorar os índices de pressão arterial e do nível sérico de glicose e estimulando o auto cuidado. Com isso espero prevenir.
Quais são as funções do rim?
O Peso da Obesidade. O Peso da Obesidade Milhares lutam contra: Doenças cardíacas; Cânceres; Doenças respiratórias; e Diabetes.
INTERPRETAÇÃO DE EXAMES BIOQUÍMICOS
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”
Diabetes.
Vencendo o Assassino Público Número Um Porcentagem de Mortes Cardiovasculares África América Central Ásia América do Sul Oriente Médio W. Europa, US,
HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
E.E.E.M Dr Jose Mariano de Freitas Beck - CIEP
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Diabetes Mellitus Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior
Fatores de Risco Prevalência - Brasil 1-Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, INCA – Instituto Nacional do Câncer, Campanha Nacional de.
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
HIPERTENSÃO ARTERIAL E ATIVIDADE FÍSICA
TRIAGEM PERIÓDICA DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR NA PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA RECENTE Dr. Messias Dias de Araújo Júnior Secretário.
Distúrbios Nutricionais: um Problema de Saúde publica no Pais
Risco Cardiovascular Escore de Framingham.
Prescrição de Atividade Física para Pessoas com Hipertensão
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Módulo VI Situações Especiais – Mulheres e Idosos.
Sheila Rizzato Stopa Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Brasília, outubro de 2015.
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
Margarida Ferreira 3º Ano da Turma 5 Em qualquer idade, o exercício físico tem um papel importante na saúde, no bem estar e na criação de estilos de.
 Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam a significação social e cultural dos alimentos como fundamento básico.
 Dengue  Hipertensão  5 diferenças Traumatismos (acidentes/violências) Doenças genéticas Doenças relacionadas à assistência da gestação e parto Deficiências/carências.
Transcrição da apresentação:

Prevenindo a Hipertensão Graduação em Enfermagem Promoção da Saúde: Prevenindo a Hipertensão Arterial Mônica de Sousa Münch Wanara de Araújo Alves Lima

A hipertensão arterial é definida como uma pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg e uma pressão arterial diastólica maior ou igual a 90 mmHg, em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação anti - hipertensiva.

Dados Estatísticos A Hipertensão arterial afeta cerca de 11 a 20% da população adulta (com mais de 20 anos). É o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares.

As doenças cardiovasculares representam a primeira causa de morte no Brasil. As doenças cardiovasculares são responsáveis por 40% das aposentadorias precoces concedidas pelo INSS. As doenças cardiovasculares são responsáveis por 27,5% das internações na faixa etária entre 30 e 60 anos.

Mortalidade por Causas Brasil - 2002

Fatores de Risco Tabagismo Dislipidemia (colesterol > 200mg/dl) Diabetes mellitus Homens com idade acima de 60 anos Mulheres na pós-menopausa História familiar de doenças cardiovasculares em mulheres com < de 65 anos e homens com < de 55 anos obesidade

Classificação Diagnóstica PAD (mmHg) PAS (mmHg) < 85 85-89 90-99 100-109 >110 < 130 130-139 140-159 160-179 >180 Normal Normal limítrofe Hipertensão leve Hipertensão moderada Hipertensão grave

Medidas Preventivas Modificações no estilo de vida Controle do peso Consumo regular de frutas e legumes Redução da ingestão de sal (NaCl) Redução do consumo de alimentos gordurosos Abolição da ingestão de bebidas alcoólicas Abolição do tabagismo Prática de exercícios físicos regulares Controle da glicemia Redução do estresse

CUIDE BEM DO SEU CORAÇÃO!

Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Plano de reorganização da atenção à hipertensão arterial e ao diabetes mellitus: Manual de Hipertensão arterial e Diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO. Disponível em: «http://www.sbh.org.br» Acessado em 24/09/2005.