Esquadrias de madeira e metal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MANUAL PRÁTICO DE CONSTRUÇÃO COM PAREDES DE PNEUS
Advertisements

PROJETO MESAS DE CONCRETO
DISCIPLINA – TECNOLOGIA DOS PROCESSOS CONSTRUTIVOS UNILINS – AULA 8 – ALVENARIAS E DIVISÓRIAS.
Estruturas resistentes
ARGAMASSAS Argamassas são materiais de construção, com propriedades de aderência e endurecimento obtidos a partir da mistura homogênea de um ou mais aglomerantes,
TECNOLOGIA DA PRÉ-FABRICAÇÃO CC-47C
Tintas e Vernizes 2ª Parte.
Steel Frame – Solução Usiminas para construção civil.
COMPONENTES DA LIGAÇÕES
LIGAÇÕES PILAR X FUNDAÇÃO por meio de cálice
Engenharia Civil – UNIP – Araçatuba-SP Prof. Netúlio Alarcon Fioratti
Montagem do Gradil Bovino.
Preparativos Antes da Montagem
GRELHA PAVIMENTO NATURAL PERMEÁVEL
Instalações de Telefônicas
Prof. Luís Canotilho Execução de medalha Mascararte – 1.ª bienal da máscara 2003 Bragança / Portugal Face A do projecto Face B do projecto.
REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS: CORTES E FACHADAS
Materiais cerâmicos Blocos
Paquímetro: erros de leitura, utilização e conservação
Brise Vegetal O Brise Vegetal é um jardim vertical passível de ser instalado em prédios de altura ilimitada e pré-existente. É um sistema modular patenteado.
Jardim vertical Canguru
Sistemas contra Incêndio
Entrada CONVENTO DO BOM SUCESSO - LISBOA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA FACULDADE DE ARQUITECTURA MESTRADO EM REABILITAÇÃO DA ARQUITECTURA E NÚCLEOS URBANOS.
2) O que Fazemos: 2.1) Portas para pintura com miolo em colméia
Instalações de Telefônicas
FÔRMAS EXECUÇÃO DO SERVIÇO
ALVENARIAS ESTRUTURAL
Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista
PLANO DE QUALIDADE PARA A EXECUÇÃO DE PAREDES DE ALVENARIA DE TIJOLO
Boas Práticas de Processamento e Armazenagem
Tutorial da fossa bioséptica para área de várzea
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS
Aula 3 Fundição em Areia Verde
MATERIAIS CERÂMICOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Sistemas Estruturais II
DRYBOX IMPERMEABILIZANTE - PISCINAS
Janela com Eucatex/Duratex
Bancada de serra circular e tupia
Ana Paula Villwock Devair Rosin Marina Scarsi Micheli Pegoraro
Bancada de serra circular e tupia
PERDAS E MELHORIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
GRADILFOR.
CONCRETO E FORMAS Profa Lia L. Pimentel.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP
Planejamento e Controle e obras
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
CALIBRADORES Seguindo as diretrizes da empresa para implantar um programa de qualidade e produtividade, um dos funcionários alertou o supervisor sobre.
REPRESENTAÇAO DOS ELEMENTOS CONSTRUTIVOS
9 – ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de.
PROJETOS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
NORMATIZAÇÃO NBR – Blocos Cerâmicos para alvenaria de vedação.
Alvenaria Estrutural Execução das Paredes Portantes:
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
DETALHES DE CONSTRUÇÃO:
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
REPRESENTAÇÃO EM PARAFUSO E EIXO
ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de cerâmica,
Prof. Isaac N L Silva Professor Adjunto – PUCRS
um problema comum nos frigoríficos
Prof. Adm. Dilcimar G. Araújo
SISTEMAS DE FORRAÇÃO. AZEREDO (1987) define teto como o que define o pé direito de um cômodo, enquanto que forro é o revestimento que cobre o teto ou.
REVESTIMENTOS: Paredes (Azulejos) São peças de louça cerâmica, de corpo poroso, vidradas em uma das faces, na qual recebe corantes, a face posterior (tardoz)
Estrutular Engenharia Construções inteligentes !!
IMPACTO AMBIENTAL CONCRETO PVC
(Projeto residencial)
Locação da Obra.
10. Métodos de dobra de tubos
BATENTE METÁLICO. PORTA PRONTA USADA NO MONTE VERDE (BATENTE DE AÇO ) ÍTEMMATERIALMÃO DE OBRAVALOR TOTAL Porta pronta com batente de aço pintada R$220.
Transcrição da apresentação:

Esquadrias de madeira e metal Professor: Reginaldo

esquadrias As esquadrias são componentes da edificação que asseguram a proteção quando a penetração de intrusos, da luz natural e da água: portas, janelas, balancins, grades

Madeira: acapu, andiroba, macacauba,etc. Pintada envernizada Metal: Alumínio, aço, ferro pintura eletrostática anodizado natural anodizado bronze, cobre, etc.

Tipos de janelas Abrir Correr Basculante Pivotante Guilhotina Maxim-ar ou maximo-ar Veneziana Enrolar Fixas Sanfona

Tipos de portas Abrir Correr Vai-e-vem Pivotante Sanfona Enrolar Pantográfica

Elementos das janelas e portas Caixilhos Batentes Folhas Almofada Acabamentos trilhos Dobradiças trincos Puxadores fechaduras

Fixação de portas e janelas As paredes de alvenarias devem estar concluídas, prumadas e com as taliscas posicionadas para o revestimento O caixilho deve estar devidamente travado Na fixação com pregos se utiliza o prego 22 x 42 ou o 22 x 48 colocados de 0,5 em 0,5m no mínimo de dois em dois para possibilitar que toda a largura do batente seja fixada. O chumbamento é realizado com argamassa de cimento e areia, em aberturas previamente realizadas nas alvenarias e umedecidas. Na fixação por parafusos é utilizado em alvenarias estruturais ou mesmo para fixar batentes em estruturas de concreto armado. Nestes casos o prumo e as dimensões são mais precisos e também não é aconselhável a quebra da alvenaria ou do concreto para a fixação dos batentes Utilizam-se parafusos com bucha dois a dois e de 50 em 50 cm ou em “zig e zag” espaçados em torno de 20 cm

Na fixação dos batentes com espuma de poliuretano expansiva, requadrar primeiramente o vão da esquadria deixando uma folga aproximadamente de 1,0cm para possibilitar a colocação da espuma. A espuma poderá ser colocada em faixas de aproximadamente 30 cm, em 6 pontos sucessivamente, em torno de todo o batente com o auxílio de um aplicador (pistola). Não alisar a espuma. Deixar secar por uma hora, depois pode cortar para dar o acabamento final.

cuidados com esquadrias de madeira Aprumar os dois montantes, nos dois lados. Na fixação das dobradiças os parafusos não devem ser martelados e sim aparafusados, para criar a rosca na madeira. Nos batentes fixos por parafusos, tampar o furo dos parafusos com cavilhas de madeira. Quando a esquadria de madeira é recebida na obra não deve apresentar desvios dimensionais além dos limites tolerados e muito menos teor de umidade acima do especificado. Após a entrega da esquadria de madeira e antes de sua colocação, devemos aplicar produtos de conservação da madeira para protegê-la do intemperismo. A qualidade de uma esquadria e seu funcionamento perfeito depende de uma colocação bem ajustada e da utilização cuidadosa das ferramentas, evitando danificar a madeira durante o ajuste.

Cuidados com esquadrias de metal Os caixilhos de aço com pinturas definitivas só devem ter sua proteção de lençóis plásticos ou caixas de papelão retiradas após o termino da obra para evitar contato com o reboco, natas de cimento ou tintas para não danificar a pintura A fixação de caixilhos de aço é feita normalmente com o uso de buchas e parafusos Durante a colocação dos caixilhos, o vão deve esta rigorosamente esquadrejados Verificar se a alvenaria concluída esta com folga junto a contra verga, e 3cm junto as demais faces do vão, para a colocação dos contramarcos Analisar o contramarco chumbado, verificando se todos os espaços entre os perfis e o substrato foram preenchidos com argamassa, e se não foram deixadas rebarbas Observar os pontos de níveis da janela, em relação ao piso acabado