COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Conteúdo: Funções da Linguagem Professoras: Maj. Lilavati Prof. Gláucia
Objetivos: Reconhecer os elementos envolvidos numa situação sociocomunicativa. Compreender que toda atividade de linguagem tem finalidades comunicativas distintas. Reconhecer as funções da linguagem a partir das finalidades comunicativas de diferentes gêneros discursivos. Descrever as funções da linguagem de diferentes gêneros discursivos. Ler textos diversos em que predominem funções da linguagem específicas.
QUADRO DE TRABALHO Livro - Português: contexto, interlocução e sentido Leitura – Cap. 14, p. 233 a 248 Exercícios – P. 238 e 239 P. 247 e 248
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
FUNÇÃO REFERENCIAL OU DENOTATIVA Ênfase no contexto. Transmissão de informação. Centrada no assunto/referente. Verbos e pronomes na 3ª pessoa.
FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA Ênfase no emissor. Centrada na visão pessoal do locutor, na expressão de seus sentimentos, emoções e opiniões. Verbos e pronomes em 1ª pessoa.
FUNÇÃO CONATIVA OU APELATIVA Ênfase no receptor. Visa a influenciar o comportamento do leitor/interlocutor. Formas verbais no imperativo, expressões linguísticas no vocativo.
FUNÇÃO FÁTICA Ênfase no canal. Visa a manter contato, iniciando, prolongando ou finalizando a interlocução. Fórmulas de abertura de diálogos, frases feitas.
FUNÇÃO METALINGUÍSTICA Ênfase no código. Explica o código, texto sobre texto.
FUNÇÃO POÉTICA Ênfase na mensagem. Uso de diferentes recursos da língua, valorizando a mensagem/ linguagem. Textos literários em prosa ou verso.
RESUMINDO
CONCLUSÃO Em um mesmo texto podem aparecer várias funções da linguagem. O importante é saber qual a função predominante no texto para, então, defini-la.
REFERÊNCIAS ABAURRE, Maria L. M. Português – Contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna. CARVALHO, Antonio P. B. Para ler o mundo - Português: Língua, Literatura e Produção de Texto. São Paulo: Scipione.