Características da Sociedade de Conhecimento como a competição exigem inovação e portanto uma educação para a autonomia e criatividade. Exigências de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relação professor/aluno
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Por: Ana Paula Zeverino
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
O PAPEL DO ADMINISTRADOR
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
MESTRADO EM EDUCAÇÃO MULTIMÉDIA Educação Multimédia II
Matemática para todos Educação Básica
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
LEARNING ORGANIZATION
Learning Organization
Trabalhador do Conhecimento
Tensões em ciência: ciência, sociedade, educação, divulgação e cultura
Liderança, Motivação e Avaliação de desempenho
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
Sociologia Contemporânea
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
Desafio das novas tecnologias
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Curso Técnico em Manutenção e Suporte para a Informática
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Sistema Seriado de Avaliação SSA
Gestão do Conhecimento com WINISIS
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
MUDANÇAS EM CURSO.... Qualidade Total Mudança no relacionamento da empresa com seus fornecedores e clientes Tecnologias da Informação Automação Economia.
Desenvolver Por uma Nova Escola.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Departamento do Ensino Secundário
Flexibilização Curricular
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Práticas de Apoio à Gestão
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
Introdução à Teoria Geral da Administração
UMA NOVA EDUCAÇÃO PARA UMA NOVA ERA. UMA NOVA EDUCAÇÃO PARA UMA NOVA ERA Texto de Carlos Seabra, coordenador científico do Centro de Inclusão Digital.
Análise de uma ferramenta ou recurso
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
ADOLESCENTE NA ESCOLA: MISSÃO DOS PAIS E PROFESSORES
FERRAMENTAS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA
Competências e Habilidades
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
1 Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém Marília Serrano de Matos.
Antônio Ivo de Carvalho
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Interdisciplinaridade na formação acadêmica para o exercício profissional Eng. Civil José Tadeu da Silva Maio de 2014.
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DO GESTAR
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
Situação de Aprendizagem
(Notas João Filipe Matos, 2004)
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
Professor Dr. Renato Vaz
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA Na era pós-industrial o foco da competitividade passa a ser a inovação, a alta qualidade, o baixo custo e o tratamento de.
Transcrição da apresentação:

Características da Sociedade de Conhecimento como a competição exigem inovação e portanto uma educação para a autonomia e criatividade. Exigências de competição colaborativa ou coopetitividade implicam que se inverta a tendência competitiva e se substitua pela tendência colaborativa ou, pelo menos, por uma adequada mistura das duas tendências. A rápida taxa de crescimento e desatualização do conhecimento, faz com que se insista não tanto na aquisição de muitos conhecimentos, mas na dotação de capacidades para os vir a construir ( aprender a aprender ) e, por outro lado, na Educação Contínua, ao longo da vida, como tão importante como a Educação Inicial, que prepara para a vida ativa.

7.1 Tendências Gerais da Educação Contemporânea Enfraquecimento das duas principais instituições sobre que repousava a Educação na Sociedade Industrial: a Família Patriarcal e o Estado-Nação. Novo Consenso da Educação - Educação como chave para a prosperidade econômica futura (Drucker, 1993) - Competição pela superioridade educativa. As políticas nacionais devem visar a obtenção de vantagens competitivas através do investimento em Novas Tecnologias, melhoramento da qualidade dos Recursos Humanos e reforma das políticas das relações industriais.

Rejeição do modelo de Escola inspirado na Sociedade Industrial Senge et al (2000) sugere como alternativa ao modelo mecanicista da Escola da Sociedade Industrial um modelo vivo, que deveria, apontar para uma: Aprendizagem centrada no aprendiz e não no professor Encorajar a variedade e não a homogeneidade, contemplando as inteligências múltiplas (Gardner, 1999), os vários estilos cognitivos e as várias disciplinas subjacentes às organizações aprendentes Explicar um mundo de interdependência e mudança em vez de estimular a memorização de fatos e a procura das respostas corretas.

Características da Sociedade de Conhecimento como a competição exigem inovação e portanto uma educação para a autonomia e criatividade. Exigências de competição colaborativa ou competitividade implicam que se inverta a tendência competitiva e se substitua pela tendência colaborativa ou, pelo menos, por uma adequada mistura das duas tendências. A rápida taxa de crescimento e desactualização do conhecimento, faz com que se insista não tanto na aquisição de muitos conhecimentos, mas na dotação de capacidades para os vir a construir ( aprender a aprender ) e, por outro lado, na Educação Contínua, ao longo da vida, como tão importante como a Educação Inicial, que prepara para a vida ativa.

Uma das funções da Educação seria a de desenvolver o capital intelectual dos estudantes, especialmente nas seguintes vertentes: A criatividade A flexibilidade A capacidade de resolução de problemas O engenho A inteligência colectiva A confiança profissional O espírito de risco O aperfeiçoamento contínuo E outra a de desenvolver o seu capital social, concretamente: A capacidade de formar redes A capacidade de construir relações A capacidade de contribuir para os recursos humanos da Sociedade em geral

DCP 2006 A missão dos professores seria então:

Uma das funções da Educação seria a de desenvolver o capital intelectual dos estudantes, especialmente nas seguintes vertentes: A criatividade A flexibilidade A capacidade de resolução de problemas O engenho A inteligência colectiva A confiança profissional O espírito de risco O aperfeiçoamento contínuo E outra a de desenvolver o seu capital social, concretamente: A capacidade de formar redes A capacidade de construir relações A capacidade de contribuir para os recursos humanos da Sociedade em geral

O ensino na Sociedade do Conhecimento é uma actividade complexa e paradoxal que envolve os papéis de catalisador ou de ensinar para, de contraponto ou de ensinar para além de, e de vítima ou de ensinar apesar de.

DCP 2006 A Escola da Sociedade Industrial, tinha como objectivo formar conhecedores, ao passo que a Escola da Sociedade do Conhecimento visa sobretudo formar aprendedores.