GRUPOS SOCIAIS Forma básica de associação humana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comportamento do Consumidor
Advertisements

Isidore Auguste Marie François Xavier Comte
AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Uma visão geral da vida em sociedade
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
CULTURA POLÍTICA Nome: Cristiane Prates. Professor: Dejalma Cremarese.
Formação da Comunidade, da Sociedade e da Cidadania.
Trabalho de Sociologia
COMUNIDADE, CIDADANIA E MINORIAS
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
Émile Durkheim Os fatos sociais.
ORGANIZAÇÃO Ana Cristina Macedo Magalhães.
CONVÍVIO SOCIAL e CONTATO SOCIAL
AGRUPAMENTOS SOCIAIS, INSTITUIÇÕES ,
Agrupamentos sociais.
Indivíduos e sociedade:
Interação Social Interação Social é uma acção social, mutuamente orientada, de dois ou mais indivíduos que entram em contacto visuais, conversas, estar.
GRUPOS SOCIAIS Forma básica de associação humana.
A Rede Social.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
GRUPOS SOCIAIS Correção dos exercícios
Revisão para Avaliação I
FAMÍLIA: avaliar para crescer
UNIDADE I: Indivíduo e Sociedade
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
AGRUPAMENTOS SOCIAIS, INSTITUIÇÕES ,
AGRUPAMENTOS SOCIAIS.
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Conceitos Básicos Interação social Define o fundamento do fato social
Estrutura familiar e dinâmica social
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
A sociologia de Emile Durkheim.
Conceito de Grupo.
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
Emile Durkheim e o fato social
Então vamos para a prova final!
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Sociologia – Professor Romildo Tavares
O Individualismo Metodológico
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS : QUAIS ESTRATÉGIAS
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
Os agrupamentos sociais
Sociologia das Organizações
Sociedade Societária Isolamento/ Impessoalidade/ Complexa Divisão do Trabalho/ Burocracia; A lógica que a estrutura, a da mercadoria, permeia todas as.
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
Moral e Direito.
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
CULTURA O QUE É?.
Os veículos de mídia como sistemas sociais
GRUPOS E AGREGADOS SOCIAIS
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
COMUNIDADE CIDADANIA E MINORIAS
Émile Durkheim
ESTÁCIO RECIFE – Professora Josineide de Meneses
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Itair Pereira da Silva
Gestão de Marketing de Moda Consumo Simbólico.. A comunicação esta diretamente ligada com o Consumo. Podemos dizer que o consumo é a adoção de algo que.
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
OBRAS: DA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO (1893);
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Teoria hipodérmica.
Grupos sociais.
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Émile Durkheim
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Conhecendo a comunidade COMUNIDADE  Um grupo social determinado por limites geográficos, valores e interesses comuns;  Um grupo de pessoas ou famílias,
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Transcrição da apresentação:

GRUPOS SOCIAIS Forma básica de associação humana. É constituído por pessoas que mantém um laço de afinidade por possuírem objetivos comuns e realizarem ações conjuntas. É toda reunião de duas ou mais pessoas associadas pela interação.

GRUPOS SOCIAIS Devido à interação social, os grupos mantém uma organização e são capazes de ações conjuntas para alcançar objetivos comuns a todos os seus membros. Os grupos sociais são formas estáveis de integração social. Contatos sociais duradouros mantém a estabilidade e a integração do grupo.

Grupos sociais “Enquanto não se estabelece a interação não existe o grupo, mas somente uma serialidade, em que cada indivíduo é equivalente a outro e todos constituem um número de pessoas equiparáveis e sem distinção entre si.” Exemplo de serialidade: pessoas em fila de ônibus

GRUPOS SOCIAIS Nos grupos sociais há: Normas, Hábitos, Costumes próprios, Divisão de funções, Posições sociais definidas

PRINCIPAIS GRUPOS SOCIAIS Grupo Familiar Grupo Vicinal: representado pela vizinhança Grupo Educativo Grupo Religioso Grupo Profissional Grupo Político Grupo de Lazer

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS GRUPOS SOCIAIS Pluralidade de indivíduos Interação social Organização Objetividade e exterioridade Objetivo comum Sentimento de “nós” ou consciência grupal Continuidade .

Tipos de Grupos Sociais Grupo Primário: predomina o contato direto, com intimidade. Ex.: família, vizinhança, grupos de lazer Grupo Secundário: contato de maneira pessoal e direta, mas sem intimidade ou de maneira indireta Ex.: igrejas, empresa Grupo Intermediário: alternam-se as duas formas de contato social, primários e secundários.

AGREGADOS SOCIAIS Reunião de pessoas com fraco sentimento grupal, mas mesmo assim,mantém entre si um mínimo de comunicação e de relações sociais. Não são organizados e as pessoas que deles participam são relativamente anônimas.

Tipos de agregados sociais MULTIDÃO Características: falta de organização; anonimato; objetivos comuns; indiferenciação; proximidade física.

MULTIDÃO Pode assumir forma pacífica ou tumultuosa. A integração das pessoas é ocasional Multidão cerca o carro que transporta o caixão do tenor italiano Luciano Pavarotti após seu funeral realizado na catedral de Modena. Pavarotti morreu na quinta-feira (6) aos 71 anos devido a um câncer no pâncreas. .

PÚBLICO Não se baseia no contato físico, mas na comunicação recebida pelos diversos meios de comunicação; É espontâneo; Todos recebem o mesmo estímulo que vem do jogo, da peça de teatro.

PÚBLICO A integração dos indivíduos é mais ou menos intencional- decidiram ir assistir ao jogo, ou à pela ou ao show. Estão sujeitos a certos regulamentos – compra de ingressos, horários. Os modos de pensar, agir e sentir do público compõem a opinião pública

MASSA Pessoas que assistem ao mesmo programa de televisão, vêem o mesmo anúncio em cartaz ou lêem em casa o mesmo jornal; Recebem opiniões veiculadas pelos meios de comunicação

MASSA Agrupamento de pessoas separadas e desconhecidas umas das outras. A formação das massas é espontânea. As pessoas estão unidas por um estímulo, mas não exprimem suas opiniões

Mecanismos de sustentação Liderança:Institucional;Pessoal Normas e sanções sociais:Aprovativa ;Reprovativa Símbolos sociais Valores sociais