O CONCEITO DA PALAVRA TRABALHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS COMPONENTE CURRICULAR: TEORIA POLÍTICA PROFESSOR: Drº.
Advertisements

Max weber busca explicar o capitalismo através de fatores externos à economia. Para Weber, o capitalismo se constitui a partir da herança de um modo de.
Quem é o homem ?.
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
ESTÉTICA 1.
A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
Sociedade Contemporânea: Globalização X Educação.
Pres. Tancredo Neves - Ba,
UNIJUI - Universidade Regional do Rio Grande do Sul DCS- Departamento de Ciências Sociais Programa de Pesquisa em Ciências Sociais Linha de Pesquisa: Meio.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
CURSO LIVRE DE HUMANIDADES
A perda da identidade do trabalho por causa do capitalismo
TRABALHO.
“O tempo externo nos rouba o tempo interno”. Albert Einstein
Sofrimento Psíquico e Trabalho
BEM-VINDO À DISCIPLINA
ÉTICA E CONSTRUÇÃO DA REALIDADE
O trabalho e o homem Criação e repetição.
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
A análise do capitalismo por Karl Marx
A NATUREZA E A CULTURA ENQUANTO DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA
Nasceu em Marburg, na Alemanha;
ESTÉTICA Arte e realidade
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
Isto pode ser demonstrado por países como Índia e  Egito, que tem mais de anos e são pobres.
CONCEITO IDÉIAS GERAIS, DESVELADAS PELA OPERAÇÃO INTELECTUAL DE ABSTRAÇÃO, E QUE PERMITE “EXPLICAR” A NATUREZA DO OBJETO EM ESTUDO; É CONSTRUIR TEORIA.
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
Evolução Social do Trabalho
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
ESTÉTICA HISTÓRIA E ESTÉTICA DA ARTE
Em busca de uma compreensão
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
IFSC Joinville Sociologia Profª Danielli Vieira
IDENTIDADES Conceito de identidade Prof. Augusto Mugnai.
PSICOLOGIA DO TRABALHO
Introdução a Questão Social
Introdução à Questão Social
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Trabalho, alienação e consumo
Profª. Taís Linassi Ruwer
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
Karl Marx ( ) - comprometimento em relação a classe trabalhadora
Max Weber e as ações sociais
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
O aparecimento da consciência humana
Karl Marx e as modos de produção social
Karl Marx e a Sociologia
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
HUMANIZAÇÃO E ALIENAÇÃO
Unidade 1: A Origem da Filosofia
IDEOLOGIA.
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
Texto : Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
As “três posições fundamentais”
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Surgimento da sociologia e Sociologia Clássica
Acadêmicos: Franklin Schappo Rodrigo Balen Tarlan Renk.
História do trabalho no Desenvolvimento Humano
O trabalho Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia e Trabalho I
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Período sistemático Aristóteles
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
1 CONVERSANDO SOBRE O MUNDO DO TRABALHO Profa. MS Vera Schmitz.
Max Weber.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.
Com o suor do seu rosto você comerá... Gênesis 3.19.
Transcrição da apresentação:

O CONCEITO DA PALAVRA TRABALHO

Na nossa língua a palavra trabalho se origina do latim tripalium. O QUE É TRIPALIUM? Na nossa língua a palavra trabalho se origina do latim tripalium. Segundo Albornoz (2002), tripalium é o instrumento feito de três paus aguçados, algumas vezes ainda munidos de pontas de ferro, no qual os agricultores bateriam o trigo, as espigas de milho, o linho, para rasgá-los e esfiapá-los.

Na palavra trabalho pode está implícito dois significados: 1º FRUTO DE UMA AÇÃO QUER FÍSICA OU INTECTUAL QUE RESULTE EM UM LEGADO, QUE GERE UM RECONHECIMENTO SOCIAL E ULTRAPASSE O TEMPO DA EXISTÊNCIA DE SEU “AUTOR” . EX.: UMA OBRA DE ARTE, UM LIVRO, UMA DESCOBERTA CIENTÍFICA

2º A AÇÃO ROTINEIRA E REPETITIVA, QUE DÁ AO TRABALHO A SUA CONOTAÇÃO DE LABOR, DE CANSAÇO, COMO AQUELE QUE TIRA A LIBERDADE, QUE CONSOME QUEM PRATICA. Ex.: Trabalhadores da linha de montagem das fábricas.

Trabalho como elo entre, a natureza a sociedade, o meio e o homem.

Dessa forma portanto, podemos relacionar o trabalho como o elo de ligação entre o homem e o meio, entre o homem e a natureza, entre o homem e a sociedade.

DIFERENÇA ENTRE TRABALHO FÍSICO E TRABALHO INTELECTUAL TRABALHO FÍSICO – AQUELE QUE É VISÍVEL, PAUPÁVEL. TRABALHO INTELECTUAL, É AQUELE QUE PROJETA UM DETERMINADO FIM.

TRABALHO FÍSICO E INTECTUAL TRABALHO INTELECTUAL TRABALHO FÍSICO FIM ESPERADO PROJETO, VISUALIZAÇÃO DO QUE SE DESEJA REALIZAÇÃO DO PROJETO O QUE SE FOI PROJETADO, PENSADO.

EXEMPLO DE TRABALHO INTECTUAL E FÍSICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL, OS ENGENHEIROS PROJETAM (TRABALHO INTELECTUAL); OS PEDREIROS EXECUTAM (TRABALHO FÍSICO). A PONTE OU O PRÉDIO SÃO EXEMPLOS DO FIM DESEJADO

Essa conotação dada ao trabalho foi utilizada até início do século XV Essa conotação dada ao trabalho foi utilizada até início do século XV. Depois ele passa do sentido de sofrer, para sentido de laborar, obrar.

Albornoz (2002), na linguagem cotidiana a palavra trabalho tem muitos significados embora pareça compreensível, como uma das formas elementares da ação dos homens, o seu conteúdo oscila. As vezes lembra dor, tortura, suor do rosto, fadiga. Noutras mais que aflição e fardo, designa a operação humana de transformação da matéria natural em objeto de cultura.

Antunes (2005) aponta que desde o mundo antigo e sua filosofia, o trabalho vem sendo compreendido como expressão de ida e degradação, criação e infelicidade, atividade vital e escravidão, felicidade social e servidão.

MAS SEJA O TRABALHO DENOTANDO SOFRIMENTO, SEJA DE LABOR DENOTANDO ESFORÇO, A VERDADE É QUE NOS NOSSOS DIAS, ELE É SINÔNIMO MUITAS VEZES DE TORTURA, SOBRETUDO SE ANALISARMOS A EXPLORAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA.

Para Marx (1932), a primeira atitude histórica dos indivíduos, em relação aos animais, não é o fato de pensar, mas o de produzirem seus meios de sobrevivência.

A ORIGEM E A EVOLUÇÃO DO TRABALHO NA HISTÓRIA NATUREZA AGRICULTURA INDUSTRIALIZAÇÃO TRANSFORMA A MATÉRIA-PRIMA E PREOCUPA-SE COM A ACUMULAÇÃO DE RIQUEZA, ALÉM DA SUBSISTÊNCIA COLHE O QUE ESTAR NA NATUREZA PREPARA A TERRA, PLANTA, CULTIVA O ALIMENTO

O TRABALHO MUITAS VEZES PERDE SUA ESSÊNCIA E SE TRANSFORMA NO EMPREGO O TRABALHO MUITAS VEZES PERDE SUA ESSÊNCIA E SE TRANSFORMA NO EMPREGO. POR EXEMPLO, DIZER QUE NÃO TEM EMPREGO PARA MÉDICOS NO INTERIOR DO PAÍS NÃO SIGNIFICA DIZER QUE NÃO TENHA TRABALHO, AFINAL EXISTEM PESSOAS DOENTES E CARENTES QUE PRECISAM DOS SERVIÇOS MÉDICOS TERAPÊUTICOS OU PREVENTIVOS.

MAS O QUE ACONTECE NÃO É VOCAÇÃO, MAS UM ESTRANHAMENTO, UM FETICHE DO TRABALHO REALIZADO; PORTANTO O HOMEM AO VER O FRUTO DO SEU TRABALHO COMO ALGO QUE NÃO LHE PERTENCE, COMO ALGO ESTRANHADO, SURGE COMO RESULTADO DESTE TRABALHO, NA SOCIEDADE CAPITALISTA A DESREALIZAÇÃO DO SER SOCIAL.

PORTANTO, PODEMOS DIZER QUE, SE POR UM LADO, O TRABALHO É UMA ATIVIDADE HUMANA CENTRAL NA HISTÓRIA HUMANA, EM SEU PROCESSO DE SOCIABILIDADE, POSTERIORMENTE, COM O ADVENTO DO CAPITALISMO, DEU-SE UMA TRANSFORMAÇÃO ESSENCIAL QUE O ALTEROU E O COMPLEXIFICOU. (HELLER apud ANTUNES)

É INTERESSANTE CONTUDO, A VOLTA AO TRABALHO NO SIGNIFICADO MAIS ABUNDANTE DO TERMO, ONDE TRABALHO E PRAZER POSSAM ENTRELAÇAR-SE FAZENDO DO INDIVÍDUO UM SER HUMANO QUE SE REALIZE ATRAVÉS DE SUA AÇÃO DESEMPENHADA COMO CONDIÇÃO PRIMORDIAL DE SUA EXISTÊNCIA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. Coleção Primeiros Passos. Editora Brasiliense. São Paulo, 2005. ANTUNES, Ricardo Luís Coltro. O caracol e sua concha ensaios sofre a morfologia do trabalho. Boitempo Editorial. São Paulo, 2005. http://images.google.com.br MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemão, São Paulo. Ed. Martin Claret, 2005. Quintaneiro, Tânia;BArobosa, Maria Lígia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro de. Um Toque de Clássicos. Ed. UFMG, Belo Horizonte, 2002. 2ª ed. Ver. Ampl.