(Escandinávia e Países Bálticos)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Climas brasileiros e domínios climáticos
Advertisements

ATIVIDADE INDUSTRIAL.
América Latina : Quadro natural
EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
Canadá Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2012.
Oceanos e mares Professor Neno
Regiões do Brasil.
Oceania.
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
Europa – paisagens naturais e problemas ambientais
AMÉRICA LATINA.
Europa – Aspectos Gerais
POPULAÇÃO E POVOAMENTO
Islândia Uma ilha no Atlântico Norte.
RUSSIA.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Estrutura Interna da Terra
Divisão Regional da Europa
CANADÁ.
ANTÁRTICA UM VASTO CONTINENTE.
Economia Européia.
SUB-REGIÃO: AMÉRICA PLATINA
EUROPA – Un II Física Limites da Europa:
CAPÍTULO 4 – AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
Cordilheira do Himalaia
GEOGRAFIA HOMEM & ESPAÇO ELIAN ALABI LUCCI E ANSELMO LAZARO BRANCO
Terra dos vikings apresentação: norma c. haber.
A NOVA CHINA.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
RELEVO O relevo é o conjunto das irregularidades que a superfície terrestre apresenta.
Islândia.
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
Placas Tectônicas e Magma
Professor Luiz Felipe Geografia
9º ANO – 3º BIMESTRE - TU 902 – AULA 4
EQUIPE: MARIANA, LARISSA, Mª ALICE, YAN, FELIPE E JOÃO PEDRO. – 6º A
Professora Carol/Geografia
Economia dos Estados Unidos da América
Trabalho de geografia Agricultura e pecuária
URSS.
A exploração dos recursos naturais
O Continente Europeu.
Naturezas européias Planícies, Planaltos e montanhas
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
B. Que fatores explicam a distribuição da população em Portugal?
Formas de Relevo Submarino
A. Que padrões apresenta a distribuição da população?
Europa: aspectos físicos
AGRICULTURA E PECUÁRIA
UNIDADE E DIVERSIDADE DA EUROPA
EUROPA.
JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA
O Continente Europeu.
O domínio da prairie: Compreende a região das planícies centrais. - Se transformou num imenso espaço de cultivo de cereais onde os campos plantados substituíram.
O continente Europeu: Físico
PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS. PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS.
EUROPA UNIDADE II CAPÍTULOS 4, 5 E 6.
MÉXICO.
Continente europeu Aspectos gerais Localização: * Hemisfério norte
Geografia – Profª Bruna Andrade e Elaine Camargo
Clima polar ANTÁRTIDA Curso Técnico em Meio Ambiente Professor: Vandeir Robson Turma: 1º NA Subsequente Componentes: Camila Rodrigues, Fernanda Faria,
GEOGRAFIA DO PARANÁ.
Islândia Uma ilha no Atlântico Norte.
Canadá América do Norte América Anglo-Saxônica EUA, Canadá, México
Continente europeu A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos.
CARACTERÍSTICAS NATURAIS
Professor Hudson de Paula
O PLANETA TERRA A Terra tem uma forma esférica, achatada nos polos, e nela existem oceanos e continentes. Oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Antártico.
E UROPA. A LGUMAS R EGIONALIZAÇÕES DA E UROPA 1ª) Europa Setentrional Países que fazem parte da Europa Setentrional: Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca.
Transcrição da apresentação:

(Escandinávia e Países Bálticos) Europa setentrional (Escandinávia e Países Bálticos) Escandinávia: Noruega, Suécia, Dinamarca, Islândia e Finlândia. - Região com condições naturais muito adversas com invernos longos e rigorosos e solos geralmente pobres.

Europa Setentrional

Apresentam grande desenvolvimento econômico e social, resultantes da diversificação industrial e explotação intensa dos recursos naturais: - potencial hidrelétrico; - pesca; - madeira. - Minerais: petróleo, carvão mineral e gás natural

Mantiveram-se neutros durante os grandes conflitos do século XX. Atualmente estão completamente integrados ao processo de globalização e à economia de mercado.

Islândia:

Islândia: Obteve independência 1944. É a segunda maior ilha da Europa. Tangenciada pelo Círculo Polar Ártico. É de origem tectônica, tendo em média 100 vulcões ativos na atualidade. O litoral é composto predominantemente por fiordes.

Curiosidades 1. Na Islândia, as diferenças de temperatura entre as massa geladas e o calor dos vulcões criam diversos fenômenos naturais. As rochas exalam vapores vulcânicos que esculpem cavernas ou transformam águas geladas em ilhas de água morna no meio do gelo.

Explosão de vulcão em um ambiente coberto por neve

Fiordes na costa da Islândia

Os Fiordes: braço de mar, em norueguês Os Fiordes: braço de mar, em norueguês. Trata-se de vales em "U", extremamente profundos onde se exerceu a prolongada erosão dos glaciares. Alguns fiordes suecos chegam a atingir 1200 m de profundidade. Na Groenlândia., existe um fiorde que avançou 313 km pelo interior do país.

Fiorde na Islândia

Gêiseres da Islândia

Aproximadamente 92% da população se concentra nas áreas litorâneas. Principal atividade econômica: pesca (atum e merluza). Os alimentos são importados em sua grande maioria. A energia geotérmica abundante, favorece a produção industrial;

O país possui um dos mais altos índices médios de leitura do mundo: cerca de 9 livros lidos anualmente por habitante. Na capital, existem mais livrarias do que bares.

Noruega Capital: Oslo Conhecida como Via do Norte

Habitada pelos vikings (povo dedicado a pirataria e exploração de terras). - Independência em 1905. - Inclui terras além do Círculo Polar Ártico. - Terreno bastante montanhoso (Alpes Escandinavos). - O litoral Atlântico é composto por fiordes

Fiorde da Noruega

As condições climáticas tornam difícil a fixação populacional na região Norte e Central; Imagem do Norte da Noruega

Norte da Noruega

Sul da Noruega

A pesca corresponde à principal atividade econômica ( Arenque, Bacalhau e Salmão), constituindo a segunda maior frota pesqueira do continente, perdendo somente para a Rússia. Pesca de bacalhau

Pescado na Noruega

A maior parte dos alimentos são importados. Grande desenvolvimento industrial, com destaque para as siderúrgicas e metalúrgicas, fertilizantes, petroquímica e naval. A Noruega está também entre as maiores produtoras mundiais de papel de imprensa.

Suécia: Capital: Estocolmo Chamada de “Terra do Norte”.

Ocupa a maior extensão da península escandinava. Relevo bastante montanhoso, com presença de profundos fiordes.

Ponte que separa a Suécia da Dinamarca

A população se concentra no sul e no centro do país. A ilha de Gamla Stan (Cidade Velha) é localizada na capital e maior cidade da Suécia, Estocolmo.

Importação da maior parte dos alimentos; No setor primário se destaca a extração vegetal (produção de papel jornal e industria madeireira). Apresenta um intenso e variado setor industrial apoiado na presença de jazidas de ferro, carvão mineral, petróleo, gás natural e energia hidrelétrica.

Multinacionais suecas: Ericson; Volvo; - Eletrolux;

FINLÂNDIA: . Capital: Helsinque. Independência em 1917.

Aproximadamente 1/3 da extensão localiza-se além do Círculo Polar Ártico; Recorre a importação de alimentos; Destaque para a pesca; Indústria variada, porém tem destaque para indústrias de eletrônica e telecomunicações; Multinacionais: NOKIA

Paisagens típicas da Finlândia Na Finlândia todos têm direito a uma educação básica gratuita que inclui o equipamento necessário e os livros escolares, transporte, se for preciso, serviços de saúde e refeições.

DINAMARCA: Capital: Copenhague

Composto por uma parte continental: - Península da Jutlândia; E uma insular: - Arquipélago com cerca de 500 ilhas dispostas no entorno da península, além da maior ilha do mundo: Groenlândia

Apresenta clima temperado oceânico, com influência da corrente do Golfo. Diferente dos demais países da Escandinávia, a Dinamarca não possui vazios demográficos, com exceção da Groenlândia, onde os 50 mil habitantes se concentram no litoral Sudoeste e Sul.

Apresenta um setor primário importante, devido a presença de solos férteis e clima moderado, garantido alta produtividade de cereais, batata e beterraba açucareira. A Dinamarca se encontra entre os maiores produtores laticínios do mundo

Produção Nacional Total União Europeia As grandes culturas Trigo             Produção Nacional Total União Europeia   As grandes culturas  Trigo  4 432 955 toneladas  105 000 000 toneladas  Cevada  37 790 toneladas  53 000 000 toneladas  Centeio  347 782 toneladas .  Batata  1 502 137 toneladas  50 000 000 toneladas  Beterraba sacarina   3 545 178 toneladas  117 000 000 toneladas  Açúcar de beterraba  1 497 162 toneladas  17 000 000 toneladas  1º exportador mundial de carne de porco  Bovinos  2 000 000 cabeças  82 000 000 cabeças  Ovinos  120 000 cabeças  95 000 000 cabeças  Suínos  13 000 000 cabeças  123 000 000 cabeças  Carne de aves  205 100 toneladas  Leite  4 657 000 toneladas  121 869 000 toneladas  Manteiga  47 900 toneladas  Queijo  290 000 toneladas  Ovos  78 200 toneladas  

 As produções vegetais  Legumes frescos  220 000 toneladas  52 700 000 toneladas  Frutas  51 000 toneladas .  A madeira  Madeira bruta  1 159 000 m3  Madeira energética   556 000 m3  Um país de pesca  Pesca  1 400 000 toneladas de pescado  5 975 000 toneladas

A pesca também apresenta destaque. O setor industrial, apesar de ser desenvolvido, sofre com a falta de matéria-prima e energia que é importada de outros países da Europa.

PAÍSES BÁLTICOS:

Localizados na península báltica Localizados na península báltica. Viveram anexados à União Soviética de 1940 até 1991. A partir de sua independência estabeleceram acordos de livre comercialização entre eles, formando um pequeno mercado comum. A economia dos três países está voltada predominantemente para a indústria.