Treinamento COLETA SELETIVA Resíduos Sólidos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Advertisements

O espaço geográfico e as atividades humanas
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
E.E. ABADIA FAUSTINO INÁCIO
ALUNOS: ALESSANDRA ORTEGA
As TIC e as Novas Áreas Curriculares
SAÚDE E MEIO AMBIENTE FAÇA VOCÊ MESMO.
Lixo: um problema nosso
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
O QUE ESSA IMAGEM REPRESENTA PARA VOCÊ ?.
OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
Meio Ambiente..
Gestão Ambiental.
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Lixo O lixo é uma das maiores fontes de poluição da Terra, e prejudica o meio ambiente, e esta pondo em risco a sobrevivência no planeta. Felipe nº5 Fernando.
Treinamentos A questão do lixo.
Resíduos.
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais
Tudo aquilo que deitamos fora pode ser reaproveitado.
Economize Água * Uma torneira pingando um pouco mais de uma gota por segundo pode desperdiçar, em um dia, 46 litros de água!! * Se tiver piscina, mantenha-a.
Agrupamento de Escolas de Alijó
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
Desenvolvimento sustentável.
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
O LIXO UM TESOURO?.
Lixo do Planeta Introdução Tarefas Processo Avaliação
Gestão de resíduos perigosos
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB 2,3 do Pinhão
Impacto da Extração de Matérias Primas da Natureza
Reciclagem de Embalagens.
Protege a Natureza! Recicla.
Educação para a Sustentabilidade
Os 4’Rs.
Lixo Um tesouro.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Política dos três Rs (4).
Processo de Reciclagem do Vidro
Bráulida Fernandes nº5 Jéssica Gomes nº10 Lisandra Maia nº14
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
CIPA 2013/2014.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO –
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 4º BIMESTRE
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
A poluição Os impactes da poluição Os impactes da poluição.
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Dia do Design Sustentável
Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental- SAIC SACOLAS PLÁSTICAS Impacto ambiental e soluções para a redução do consumo.
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
10 Diretivas do Município Verde Azul
Contaminação e Poluição Ambiental Sabrina Oliveira Pâmela Pachetti
Meio Ambiente.
RECICLAGEM.
Coleta Seletiva e Reciclagem
Reciclagem Separação dos resíduos
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
O lixo também faz parte da sua vida!
O MEIO AMBIENTE É TUDO QUE NOS CERCA
TREINAMENTO BÁSICO INTRODUTÓRIO – TBI
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Capítulo 7 – Resíduos Sólidos
S EPARAÇÃO E RECICLAGEM Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8ºA.
Separação e Reciclagem
Transcrição da apresentação:

Treinamento COLETA SELETIVA Resíduos Sólidos Segurança do Trabalho

LIXO - Entendendo o problema Toda atividade resulta lixo. São montanhas de resíduos domiciliares, industriais, comerciais e hospitalares de todas as cidades e de todo o mundo, que se acumulam nos lixões a céu aberto. A mistura de materiais e a maneira como o lixo é despejado nestes locais é extremamente perigosa, atrai insetos e animais e pode ser causador de sérias epidemias. Com a ação da chuva sobre o lixo em decomposição, o subsolo e os lençóis subterrâneos de água são contaminados. O ar também se contamina por causa dos dos gases gerados a partir dos resíduos. Nas cidades, o lixo entope boeiros, esgoto e galerias, causando enchentes.

PARA PENSAR Se todo o lixo produzido pelo Brasil em apenas uma semana fosse colocado em uma única lata, ela teria o tamanho do estádio do Maracanã.

Melhorar o planeta, começa com a gente! “Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só pode fazer um pouco”

O Lixo nosso de cada dia, será realmente Lixo? Mudança de Conceito O Lixo nosso de cada dia, será realmente Lixo?

* O que é Reciclagem? São` processos de determinados materiais, fazendo com que os mesmos retornem ao seu ciclo de produção, após ter sido utilizado e descartado.

Por que RECICLAR? * Diminuição da quantidade de lixo a ser aterrado; * Preservação dos Recursos Naturais; * Economia de energia; * Diminuição da Poluição; * Geração de Empregos;

Soluções para nosso Lixo: REDUZIR - a quantidade de lixo produzida REUTILIZAR - ou seja, dar uma nova utilidade para os materiais, antes de descarta-los. RECICLAR - separar o lixo para Coleta Seletiva, que será encaminhado para se transformar em matéria-Prima de outros produtos.

Identificando o nosso Lixo: MARROM ORGÂNICOS AZUL PAPÉIS VERMELHO PLÁSTICOS AMARELO METAIS VERDE VIDROS

Resíduos Orgânicos A cozinha e refeitórios são grandes geradores de lixo orgânico. São sobras dos alimentos que são deposi - tados em lixões a céu aberto. O resultado é uma grande quantidade de resíduos altamente tóxicos.

Sua decomposição sem os devidos cuidados provoca líquido e gases, que poluem o ar, alteram a composição do solo e contamina às águas. Formam muitas bactérias, e atraem muitos insetos. Esses animais espalham doenças e causam inúmeros problemas. O Lixo Orgânico poderia ser reduzido se tomássemos algumas medidas simples, como: aproveitar os alimentos ao máximo, evitando desperdício.

Papéis Em condições normais o papel leva de 3 a 6 meses para se decompor, porém os hábitos e as exigências do mercado fazem com que poucos papéis sejam consumidos na sua forma natural, tintas e vernizes que lhe dão uma aparência moderna, alteram suas caracte - rística e o transforma no grande vilão da natureza.

Cada tonelada de papel reciclado economiza: 26 mil litros de água 5 mil watts de energia elétrica 100 litros de combustível 20 árvores Uma tonelada de papel que vai para a reciclagem, deixa de ocupar 3 metros cúbicos de espaço nos lixões e aterros. Diariamente, o Brasil consome 5 mil toneladas de papel. Isso equivale a um prédio de 10 andares, dos quais apenas 3 são reciclados. O papel pode ser reaproveitado até 08 vezes, sem perder sua utilidade.

O que pode e o que não pode ser reciclado. Papel

Plástico Por ser um material durável, é um grande problema para o Meio Ambiente. Uma garrafa de refrigerante, pode durar mais de 100 anos. Os plásticos não podem ser incinerados, pois liberam grande quan- tidade de gases tóxicos, durante este processo, poluindo atmosfera. Baleias do Canadá foram consideradas “Lixo Tóxico”, por apre - sentarem altas taxas de compostos por produtos plásticos, em seus organismos.

O que pode e o que não pode ser reciclado. Plástico

Metal O processo de decomposição leva entre 5 e 1.000 anos, e lança no ambiente chumbo, zinco e níquel. O Alumínio nunca se deteriora. Cada vez que jogamos uma lata de alumínio (cerveja), estamos desperdiçando a mesma energia que seria gerada por uma lata de gasolina. Uma tonelada de alumínio reciclado evita a extração de 5 toneladas de bauxita, sem a derrubada de florestas e com economia de 95% de energia.

O que pode e o que não pode ser reciclado. Metal

Vidros O vidro não é Biodegradável, ele praticamente não se decompõe, esse processo pode levar até 4000 anos. O Brasil gera 800 mil toneladas de vidro por ano, destes apenas 35% são reciclados. O vidro é 100% reaproveitado, cada quilo que vai para reciclagem, fornece exatamente 1 quilo de material novo. A energia poupada pela reciclagem de uma única garrafa de vidro pode manter uma lâmpada de 100W acesa por 4 horas.

O que pode e o que não pode ser reciclado. Vidros

Resíduos de Isopor O que fazer?

Embalagens sujas ou com líquidos não podem ser recicladas Limpeza dos Materiais Embalagens sujas ou com líquidos não podem ser recicladas

O que fazer para diminuir o problema do lixo? * Evitar comprar mercadorias com excesso de embalagem; *Diminuir o uso do papel; * Reutilizar mais itens de produto, como roupa, papel e livros; * Se Possível, comprar sempre produtos reciclados; * Reciclar o maior número de itens de produto; * Evitar eliminar produtos que contenham substâncias tóxicas em locais inadequados, procurando entidades que utilizam a reciclagem de tais produtos;

* Participar de programas de educação ambiental relativos ao tema. * Pressionar as indústrias e o comércio para que imple- mentem medidas de redução da poluição por dejetos; * Pressionar os políticos, legisladores e autoridades para que criem e desenvolvam leis e projetos de diminuição de dejetos irregulares; * Pressionar os meios de comunicação para que cobrem das autoridades e empresas uma correta atitude ambientalista em relação à questão do lixo; * Participar de programas de educação ambiental relativos ao tema. Colabore!!!

Lixo Gerado 2001

Meta à Atingir 2002

“Na Natureza nada se perde, tudo se transforma”

O que você acha que pode ser melhorado à respeito do Lixo? Colabore, dê suas sugestões!!!