3° Seminário Nacional sobre SAÚDE EM DESASTRES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OBJETIVO Definir objetivos estratégicos de Vigilância em Saúde prioritários para o PSMC-Saude e discutir a proposição de ações para o Eixo de Vigilância.
Advertisements

Iniciativa Portaria 397, 09 de outubro de 2007
A Mudança do clima e seus efeitos saúde
Plano “VISA na Atenção Básica”
Prioridades e Desafios da Divisão de Informação – CONPREV para 2007 Oficina de operacionalização da Rede de Atenção Oncológica.
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
DTS/Aids/Hepatites Virais
DST/AIDS e População Negra
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Avaliação das coberturas vacinais da hepatite B
A formação profissional técnica de
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL dos riscos associados aos
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - RN 11/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SC 3/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - MA DIA:11/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SE 10/12/2012.
AVANÇOS E PERSPECTIVAS DE INSTRUMENTOS LEGAIS
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PE 10/12/2012.
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL DE
Gestão de Risco de Desastres no SUS Guilherme Franco Netto
Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL DE
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL dos riscos associados aos DESASTRES de origem ANTROPOGÊNICA, resultante de acidentes com produtos químicos perigosos SMS/SPjunho/2011.
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos VIGILÂNCIA.
Capacitação em Eventos
Mudanças Climáticas e Saúde: Eventos extremos climáticos e desastres de origem natural relacionados ao clima 1ª Oficina de Trabalho de Elaboração do.
ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL E SAÚDE DO TRABALHADOR EM ACIDENTES QUÍMICOS VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE POPULAÇÕES EXPOSTAS A CONTAMINANTES QUÍMICOS.
Vigilância em Saúde Ambiental Programa VIGISOLO
PARÂMETROS PARA PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DA ASSISTÊNCIA
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
Painel: Aspectos destacados
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Panorama da Saúde no Brasil
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
REDE AMAMENTA BRASIL EM MATO GROSSO DO SUL
ATS NA ANS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE
O Programa Nacional de controle tem origem no antigo programa materno infantil do ministério da saúde, que em 1977 instituiu a realização de exame preventivo.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Estratégias para o Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária
O Ambiente e suas implicações para a Saúde
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Contextualização da Promoção da Saúde no Brasil e o Papel da Formação Adriana Castro Departamento de Análise de Situação de Saúde Setembro/2007.
Avaliação na Atenção Básica
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
Estratégia Nacional para Redução dos Acidentes do Trabalho
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS:
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
PROFORMAR Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde.
SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Pesquisa e Inovação Margareth Crisóstomo Portela Vice-Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Própria construção do.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
ÁREA TÉCNICA SAÚDE DO IDOSO
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Identidade e Vigilância Em Saúde SANDRO LUIZ NETTO Adaptado.
AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL FORTALECENDO A DEFESA CIVIL - O PLANO NACIONAL DE GESTÃO DE RISCOS E RESPOSTA A DESASTRES NATURAIS Ministério da Saúde Joinville/SC,
POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA SITUAÇÃO ATUAL Brasília – DF Outubro de 2011 Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas SEPPIR-PR.
Transcrição da apresentação:

3° Seminário Nacional sobre SAÚDE EM DESASTRES 5 a 7 de outubro de 2011 Brasília-DF

POLÍTICA NACIONAL DE MUDANÇA DO CLIMA Plano Setorial de Saúde para Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima – PSMC – Saúde Brasília, 6 de outubro de 2011

Um problema de desigualdades: emissão de gases de efeito estufa CENÁRIO Um problema de desigualdades: emissão de gases de efeito estufa Fonte: Countries scaled according to cumulative emission in carbon equivalent to 2002. Patz et al, Ecohealth, December 2007

Um problema de inequidades: impactos na saude CENÁRIO Um problema de inequidades: impactos na saude Fonte: Countries scaled according to cumulative emission in carbon equivalent to 2002. Patz et al, Ecohealth, December 2007

SAÚDE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS Fonte: McMichael, Woodruff e Hales. Lancet, 2006.

AVANÇOS E RESULTADOS 2007 Oficina sobre mudanças climáticas globais, produção e propagação de doenças - 7ª EXPOEPI; 2008 Seminário na Amazônia - Dia Mundial da Saúde - Rio Branco/AC; Participação na Oficina Regional América Latina e Caribe sobre Saúde e Mudança do Clima; Oficina Pan-Amazônica de Saúde Ambiental – OTCA; Projeto BID/OTCA; Workshop sobre Mudanças Climáticas e Impactos à Saúde; 2009 Oficina do Observatório de Clima e Saúde. Seminário MERCOSUL - Clima e Saúde Plano Regional de Mudança do Clima 2010 Observatório de Clima e Saúde.

OBSERVATÓRIO CLIMA E SAÚDE AVANÇOS E RESULTADOS OBSERVATÓRIO CLIMA E SAÚDE SIA Sistemas de Informações Ambientais SIS Sistemas de Informações de Saúde SIC Sistemas de Informações Climatológicas SISE Sistemas de Informações Socioeconômicas Migração, População, Vulnerabilidade Dados brutos (precipitação, temperatura) Previsões Notificações, Internações, Mortalidade. Séries históricas Imagens. Queimadas, Uso e cobertura do solo Dados Teorias Experiências Análise Comunicação Gestores Alerta Cidadãos Informação permanente Especialistas Dados, ferramentas Modelos de previsão e de risco Evidências Eventos Fotografias Depoimentos

AVANÇOS E RESULTADOS

PLANO NACIONAL DE MUDANÇA DO CLIMA OBJETIVOS: 6º - Fortalecer ações intersetoriais voltadas para redução das vulnerabilidades das populações. MEDIDAS: Incentivo aos estudos, pesquisas e capacitação para aprofundar o nível de conhecimento sobre os impactos da mudança do clima sobre a saúde humana. Fortalecimento das medidas de saneamento ambiental. Fortalecimento das ações de comunicação e educação ambiental. Identificação de ameaças, vulnerabilidades e recursos (financeiros, logísticos, materiais, humanos, etc.) para elaboração de planos de prevenção, preparação e respostas a emergências de saúde pública. Estímulo e ampliação da capacidade técnica dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em saúde e mudança do clima. Estabelecimento de sistemas de alerta precoce de agravos relacionados a eventos climáticos. Criação de um painel de informações e indicadores para monitoramento de eventos climáticos e seus impactos na saúde.

PLANO SETORIAL DA SAÚDE Objetivo Geral: Estabelecer diretrizes e estratégias nacionais para adaptação do SUS frente às Mudanças do Clima e para contribuir com a mitigação, por meio da redução da emissão dos gases de efeito estufa (GEE) nos processos e serviços de saúde;

PLANO SETORIAL DA SAÚDE Objetivos Específicos: Definir estratégias, diretrizes e ações para Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima para: Vigilância em Saúde; Atenção à Saúde; Produtos para a Saúde; Serviços de Saúde; Pesquisa e Educação em Saúde.

PLANO SETORIAL DA SAÚDE Estrutura – Eixos temáticos: PNMC Saúde Pesquisa e Educação em Saúde Produtos para a Saúde Serviços de Saúde Atenção à Saúde Vigilância em Saúde

PLANO SETORIAL DA SAÚDE Cronograma – 2011 - Reunião com Secretarias do MS; - Reuniões Setoriais Out/2011 - Instituição da Comissão e Comitê Executivo Nov/2011 - Organiza-ção das Oficinas Temáticas Dez/2011 1ª Oficina – Eixo Vigilância em Saúde 2ª Oficina – Eixo Atenção à Saúde

PLANO SETORIAL DA SAÚDE Cronograma 2012 Jan/2012 3ª Oficina – Eixo Produtos para a Saúde e Serviços de Saúde Fev/2012 4ª Oficina – Eixo Educação e Pesquisa em Saúde e Mudanças Climáticas Mar/2012 - Consolida-ção dos Resultados Abr/2012 - Consulta Pública do PSMC – Saúde Mai/2012 - Consolida-ção PSMC – Saúde após a Consulta Pública

PLANO SETORIAL DA SAÚDE

PLANO SETORIAL DA SAÚDE (PSMC – SAÚDE) Local/Área de Atuação: Abrangência Nacional Áreas envolvidas no Ministério da Saúde: Secretarias e respectivos departamentos; Unidades Vinculadas: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Fundação Nacional de Saúde (FUNASA); Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (HEMOBRAS). Demais componentes do Sistema Único de Saúde (SUS) – SES, SMS, CONASS, CONASEMS, CNS.

Obrigada. Eliane Lima e Silva CGVAM/DSAST/SVS/MS Telefone: (61) 3213 8438 www.saude.gov.br/pisast