UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE TECNOLOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Advertisements

Estágio Supervisionado II – Ensino de Ciências
Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Federal de Santa Catarina Proteção Legal do Aqüífero Guarani na zona de recarga do mesmo no município de.
1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
PLANO DE GESTÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
DEFESA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA
INSTALAÇÃO E MANEJO DE DIFERENTES SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO
EXPOSIÇÃO HUMANA À AGROTÓXICOS NA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO
Autor: Ridelson Farias de Sousa Campina Grande, 30 de Outubro de 2007.
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
Rede EcoVazão Objetivo Geral
Inventário de ciclo de vida do Diesel
enquadramento de corpos de água
Sistemas de Informação para a Gestão de Recursos Hídricos
DESERTIFICAÇÃO Informe Nacional Brasil
Informativo Número 1 | Abril de 2012 | Botucatu/SP Realização : Financiamento: Apoio: Prefeitura Municipal de Botucatu Subsecretaria.
Educação Ambiental - GPEEA
PROGERIRH / PRODHAM.
Curso Técnico em Meio Ambiente
COLÉGIO PEDRO II Unidade Escolar Engenho Novo II SESOP PROGRAMAS E ESTÁGIOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO SALA VERDE
Conhecer a nossa história
Centro de Excelência em Águas- HidroEx
OBJETIVO E CONTEXTUALIZAÇÃO RESULTADOS E CONCLUSÕES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Segunda parte: Análise sistêmica
_____Protagonismo Social_____Cuidado Ambiental____Solidariedade Econômica____Respeito Cultural______ Práticas inovadoras de Tecnologias Sociais, empreendedorismo.
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS
Missão do IFAM Promover com excelência a educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Plano de Desenvolvimento Anual.
Racionalização de investimentos em pastagens: uma abordagem sistêmica no processo decisório Ivo Martins Cezar.
TEMA - 1 Princípios da PNRS
“ Agricultura e Meio Ambiente” Botucatu, 29 de outubro de 2007 Engº Agrº Cláudio Antônio Baptistella Gerente Técnico – PEMH CATI/SAA.
Gerhard Valkinir Cabreira
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Subprograma de Ciência e Tecnologia Fase II / PPG7 SUB-REDE RECUPERAMAZ Alternativas para recuperação de áreas degradas na Amazônia.
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
Agroecologia.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
Apresentação Diagnóstico Social
Aluno-autor: Marcela Prado Silva, bolsista CNPq/PIBIC
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
Projeto Formação GESAC. O Programa GESAC e seus Parceiros Foi criado pela Portaria MC 256, de 13/03/2002 e regulamentado pela Portaria MC 483, de 12/08/2008.
Garantir a oferta de água para melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Tornar-se até 2011 uma empresa de excelência no atendimento.
SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Cartografia Temática Cartografia Temática
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Parte III Gestão Ambiental.
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Tratamento de Água e Esgoto
Experimento sobre combustão OFICINA TEMÁTICA COMBUSTÍVEIS: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO Fernanda Soares Pinto de Souza¹, Tomais.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
SOEBRAS ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA DO BRASIL INSTITUTO SUPERIOR TECNOLÓGICO REGIONAL - INTER DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL “Grade Curricular Geral”
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA IT197 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA Aluno: Hudson de Sousa Nardi Matricula: 200022509-6 Seropédica, RJ

Dr. José Ronaldo de Macedo ORIENTADORES: Dr. José Ronaldo de Macedo Pesquisador da Embrapa/CNPS Profº. Dr. Gilson Candido Santana Professor do Departamento de Engenharia da UFRRJ ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA -UFRRJ

HISTÓRICO DA EMBRAPA/CNPS A Embrapa Solos é uma unidade descentralizada da Embrapa, sendo referência internacional para solos tropicais. Sua sede está localizada na rua Jardim Botânico, 1024 Jardim Botânico - Rio de Janeiro/RJ. Atua em todo o território nacional priorizando o planejamento de uso sustentável das terras, fornecendo subsídios para tomada de decisões e contribuindo para o avanço do conhecimento técnico-científico na área de ciência do solo. Suas ações são centradas na visão integrada do solo e da água. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA -UFRRJ

PROJETOS ENVOLVIDOS WORKSHOP DE INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÕES OBTIDAS NO ÂMBITO DO PROJETO PRODETAB AQÜÍFEROS REÚSO AGRÍCOLA DE ESGOTOS SANITÁRIOS TRATADOS SEGUNDO DIFERENTES PROCESSOS E GRAUS DE TRATAMENTO SISTEMAS DE PRODUÇÃO DO TOMATE ECOLOGICAMENTE CULTIVADO - TOMATEC ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA -UFRRJ

WORKSHOP DE INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÕES OBTIDAS NO ÂMBITO DO PROJETO PRODETAB AQÜÍFEROS O objetivo de realizar um estudo integrado visando a otimização da infiltração da água pluvial, permitindo a recarga dos aqüíferos fissurais que predominam na área da Bacia Hidrográfica do Rio São Domingos no noroeste do Estado do Rio de Janeiro na área de predominância do embasamento cristalino. Como contribuição decisiva ao avanço técnico-científico, as atividades tornam possível a construção de modelos matemáticos capazes de predizer a eficácia das tecnologias e das práticas conservacionistas no aumento da disponibilidade de recursos hídricos em cenários futuros, frente à adoção de práticas conservacionistas e recuperação de áreas degradada. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA -UFRRJ

Elaboração do CD de divulgação do desenvolvimento do Projeto; ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Organização do IV Workshop Aqüífero; Elaboração do CD de divulgação do desenvolvimento do Projeto; ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA -UFRRJ

REÚSO AGRÍCOLA DE ESGOTOS SANITÁRIOS TRATADOS SEGUNDO DIFERENTES PROCESSOS E GRAUS DE TRATAMENTO O trabalho teve como principal objetivo avaliar os efeitos sobre a planta, o solo e a água subterrânea (fração de lixiviação), decorrentes da irrigação com esgotos sanitários tratados segundo os seguintes diferentes processos de tratamento: decantação primária, decantação primária quimicamente assistida, reator UASB, filtração biológica aeróbia e lagoa facultativa. Os experimentos obedecem ao delineamento segundo blocos ao acaso, com 6 tratamentos e 3 blocos, totalizando 18 parcelas experimentais. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA -UFRRJ

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Coleta de material para análise; Preparo das amostras para análise; Tabulação e análise de dados obtidos; Analise de água e planta; Elaboração de relatórios. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA -UFRRJ

SISTEMAS DE PRODUÇÃO DO TOMATE ECOLOGICAMENTE CULTIVADO - TOMATEC O sistema de produção TOMATEC parte de uma abordagem sistêmica, participativa, integrada e atual dos problemas sociais e ambientais das regiões produtoras de tomate, atendendo e promovendo a extensão, disponibilização e apropriação de conhecimentos e de tecnologias voltadas a inclusão social, do empoderamento dos conhecimentos e tecnologias já adaptadas à realidade local, pela geração de produtos diferenciados e certificados, promovendo, assim, a inclusão social dos produtores familiares no agro-negócio, a melhoria da qualidade dos alimentos, atuando na segurança alimentar, melhorando a qualidade de vida dos produtores e dos consumidores e, finalmente, melhorando a saúde ambiental devido a redução e otimização dos uso dos insumos agrícolas. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA -UFRRJ

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Levantamento plano-altimetrico; Coleta de material para análise; Dimensionamento de sistemas de irrigação para produtores de TOMATEC; Pesquisas Bibliográficas Elaboração de relatórios ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA -UFRRJ

OUTRAS ATIVIDADES Estagio na CPV-UFRRJ; Cursos de Mecanização – John Deere; Organização da I SEMEAGRI-UFRRJ; Participação em Congressos Técnicos Científicos Monitor da área de mecanização Agrícola. Estagio na Escola Família Agrícola Municipal Vale do Tinguá ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA -UFRRJ

AGRADECIMENTOS “Ao corpo decente de toda a UFRRJ, em especial a todos os professores do Departamento de Engenharia, ao professor ao Professor Gilson Candido Santana e ao Professor Mauro Flavio Meza Montalvo (em memória), que me com muita de dedicação me orientou durante o curso e na realização de meu estágio.” ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA -UFRRJ