DNS Introdução.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instalação e Configuração
Advertisements

Segurança em redes Assinaturas.
Introdução O Protocolo IP.
Transmissão de pacotes
Binding Amarração de endereços de Protocolos
Introdução Datagrama IP.
3. Mapeamento de Endereço Físico em endereço de rede
Servidor de DNS Profº Marcio Funes.
Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
Aula 3 Sistema de Nomes de Domínios
SNMP: Simple Network Management Protocol
Protocolos de Gerência de Redes
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Redes de Computadores Aula Prática 4
DNS: Domain Name System
Interação Cliente Servidor
Introdução Encapsulamento IP.
Comunicação local Assíncrona
Introdução Estendendo LANs.
Endereçamento de hardware e identificação de quadros
Cabeamento LAN, Hardware de topologia e interface físicos
Crescimento das redes de computadores
Protocolos e Divisão em Camadas
Sistemas Operacionais
DNS Suporte - DI.
Simple Network Management Protocol (SNMP)
GERENCIAMENTO DE REDES
Visão Geral de Protocolos
Modelos de Referência.
Utilitários de Redes Prof. Andréa Chicri Torga Adaptações
Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação
Aula 9 - Camada de aplicação
DNS (Domain Name System) Sistema de Nomes de Domínios
DHCP Trabalho Realizado por: Rui Runa Monteiro, nº14.
Sistemas Operacionais
IC II - Prof. Msc. Allan K. Luizi - UNEMAT
Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação
Protocolo DHCP Willamys Araújo.
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
GERENCIAMENTO DE REDES UTILIZANDO O PROTOCOLO SNMP
Endereçamento IP.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Prof. Arthur Transmissão de Dados A Camada de Aplicação Transmissão de Dados Prof. Arthur O Modelo de Referência TCP/IP A Camada de.
Cont. gerenciamento de rede Prof. Eliane Teresa Borela 2°p redes de Computadores.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
Aula 1 – Introdução a Redes de Computadores
Redes de Computadores I Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Maria Alessandra Dubowski Nascimento
Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios
MONITORAMENTO DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO O CACTIEZ E SNMP
Gestão SNMP. Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 2 SNMP- Simple Network Management Protocol Nos primeiros dias da Arpanet,
Redes de Computadores I Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
ANTONIO LIMEIRA EDUARDO FRANKLIN LUCAS ARANHA RANIERI VALENÇA RODRIGO PIGATTI DNS.
Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
DNS Willamys Araújo 1. Introdução A internet possui uma infinidade de sites e, para acessá-los, você digita um endereço no campo correspondente do seu.
Administração e Projeto de Redes
Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
Planejamento e Implantação de Servidores
Termos – redes de computadores
Tema 07: A camada de aplicação: protocolos HTTP, SMTP, DNS, FTP
IP/DNS NUNO BANDOLA COMUNICAÇÃO DE DADOS CARLOS PEREIRA.
IP-INTERNET PROTOCOLO. EQUIPE: Aline Helena de Oliveira Dione de Souza Neves Jefferson Dalla Lasta Johnathan Maurício Silva Galvão Mario Fernando Pioski.
Informática Industrial N8INF
Faixa de Numeros IP O endereço IP, na versão 4 do IP (IPv4), é um número de 32 bits oficialmente escrito com quatro octetos (Bytes) representados no formato.
DNS Suporte técnico. DNS ● Domain Name Server ● Responsável pela resolução de nomes ● IP (v4 e v6) identificador único na rede o ● Nomes facilitam.
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de aplicação IGOR ALVES.
DNS, IP e GATEWAY Os componentes de rede citados anteriormente servem, basicamente, para permitir acesso à rede e à Internet, seja em ambiente doméstico.
Sistemas Operacionais de Redes DNS
Capítulo 2 Redes de computadores e a Internet Camada de aplicação Prof. Gustavo Wagner.
Transcrição da apresentação:

DNS Introdução

DNS - DOMAIN NAME SYSTEM Mecanismo que converte em string ASCII os endereços de rede. Motivação: No início da ARPANET, só existia um arquivo texto, host.txt para listar todos os hosts e seus endereços IP’s.

DNS - Motivação As pessoas consultavam o arquivo txt para poderem acessar as máquinas desejadas. Com o crescimento e a transformação da ARPANET na rede Internet, surgiu a necessidade de criar um mecanismo mais eficiente e inteligente. Tinha que ser distribuída para não ser dependente de uma única central de fornecimento de endereços IPs.

DNS - Motivação O DNS é um esquema de atribuição de nomes hierárquico, baseado em domínios. É usado para atribuir nomes aos hosts (IPs) e nome destino dos emails.

DNS - funcionamento Exemplo de funcionamento Uma aplicação insere um nome, automaticamente um procedimento é acionado para buscar o endereço IP correspondente daquele nome. Uma API chamada de resolvedor, então envia um pacote UDP para um servidor DNS mais próximo para consultar qual é o IP desejado. Com posse o IP, uma aplicação pode comunicar-se diretamente com a outra máquina se assim desejar.

DNS - Características Características A Internet é dividida em domínios Cada domínio pode ser divididas em sub domínios e assim por diante. Podem ser representados por uma grande árvore hierárquica. As folhas pode ser hosts que podem representa máquinas ou um host de um grande empresa possuindo mais hosts filhas. Ex: detec.fucapi.br ou adm.fucapi.br.

DNS - Características Domínios de primeiro nível Domínios genéricos (com,edu, gov, int, net, mil, etc) Domínios de países (br,ch, jp, al, etc).

Espaço de nomes do DNS Exemplo de espaço de nomes de domínio da Internet

Espaço de nomes do DNS Cada domínio precisa da permissão do domínio superior para ser criado. Por outro lado, ele não precisa permissão de ninguém para criar um sub domínio abaixo dele.

DNS- Registro de Recurso Todos servidores de DNS contêm um arquivo de configuração chamado Registro de recursos. Quando alguém consulta um nome de domínio, na verdade está consultando esses registros. Um Registro de Recurso é uma tupla de cinco campos. São geralmente codificados em textos ASCII, ocupando uma linha para cada registro.

DNS - Registro de Recurso Formato: Domain_name - informa o domínio que esse registro se aplica. Time_to_live - Estabilidade da informação em segundos Type - Informa o tipo do registro Class - Indica a classe de informações, para internet este campo contém IN Value - Define o conteúdo que depende com contexto (type)

DNS - Tipos de Registros Tipos (Types) de Registros

Servidores de Nomes Em teoria, um único servidor de nomes com todos o BD DNS poderia ser utilizado para fazer o mapeamento O espaço de nomes DNS é dividido em zonas de tal forma que não haja superposição.

Espaço de nomes do DNS Servidores de Nomes (zonas)

DNS - Consultas As consultas feita pelos servidores podem ser do tipo recursivas ou não. Ex: Consulta Recursiva:

DNS - Tipos de Consultas Consulta não recursiva O servidor DNS que não encontrar em seus bancos de dados, retornará o próximo servidor DNS que pode ter a informação solicitada.

DNS - Registros Oficiais Registro oficial - são retornados pelos registros de recursos que são gerenciados pelos servidores que controlam aquele domínio, portanto está sempre correta. Os registros obtidos através de caches, não tem tanta confiabilidade pois podem estar desatualizados.

SNMP O modelo SNMP

SNMP - Simple Network Management Protocol O modelo SNMP consiste em quatro componentes: Nós gerenciados Estações de gerenciamento Informações de gerenciamento Um protocolo de gerenciamento

SNMP - Simple Network Management Protocol Os nós de gerenciamento podem ser hosts, roteadores , pontes, impressoras ou qualquer outro dispositivo capaz de comunicar o status interno com o exterior. Todos os nós devem ser capaz executar um processo de gerenciamento, denominado agente SNMP.

SNMP - Simple Network Management Protocol Cada agente mantém um banco de dados com informações históricas e estados atuais dos dispositivos O gerenciamento é de fato feito nas ESTAÇÕES DE GERENCIAMENTO. T Têm software especiais que comunicam com os agentes espalhados pela rede, emitindo comandos e recebendo respostas.

SNMP - Simple Network Management Protocol Toda Inteligência nas estações de gerenciamento, permitindo que os agentes sejam simples sem necessidade de processamentos complexos. Os dispositivos têm diferentes fabricantes, o que torna necessário a criação de especificação rígida quanto ao formato dos dados e a comunicação entre esses dispositivos gerenciados.