CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Encontro com professores
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Universidade de Aveiro
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Desafios e oportunidades do EAD
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Curso de Docência Universitária
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
FORMAL NO BRASIL: Outros Desafios Contemporâneos
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Tutoria.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Introdução à Educação à distância
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Isabela Quaglia Camilla Barreto Rodrigues Cochia Caetano
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Rosineide Costa Brito dos Santos Tutor: intuição ou formação? Caetité - BA.
Laboratório de Ensino a Distância
Política Educacional Brasileira
CURRÍCULO REFERÊNCIA Prof. Araci Hack Catapan
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Apresentação. Quem Somos Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Transcrição da apresentação:

CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho

Instituições Centro Universitário La Salle (UNILASALLE) Centro Universitário Claretianos (CEUCLAR) Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) Universidade Católica de Brasília (UCB) Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) Universidade Católica Don Bosco (UCDB) Universidade Católica de Goiás (UCG) Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

Objetivos - EAD Desenvolver sinergia entre as instituições para apoiar atividades de Educação a Distancia. Ampliar os espaços de formação. Compartilhar recursos, reduzir custos. Facilitar a comunicação. Criar espaços para a interação, a colaboração e a cooperação.

Ações de Suporte a EAD Desenvolvidas Compartilhamento da infra-estrutura Construção da biblioteca digital – mais de 16.000 títulos Desenvolvimento de competências por meio das interações interinstitucionais infra-estrutura tecnológica para EAD modelos pedagógicos para EAD análise de casos de sucessos e insucessos congresso internacional qualidade em ead - CIQEAD Construção do site da rede CVA-RICESU - www.ricesu.com.br Desenvolvimento da Revista Colabor@ - ISSN 1519-8529 Formação de pessoal para o trabalho com EAD Produção compartilhada de material didático para disciplinas na modalidade a distância usadas em cursos presenciais

Ações de Suporte a EAD Desenvolvidas Site da CVA - RICESU

Ações de Suporte a EAD Desenvolvidas Revista Colabor@ Vol. 1 nº 2 Vol. 1 nº 1

Por que EAD? acesso crescente a oportunidade de aprendizado e treinamento proporcionar oportunidades para atualizar aptidões melhorar a redução de custos dos recursos educacionais apoiar a qualidade das estruturas educacionais existentes melhorar a capacidade do sistema educacional nivelar desigualdades entre grupos etários direcionar campanhas educacionais para públicos-alvo específicos proporcionar treinamento de emergência para grupos-alvo importantes aumentar as aptidões para a educação em novas áreas de conhecimento oferecer uma combinação de educação com trabalho e vida familiar agregar uma dimensão internacional a experiência educacional Michael Moore

Para que EAD? Democratizar o acesso a educação – igualdade de oportunidades Ampliar a capacidade do sistema educacional Contribuir para o desenvolvimento sustentável nacional Desenvolver projetos sustentáveis de EAD

Projetos sustentáveis de EAD? Flexibilização Qualidade Projetos pedagógicos Processos interativos – Papel do Professor

Processo de Regulamentação Site SEED-MEC Referenciais de Qualidade para EAD do MEC A primeira versão dos referenciais de qualidade para EAD foi elaborada em 2003 e publicada uma ultima versão em 2007. Embora seja um documento que não tem força de lei, ele será um referencial norteador para subsidiar atos legais do poder público no que se referem aos processos específicos de regulação, supervisão e avaliação da modalidade citada. Por outro lado, as orientações contidas neste documento devem ter função indutora, não só em termos da própria concepção teórico-metodológica da educação a distância, mas também da organização de sistemas de EAD no Brasil.

www.ricesu.com.br Francisco Botelho fbotelho@ucb.br