P&D&I na Ford South America - Ford

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso sobre concorrência em transmissão, 10/2007
Advertisements

Nivalde J. de Castro André Luis Leite Graciella Martignago
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Laboratório Associado
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
Apresentação do Projeto
Instituto de Tecnologia para o SEMINÁRIO: “Pesquisa Tecnológica”
CONSELHO DE PETRÓLEO, ENERGIA E QUÍMICA INSTALAÇÃO 21 de julho 2003 MEMBROS Arthur Carlos Gerhardt Santos – Coordenador; Alberto Machado Neto – Sub-Coordenador;
UFES AGOSTO 2004.
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Gerência de Infra-Estrutura
Workshop GT-VII Expansão e diversificação Industrial
Resumo dos Workshops anteriores
Workshop GT-III Matéria-Prima e Matriz Energética
Objetivo e metodologia de trabalho
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Gás LP e seus usos finais Uma Proposta de Visão Estratégica
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
Criação de Grupos de Pesquisas no Campus de Sertãozinho
I Seminário de Linhas de Fomento 2009 Rio de Janeiro – 24 de novembro de 2009 FINEP Agência Brasileira da Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia.

INOVA Sustentabilidade
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA
Mapa Brasileiro de Tecnologias Limpas de Carvão (CCT) 2009 – 20XX
Talentos para Inovação
A VALORAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL DA EMPRESA NA AVALIAÇÃO DE PROJETOS PELO BNDES 64º Congresso da ABM Belo Horizonte 16/07/2009 João Carlos Ferraz.
Panorama da Saúde no Brasil
Líder: Prof(a). Dr(a). Wanda Aparecida Machado Hoffmann - CECH – Departamento de Ciência da Informação Núcleo de Informação.
Inserção do Estado do Amazonas ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel Maria do Rosário Lobato Rodrigues DEAPI/SECT-AM Manaus Março/2005.
Rede Baiana de Biocombustíveis
Julho 2012 CONSEMA/PE CONSEMA/PE. EQUIPE ANDREA OLINTO, ELIANE R. BASTO, GIANINNA CYSNEIROS, JOANA AURELIANO, JOSÉ SAMPAIO, LINDINALVA GIRÃO SEMAS Coordenação.
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
Rede SENAI de Construção Civil
Título da Apresentação 28 de Junho de A FINEP, criada em 1967, é a Agência Brasileira de Inovação, vinculada ao MCTI. A FINEP Promover o desenvolvimento.
I REUNIÃO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
1 INSTITUTO SOLON TAVARES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL GRUPO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2007.
1 Rio de Janeiro, 28 e 29 de julho de 2005 Rosenira Serpa da Cruz Pesquisas em produção de biodiesel no Estado da Bahia Universidade.
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelApresentação Projeto META | Mar-2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica 14/05/2012 Projeto META TR.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
INI - NANO VIII REUNIÃO ORDINÁRIA CONSELHO DELIBERATIVO INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO: NANOTECNOLOGIA Diretoria de Inovação 12/09/2006.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
PROGRAMA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL COORDENAÇÃO CONSTRUÇÃO VERDE NO BRASIL CONGRESSO NACIONAL – COMISSÃO MEIO AMBIENTE São Paulo, 24 de Junho de 2010 José.
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA Laboratório de Novos Conceitos em Aeronáutica - LNCA Plataforma do Conhecimento no contexto.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Frederico Cavalcanti Montenegro Associação ITEP/OS 04 de novembro de 2011 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Plano Inova Empresa Inova Empresa Resultados Atualizados - 20/08/2013 Finep 30 dias: lançamento no Congresso de Inovação – CNI
I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 28 de junho de 2005 Presença Internacional.
3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CT&I Reunião Preparatória do DF GT – Inclusão Social Brasília – DF, 29/07/2005.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tema: Inclusão Social Como usar a Ciência,
Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Programa Nacional.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Corpo Doscente e Técnico Administravo.
Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnologia Marinha Segen F. Estefen Programa de Engenharia.
Parceiro dos Brasileiros PROPOSTAS PARA AÇÃO CONJUNTA SEBRAE MARANHÃO E BANCO DA AMAZÔNIA.
O PROFISSIONAL DO FUTURO Observatório & Redesenho Brasilia, 17 novembro de 2004 Marcio Miranda Santos (CGEE) Luiz Roberto Liza Curi (UNIEURO) Paulo Cesar.
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
Transcrição da apresentação:

P&D&I na Ford South America - Ford

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Polo+30Anos Oportunidades para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 14/outubro2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Postura Empresarial - Manifesto pela Inovação Plataforma proposta Polo+30Anos Sumário Cenário Postura Empresarial - Manifesto pela Inovação Plataforma proposta Plano de Ação 3. Objetivos do Workshop 4. Demandas Tecnológicas da Empresas Associadas 5. Infraestrutura para P&D&Inovação na Região 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

>> Documento: “ Inovação: A Construção do Futuro” Polo+30Anos Cenário Desempenho tecnológico nacional muito inferior ao das economias desenvolvidas. É preciso superar este descompasso, ou agravar o atraso do país. Oportunidade para instalação nas empresas, nas universidades e nas ICTs de uma efetiva base de ciência e tecnologia em vários campos do conhecimento Proposta lançada no 3º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria/2009 , São Paulo, agosto/09. >> Documento: “ Inovação: A Construção do Futuro” >> Meta: “Duplicar o número de empresas inovadoras no Brasil nos próximos 04 anos.” 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Manifesto Empresarial - Plataforma Proposta Polo+30Anos Manifesto Empresarial - Plataforma Proposta Impregnação da Cultura da Inovação na indústria: o futuro depende da capacidade de inovar Maior ênfase aos Serviços Técnicos e Tecnológicos do Senai Articulação dos diversos setores para estabelecer, de comum acordo, Metas de Inovação com o Setor Público Criação, pelo empresariado comprometido com a inovação, de uma Governança Corporativa capaz de estimular e cobrar resultados. 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Manifesto Empresarial – Plano de Ação Polo+30Anos Manifesto Empresarial – Plano de Ação Fazer da inovação uma prioridade estratégica das empresas, independente de seu porte e setor de atividade. Estimular e fomentar o movimento de inovação no Brasil mediante o apoio público Aperfeiçoar a política de fomento à inovação com participação do setor privado Aprimorar o modelo educacional do país para criar uma cultura voltada à inovação e ao empreendimento Considerar, em todas as dimensões, os imperativos das questões sócio-ambientais e tornar inalienável o compromisso com a sustentabilidade Modernizar a gestão pública para estimular um contexto mais propício à inovação em todo o país 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Estimular a formação e capacitação de novos pesquisadores Polo+30Anos Objetivos do Workshop Apresentar o resultado do levantamento, realizado pelo Cofic, das demandas tecnológicas das empresas associadas e da infra-estrutura para P&D&I da região Buscar convergência em áreas de interesse comum e prioritário entre as empresas, estimulando a realização de trabalhos conjuntos Aproximar grupos de pesquisa das universidades e ICTs com afinidade e complementaridade em suas linhas de pesquisa Estimular a implantação de programas de pesquisa e inovação compartilhados, e a estruturação de projetos a serem encaminhados na divulgação dos editais das agências de financiamento da pesquisa e inovação Estimular a formação e capacitação de novos pesquisadores 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Demandas Tecnológicas das Polo+30Anos Demandas Tecnológicas das Empresas Associadas ao Cofic 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Demandas Tecnológicas - Empresas Associadas Polo+30Anos Demandas Tecnológicas - Empresas Associadas [60 consultas – 18 respostas] Foco Campos de conhecimento e tecnologias de interesse Existência de equipes dedicadas a processo e tecnologia Trabalhos conjuntos com instituições parceiras Infraestrutura existente para processo e desenvolvimento Desafios para manutenção da competitividade Programas de financiamento oficiais já experimentados 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Questão 1: Áreas com demandas tecnológicas Polo+30Anos Questão 1: Áreas com demandas tecnológicas 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Questão 2: Interesse em novas tecnologias Polo+30Anos Questão 2: Interesse em novas tecnologias 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Questão 2: Interesse em novas tecnologias (específicos) Polo+30Anos Questão 2: Interesse em novas tecnologias (específicos) 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Polo+30Anos Questão 3: Equipes dedicadas à tecnologia (*) parceria com o Senai-Cetind – BA; plantas-piloto em outros estados, com equipe própria; contrato de serviços tecnológicos 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Polo+30Anos Questão 4: Parceiros em Tecnologia 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Questão 5: base dos recursos aplicados em tecnologia Polo+30Anos Questão 5: base dos recursos aplicados em tecnologia 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Questão 6: estrutura para P&D&I da empresa Polo+30Anos Questão 6: estrutura para P&D&I da empresa 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Polo+30Anos Questão 7: maiores desafios para manter a competitividade 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Polo30Anos Questão 8: áreas de interesse para parceria em P&D&I 10 Eco-eficiência do processo, integração energética, otimização da produção, produção limpa, maior eficiência no processamento 5 Obtenção de produtos petroquímicos via fontes renováveis de Matéria Prima Fontes de energia renováveis 4 Manutenção – Corrosão – Materiais – Confiabilidade 3 Valorização de resíduos e subprodutos Automação e Controle 2 Nanotecnologia Ensaios e análises Catalisadores e catálise 1 Leitos de guarda para Matéria Prima contaminada Derivados oleoquímicos Química e derivados da celulose; rendimento das madeiras Captura de CO2 Metrologia Combustão Separação por membranas 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Inova Brasil – vários projetos FINEP – Cimatec Polo+30Anos Questão 9: programas de financiamento/subvenção para P&D&I – ult. 05 anos FINEP – EP/UFBA Inova Brasil – vários projetos FINEP – Cimatec Ação Transversal - FINEP – MCT: vários projetos * Inovação Tecnológica – Senai – Brasil * Programa INOVATEC – SECTI-Ba * Subvenção econômica – FAPESB : vários projetos. * * programas com recursos a fundo perdido 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Polo+30Anos Questão 10: fontes de recursos previstas nos próximos anos Subvenção econômica – MCT - FINEP Lei do Bem – Incentivos fiscais para PJ em P&D e Inovação Lei da Inovação – Incentivos à PCT no ambiente produtivo FINEP – SIBRATEC – Inovação de produtos e processos na indústria CNPq – MCT –RHAE – Pesquisador na empresa FINEP - Inova Brasil – Política de Desenvolvimento Produtivo FINEP – Projeto Inovar – Desenvolvimento de pequenas e médias empresas de base tecnológica. 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Empresas: questionários respondidos Polo+30Anos Empresas: questionários respondidos Air Products Deten Bahia Pulp Dow – Aratu Bahiagás Dow – TDI Braskem- Insumos Básicos Emca Braskem – Polímeros Elekeiroz Caraiba Metais Oxiteno Cetrel Quantas Cristal Global Quattor Continental Unigel 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Polo+30Anos Comentários Bom número de empresas de médio-grande porte com demandas efetivas em tecnologia e inovação Vários temas relevantes presentes e de interesse comum, vinculados à rentabilidade e competitividade das empresas Diversas áreas do conhecimento com condições potenciais de serem trabalhadas , desenvolvidas através de parcerias entre as empresas interessadas Oportunidades reais de montagem de projetos compartilhados e levantamento de recursos através de editais Benefício real para as empresas consultadas resultante de uma base sólida de capacitação e geração de conhecimento a partir da infraestrutura local de P&D&Inovação . 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Infraestrutura das ICTs Locais para Polo+30Anos Infraestrutura das ICTs Locais para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 14/outubro2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Infraestrutura para P&D&Inovação Polo+30Anos Infraestrutura para P&D&Inovação Foco Equipes de pesquisadores e áreas de atuação Campos de capacitação e temas de pesquisa Parcerias com universidades do país e do exterior Interesse em atuar no Parque Tecnológico de Salvador Principais projetos desenvolvidos Infraestrutura disponível Dificuldades e limitações para atividades de pesquisa Áreas de interesse para desenvolvimento de parcerias 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Universidades Enviados Recebidos Polo+30Anos Grupos de Pesquisa: questionários infraestrutura Universidades Enviados Recebidos UNIFACS - EQ-EE-EM-CC 15 10 UFBA – Escola Politécnica 11 9 UFBA – Instituto de Física 18 6 UFBA- Instituto de Química 5 3 UNEB – Química (05) SENAI – Cetind SENAI – Cimatec TOTAL 63 42 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Grupos de Pesquisa SENAI-Cimatec Polo+30Anos 14/outubro/2009 Grupos de Pesquisa SENAI-Cimatec Engenharia Mecânica Desenvolvimento Integrado de Produto - Cristiano Vasconcelos Manutenção de Equipamentos Industriais - Lourenço Alves; Alex Alisson Santos Engenharia Elétrica Mecatrônica e Sistemas de Potência - Karla Vittori; Edmarcio A. Belati Ciência da Computação Sistemas Complexos - Valter de Senna; Marcelo Moret Gonçalves Tecnologia e Inovação Computacional - Josemar de Souza Engenharia de Materiais e Metalúrgica Processo de Fabricação de Materiais – Sérgio Rodrigues Barra Ciência da Informação Cognição, Conhecimento, Inovação - Renelson Sampaio Comissão de Tecnologia do Cofic

Grupos de Pesquisa SENAI-Cetind Polo+30Anos Grupos de Pesquisa SENAI-Cetind Química Pesquisa em Química Aplicada - Alessander A. Ferro; Adriana Costa Ferreira Tecnologias de Processos Químicos Industriais - Marcos S. Rabelo; Rogério da C. Rodrigues Ciência da Computação Tecnologia da Informação e EAD - Elson C.Siquara; Cibele R. Bittencourt 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Polo+30Anos Grupos de Pesquisa – UNIFACS Engenharia Elétrica Energia e Sistemas Energéticos - Kleber F. Silva Engenharia Mecânica Mecatrônica e Robótica - Rafael G. B. de Araujo Engenharia Química Centro de Estudo de Captura de CO2 - Sérgio Bello Energética Química e Petroquímica - Luciene Carvalho Catálise e Ambiente - Luiz A. M. Pontes Centro Estudo de Petróleo e Gás Natural –James Correa Processos Catalíticos em Petróleo e GN –Maritza Montoya Urbina Economia Regulação, Gestão e Desenvolvimento Sustentável - Gisele Ferreira Tiryaki Ciência da Computação Redes Ópticas e Wireless - William Giozza Pesquisa em Redes e Computação - Jorge Monteiro Geociências Geotecnologias Ambientais - José Ângelo S.A. dos Anjos 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Grupos de Pesquisa – UFBA – Química Polo+30Anos Grupos de Pesquisa – UFBA – Química Energia e Ambiente – Jailson Andrade Catálise e Polímeros - Soraia T. Brandão Cinética e Catálise -Maria do Carmo Vilela Substâncias Naturais Orgânicas- Frederico Guaré P&D em Química – Jailson Andrade Biotecnologia e Química de Microorganismos - Regina dos Santos Geri Energia e Ciência dos Materiais - Nadia Mamede Jose Pesquisa em Polímeros - Maria Cecília Esperidião Química Analítica - Maria das Graças A. Korn 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Grupos de Pesquisa – UFBA – Química [cont.] Polo+30Anos Grupos de Pesquisa – UFBA – Química [cont.] Química de Produtos Naturais - Jorge M. David Catálise e Materiais - Heloisa Martins Andrade Materiais Fotocatalíticos - Luciana Almeida Silva Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente – Severino S. Agra Oceanografia na Bahia –Vera Lúcia C. Santos Química Analítica Ambiental – Tânia Tavares Química Ambiental e Desenvolvimento – Oldair Leite Cinética e Dinâmica Molecular – Cristina Quintella Substância Marinhas - Vilma Mota da Silva 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Grupos de Pesquisa – UFBA – Física Polo+30Anos Grupos de Pesquisa – UFBA – Física Nano-estruturas Moleculares e Materiais Nano-estruturados – Roberto R. Moreno Desenvolvimento de Energia Solar - Denis Gilbert David Física Básica e Aplicada em Materiais Semi-condutores - Antonio José F. da Silva Física de Superfícies e Materiais - Caio Castilho 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Polo+30Anos Grupos de Pesquisa – UFBA – Escola Politécnica Engenharia Ambiental & Sanitária Energias Limpas e Minimização de Resíduos – Asher Kiperstok Recursos Hídricos -Yvonilde D. Pinto Medeiros Geo-Eco-Hidrologia - Lafayete D. da Luz Resíduos Sólidos - Viviana Maria Zanta Saneamento e Saúde Ambiental - Luiz Roberto S. Moraes Engenharia Química Sistemas Reativos e Termofluidodinâmicos – Carlos Augusto de M. Pires Processos e Tecnologia – Marcelo Embiruçu Processo de Separação e Termodinâmica – Luiz Mário de Góis 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Polo+30Anos Grupos de Pesquisa – UFBA – Escola Politécnica Engenharia Elétrica Inteligência Artificial e Controle - Leizer Schnitman Sistemas Elétricos de Potência - Niraldo Roberto Ferreira Inovação Tecnológica - Armando Sá Ribeiro Junior Compatibilidade Eletromagnética Aplicada Processamento de Sinais - Antonio Cezar de Castro Lima Engenharia Mecânica e de Produção Energia e Gás - Ednildo Andrade Torres Grupo de Soldagem da Bahia- Alberto B. Vieira Jr Integração da Manufatura - Herman Lepikson Modelagem e Otimização de Processos Prod - Carlos Arthur M.T.Cavalcante 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Grupos de Pesquisa – UNEB Polo+30Anos Grupos de Pesquisa – UNEB Química Pesquisa em Catálise Heterogênea - Marluce Oliveira da G. Souza; Cesário F. das Virgens Materiais Avançados e Poliméricos - Arnaud Victor dos Santos Química Analítica e Ambiental - Madson Godoi Pereira ; Marta Valéria A.S. de Andrade Sistemas e Processo de Análises Químicas - Mauro Korn Desenvolvimento em Química Analítica - Walter Nei Lopes dos Santos Engenharia de Materiais e Metalúrgica Estudo, Caracterização e Desenvolvimento de Novos Materiais - Tereza Cristina Guimarães 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Polo+30Anos Comentários Existência de um número relevante de grupos de pesquisa atuantes em instituições locais, com capacitação efetiva ou a ser intensificada ou ampliada, com condições potenciais de dar suporte às demandas das empresas da região Grande quantidade de temas de interesse da indústria a ser explorado ou aprofundado pelas Instituições de Ciência e Tecnologia locais, com condições de motivar e capacitar, de forma crescente e sistemática, seus grupos de pesquisa já existentes ou a serem criados Necessidade de aproximação maior e mais intensa entre os grupos de pesquisa e os parceiros potenciais da indústria para enfrentar e resolver os inúmeros desafios já identificados pelas empresas Oportunidade para a montagem de um número cada vez maior de projetos com a parceria empresa-ICT para utilização dos recursos disponíveis nos editais das agências de financiamento. 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

PSE´09 - Um exemplo de Motivação para a Inovação Polo+30Anos PSE´09 - Um exemplo de Motivação para a Inovação Systems Problems in Biorenewable Processing [Wolfgang Marquardt - AVT Processes Systems Engineering, RWTH 52056, Aachen, Germany] ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Estimativa por Fayazza et al,2009: previsão de esgotamento dos recursos fósseis – petróleo, gás natural e carvão - em torno dos anos de 2035, 2045 e 2070. A previsão é discutível, mas a evidência é inevitável: mais cedo do que tarde, necessidade de processamento de matéria prima e energia a partir da biomassa ou do CO2 da atmosfera, únicas fontes disponíveis de Carbono não fóssil. Conseqüência: reflexo de grandes proporções em todos os segmentos industriais Necessidade urgente: novas tecnologias para conversão dessa matéria prima renovável em produtos químicos, combustíveis e materiais poliméricos. Solução mais inteligente: refuncionalizar moléculas ao invés de degradá-las. 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Combustíveis Produtos Químicos Polo+30Anos PSE´09 - Um exemplo de Motivação para a Inovação Systems Problems in Biorenewable Processing [Wolfgang Marquardt - AVT Processes Systems Engineering, RWTH 52056, Aachen, Germany] Explorando o Poder de Síntese da Natureza na Cadeia de Valor da Indústria Combustíveis Produtos Químicos _________ Biorefinaria Integrada => ↑ ↑ BIOMASSA >> --------------------------------------------------------------------->> Plataforma Química => ↓ ↓ ↓ Alimentos ↓ Biopolímeros ↓ Novas Moléculas Papel Ração Animal 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic

Um Verdadeiro Salto Quântico da Base-petróleo para Base-bio-renovável Polo+30Anos Systems Problems in Biorenewable Processing [cont.] [Wolfgang Marquardt - AVT Processes Systems Engineering, RWTH 52056, Aachen, Germany] Um Verdadeiro Salto Quântico da Base-petróleo para Base-bio-renovável Reações fase gás  Reações fase líquida Separação “a quente”  Separações “a frio” Construção de Moléculas Funcionais  Refuncionalização de moléculas complexas Meios de baixa viscosidade  Meios viscosos Faixa conhecida de produtos  Exploração de novas faixas de produtos 14/outubro/2009 Comissão de Tecnologia do Cofic