CRÍTICA ARTÍSTICA.

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Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. 1.Arte do período paleolítico superior; 2.Apresentava pintura nas rochas e cavernas, extremamente realistas representando.
Transcrição da apresentação:

CRÍTICA ARTÍSTICA

ESTÉTICA CLÁSSICA IDEALISMO: Verdade perto do ideal VEROSSIMILHANÇA: Verdade e identificação do mundo RACIONALIDADE: Mundo racionais e composição como simetria, proporcionalidade e equilíbrio. ÉTICA E MORALIDADE: Função moral ou social com a obra

HUMANISMO: Valorização e engrandecimento do homem

PRINCÍPIOS DA ESTÉTICA MEDIEVAL TRANSCENDÊNCIA: Corpo e espírito ESPIRITUALIDADE: Função da arte desenvolver a espiritualidade humana MISTICISMO: Emoção estética deve ter por origem a emoção mística que resulta do encontro com Deus. EVANGELIZAÇÃO: Educação religiosa.

ARTE E APRENDIZADO

A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO PARA O ARTISTA IDADE MÉDIA: herdavam as profissões dos pais. Arte era confundida com artesanato. A formação do aprendiz era a prática. MODERNIDADE: Vida artística a partir de uma escolha Individual. Acreditava na vocação. Embora coletivos, os ateliês resguardavam a individualidade de seus artistas e mesclavam a prática “a discussão filosófica”.

ATUALIDADE: Formação artística variada. Cursos técnicos e superiores ATUALIDADE: Formação artística variada. Cursos técnicos e superiores. Estímulo e vocação. Círculos de pessoas, patrocinadores, produtores, diretores e promotores. Plágio. MEIOS DE COMUNIAÇÃO: Mídia.

A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO PARA O PÚBLICO Público precisa de informação. Sensibilidade + sintonia + critérios = Julgamento artístico O GOSTO POR DETERMINADA FORMA DE ARTE EXIGE INFORMAÇÃO E ATÉ TREINAMENTO.

É preciso aprender a ver e ouvir, a entender as formas de representação, a decifrar as mensagens para podemos nos emocionar com elas. EXEMPLO DA TRIBO. Dá para torcer se não sabemos a posição dos times no campeonato nem as regras do jogo?

“ DEPENDENDO DAS INFORMAÇÕES QUE TEMOS SOBRE O ARTISTA, O TRABALHO REALIZADO, A TÉCNICA E O ESTILO EMPREGADOS, ALCANÇAMOS DIFERENTES NÍVEIS DE COMPREENSÃO, ENTENDIMENTO E FRUIÇÃO.”

SANTA CEIA Abordar: 1- Religião 2- Arte

Continuar na página 74.