Projeto de Ampliação do Centro de Atenção Psicossocial - Dr

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Advertisements

Núcleo de Apoio a Saúde da Família
II Fórum nacional Anti-Droga SENAD
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Este trabalho tem o objetivo de mostrar o papel importante e significativo que estas instituições desenvolve na vida das pessoas que sofrem de algum tipo.
Saúde Mental Comunitária e Atenção Primária
Organização de Serviços em Dependência Química Dr.a Cláudia Maciel UCAD – Jardim Ângela Escola Paulista de Medicina Universidade Federal de São Paulo.
Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais Secretaria Municipal de Assistência Social CENTRO POP CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO PARA POPULAÇÃO EM.
PAI-PJ – TJMG COMARCA DE BELO HORIZONTE
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
Acolhendo e construído vínculos
OPERATIVO ESTADUAL DE SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO
SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer - INCA
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
A complexidade do Sistema de Saúde em Campinas levou à distritalização, que é o processo progressivo de descentralização do planejamento e gestão da Saúde.
Reforma Psiquiátrica No Brasil, iniciada na década de 1970.
CENTRO ESTADUAL DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR CEREST/PI
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Necessidades Prioritárias para Estruturação dos Serviços
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
REFORMA PSIQUIÁTRICA NO BRASIL Serviços Substitutivos
Envelhecer com dignidade:
REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL
O CUIDADO QUE EU PRECISO
A Saúde do Homem como Prioridade de Governo
Residência Integrada Multiprofissional em Saúde
RESPOSTAS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS AOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL FRANCISCO CORDEIRO Ministério da Saúde.
NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA- NASF
Reforma Psiquiátrica No Brasil, iniciada na década de 1970.
Como funcionam as unidades de saúde da familia
Assistência Farmacêutica na Atenção Básica
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
19/11/1984 – 1ª Semana de Estudos do HSP – Conf. Inaugural Dr
Alexandre de Araújo Pereira
Prof. Dr. Sergio Tamai Grupo Técnico de Saúde Mental
I Seminário Microrregional de Atenção Primária – Betim 21 / 09 / 2007
Diretoria da Assistência Farmacêutica - DASF
VAMOS FALAR DE SAÚDE ? DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA
POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
Projeto: “Home Care”para centros de reprodução humana assistida.
PLANO NACIONAL SOBRE ABORDAGEM E TRATAMENTO DO TABAGISMO
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
GRUPO VAN GOGH Saúde Mental
Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF   GABINETE DO MINISTRO Portaria Nº 154, de 24 de janeiro de 2008.
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
Disciplina : Psicopatologia Professora: Luciana Monteiro
Prof. Bruno Silva Aula de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Enfermagem em Trauma e Emergência
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
C.A.I.S.M. DA ÁGUA FUNDA GERÊNCIA DE ATENÇÃO À SAÚDE I
Art. 5º Os processos de adesão, execução, acompanhamento, controle e avaliação, serão realizados por meio de processo digital no Sistema Gerenciador de.
Coordenadoria de Assistência Médica e Psicossocial – TRE-SP
Em termos legais, o ponto de inflexão dessa virada foi a Lei Federal de 2001, que deu inicio à chamada Reforma Psiquiátrica. Mas transformar essa.
PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DE AMBULATÓRIOS INTERMEDIÁRIOS NO ÂMBITO DA LINHA DO CUIDADO DA OBESIDADE E SOBREPESO
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
CRIAÇÃO DO NASF.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Cartão SUS 73 MIL Usuários ; Prodesp 97 MIL Usuários; Matrix70 MIL Usuários; SIAL 7 MIL Usuários; Stecsoft80 MIL Usuários; Reestruturação Administrativa.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis AGOSTO / 2008 REESTRUTURAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE MENTAL DE FLORIANÓPOLIS, BASEADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA.
Psicologia e Instituições de Saúde 8º. Período Profa. Telma.
Transcrição da apresentação:

Projeto de Ampliação do Centro de Atenção Psicossocial - Dr Projeto de Ampliação do Centro de Atenção Psicossocial - Dr. Chagas CAPS I PARA CAPS II do Município de Dianópolis e Região. CreuzaRibeiro

CAPS É um lugar de referência no tratamento de pessoas que sofrem de transtorno mental. Objetivo: Oferecer atendimento a população em um cuidado intensivo e comunitário realizando acompanhamento clínico, terapêutico e de reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício de cidadania e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

CAPS I De acordo com a portaria 366/MS CAPS I é um serviço de Atenção Psicossocial com capacidade operacional para atendimento em municípios com população de 20 a 70 mil habitantes. Sendo que o CAPS I de Dianópolis apresenta uma população regional estimada em 96 mil habitantes com recursos financeiros de 21 mil.

CAPS II É um serviço com capacidade para municípios com população entre 70 a 200 mil habitantes, com recursos financeiros de 31 mil.

CAPS - Dianópolis Foi inaugurado em dezembro de 2007 Funciona de segunda a sexta-feira no horário de 7:00 às 18:00 Oferece atendimento aos 15 municípios da Região Sudeste, com uma população estimada em 96 mil (IBGE) Atende 250 usuários, onde o teto máximo para CAPS I é de 165 Realiza em média 100 atendimentos mês

Fornece três refeições diárias encontra-se bem localizado facilitando o acesso dos usuários Aguarda liberação de verba para construção do prédio próprio (projeto aprovado pelo MS) Dispõe de um veículo para o transporte dos usuários Composto por uma equipe multiprofissional: Clínico geral, psiquiatra, psicólogo, nutricionista , enfermeiro, farmacêutico,

Terapeuta ocupacional, assistente social, educador físico, pedagogo, técnicos em enfermagem e equipe administrativa. Fornece medicação para todos os usuários Desenvolve um plano terapêutico individual e coletivo conforme normatização do MS

JUSTIFICATIVA O município vive um momento de desenvolvimento com a implantação de vários projetos, entre eles, o mais importante é o projeto Manuel Alves. Este consiste na construção de uma Barragem no Rio Manuel Alves que faz parte de um sistema de irrigação, é a maior obra do estado na produção de fruticultura, onde prevê a criação de milhares de empregos diretos e indiretos.

O município também é referência para agricultores que plantam soja no Gerais da Bahia. Presta atendimento aos 14 municípios da região, além de Dianópolis. É o único serviço de Saúde Mental da Região. Recurso financeiro insuficiente.

Conforme os dados apresentados observa-se que o CAPS I de Dianópolis e região se enquadra aos critérios exigidos para implantação do CAPS II.

Creuza Ribeiro de Oliveira Caps dianópolis Obrigada Creuza Ribeiro de Oliveira capsdianopolis@hotmail.com (63) 3692-2105