COBENGE 2007 Avaliação de Cursos e o ENADE ABENGE - Associação Brasileira de Ensino de Engenharia COBENGE 2007 Avaliação de Cursos e o ENADE Prof. João Sergio Cordeiro
Formação do Engenheiro Atores Professor / Aluno Ambiente Profissional INSTITUIÇÃO
Processo de Formação Dinâmica do Mercado
Formação do Engenheiro ao Longo do Tempo Panorama Numérico Ensino Superior
Taxa de Escolarização Bruta Argentina: 63,2% Austrália: 72,2% Chile: 43,0% França: 56,0% Portugal: 56,6% EUA: 82,4% Paraguai: 24,4% Fonte: Banco Mundial (2004) 17,3%
REPRESENTATIVIDADE DE ALGUNS CURSOS (2005) 14,1% 12,7% 6,5% 7,7% 12,8% 10,2% 10,0% 5,1% 41,0% 38,2%
AVALIAÇÃO Ambientes Salas de Aula / Outro Biblioteca Laboratórios Convivência
Pesquisa e Desenvolvimento Comunidade Européia América Latina % do PIB em P&D 2 a 3 0,6 Brasil – 1,0 Setor Privado em P&D 60 a 75 % 30 % Pesquisadores por 1000 hab 6 a 10 0,7 Argentina 1,6 Usuários de Internet 50 a 70 % 15 %
Educação em Engenharia em Números Cursos Nº de Estudantes Nº de Titulados Nºde Docentes Graduação 1.400 270.000 36.912 35.000 (?) Mestrado 280 12.989 4.672 4.894 Doutorado 126 6375 1.114 Profission. 16 - Fonte – Oliveira e CAPES - 2005
EVOLUÇÃO
Inovação na EDUCAÇÃO
Engenheiro - Conhecimentos ENERGIA
Engenheiro - Conhecimentos MATERIAIS
Engenheiro - Conhecimentos MEIO AMBIENTE
Engenheiro - Conhecimentos COMUNICAÇÃO
Engenheiro - Conhecimentos TRANSPORTE
Engenheiro - Conhecimentos GESTÃO
Engenheiro 6 SIGMA (σ) Energia Materiais Meio Ambiente Transporte Comunicação Gestão
AVALIAÇÃO Pessoas - Instituição Professores Técnicos – Administrativos Coordenadores Direção
AVALIAÇÃO Infraestrutura Salas de Aula Biblioteca Equipamentos Laboratórios
COMPETÊNCIA ESTILOS DE APRENDIZAGEM ATIVO/ REFLEXIVO SENSORIAL/ INTUITIVO VISUAL/ VERBAL SEQUÊNCIAL/ GLOBAL
Diretrizes Curriculares Objetivo – Dotar os Engenheiros com COMPETÊNCIAS e HABILIDADES
Diretrizes Curriculares Desenvolver e/ ou Utilizar Novas Ferramentas e Técnicas Supervisionar e avaliar a operação e manutenção de sistemas Comunicação ORAL, ESCRITA e GRÁFICA Atuação em equipes Multidisciplinares COMO ?
Competências Alunos Professor Instituição Governo Coordenação Direção Conselhos
Competências Habilidades Professor Mudança de Visão
“No mundo atual, mais vale o que se tem entre as orelhas do que debaixo dos pés”.
DESAFIOS - Professor MOTIVAÇÃO CARREIRA VOCAÇÃO ESTILO SALÁRIOS EMPREGO AMBIENTE ADEQUADO VOCAÇÃO SALÁRIOS FORMAÇÃO ESTÍMULO Paixão Emoção Satisfação
QUERER ESTAR VOU NAMORAR CONTAS!!!!!
USO DE MIDIAS DISPONIBILIDADE EQUIPAMENTOS AMBIENTES COMPATÍVEIS PROGRAMAS RECURSOS HUMANOS
USO DE MICROCOMPUTADOR INTEGRAÇÃO DE ALUNOS DO MESMO CURSO TRABALHO EM EQUIPES (TIMES)
Brasil – Educação em Engenharia - País do Futuro? Obrigado cordeiro@power.ufscar.br