COBENGE 2007 Avaliação de Cursos e o ENADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Prof(a): Patrícia Braz
Prof(a): Patrícia Braz
Fundação Roberto Marinho
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Bacharelado em Sistemas de Informação
Universidade – Tecnologias – Articulação
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Pós-Graduação em Saúde
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo.
SÉCULO XX.
Questionário de Avaliação Institucional
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Empreendedorismo Apresentação PEA – Programa de Ensino e Aprendizagem
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL UNESC - 27/02/2010
Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
Tecnologia na educação: tendências e desafios Ligia Rubim
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
O que você pode fazer para reduzir a evasão
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Engenheiro Projetista ?
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Secretaria da Educação
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Talentos para Inovação
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
A Matemática na Educação Básica As Ciências (relações) Novas Tecnologias e a Informática Profissionais (Formação) Profissionais (Formação) Ambientes.
A evolução Recente e Propostas para a Melhoria da Educação no Brasil – Fernando Veloso Daiane Zanon.
O Programa Minerva Apresentando o programa para os estados brasileiros Uma parceria entre a COGEF e o IBI – Institute of Brazilian Business and Public.
Introdução à Educação à distância
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
17/11/2004 David Tavares PREVENIR A DESCAPITALIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS QUALIFICADOS – A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Qualificação Profissional
ESCOLA DO FUTURO – PROJETO REEDIFICANDO WORKSHOP – Eixos Estratégicos - FUNDRAISING OUTUBRO DE 2014 DOCUMENTO CONFIDENCIAL Gestão Estratégica Jornada de.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Habilidades do século XXI: Desafios e prioridades.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Projeto Avaliação Institucional 2010 FEOL – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA OLIVEIRA/MG.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO SINTESE ARACAJU O Papel dos Profissionais do Magistério frente as atuais políticas públicas de educação Prof. Dr.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

COBENGE 2007 Avaliação de Cursos e o ENADE ABENGE - Associação Brasileira de Ensino de Engenharia COBENGE 2007 Avaliação de Cursos e o ENADE Prof. João Sergio Cordeiro

Formação do Engenheiro Atores Professor / Aluno Ambiente Profissional INSTITUIÇÃO

Processo de Formação Dinâmica do Mercado

Formação do Engenheiro ao Longo do Tempo Panorama Numérico Ensino Superior

Taxa de Escolarização Bruta Argentina: 63,2% Austrália: 72,2% Chile: 43,0% França: 56,0% Portugal: 56,6% EUA: 82,4% Paraguai: 24,4% Fonte: Banco Mundial (2004) 17,3%

REPRESENTATIVIDADE DE ALGUNS CURSOS (2005) 14,1% 12,7% 6,5% 7,7% 12,8% 10,2% 10,0% 5,1% 41,0% 38,2%

AVALIAÇÃO Ambientes Salas de Aula / Outro Biblioteca Laboratórios Convivência

Pesquisa e Desenvolvimento Comunidade Européia América Latina % do PIB em P&D 2 a 3 0,6 Brasil – 1,0 Setor Privado em P&D 60 a 75 % 30 % Pesquisadores por 1000 hab 6 a 10 0,7 Argentina 1,6 Usuários de Internet 50 a 70 % 15 %

Educação em Engenharia em Números Cursos Nº de Estudantes Nº de Titulados Nºde Docentes Graduação 1.400 270.000 36.912 35.000 (?) Mestrado 280 12.989 4.672 4.894 Doutorado 126 6375 1.114 Profission. 16 - Fonte – Oliveira e CAPES - 2005

EVOLUÇÃO

Inovação na EDUCAÇÃO

Engenheiro - Conhecimentos ENERGIA

Engenheiro - Conhecimentos MATERIAIS

Engenheiro - Conhecimentos MEIO AMBIENTE

Engenheiro - Conhecimentos COMUNICAÇÃO

Engenheiro - Conhecimentos TRANSPORTE

Engenheiro - Conhecimentos GESTÃO

Engenheiro 6 SIGMA (σ) Energia Materiais Meio Ambiente Transporte Comunicação Gestão

AVALIAÇÃO Pessoas - Instituição Professores Técnicos – Administrativos Coordenadores Direção

AVALIAÇÃO Infraestrutura Salas de Aula Biblioteca Equipamentos Laboratórios

COMPETÊNCIA ESTILOS DE APRENDIZAGEM ATIVO/ REFLEXIVO SENSORIAL/ INTUITIVO VISUAL/ VERBAL SEQUÊNCIAL/ GLOBAL

Diretrizes Curriculares Objetivo – Dotar os Engenheiros com COMPETÊNCIAS e HABILIDADES

Diretrizes Curriculares Desenvolver e/ ou Utilizar Novas Ferramentas e Técnicas Supervisionar e avaliar a operação e manutenção de sistemas Comunicação ORAL, ESCRITA e GRÁFICA Atuação em equipes Multidisciplinares COMO ?

Competências Alunos Professor Instituição Governo Coordenação Direção Conselhos

Competências Habilidades Professor Mudança de Visão

“No mundo atual, mais vale o que se tem entre as orelhas do que debaixo dos pés”.

DESAFIOS - Professor MOTIVAÇÃO CARREIRA VOCAÇÃO ESTILO SALÁRIOS EMPREGO AMBIENTE ADEQUADO VOCAÇÃO SALÁRIOS FORMAÇÃO ESTÍMULO Paixão Emoção Satisfação

QUERER ESTAR VOU NAMORAR CONTAS!!!!!

USO DE MIDIAS DISPONIBILIDADE EQUIPAMENTOS AMBIENTES COMPATÍVEIS PROGRAMAS RECURSOS HUMANOS

USO DE MICROCOMPUTADOR INTEGRAÇÃO DE ALUNOS DO MESMO CURSO TRABALHO EM EQUIPES (TIMES)

Brasil – Educação em Engenharia - País do Futuro? Obrigado cordeiro@power.ufscar.br