AMBIENTE DE NEGÓCIOS
MÓDULO: AMBIENTE DE NEGÓCIOS OBJETIVO FACILITAR A ORDENAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS, O ENTENDIMENTO DO QUE É UM AMBIENTE DE NEGÓCIOS E DE EMPRESAS E POSSIBILITAR O INICIO DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MÓDULO: AMBIENTE DE NEGÓCIOS ROTEIRO DE AULAS AULA 1 - Realidade de Mercado e a Cadeia de Mudança AULA 2 - A Empresa Voltada Para o Mercado AULA 3 - Princípios Norteadores: Missão, Valores e Objetivos AULA 4 - Ambiente Econômico AULA 5 - Ambiente Sócio-Cultural AULA 6 - Ambiente Político-Legislativo AULA 7 - Ambiente Tecnológico AULA 8 - Cenários Geral e Setorial AULA 9 - Ameaças e Oportunidades AULA 10 - Apresentação de trabalhos de grupo AULA 11 - SABADO - Prova Departamental
AVALIAÇÃO PRODUTO: PROCESSO Trabalho em Grupo - Cenários 30% Prova Departamental 20% PROCESSO Leituras, participação, artigos para aula, 50% construção do trabalho, trabalhos extra sala.
TRABALHO ESCRITO Empresa Real Princípios Norteadores (missão, objetivos e valores) Fatores Chaves de Sucesso Os 4 ambientes Os cenários (geral e setorial) Ameaças e Oportunidades
TRABALHO ORAL Empresa Real Princípios Norteadores (missão, objetivos e valores) Fatores Chaves de Sucesso Os cenários (geral e setorial) Ameaças e Oportunidades
BIBLIOGRAFIA PARCIAL Dominando a Administração - Makron A Arte da Previsão - Peter Schwartz A Comunidade do Futuro - Futura Feitas para Durar - Porras Visão - Quigley The Art of the Long View :Planning for the Future in na Uncertain World - Peter Schwartz; Bold New World : The Essential Road Map to the Twenty-First Century - William Knoke; Trends 2000 : How to Prepare for and Profit from the Changes of the 21st Century - Gerald Celente;
O PROGRAMA DA ESPM VAI ANALISAR COM VOCÊ O AMBIENTE DE NEGÓCIOS E LOGO VOCÊ ESTARÁ QUALIFICADO PARA FAZER SEU PRÓPRIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
REALIDADE DE MERCADO E A CADEIA DE MUDANÇAS AULA 1 REALIDADE DE MERCADO E A CADEIA DE MUDANÇAS
AMBIENTE DE MARKETING EMPRESA MERCADO AMBIENTE SÓCIO ECONÔMICO PREÇO EMPRESA COMUNICAÇÃO MERCADO AMBIENTE SÓCIO ECONÔMICO CONSUMIDOR CONCORRENTE FORNECEDOR ÍNTERMEDIÁRIOS ECONOMIA LEGISLAÇÃO TECNOLOGIA CULTURA POLÍTICA GOVERNO ETC PRODUÇÃO COMERCIAL FINANÇAS RH ETC PESQUISA DISTRIBUIÇÃO PRODUTO
CARACTERIZAÇÃO DO NEGÓCIO VISÃO MISSÃO OBJETIVOS VALORES CORE BUSINESS VARIÁVEIS CRÍTICAS FATORES-CHAVE DE SUCESSO EXTERNAS INTERNAS 2. ANÁLISE ESTRATÉGICA ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA ANÁLISE AMBIENTAL INTERNA (COMPORTAMENTO DAS VARIÁVEIS) (SITUAÇÃO DAS VARIÁVEIS) CENÁRIO SETORIAL OPORTUNIDADES AMEAÇAS ANÁLISES COMPLEMENTARES Setor (industry) Concorrência Mercado CAPACITAÇÃO PONTOS FORTES PONTOS FRACOS 3. FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA OBJETIVOS ESTRATÉGIAS DIRETRIZES AÇÕES ESTRATÉGICAS ORÇAMENTO ESTRATÉGICO PLANO DE AÇÕES HORIZONTE DE PLANEJAMENTO
CARACTERIZAÇÃO DO NEGÓCIO VISÃO MISSÃO OBJETIVOS VALORES CORE BUSINESS VARIÁVEIS CRÍTICAS FATORES-CHAVE DE SUCESSO EXTERNAS INTERNAS 2. ANÁLISE ESTRATÉGICA ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA ANÁLISE AMBIENTAL INTERNA (COMPORTAMENTO DAS VARIÁVEIS) (SITUAÇÃO DAS VARIÁVEIS) CENÁRIO SETORIAL OPORTUNIDADES AMEAÇAS ANÁLISES COMPLEMENTARES Setor (industry) Concorrência Mercado CAPACITAÇÃO PONTOS FORTES PONTOS FRACOS 3. FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA OBJETIVOS ESTRATÉGIAS DIRETRIZES AÇÕES ESTRATÉGICAS ORÇAMENTO ESTRATÉGICO PLANO DE AÇÕES HORIZONTE DE PLANEJAMENTO
OLHANDO PARA O MUNDO
EVOLUÇÃO DAS SOCIEDADES AGRICOLA INDUSTRIAL DE INFORMAÇÃO FONTE DE CONHECIMENTO PASSADO PRESENTE FUTURO RECURSO ESTRATÉGICO (PODER) TERRA CAPITAL CONHECIMENTO
A Cadeia de Mudanças do Mercado PASSADO PRESENTE FUTURO Merc.. Crescimento Merc.. Saturado Merc.. Misto Comodities Segmentação Nichos/Finches Prod. em Série Prod. c/ Valor Agreg. Prod. Virtual Foco no Produto Foco no Cliente Foco Cliente Ind.. Produtividade Qualidade Total Qualidade Ideal Revol. Industrial Revol. Serviço Revol. Velocidade
O AGENTE DAS PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES: AS MEGATENDÊNCIAS
ENTENDENDO AS MEGATENDÊNCIA SÃO AS MUDANÇAS SOCIAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS E TECNOLÓGICAS QUE SE FORMAM LENTAMENTE E, UMA VEZ ESTABELECIDAS, NOS INFLUENCIAM POR ALGUM TEMPO ENTRE SETE E DEZ ANOS, OU ATÉ MAIS.
FORMAÇÃO DA MEGATENDÊNCIA NOVOS PARADIGMAS MUDANÇA INOVAÇÃO
MEGATENDÊNCIAS ECONÔMICAS (JÁ INSTALADAS) GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA VIAGENS COMO A MAIOR INDÚSTRIA GLOBAL ÁSIA E AMÉRICAS COMO NOVAS ÁREAS DE OPORTUNIDADES PARADOXO GLOBAL: QUANTO MAIOR A ECO-NOMIA GLOBAL, MAIS PODEROSOS SERÃO OS SEUS PROTAGONISTAS
MEGATENDÊNCIAS SOCIAIS (JÁ INSTALADAS) TRIUNFO DO INDIVÍDUO RENASCIMENTO DAS ARTES RENASCIMENTO RELIGIOSO DO 3º MILÊNIO ESTILO DE VIDA GLOBAL E NACIONALISMO CULTURAL E O NOVO TRIBALISMO
MEGATENDÊNCIAS POLÍTICAS (JÁ INSTALADAS) A PRIVATIZAÇÃO DO WELFARE STATE A EMERGÊNCIA DE UM SOCIALISMO DE LIVRE MERCADO NOVOS CÓDIGOS DE CONDUTA PARA O SÉCULO 21 QUANTO MAIS DEMOCRÁTICO O MUNDO, MAIS PAÍSES SURGIRÃO
MEGATENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS (JÁ INSTALADAS) ALTA TECNOLOGIA A ERA DA BIOLOGIA A REVOLUÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES
ALGUMAS TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS
ENCASULAMENTO GRUPOS CLÃS - FECHADOS FAZER DA CASA UM NINHO PROTEGIDO DAS DUREZAS DO MUNDO LÁ FORA. GRUPOS CLÃS - FECHADOS VIDA SOCIAL LIMITADA A UM PUNHADO DE GENTE COM IDÉIAS SEMELHANTES.
AVENTURA, MAS NÃO MUITO VINGANÇA DO PRAZER PARA DIMINUIR A TENSÃO, DIVERSÃO SEM RISCO, COMO REALIDADE VIRTUAL. VINGANÇA DO PRAZER A VOLTA DA COMIDA COM GORDURA, DOS CASACOS DE PELE E OUTROS FRUTOS PROIBIDOS.
PEQUENOS LUXOS APOIO NAS RAIZES CARRO IMPORTADO, VIAGENS, UM BOM VINHO-CARO, MAS VIÁVEL APOIO NAS RAIZES VALORES ESPIRITUAIS DO PASSADO PARA SE FIRMAR NO FUTURO.
EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA 1- Trazer artigos e material publicado sobre dados de mercados, tendências diferentes das vistas até agora em aula e que consideramos já instaladas.
EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA 2- FORME COM SEUS COLEGAS UM GRUPO DE ATÉ 6 PESSOAS E ESCOLHA UMA EMPRESA REAL SOBRE A QUAL FARÃO O TRABALHO FINAL DO MÓDULO.
A EMPRESA VOLTADA PARA O MERCADO AULA 2 A EMPRESA VOLTADA PARA O MERCADO
O QUE PODE ACONTECER COM OS MERCADOS NESTES PRÓXIMOS ANOS ?
MERCADOS DECLÍNIO DOS MERCADOS E DA PRODUÇÃO EM MASSA FRAGMENTAÇÃO DO MERCADO EXPLOSÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS MAIS ESCOLHAS
MERCADOS DEMANDA POR QUALIDADE E POR RESPOSTAS RÁPIDAS MAIOR COMPLEXIDADE EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE UNIDADES ESTRATÉGICAS DE NEGÓCIOS
MERCADOS CONSUMIDOR (Brasil e mundo) POLITIZADO CONSCIENTE COM ESCALA DE VALORES DEFINIDA DEFESA LEGAL DO CONSUMIDOR
MERCADOS CONCORRÊNCIA ÁGIL / DINÂMICA INTENSA INTERNACIONAL IMPOSSÍVEL MANTER VANTAGEM COMPETITIVA
MERCADOS FORNECEDOR NOVO PARCEIRO PEÇA CHAVE DA CADEIA DE PRODUÇÃO
MERCADOS FABRICANTE/INTERMEDIÁRIO Canal de Distribuição ATACADISTA DISTRIBUIDOR VAREJISTA CONSUMIDOR O PODER NO CANAL SE DESLOCA DO FABRICANTE PARA O VAREJISTA SURGIMENTO DE COOPERAÇÃO E PARCERIA AGRE-GANDO VALOR PARA O CONSUMIDOR SURGIMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS INTERNA-CIONAIS
MERCADOS CONSUMIDOR (Brasil) BAIXO NÍVEL DE ESCOLARIDADE BAIXA RENDA TORNANDO-SE MAIS VELHO EDUCADO PELA GLOBALIZAÇÃO E NO PLANO REAL TORNA-SE CONSICENTE DE SEUS DIREITOS ADQUIRE NOÇÃO DO VALOR DO DINHEIRO MAIS INFORMADO E EXIGENTE (QUALIDADE/CUSTO)
AS PRINCIPAIS QUESTÕES E AS PRESSÕES AMBIENTAIS NO FUTURO CRESCIMENTO MAIS LENTO DO MERCADO INTENSIFICAÇÃO DA CONCORRÊNCIA LOCAL E INTERNACIONAL INTENSIFICAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE PRODUTOS ANÁLOGOS REDUÇÃO DO CICLO DE VIDA DE PRODUTOS
AS PRINCIPAIS QUESTÕES E AS PRESSÕES AMBIENTAIS NO FUTURO MAIOR ATAQUE AOS NICHOS PELOS CONCORRENTES MAIOR SOFISTICAÇÃO DO CLIENTE E SENSIBILIDADE A PREÇOS E SERVIÇOS FORTE PRESSÃO PARA REBAIXAMENTO DE PREÇOS
EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA Trazer artigos e material publicado sobre as mudanças que estão chegando, diferentes das vistas até agora.
PRINCÍPIOS NORTEADORES: MISSÃO, OBJETIVOS E VALORES AULA 3 PRINCÍPIOS NORTEADORES: MISSÃO, OBJETIVOS E VALORES
A VISÃO EMPRESARIAL
O CONJUNTO DESTES TRÊS ELEMENTOS FORMAM A VISÃO DE EMPRESA VALORES MISSÃO OBJETIVOS
“MISSÃO” É A MANEIRA PELA QUAL A EMPRESA EXERCE O “CORE BUSINESS” OU SEJA, O QUE ELA É HOJE E O QUE DESEJA SER, NO FUTURO, A PARTIR DE AGORA.
“MISSÃO” ELA É DIRETIVA E NÃO LIMITADORA E INDICA: ONDE CONCENTRAR RECURSOS ONDE PROCURAR POR NOVAS OPORTUNIDADES ONDE CONSTRUIR O SUCESSO DA EMPRESA
“MISSÃO” ELA CONTÉM: O negócio da empresa (necessidades a atender) O cliente da empresa e o que é valor para o mesmo (segmentos de mercado) As competências básicas da empresa e a forma de atuação do negócio (conhecimentos e tecnologias a empregar)
“MISSÃO” IMPORTANTE: “INTERLIGUE SUA DEFINIÇÃO DE MISSÃO COM AS SUAS ESTRATÉGIAS E TÁTICAS POR MEIO DE UM CONJUNTO DE OBJETIVOS QUE SEJAM, AO MESMO TEMPO, ESPECÍFICOS E DESAFIADORES” “VISÃO”, JOSEPH V. QUIGLEY, MAKRON BOOKS.
“OBJETIVOS” DETERMINAM O RUMO A SER SEGUIDO PELA EMPRESA IDENTIFICAM O QUE SE DESEJA REALIZAR SÃO ATEMPORAIS E INDICAM GRANDEZAS, SEM QUANTIFICAÇÃO
“VALORES” CONVICÇÕES CLARAS E FUNDAMENTAIS QUE A EMPRESA DEFENDE E ADOTA COMO GUIA DE GESTÃO DO SEU NEGÓCIO E DEVEM SER REAIS
FATORES - CHAVE DE SUCESSO ANÁLISE DOS FATORES - CHAVE DE SUCESSO 24 24 24
FATORES-CHAVE DE SUCESSO FATORES-CHAVE DE SUCESSO (FCS’s) são aquelas condições julgadas necessárias (ainda que não suficientes) para que uma empresa tenha sucesso em determinado ramo de negócios 25 25 25
FATORES-CHAVE DE SUCESSO Pode-se afirmar que a empresa deverá ter um desempenho no mínimo satisfatório com relação a estas condições para ser bem sucedida em seu ramo 25 25 25
FATORES-CHAVE DE SUCESSO Avaliando as empresas-líderes no setor em que nossa empresa atua (ou atuará), podemos nos perguntar: Quais seriam as razões comuns que determinam a liderança destas empresas no mercado ? 25 25 25
FCS’s : EXEMPLOS SETORIAIS GENÉRICOS Setor Industrial Abastecimento De Matérias-primas Qualidade, Performance E Confiabilidade Dos Produtos Setores de Alta Tecnologia Reputação Da Empresa Capacidade E Velocidade De Inovação Commodities Preços Competitivos Setor Financeiro Credibilidade 26 26 26
FCS’s : EXEMPLOS SETORIAIS GENÉRICOS Setor de Serviços Agilidade Operacional Suporte Técnico Setor de Bebidas Distribuição Setores de Varejo e Atacado Diversidade De Produtos Disponibilidade De Produtos Setor de Varejo de Combustíveis Localização 27 27
FCS’s NA ANÁLISE ESTRATÉGICA O número de FCS’s para uma empresa deve ser REDUZIDO A identificação dos FCS’s facilita e CRIA FOCO na análise de variáveis ambientais críticas de natureza externa e interna ao empreendimento A determinação dos FCS’s depende diretamente da definição da Visão da empresa 28 28 28
EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA Pesquise algumas Missões e Visões de empresas conhecidas - Critique Re-escreva aquelas que merecem
EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA Trazer artigos e material publicado sobre as mudanças que estão ocorrendo no ambiente econômico.
CONSTRUINDO CENÁRIOS AMBIENTE ECONÔMICO AULA 4 CONSTRUINDO CENÁRIOS AMBIENTE ECONÔMICO
CONSTRUINDO CENÁRIOS Seqüência de Montagem: Seleção dos eventos que interfiram com os fatores chaves de sucesso e com a missão da empresa. Construção dos ambientes (econômico, sócio-cultural, político-legislativo e tecnológico) de hoje e sua evolução no tempo Construção da grande história (cenário)
SELEÇÃO DE EVENTOS Missão: FCS: Ambientes Eventos Econômico 1. 2. 3. X. Sócio Cultural 1. 2. 3. X. Político Legislativo 1. 2. 3. X. Tecnológico 1. 2. 3. X.
AMBIENTE ECONÔMICO SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS
EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA Trazer artigos e material publicado sobre as mudanças que estão ocorrendo no ambiente sócio-cultural.
AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL AULA 5 AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL
AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS
EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA Trazer artigos e material publicado sobre as mudanças que estão ocorrendo no ambiente político-legislativo
AMBIENTE POLÍTICO-LEGISLATIVO AULA 6 AMBIENTE POLÍTICO-LEGISLATIVO
AMBIENTE POLÍTICO-LEGISLATIVO SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS
EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA Trazer artigos e material publicado sobre as mudanças que estão ocorrendo no ambiente tecnológico
AULA 7 AMBIENTE TECNOLÓGICO
AMBIENTE TECNOLÓGICO SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS
EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA TRAGA UMA ANÁLISE DAS PREVISÕES FEITAS POR VOCÊ PARA OS PRÓXIMOS 3 ANOS
A GRANDE ESTÓRIA: CENÁRIO GERAL E SETORIAL AULA 8 A GRANDE ESTÓRIA: CENÁRIO GERAL E SETORIAL
CONSTRUINDO CENÁRIOS O CENÁRIO É O CRUZAMENTO DOS EVENTOS PREVISTOS PARA O FUTURO, NOS AMBIENTES REGISTRE OS EFEITOS DOS CRUZAMENTOS E NÃO OS EVENTOS CRUZADOS
AMBIENTE ECONÔMICO SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS
AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS
AMBIENTE POLÍTICO-LEGISLATIVO SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS
AMBIENTE TECNOLÓGICO SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS
CONSTRUINDO CENÁRIOS CONTE NUMA GRANDE ESTÓRIA, COMO SERÁ O MUNDO PARA SUA EMPRESA (AMBIENTE DE NEGÓCIOS), NOS PRÓXIMOS 3 ANOS.
EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA TRAGA UMA ANÁLISE DO SEU CENÁRIO FOCANDO PONTOS FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS QUE ELE APRESENTA PARA O DESEMPENHO DA SUA EMPRESA
AMEAÇAS E OPORTUNIDADES AULA 9 AMEAÇAS E OPORTUNIDADES
AMEAÇA Antevisão de uma situação futura potencialmente desfavorável que, dada sua relevância e grande probabilidade de ocorrência poderá enfraquecer a posição competitiva da empresa e restringir sua capacidade de realizar sua visão (se nada for feito a respeito, é claro !) 26 60 26 60 35 36 36 36 26
OPORTUNIDADE Antevisão de uma situação futura potencialmente favorável à empresa, cujo aproveitamento poderá contribuir de forma significativa para a realização de sua visão, tendo em vista sua grande probabilidade de sucesso 25 59 25 59 34 35 35 35 25
EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA FINALIZE O TRABALHO EM GRUPO PARA APRESENTAÇÃO
AULA 10 Apresentação dos Trabalhos de Grupo
TRABALHO ESCRITO Empresa Real Princípios Norteadores (missão, objetivos e valores) Fatores Chaves de Sucesso Os 4 ambientes Os cenários (geral e setorial) Ameaças e Oportunidades
TRABALHO ORAL Empresa Real Princípios Norteadores (missão, objetivos e valores) Fatores Chaves de Sucesso Os cenários (geral e setorial) Ameaças e Oportunidades