AMBIENTE DE NEGÓCIOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Planejamento Estratégico de Marketing
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Gestão Estratégica.
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Marketing Estratégico
AMBIENTE DE NEGÓCIOS.
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Análise do ambiente de marketing
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Curso de ADMINISTRAÇÃO
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Administração de Sistemas de Informação II
FUNÇÃO MODULAR.
Análise Econômica Lucro Real Nívea Cordeiro 2011.
Aula 4 Nomes, Vinculações, Tipos e Escopos
ONDE SUA FRANQUIA PODE CHEGAR? QUAL O SEU LIMITE?.
Provas de Concursos Anteriores
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Instituto de Geociências Universidade Federal de Minas Gerais
Estratégias do agronegócio
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Trabalho sobre Cor Thiago Marques Toledo.
JESUS SE ENCONTRA COM SEUS PRIMEIROS SEGUIDORES
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
Os números a seguir, representam as notas de
Grupo 14J: Adriana Vasconcelos (Y) Igor Hadish (Y) Maria Izabella Lima (X) Suzane Gonçalves (X)
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Estudo dos Gases Prof. Fabio Costa.
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Projeto Medindo minha escola.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Atuação do Terceiro Setor: Relações Sustentáveis? Sustentabilidade da Sociedade Civil & Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil Mário Aquino.
ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
FILOSOFIA EMPRESARIAL
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Transcrição da apresentação:

AMBIENTE DE NEGÓCIOS

MÓDULO: AMBIENTE DE NEGÓCIOS OBJETIVO FACILITAR A ORDENAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS, O ENTENDIMENTO DO QUE É UM AMBIENTE DE NEGÓCIOS E DE EMPRESAS E POSSIBILITAR O INICIO DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

MÓDULO: AMBIENTE DE NEGÓCIOS ROTEIRO DE AULAS AULA 1 - Realidade de Mercado e a Cadeia de Mudança AULA 2 - A Empresa Voltada Para o Mercado AULA 3 - Princípios Norteadores: Missão, Valores e Objetivos AULA 4 - Ambiente Econômico AULA 5 - Ambiente Sócio-Cultural AULA 6 - Ambiente Político-Legislativo AULA 7 - Ambiente Tecnológico AULA 8 - Cenários Geral e Setorial AULA 9 - Ameaças e Oportunidades AULA 10 - Apresentação de trabalhos de grupo AULA 11 - SABADO - Prova Departamental

AVALIAÇÃO PRODUTO: PROCESSO Trabalho em Grupo - Cenários 30% Prova Departamental 20% PROCESSO Leituras, participação, artigos para aula, 50% construção do trabalho, trabalhos extra sala.

TRABALHO ESCRITO Empresa Real Princípios Norteadores (missão, objetivos e valores) Fatores Chaves de Sucesso Os 4 ambientes Os cenários (geral e setorial) Ameaças e Oportunidades

TRABALHO ORAL Empresa Real Princípios Norteadores (missão, objetivos e valores) Fatores Chaves de Sucesso Os cenários (geral e setorial) Ameaças e Oportunidades

BIBLIOGRAFIA PARCIAL Dominando a Administração - Makron A Arte da Previsão - Peter Schwartz A Comunidade do Futuro - Futura Feitas para Durar - Porras Visão - Quigley The Art of the Long View :Planning for the Future in na Uncertain World - Peter Schwartz; Bold New World : The Essential Road Map to the Twenty-First Century - William Knoke; Trends 2000 : How to Prepare for and Profit from the Changes of the 21st Century - Gerald Celente;

O PROGRAMA DA ESPM VAI ANALISAR COM VOCÊ O AMBIENTE DE NEGÓCIOS E LOGO VOCÊ ESTARÁ QUALIFICADO PARA FAZER SEU PRÓPRIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

REALIDADE DE MERCADO E A CADEIA DE MUDANÇAS AULA 1 REALIDADE DE MERCADO E A CADEIA DE MUDANÇAS

AMBIENTE DE MARKETING EMPRESA MERCADO AMBIENTE SÓCIO ECONÔMICO PREÇO EMPRESA COMUNICAÇÃO MERCADO AMBIENTE SÓCIO ECONÔMICO CONSUMIDOR CONCORRENTE FORNECEDOR ÍNTERMEDIÁRIOS ECONOMIA LEGISLAÇÃO TECNOLOGIA CULTURA POLÍTICA GOVERNO ETC PRODUÇÃO COMERCIAL FINANÇAS RH ETC PESQUISA DISTRIBUIÇÃO PRODUTO

CARACTERIZAÇÃO DO NEGÓCIO VISÃO MISSÃO OBJETIVOS VALORES CORE BUSINESS VARIÁVEIS CRÍTICAS FATORES-CHAVE DE SUCESSO EXTERNAS INTERNAS 2. ANÁLISE ESTRATÉGICA ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA ANÁLISE AMBIENTAL INTERNA (COMPORTAMENTO DAS VARIÁVEIS) (SITUAÇÃO DAS VARIÁVEIS) CENÁRIO SETORIAL OPORTUNIDADES AMEAÇAS ANÁLISES COMPLEMENTARES Setor (industry) Concorrência Mercado CAPACITAÇÃO PONTOS FORTES PONTOS FRACOS 3. FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA OBJETIVOS ESTRATÉGIAS DIRETRIZES AÇÕES ESTRATÉGICAS ORÇAMENTO ESTRATÉGICO PLANO DE AÇÕES HORIZONTE DE PLANEJAMENTO

CARACTERIZAÇÃO DO NEGÓCIO VISÃO MISSÃO OBJETIVOS VALORES CORE BUSINESS VARIÁVEIS CRÍTICAS FATORES-CHAVE DE SUCESSO EXTERNAS INTERNAS 2. ANÁLISE ESTRATÉGICA ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA ANÁLISE AMBIENTAL INTERNA (COMPORTAMENTO DAS VARIÁVEIS) (SITUAÇÃO DAS VARIÁVEIS) CENÁRIO SETORIAL OPORTUNIDADES AMEAÇAS ANÁLISES COMPLEMENTARES Setor (industry) Concorrência Mercado CAPACITAÇÃO PONTOS FORTES PONTOS FRACOS 3. FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA OBJETIVOS ESTRATÉGIAS DIRETRIZES AÇÕES ESTRATÉGICAS ORÇAMENTO ESTRATÉGICO PLANO DE AÇÕES HORIZONTE DE PLANEJAMENTO

OLHANDO PARA O MUNDO

EVOLUÇÃO DAS SOCIEDADES AGRICOLA INDUSTRIAL DE INFORMAÇÃO FONTE DE CONHECIMENTO PASSADO PRESENTE FUTURO RECURSO ESTRATÉGICO (PODER) TERRA CAPITAL CONHECIMENTO

A Cadeia de Mudanças do Mercado PASSADO PRESENTE FUTURO Merc.. Crescimento Merc.. Saturado Merc.. Misto Comodities Segmentação Nichos/Finches Prod. em Série Prod. c/ Valor Agreg. Prod. Virtual Foco no Produto Foco no Cliente Foco Cliente Ind.. Produtividade Qualidade Total Qualidade Ideal Revol. Industrial Revol. Serviço Revol. Velocidade

O AGENTE DAS PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES: AS MEGATENDÊNCIAS

ENTENDENDO AS MEGATENDÊNCIA SÃO AS MUDANÇAS SOCIAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS E TECNOLÓGICAS QUE SE FORMAM LENTAMENTE E, UMA VEZ ESTABELECIDAS, NOS INFLUENCIAM POR ALGUM TEMPO ENTRE SETE E DEZ ANOS, OU ATÉ MAIS.

FORMAÇÃO DA MEGATENDÊNCIA NOVOS PARADIGMAS MUDANÇA INOVAÇÃO

MEGATENDÊNCIAS ECONÔMICAS (JÁ INSTALADAS) GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA VIAGENS COMO A MAIOR INDÚSTRIA GLOBAL ÁSIA E AMÉRICAS COMO NOVAS ÁREAS DE OPORTUNIDADES PARADOXO GLOBAL: QUANTO MAIOR A ECO-NOMIA GLOBAL, MAIS PODEROSOS SERÃO OS SEUS PROTAGONISTAS

MEGATENDÊNCIAS SOCIAIS (JÁ INSTALADAS) TRIUNFO DO INDIVÍDUO RENASCIMENTO DAS ARTES RENASCIMENTO RELIGIOSO DO 3º MILÊNIO ESTILO DE VIDA GLOBAL E NACIONALISMO CULTURAL E O NOVO TRIBALISMO

MEGATENDÊNCIAS POLÍTICAS (JÁ INSTALADAS) A PRIVATIZAÇÃO DO WELFARE STATE A EMERGÊNCIA DE UM SOCIALISMO DE LIVRE MERCADO NOVOS CÓDIGOS DE CONDUTA PARA O SÉCULO 21 QUANTO MAIS DEMOCRÁTICO O MUNDO, MAIS PAÍSES SURGIRÃO

MEGATENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS (JÁ INSTALADAS) ALTA TECNOLOGIA A ERA DA BIOLOGIA A REVOLUÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES

ALGUMAS TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS

ENCASULAMENTO GRUPOS CLÃS - FECHADOS FAZER DA CASA UM NINHO PROTEGIDO DAS DUREZAS DO MUNDO LÁ FORA. GRUPOS CLÃS - FECHADOS VIDA SOCIAL LIMITADA A UM PUNHADO DE GENTE COM IDÉIAS SEMELHANTES.

AVENTURA, MAS NÃO MUITO VINGANÇA DO PRAZER PARA DIMINUIR A TENSÃO, DIVERSÃO SEM RISCO, COMO REALIDADE VIRTUAL. VINGANÇA DO PRAZER A VOLTA DA COMIDA COM GORDURA, DOS CASACOS DE PELE E OUTROS FRUTOS PROIBIDOS.

PEQUENOS LUXOS APOIO NAS RAIZES CARRO IMPORTADO, VIAGENS, UM BOM VINHO-CARO, MAS VIÁVEL APOIO NAS RAIZES VALORES ESPIRITUAIS DO PASSADO PARA SE FIRMAR NO FUTURO.

EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA 1- Trazer artigos e material publicado sobre dados de mercados, tendências diferentes das vistas até agora em aula e que consideramos já instaladas.

EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA 2- FORME COM SEUS COLEGAS UM GRUPO DE ATÉ 6 PESSOAS E ESCOLHA UMA EMPRESA REAL SOBRE A QUAL FARÃO O TRABALHO FINAL DO MÓDULO.

A EMPRESA VOLTADA PARA O MERCADO AULA 2 A EMPRESA VOLTADA PARA O MERCADO

O QUE PODE ACONTECER COM OS MERCADOS NESTES PRÓXIMOS ANOS ?

MERCADOS DECLÍNIO DOS MERCADOS E DA PRODUÇÃO EM MASSA FRAGMENTAÇÃO DO MERCADO EXPLOSÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS MAIS ESCOLHAS

MERCADOS DEMANDA POR QUALIDADE E POR RESPOSTAS RÁPIDAS MAIOR COMPLEXIDADE EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE UNIDADES ESTRATÉGICAS DE NEGÓCIOS

MERCADOS CONSUMIDOR (Brasil e mundo) POLITIZADO CONSCIENTE COM ESCALA DE VALORES DEFINIDA DEFESA LEGAL DO CONSUMIDOR

MERCADOS CONCORRÊNCIA ÁGIL / DINÂMICA INTENSA INTERNACIONAL IMPOSSÍVEL MANTER VANTAGEM COMPETITIVA

MERCADOS FORNECEDOR NOVO PARCEIRO PEÇA CHAVE DA CADEIA DE PRODUÇÃO

MERCADOS FABRICANTE/INTERMEDIÁRIO Canal de Distribuição ATACADISTA DISTRIBUIDOR VAREJISTA CONSUMIDOR O PODER NO CANAL SE DESLOCA DO FABRICANTE PARA O VAREJISTA SURGIMENTO DE COOPERAÇÃO E PARCERIA AGRE-GANDO VALOR PARA O CONSUMIDOR SURGIMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS INTERNA-CIONAIS

MERCADOS CONSUMIDOR (Brasil) BAIXO NÍVEL DE ESCOLARIDADE BAIXA RENDA TORNANDO-SE MAIS VELHO EDUCADO PELA GLOBALIZAÇÃO E NO PLANO REAL TORNA-SE CONSICENTE DE SEUS DIREITOS ADQUIRE NOÇÃO DO VALOR DO DINHEIRO MAIS INFORMADO E EXIGENTE (QUALIDADE/CUSTO)

AS PRINCIPAIS QUESTÕES E AS PRESSÕES AMBIENTAIS NO FUTURO CRESCIMENTO MAIS LENTO DO MERCADO INTENSIFICAÇÃO DA CONCORRÊNCIA LOCAL E INTERNACIONAL INTENSIFICAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE PRODUTOS ANÁLOGOS REDUÇÃO DO CICLO DE VIDA DE PRODUTOS

AS PRINCIPAIS QUESTÕES E AS PRESSÕES AMBIENTAIS NO FUTURO MAIOR ATAQUE AOS NICHOS PELOS CONCORRENTES MAIOR SOFISTICAÇÃO DO CLIENTE E SENSIBILIDADE A PREÇOS E SERVIÇOS FORTE PRESSÃO PARA REBAIXAMENTO DE PREÇOS

EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA Trazer artigos e material publicado sobre as mudanças que estão chegando, diferentes das vistas até agora.

PRINCÍPIOS NORTEADORES: MISSÃO, OBJETIVOS E VALORES AULA 3 PRINCÍPIOS NORTEADORES: MISSÃO, OBJETIVOS E VALORES

A VISÃO EMPRESARIAL

O CONJUNTO DESTES TRÊS ELEMENTOS FORMAM A VISÃO DE EMPRESA VALORES MISSÃO OBJETIVOS

“MISSÃO” É A MANEIRA PELA QUAL A EMPRESA EXERCE O “CORE BUSINESS” OU SEJA, O QUE ELA É HOJE E O QUE DESEJA SER, NO FUTURO, A PARTIR DE AGORA.

“MISSÃO” ELA É DIRETIVA E NÃO LIMITADORA E INDICA: ONDE CONCENTRAR RECURSOS ONDE PROCURAR POR NOVAS OPORTUNIDADES ONDE CONSTRUIR O SUCESSO DA EMPRESA

“MISSÃO” ELA CONTÉM: O negócio da empresa (necessidades a atender) O cliente da empresa e o que é valor para o mesmo (segmentos de mercado) As competências básicas da empresa e a forma de atuação do negócio (conhecimentos e tecnologias a empregar)

“MISSÃO” IMPORTANTE: “INTERLIGUE SUA DEFINIÇÃO DE MISSÃO COM AS SUAS ESTRATÉGIAS E TÁTICAS POR MEIO DE UM CONJUNTO DE OBJETIVOS QUE SEJAM, AO MESMO TEMPO, ESPECÍFICOS E DESAFIADORES” “VISÃO”, JOSEPH V. QUIGLEY, MAKRON BOOKS.

“OBJETIVOS” DETERMINAM O RUMO A SER SEGUIDO PELA EMPRESA IDENTIFICAM O QUE SE DESEJA REALIZAR SÃO ATEMPORAIS E INDICAM GRANDEZAS, SEM QUANTIFICAÇÃO

“VALORES” CONVICÇÕES CLARAS E FUNDAMENTAIS QUE A EMPRESA DEFENDE E ADOTA COMO GUIA DE GESTÃO DO SEU NEGÓCIO E DEVEM SER REAIS

FATORES - CHAVE DE SUCESSO ANÁLISE DOS FATORES - CHAVE DE SUCESSO 24 24 24

FATORES-CHAVE DE SUCESSO FATORES-CHAVE DE SUCESSO (FCS’s) são aquelas condições julgadas necessárias (ainda que não suficientes) para que uma empresa tenha sucesso em determinado ramo de negócios 25 25 25

FATORES-CHAVE DE SUCESSO Pode-se afirmar que a empresa deverá ter um desempenho no mínimo satisfatório com relação a estas condições para ser bem sucedida em seu ramo 25 25 25

FATORES-CHAVE DE SUCESSO Avaliando as empresas-líderes no setor em que nossa empresa atua (ou atuará), podemos nos perguntar: Quais seriam as razões comuns que determinam a liderança destas empresas no mercado ? 25 25 25

FCS’s : EXEMPLOS SETORIAIS GENÉRICOS Setor Industrial Abastecimento De Matérias-primas Qualidade, Performance E Confiabilidade Dos Produtos Setores de Alta Tecnologia Reputação Da Empresa Capacidade E Velocidade De Inovação Commodities Preços Competitivos Setor Financeiro Credibilidade 26 26 26

FCS’s : EXEMPLOS SETORIAIS GENÉRICOS Setor de Serviços Agilidade Operacional Suporte Técnico Setor de Bebidas Distribuição Setores de Varejo e Atacado Diversidade De Produtos Disponibilidade De Produtos Setor de Varejo de Combustíveis Localização 27 27

FCS’s NA ANÁLISE ESTRATÉGICA O número de FCS’s para uma empresa deve ser REDUZIDO A identificação dos FCS’s facilita e CRIA FOCO na análise de variáveis ambientais críticas de natureza externa e interna ao empreendimento A determinação dos FCS’s depende diretamente da definição da Visão da empresa 28 28 28

EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA Pesquise algumas Missões e Visões de empresas conhecidas - Critique Re-escreva aquelas que merecem

EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA Trazer artigos e material publicado sobre as mudanças que estão ocorrendo no ambiente econômico.

CONSTRUINDO CENÁRIOS AMBIENTE ECONÔMICO AULA 4 CONSTRUINDO CENÁRIOS AMBIENTE ECONÔMICO

CONSTRUINDO CENÁRIOS Seqüência de Montagem: Seleção dos eventos que interfiram com os fatores chaves de sucesso e com a missão da empresa. Construção dos ambientes (econômico, sócio-cultural, político-legislativo e tecnológico) de hoje e sua evolução no tempo Construção da grande história (cenário)

SELEÇÃO DE EVENTOS Missão: FCS: Ambientes Eventos Econômico 1. 2. 3. X. Sócio Cultural 1. 2. 3. X. Político Legislativo 1. 2. 3. X. Tecnológico 1. 2. 3. X.

AMBIENTE ECONÔMICO SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS

EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA Trazer artigos e material publicado sobre as mudanças que estão ocorrendo no ambiente sócio-cultural.

AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL AULA 5 AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL

AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS

EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA Trazer artigos e material publicado sobre as mudanças que estão ocorrendo no ambiente político-legislativo

AMBIENTE POLÍTICO-LEGISLATIVO AULA 6 AMBIENTE POLÍTICO-LEGISLATIVO

AMBIENTE POLÍTICO-LEGISLATIVO SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS

EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA Trazer artigos e material publicado sobre as mudanças que estão ocorrendo no ambiente tecnológico

AULA 7 AMBIENTE TECNOLÓGICO

AMBIENTE TECNOLÓGICO SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS

EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA TRAGA UMA ANÁLISE DAS PREVISÕES FEITAS POR VOCÊ PARA OS PRÓXIMOS 3 ANOS

A GRANDE ESTÓRIA: CENÁRIO GERAL E SETORIAL AULA 8 A GRANDE ESTÓRIA: CENÁRIO GERAL E SETORIAL

CONSTRUINDO CENÁRIOS O CENÁRIO É O CRUZAMENTO DOS EVENTOS PREVISTOS PARA O FUTURO, NOS AMBIENTES REGISTRE OS EFEITOS DOS CRUZAMENTOS E NÃO OS EVENTOS CRUZADOS

AMBIENTE ECONÔMICO SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS

AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS

AMBIENTE POLÍTICO-LEGISLATIVO SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS

AMBIENTE TECNOLÓGICO SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS

CONSTRUINDO CENÁRIOS CONTE NUMA GRANDE ESTÓRIA, COMO SERÁ O MUNDO PARA SUA EMPRESA (AMBIENTE DE NEGÓCIOS), NOS PRÓXIMOS 3 ANOS.

EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA TRAGA UMA ANÁLISE DO SEU CENÁRIO FOCANDO PONTOS FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS QUE ELE APRESENTA PARA O DESEMPENHO DA SUA EMPRESA

AMEAÇAS E OPORTUNIDADES AULA 9 AMEAÇAS E OPORTUNIDADES

AMEAÇA Antevisão de uma situação futura potencialmente desfavorável que, dada sua relevância e grande probabilidade de ocorrência poderá enfraquecer a posição competitiva da empresa e restringir sua capacidade de realizar sua visão (se nada for feito a respeito, é claro !) 26 60 26 60 35 36 36 36 26

OPORTUNIDADE Antevisão de uma situação futura potencialmente favorável à empresa, cujo aproveitamento poderá contribuir de forma significativa para a realização de sua visão, tendo em vista sua grande probabilidade de sucesso 25 59 25 59 34 35 35 35 25

EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA FINALIZE O TRABALHO EM GRUPO PARA APRESENTAÇÃO

AULA 10 Apresentação dos Trabalhos de Grupo

TRABALHO ESCRITO Empresa Real Princípios Norteadores (missão, objetivos e valores) Fatores Chaves de Sucesso Os 4 ambientes Os cenários (geral e setorial) Ameaças e Oportunidades

TRABALHO ORAL Empresa Real Princípios Norteadores (missão, objetivos e valores) Fatores Chaves de Sucesso Os cenários (geral e setorial) Ameaças e Oportunidades