O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Planos de Governo Luciano Ducci Prefeito de Curitiba e.
CENTRO DE REFERÊNCIA DO IDOSO Promovendo Envelhecimento Saudável
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais Secretaria Municipal de Assistência Social CENTRO POP CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO PARA POPULAÇÃO EM.
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
PLANO DE GESTÃO.
PROGRAMA DE METAS AGENDA 2012
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
Política Pública de Esporte e Lazer
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Objetivo Específico Formação de Comissões para o Desenvolvimento das Atividades.
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Caminhos para a Sustentabilidade e o Desenvolvimento Imobiliário
Fabiano André Vergani
Fórum PAUTA 1. Plano de Desenvolvimento Local da Bela Vista 2. Apresentação do Projeto Praça 14 Bis IIII.
POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
DENTESCOLA PARA TODO MUNDO PODER SORRIR
Ministério da Cultura.
Plano Estratégico Regional de Turismo
DIAMANTINO Social Consolidado. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA PARA PROMOVER A CIDADANIA REDUZIR O NÚMERO DE PESSOAS EM CONDIÇÕES.
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
Construção da Agenda 21 Local da Cidade de Anápolis-Go
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Política Nacional de Habitação
CURUMIM COSTRUINDO O TRABALHO EM REDE
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
PROGNÓSTICO.
Intersetorialidade   Intersetorialidade pode ser entendida como uma articulação de saberes e experiências no planejamento, implementação e avaliação.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Projeto Rede Social SENAC Rede Social Uma história, uma metodologia, três tipos de rede.
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
30/07/2014 Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento 2014 Espaços Públicos e Igualdade para Cidadania.
MAIO 2010.
TERRITORIALIZAÇÃO.
OTTAWA CARTA DE INTENÇÕES - SAÚDE PARA TODOS NO ANO 2000 E APÓS.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA RELUZ
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
 Que se construam rodas de diálogo dentro das residências para que diversos temas atrelados à religiosidade sejam explanados visando a garantia do respeito.
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
CRIAÇÃO DO NASF.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
twitter.com/funasa.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Principais Desafios : Gravidez na Adolescência Acesso à Educação Infantil Selo em Minas Gerais.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA? É um documento que aponta o caminho que deve ser percorrido pela comunidade e poder público para alcançar o conjunto de objetivos que trarão melhorias na qualidade de vida à comunidade da Bela Vista Foi construído num processo de participação comunitária em diversos espaços como fóruns, encontros, world café, eventos, festas e facebook

HISTÓRICO Em janeiro de 2005 surge a Rede Social Bela “para reunir pessoas e instituições de forma igualitária e democrática, a fim de construir propostas que beneficiem a vida das comunidades”. Desde 2005 a Rede implementou mais de 50 ações e projetos de desenvolvimento comunitário. A partir de 2009 surgiu a proposta de realizarmos um Plano de Desenvolvimento Local que passamos a chamar de Plano de Bairro Bela Vista 2020

EXEMPLO DE AÇÕES E PROJETOS ORGANIZADOS EM REDE

EXEMPLO DE AÇÕES E PROJETOS ORGANIZADOS EM REDE

ESTRUTURA DO PLANO Visão de futuro Objetivos Segmentos socioeconômicos: Qualidade Ambiental, Saúde, Educação, Cultura Lazer e Esportes, Moradia, Segurança, Economia Problemas Propostas Ações e projetos em andamento Cronograma de Ações

EXEMPLO DE AÇÕES E PROJETOS ORGANIZADOS EM REDE

VISÃO DE FUTURO A Bela Vista será reconhecida pela diversidade cultural, boemia, gastronomia, teatros, festas típicas, espaços de lazer, preservação de suas tradições, promoção da qualidade de vida e integração comunitária.

PRINCIPAIS OBJETIVOS Para Cultura: Promover o acesso da população aos espaços de cultura no bairro e integrar a comunidade por meio de ações culturais Para os Esportes: Construir equipamentos para práticas esportivas Para a Qualidade Ambiental: Revitalizar espaços públicos e as áreas verdes e tratar do descarte de resíduos sólidos Para a Educação: Formar um grupo de articulação política com pessoas da comunidade e escolas públicas para construir junto á Secretaria Municipal de Educação uma proposta para efetivar uma educação pública de qualidade Para a Saúde: Formar um grupo com pessoas da comunidade e profissionais da saúde pública para construir junto á Secretaria Municipal da Saúde uma proposta para efetivar um atendimento de qualidade na Bela Vista Para a Segurança: Fortalecer o Conseg Bela Vista e articular junto às secretarias municipais melhorias na iluminação pública e na acessibilidade às calçadas, além de campanhas para a cidadania e melhor convívio social Para a Moradia: Melhorar as condições de moradia das pessoas que estão em cortiços da aplicação da lei Moura e promover a integração desses moradores à vida social, cultural e política da Bela Vista Para a economia: Tornar o Bixiga um local de visitação turística com a acesso a gastronomia de primeiro mundo e um comércio atrativo e diferenciado

Para se chegar aos objetivos foram levantados problemas e soluções por meio de um DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO: Que consiste em um conjunto de métodos e técnicas de abordagem que possibilitam às comunidades compartilhar e analisar sua própria percepção acerca de suas condições de vida” “Ele permite que a comunidade construa os cenários atuais do local e do que necessita para chegar ao futuro.”

A 10 principais metas para focar em 2013 e 2014 (em processo de validação com a comunidade) Revitalizar a Rua 13 de Maio Implementar Corredor Gastronômico na Rua Treze de Maio Construir espaços para práticas esportivas e lazer: pistas de skates e espaços para atividades para terceira idade e espaços de convivência (Ex. bancos nas praças locais para leitura) em espaços ociosos Transformar os baixos de viaduto em clube escola Fomentar parcerias com poder público e empresas para promover o esporte e lazer

A 10 principais metas para focar em 2013 e 2014 (em processo de validação com a comunidade) 6. Melhorar a iluminação nas ruas, invertendo o foco da luz dos postes para a calçadas 7. Articular junto à Secretaria Municipal da Saúde a melhoria da infraestrutura e capacitação dos profissionais de saúde, no atendimento ao público e no atendimento à saúde 8. Promover ações de assistência social/saúde/inclusão social junto aos moradores de rua 9. Transformar os prédios abandonados em moradias sociais 10. Reconstruir a Praça 14 Bis

PRÓXIMOS PASSOS Trabalhar a Agenda de prioridades até 2020 - Agosto/13 Fóruns Permanente de Desenvolvimento Local – Setembro/13 Pacto Local entre comunidade e Subprefeitura – Outubro/13