Campina Grande, Agosto de 2007

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desafios para o aproveitamento da água de chuva no semi-árido.
Advertisements

Curso “Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido”
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
A ASA é uma rede de organizações da sociedade civil que trabalha para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural da região semiárida, reúne.
Francisco Vilar Brasileiro
A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) é um rede/fórum de organizações da sociedade civil, que reúne cerca de 750 entidades, entre elas ONGs,
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
Introdução Esta apresentação tem como objetivo de demonstrar as atividades desenvolvidas a um certo período de tempo pela bolsista, Ana Paula. As atividades.
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Professora: Márcia M.
CARACTERÍSTICAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
FLUXOGRAMA PROJETO CISTERNAS:
Rodolfo Luiz Bezerra Nóbrega – Graduando de Engenharia Civil
CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Aluno: Yago Swyan Gomes da Silva Orientador: Carlos de oliveira Galvão
Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia Maria Rios Ribeiro Aluna:
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Orientador: Carlos de Oliveira Galvão
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Departamento de Engenharia Civil – DEC Área de Engenharia de Recursos Hídricos - AERH SISTEMAS DE INFORMAÇÕES.
Apresentação do projeto
Systernas Otimização e Avaliação da Segurança Hídrica Regional do Abastecimento de Água por meio de Sistemas de Captação de Água de Chuva Lorena Fernandes.
MELHORAMENTOS TECNOLÓGICOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DOS PROJETOS DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA EM CISTERNAS NO NORDESTE SEMI-ÁRIDO.
Aproveitamento de Água de Chuva:
Saneamento Ambiental em Áreas de Recreação
CISTERNA tecnologia social: atendimento população difusa
Autor: Ridelson Farias de Sousa Campina Grande, 30 de Outubro de 2007.
Aproveitamento de Água de Chuva
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
Plano de Negócio Elber Sales.
Geotecnologias Aplicadas à Engenharia Civil e Ambiental
Os Fundamentos da Gestão Escolar Democrática: mudanças e continuidades
PROCESSAMENTO DE IMAGENS DIGITAIS E SIG NA EVOLUÇÃO DO USO DO SOLO E VEGETAÇÃO NATURAL DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA ELEN FITTIPALDI BRASÍLIO CARREGA.
“Deus costuma usar a solidão para nos ensinar sobre a convivência.
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG AERH Laboratório de Hidráulica II Visitas Técnicas Renato de Melo Filho
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
VULCÃO, A FORÇA DA NATUREZA.
VIABILIZAÇÃO DO CHUVEIRO PORTÁTIL PARA BANHO DE LEITO COMO SUBSÍDIO TECNOLÓGICO INOVADOR NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Bolsista- Ana Claudia Silveira PIBIT-
Universidade Federal de Campina Grande
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do INPE Uma visão sobre as realizações entre 1995 e 2010 Comitê Interno - Gestão 2010/2011:
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
AVALIAÇÃO DA PRÉ-HIDRÓLISE QUÍMICA E ENZIMÁTICA NO TRATAMENTO DA BIOMASSA RESIDUAL DA SUINOCULTURA VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA.
Campina Grande 150 anos de economia.
Capital Humano & Desenvolvimento
DSC/CCT/UFCG Projeto de Redes Neurais Apresentação Parcial do Projeto Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação.
Deus costuma usar a solidão......Para nos ensinar sobre a convivência.
Escondida... no planalto da Borborema... à 120 quilômetros de João Pessoa......surge entre o verde... a encantadora cidade de Campina Grande - PB.
NÚCLEOS E ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: Casos do Ceará
SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2014 TÍTULO: Subtítulo
CSTR Centro de Saúde e Tecnologia Rural VIII Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande Construção e Realização da I.
Curso “Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido” Introdução 5 a 8 de maio de 2009 Carlos de Oliveira Galvão Universidade Federal.
Saúde e Educação Física
W w w. c i t i. o r g. b r Centro Integrado de Tecnologia da Informação CITi Cássio de Albuquerque Melo Trainee - Presidência
PORTIFÓLIO.
Curso “Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido”
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT

Apresentação parcial – Projeto Final de Graduação
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
Wagner dos Santos ¹, Náthalis de Oliveira Ferreira 2, Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 3 Larissa Codeço Crespo 4, Rodrigo Garrett da Costa 4. 1 Estudante.
Experimento sobre combustão OFICINA TEMÁTICA COMBUSTÍVEIS: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO Fernanda Soares Pinto de Souza¹, Tomais.
ESPACIALIZAÇÃO DE DADOS PLUVIOMÉTRICOS E MODELAGEM DO TERRENO Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Geociências.
Resultados Neste estudo de caso, a análise de riscos foi feita no TerraMA 2 utilizando a precipitação acumulada nas últimas 24 horas fornecida pelo Hidroestimador.
FÓRUM NACIONAL CONSELHO NACIONAL DAS FUNDAÇÕES ESTADUAIS DE AMPARO À PESQUISA - CONFAP PROTOCOLO COOPERAÇÃO CAPES/CONFAP Arlindo Philippi Jr CAPES Brasília,
Autor 1 ; Autor 2 1. Prof. do, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Salvador, xxx.com.br; 2. Bolsista, Instituto.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Campina Grande, Agosto de 2007 Universidade federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Unidade Acadêmica de engenharia Civil Programa de Iniciação Científica Jr. Apresentação das atividades Ana Paula Souza Barros Bolsista Campina Grande, Agosto de 2007

Introdução Esta apresentação demonstra as atividades desenvolvidas durante o programa de iniciação científica júnior, o qual tem o objetivo de “despertar a vocação para os campos das ciências e as carreiras tecnológicas, incentivando talentos potenciais entre estudantes da rede pública de ensino”, Segundo Fapesq. O projeto Cisternas, na qual estou alocada tem como objetivo demonstrar através de simulações, o comportamento de sistemas de captação de água, o projeto possui diversos patrocinadores, dentre eles podemos citar a CNPQ e a FINEP. A captação de água de chuva desenvolveu-se bastante durante os últimos anos e passa-se a utilizar sistemas de captação de água de chuva. Devido ao agravamento da escassez hídrica em todo o mundo, a sociedade passa a utilizar sistemas de captação de água de chuva, para armazená-la nos períodos de seca prolongada.

Recursos utilizados na pesquisa Livros TWiki Systernas – InfoChuva avançar

Livros Tundisi Galizia, José. Água no século XXI – Enfrentado a escassez. Comissão Pastoral da Terra. Água de chuva: O segredo da convivência com o Semi-Árido brasileiro. Tomaz, Plínio. Aproveitamento de água de chuva: aproveitamento de água de chuva para áreas urbanas e fins não potáveis. Gnadlinger, João. Colheita de água de chuva em áreas rurais. Os livros estão por ordem de leitura. voltar

TWiki O que é o TWiki? Porque a utilização do TWiki? Qual a sua aplicação nas atividades? voltar

Systernas – InfoChuva Com vários estudos realizados na área de recursos hídricos pode-se criar um software, denominado InfoChuva, capaz de realizar simulações para prever o risco de desabastecimento de um área. voltar

Atividades Cartilha Visitas técnicas Painel Ilustração para demonstração da captação de água de chuva Simulações Pode-se citar a elaboração de uma cartilha, a mesma vem sendo elaborada há cerca de dois meses, a fonte de pesquisa utilizada para extrair as informações contidas na cartilha, são da ASA(Associação do Semi-Árido Brasileiro)e por diversas cartilhas. Na cartilha podemos observar como é realizada a captação de água de chuva e o seu público alvo é pessoas que trabalham na área e as pessoas que são beneficiadas com a captação de água de chuva e escolas.

Visitas Técnicas voltar A primeira visita técnica foi ao museu do Semi-árido,MISA, que fica localizado na UFCG. Podemos observar no MISA, os costumes, a cultura e o artesanato das pessoas que vivem no semi-árido brasileiro, especificamente o semi-árido paraibano, que também faz parte da cultura, já que fazemos parte do semi-árido. O objetivo do MISA é conscientizar as pessoas da importância da região Semi-Árida brasileira. voltar

Simulações De modo a explicar o funcionamento do Infochuva foram realizadas simulações com 58 cidades da Paraíba. Os dados de precipitação foram obtidos pela ANA e formam convertidos para um arquivo denominado PMH. Os resultados das simulações realizadas foram comparadas no Excel, afim de comprovar sua eficiência.

Resultado das simulações Simulação realizada pelo Infochuva Simulação realizada no Excel Corrigir erros da simulação. Podemos observar os dados gerados pela simulação, utilizado o posto de Coremas, observamos também que os valores obtidos na simulação são iguais para as duas tabelas, confirmando a eficiência do mesmo.

Conclusões O projeto Cisternas é de grande importância para toda a sociedade, pois a mesma tem um papel de responsabilidade social fazendo-se assim parte da política de desenvolvimento da sociedade, levando-se em conta que o projeto está sendo elaborado com grande responsabilidade, pois um de seus produtos, o Infochuva, mostra-se eficiente no que se diz a respeito de geração de mapas de risco por desabastecimento em um determinada região.