MB751– Modelos de Previsão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Correlação e Regressão
Advertisements

Estatística amintas paiva afonso.
Simulação de Sistemas 1. O quê é simulação?
Aprendizado de Máquina
DIMENSIONAMENTO DE FROTAS
Analise de Regressão Parte 2.
Introdução a Engenharia de Software de Sistemas Multi-Agentes
MÉTODOS QUANTITATIVOS
TEORIA DE CONTROLE II (CEL039) Apresentação do Curso
PLANEJAMENTO PROGRAMA E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PPCP) AULA 2
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
SISTEMAS DE EQUAÇÕES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
Análise de regressão linear simples: abordagem matricial
Regressão Linear Aula 09 Prof. Christopher Freire Souza
MB751– Modelos de Previsão
MB751 – Modelos de previsão
ANÁLISE DE SÉRIES DE TEMPO
Uma previsão é uma afirmativa ou inferência sobre o futuro, usualmente baseada em informação histórica.
Metodologia Científica Aula 6
Estatística Aplicada (Aula 4)
Estatística Aplicada (Aula 5)
Estatística Aplicada (Aula 4)
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
Junho Após um período de forte expansão entre 2004 e 2008, a produção industrial brasileira tem apresentado um fraco desempenho nos últimos anos.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Disciplina de Probabilidade e Estatística
Introdução a Engenharia de Software
CAPÍTULO 5 Orçamento de Capital ou Análise de Investimentos
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Regressão Linear Simples
Aprendizado de Máquina
BIO Métodos Quantitativos Aplicados à Ecologia
ME623 Planejamento e Pesquisa
Modelos de regressão Cláudio Monteiro
Aula 10. Regressão Linear Múltipla.
Estatística e Probabilidade
Aula 08 Medidas de posição - Prof. Diovani Milhorim
Prof. Msc. Mauro Enrique Carozzo Todaro
Econometria Aula 3 – 27/9/2013.
Análise Bidimensional
Campus de Caraguatatuba Aula 8: Noções Básicas sobre Erros (2)
Regressão Pontos mais importantes: -objectivo -regressão linear
Investimentos Financeiros para RPPS Maio / Renda Fixa.
Álgebra Vetorial e Linear para Computação
Introdução ao Stata 05 de julho de 2013
Fernanda Nunes Azevedo Fabíola Chimonechi dos Santos
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Campus de Caraguatatuba
Professor Antonio Carlos Coelho
Tecnologias - Matemática desvio médio, desvio-padrão e variância
Prof. André Aparecido da Silva
Apresentação da Disciplina Inteligência Artificial/Computacional
7 Resultados de Medições Indiretas
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Regressão Linear.
Previsões e gestão de demanda em produção e operações
Contabilidade e Regressão Linear
Introdução ao Stata 17 de maio de 2013 (dada no dia 22/5)
Estatística Básica usando o José CARDOSO Neto Professor Associado Departamento de Estatística - UFAM 26 a 30 de outubro de 2015 IX.
Regressão Linear Simples
Correlação e regressão
AULA 3 – O Modelo de Regressão Simples
Correlação Análise do grau de relacionamento entre duas variáveis quantitativas.
Econometria Félix Bernardo. Econometria “a Econometria procura fornecer uma base empírica para o estudo de relações entre variáveis económicas (ou, em.
ECONOMETRIA Mestrado Profissionalizante em Finanças e Economia Empresarial EPGE / FGV Prof. Eduardo Pontual Ribeiro Abril - Junho 2008.
ECONOMETRIA Mestrado Profissionalizante em Finanças e Economia Empresarial EPGE / FGV Prof. Eduardo Pontual Ribeiro Abril - Junho 2009.
Transcrição da apresentação:

MB751– Modelos de Previsão Prof. Carlos H. C. Ribeiro carlos@ita.br tel. (012) 3947 5895 www.comp.ita.br/~carlos sala 106 IEC

Aula 1 Motivação Orientações gerais Modelos: importância e tipos

Motivação MB751= Estudo de modelos Com base nos modelos, podem ser feitas previsões baseadas em relações envolvendo: Consumo e renda Salários e anos de estudo, Vendas e gastos em propaganda, etc... Estudaremos apenas modelos muito simples, mas muito úteis na análise de processos econômicos e relacionados à produção

Motivação – Um exemplo “inconsciente” Fonte segura lhe diz que o índice Ibovespa médio para ações da Indústria aumentará no próximo ano. Qual a base para a afirmação? História passada Crença de que o índice é relacionado a outros para os quais a fonte tem indicações seguras. Isto não é só intuição, é também construção implícita de modelo!

Motivação – Um exemplo muito simples Como o salário mensal dos pais determina a nota média dos filhos no vestibular? Problema de interesse socioeconômico: Definição de políticas justas para exames de admissão ao terceiro grau; Importância do poder aquisitivo na escala social.

Motivação – Um exemplo muito simples Passo 1: obter os dados. Y (nota média do vestibular) 8.0 6.0 7.0 4.0 5.0 X (salário mensal dos pais em R$1.000,00) 21 15 9 12 18 6

Motivação – Um exemplo muito simples Passo 2: visualizar os dados e analisá-los

Motivação – Um exemplo muito simples Passo 3: Gerar um modelo para os dados

Detalhando um pouco: Obtenção dos dados: Visualização dos dados: Nem sempre é fácil. Geralmente é trabalhosa. Dados são sujeitos a erros: pais podem relatar valores inexatos de renda mensal, custos de um processo podem ser aproximados, etc. Visualização dos dados: Útil para seres humanos, mas nem sempre é possível (e.g., sistemas multivariável). Geração do modelo: Feita segundo métodos matemáticos. É o foco deste curso.

OK, mas... Para que serve o modelo? Qual deve ser a nota para filhos de pais que ganham um salário mínimo? Para um aumento de salário, que melhora de nota média é esperada? ?

OK, mas... Para que serve o modelo? Para um aumento de salário, que melhora de nota média é esperada? Qual deve ser a nota para filhos de pais que ganham R$ 2.500,00 mensais? Em torno de 2,0... y x

Para que serve o modelo? O modelo serve para explicar os dados e permitir que se façam previsões consistentes a partir destes. Em geral, medidas estatísticas de confiança no modelo devem ser fornecidas, para considerar os possíveis erros associados à obtenção dos dados. Logo: MB751 técnicas para gerar modelos + técnicas estatísticas para avaliar os modelos

Para que serve o modelo?

Por que confiar na Matemática? Modelos explícitos forçam o projetista a pensar claramente nas variáveis e relações envolvidas em um problema: confiar na intuição ou em modelos implícitos pode excluir alguma relação importante, mas não imediatamente óbvia. Modelos explícitos e formalizados matematicamente permitem testes e validações sobre o próprio modelo. Modelos explícitos e formalizados matematicamente permitem análise quantitativa. Não se trata de confiar cegamente na Matemática. Os modelos terão problemas, mas pelo menos poderemos estabelecer o quão válido o modelo será, considerando estes problemas.

O que não queremos: previsão usando modelos jornalísticos SIMPLIFICAÇÃO EXTREMA BASEADA EM PALPITE: 27/04/2004 - 18h37 BOVESPA-Sem giro, mercado sofre com tensão internacional SÃO PAULO, 27 de abril (Reuters) - A Bovespa fechou a terça feira praticamente no zero a zero, após chegar a subir 1,8 por cento durante o pregão. Com fraco giro financeiro, o mercado de ações doméstico sentiu com intensidade o abalo provocado por ataques no Iraque e na Síria. PERSONIFICAÇÃO 28/04/2004 - 11h05 Índice sucumbe a mau humor geral no 3o dia de giro fraco SÃO PAULO, 28 de abril (Reuters) - A Bovespa operava em queda nesta quarta-feira, contaminada pelo mau humor dos mercados em geral.

Orientações gerais: bibliografia Gujarati, D. N. Econometria básica, 3a. ed., Pearson Education, 2000. Pindyck, R. S. Econometric models and economic forecasts. McGraw Hill College Div., 1995. Sartoris, A. Estatística e Introdução à Econometria. Saraiva, 2003. Notas de aula (slides). Artigos e textos distribuídos pelo professor.

Estrutura e avaliação: Produtos: Quatro listas de exercícios individuais para fixação de conceitos; Quatro práticas desenvolvidas individualmente em sala de aula; Um trabalho final (projeto) desenvolvido em grupos de 3 ou 4 alunos. Métricas de avaliação: nLx = Nota da lista x (escala 0-100) nPx = nota da prática x (escala 0-100) nT = nota do trabalho final (escala 0-100) NF = nota final de curso

Plano de aulas (sujeito a alterações) Semana 1 – 15 Março 2013 Semana 2 – 6 Abril 2013 Orientações gerais Modelos: importância e tipos Regressão a duas variáveis Estimadores e suas propriedades Mínimos quadrados Teorema Gauss-Markov ANOVA Testes de hipótese Correlação Modelo linear geral Testes F, R2 e R2 corrigido Correlação parcial e multicolinearidade Coeficientes beta e elasticidades Modelo linear geral: forma matricial Uso de variáveis dummy Uso de testes t e F Regressão linear por partes Heteroscedasticidade e correlação serial

Plano de aulas Semana 3 – 3 Maio 2013 Semana 4 – 22 Junho 2013 Erros em variáveis Estimação paramétrica consistente O problema de Identificação Mínimos quadrados em dois estágios Redes neurais: definição e características TDNNs e previsão com RNAs Previsão com modelos de 1 equação Forecasting incondicional Forecasting com erros correlacionados Forecasting condicional Modelos de séries temporais Modelos de extrapolação e média-móvel Suavização e ajuste sazonal Semana 5 – 3 Julho 2013 Projeto final