Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Palestras, oficinas e outras atividades
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Capa Disciplina: Ajustamento de Observações
Operadores e Funções do LINGO
Investor Relations4Q07 | 1. Investor Relations4Q07 | 2 2.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Realizado no Curso EFA Cozinha – Valença
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Sumário Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Análise de regressão linear simples: abordagem matricial
Relações Adriano Joaquim de O Cruz ©2002 NCE/UFRJ
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
MB-711 Fundamentos de Tratamento de Incertezas
FUNÇÃO MODULAR.
Aula 4 Nomes, Vinculações, Tipos e Escopos
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Provas de Concursos Anteriores
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
ESTATÍSTICA.
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Aproximação da binomial pela normal
Estatística Descritiva (I)
1 CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO REGIONAL – 2006 P Ó S-GRADUA Ç ÃO EM ECONOMIA Microeconomia I Prof.: Edson Domingues Cap í tulo II: Escolha.
Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
Lemas (Sudkamp)  .
Exponential Random Graph Models
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 08.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Quais são, suas médias, medianas e modas?
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Quais são, suas médias, medianas e modas?
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Estudo dos Gases Prof. Fabio Costa.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Modelagem Estatística
ESTATÍSTICA.
Irradiações 1- Definição 2- Mecânica da Irradiação
Amostragem Pontos mais importantes:
Projeto Medindo minha escola.
C ORROPIOS, C ARDINCHAS E C ÃES G RANDES O LIVRO de José Paixão em imagens – com pistas de leitura propostas por por www.joraga.net.
Semântica de Linguagens de Programação
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
DIEGO RICARDO DE ARAUJO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIA EXATAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Seleção de Características.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
Estatística.
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
MATRIZ DE PARENTESCO Nas equações do Modelo Misto, é incluída a matriz de parentesco ( a inversa desta, A-1). Para que? A matriz de parentesco de n indivíduos.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Máquina de Turing Universal
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 1 Seminário: Disciplina: Probabilidade e Inferência Professor:
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Medidas de tendência central e de dispersão
AM020C A interface entre Meio Ambiente, Sociedade e Economia Indicadores de produtividade e empregabilidade da agricultura do Brasil. Aluna Andressa Santos.
Transcrição da apresentação:

Instituto Tecnológico de Aeronáutica Reflexões sobre Probabilidade, Estatística e Modelamento Matemático Por: Armando Z. Milioni Instituto Tecnológico de Aeronáutica São José dos Campos, SP Agosto 2012 1 1

Resumo do que fizemos Jogamos 30 dados ao mesmo tempo 2 2

Resumo do que fizemos Jogamos 30 dados ao mesmo tempo Definimos que o resultado de cada dado seria: Sucesso, para os casos {4, 5 e 6} Fracasso, para os casos {1, 2 e 3} 3 3

Resumo do que fizemos Jogamos 30 dados ao mesmo tempo Definimos que o resultado de cada dado seria: Sucesso, para os casos {4, 5 e 6} Fracasso, para os casos {1, 2 e 3} Fizemos isso 30 vezes 4 4

Resumo do que fizemos Jogamos 30 dados ao mesmo tempo Definimos que o resultado de cada dado seria: Sucesso, para os casos {4, 5 e 6} Fracasso, para os casos {1, 2 e 3} Fizemos isso 30 vezes Notamos que (em média, aproximadamente) Um (qualquer) dos 30 lançamentos tinha o dobro ou mais de Sucessos do que outro lançamento (qualquer). Um dos 30 lançamentos tinha 20 ou mais Sucessos Um dos 30 lançamentos tinha 10 ou menos Sucessos 5 5

Resumo do que fizemos Jogamos 30 dados ao mesmo tempo Definimos que o resultado de cada dado seria: Sucesso, para os casos {4, 5 e 6} Fracasso, para os casos {1, 2 e 3} Fizemos isso 30 vezes Notamos que (em média, aproximadamente) Um (qualquer) dos 30 lançamentos tinha o dobro ou mais de Sucessos do que outro lançamento (qualquer). Importante: isso ocorre por obra “do acaso” 6 6

Substitua o que fizemos conforme abaixo Ao invés de 30 lançamentos, 30 pessoas Habilitações semelhantes e treinamentos idênticos 7 7

Substitua o que fizemos conforme abaixo Ao invés de 30 lançamentos, 30 pessoas Habilitações semelhantes e treinamentos idênticos Ao invés de 30 dados, 30 dias de “teste” 8 8

Substitua o que fizemos conforme abaixo Ao invés de 30 lançamentos, 30 pessoas Habilitações semelhantes e treinamentos idênticos Ao invés de 30 dados, 30 dias de “teste” Resultados individuais a cada dia de teste: Sucesso, com probabilidade 50% Fracasso, com probabilidade 50% 9 9

Substitua o que fizemos conforme abaixo Ao invés de 30 lançamentos, 30 pessoas Habilitações semelhantes e treinamentos idênticos Ao invés de 30 dados, 30 dias de “teste” Resultados individuais a cada dia de teste: Sucesso, com probabilidade 50% Fracasso, com probabilidade 50% Ao término do período Alguém terá 20 ou mais Sucessos, o dobro de outro alguém, que terá 20 ou mais Fracassos 10 10

Autor: Leonard Mlodinow O exemplo que acabamos de estudar é uma variação de um problema analisado no livro “O Andar do Bêbado” Autor: Leonard Mlodinow 11 11

ESTE CURSO É SOBRE: “A MODELAGEM E A COMPREENSÃO DO ACASO” PORTANTO: 12 12

Ainda para compreender este Curso Algumas curiosidades (erros) da mídia Modelamento matemático: 10 mandamentos 13 13

14 14

15 15

16 16

17 17

18 18

19 19

20 20

21 21

SE ESSES EXEMPLOS APARECEM NA MÍDIA, QUE SEGURANÇA TEMOS PERGUNTA NATURAL: SE ESSES EXEMPLOS APARECEM NA MÍDIA, QUE SEGURANÇA TEMOS DE QUE RACIOCÍNIOS SEMELHANTES NÃO APAREÇAM, POR EXEMPLO EM RELATÓRIOS TÉCNICOS? 22 22

E ESTATÍSTICA QUE NOS PERMITEM COMPREENDER O ACASO E SEPARÁ-LO PORTANTO: ESTE CURSO TAMBÉM É SOBRE: “OS FUNDAMENTOS DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA QUE NOS PERMITEM COMPREENDER O ACASO E SEPARÁ-LO DE REAIS RELAÇÕES DE CAUSA E EFEITO” 23 23

“Operations Research - Principles and Practice” Modelos Matemáticos - 10 Mandamentos Fonte: “Operations Research - Principles and Practice” Ravindran, Phillips e Solberg (várias edições) 24 24

1 - Don’t build a complicated model when a simple one will suffice Modelos Matemáticos - 10 Mandamentos 1 - Don’t build a complicated model when a simple one will suffice 25 25

1 - Don’t build a complicated model when a simple one will suffice Modelos Matemáticos - 10 Mandamentos 1 - Don’t build a complicated model when a simple one will suffice 2 - Beware of molding the problem to fit technique 26 26

1 - Don’t build a complicated model when a simple one will suffice Modelos Matemáticos - 10 Mandamentos 1 - Don’t build a complicated model when a simple one will suffice 2 - Beware of molding the problem to fit technique 3 - The deduction phase of modeling must be conducted rigorously 27 27

Mandamento 3 - Fase de Dedução do Modelo Credit Scoring Natureza do Problema Metodologia 28 28

29 29

Critério de distinção: Bons e Maus pagadores 30 30

31 31

32 32

33 33

34 34

Perguntas: Fronteira linear – Por que? Alternativas? 35 35

36 36

Reflexões interessantes Muitas metodologias (análise discriminante; modelos logísticos; neurais, neuro-fuzzy, etc) Pouca discussão em torno da distinção entre bons e maus pagadores Conseqüências de um novo critério? 37 37

38 38

39 39

Pergunta: Para cada critério de distinção adotado, é sempre possível estabelecer a fronteira que separa as populações a partir da amostra? 40 40

41 41

42 42

Reflexões adicionais: Hipótese de existência da fronteira: sempre verdadeira? O que é mais importante: O modelo? ou O critério? 43 43

4 - Models should be validated prior to implementation Modelos Matemáticos - 10 Mandamentos 4 - Models should be validated prior to implementation 44 44

4 - Models should be validated prior to implementation Modelos Matemáticos - 10 Mandamentos 4 - Models should be validated prior to implementation 5 - A model should never be taken too literaly 45 45

4 - Models should be validated prior to implementation Modelos Matemáticos - 10 Mandamentos 4 - Models should be validated prior to implementation 5 - A model should never be taken too literaly 6 - A model should neither be pressed to do, nor criticized for failing to do, that for which it was never intended 46 46

7 - Beware of overselling the model Modelos Matemáticos - 10 Mandamentos 7 - Beware of overselling the model 47 47

7 - Beware of overselling the model Modelos Matemáticos - 10 Mandamentos 7 - Beware of overselling the model 8 - Some of the primary benefits of modeling are associated with the process of developing the model 48 48

7 - Beware of overselling the model Modelos Matemáticos - 10 Mandamentos 7 - Beware of overselling the model 8 - Some of the primary benefits of modeling are associated with the process of developing the model 9 - A model cannot be any better than the information that goes into it (Gigo) 49 49

7 - Beware of overselling the model Modelos Matemáticos - 10 Mandamentos 7 - Beware of overselling the model 8 - Some of the primary benefits of modeling are associated with the process of developing the model 9 - A model cannot be any better than the information that goes into it (Gigo) 10 - Model cannot replace decision makers 50 50

Latim “Probare” – provar, testar Primeiros Fundamentos Probabilidade: Latim “Probare” – provar, testar Estatística: Latim: “Statisticum Collegium” – palestra sobre assuntos do estado 51 51

Introdução a Probabilidade e Estatística População Amostra Estatística (ou. Estatística Indutiva Paramétrica, ou ainda, Inferência Estatística) 52 52

Instituto Tecnológico de Aeronáutica Planejamento do Curso Por: Armando Z. Milioni Instituto Tecnológico de Aeronáutica São José dos Campos, SP Agosto 2012 53 53

QUATRO SEMANAS Semana 1: Fundamentos de Teoria de Probabilidade Variáveis Aleatórias Semana 3: Variáveis Aleatórias e Estimação de Parâmetros Semana 4: Intervalos de Confiança e Teste de Hipóteses 54 54

Livro Texto e Avaliação Probabilidade e Estatística para Engenharia e Ciências – Jay L. Devore Quatro séries de exercícios (grupos de 3) Exame final individual, com base nas séries 55 55

Fundamentos de Teoria de Probabilidade Semana 1: Fundamentos de Teoria de Probabilidade Estatística Descritiva: Fundamentos Definição de Função Probabilidade (história) Propriedades dos Axiomas Cálculo de Probabilidades Função Probabilidade Condicional Teoremas Fundamentais e Independência 56 56

1 - Estatística Descritiva: Fundamentos Medidas de Locação Média, Mediana, Média Aparada, Moda Medidas de Dispersão Desvio Padrão, Variância Histogramas 57 57

2 - Definição de Função probabilidade (história) Elementos Fundamentais Experimento, Espaço Amostral, Eventos, Evento Impossível, Eventos Mutuamente Exclusivos Evolução histórica do Conceito Definições clássica e frequentista Definição Axiomática 58 58

3 - Propriedades da Definição Axiomática Axioma (iii) válido para sequências finitas P(A) + P(Ac) = 1 P(A) = P(A ∩ B) + P(A ∩ Bc) P(A U B) = P(A) + P(B) – P(A ∩ B) 59 59

4 - Cálculo de Probabilidades Alguns problemas clássicos Truques simples com o uso da hipótese clássica Loterias O exemplo que dá origem à V.A.Binomial Saindo dos espaços amostrais finitos O jogo de Crap 60 60

5 - Função Probabilidade Condicional Definição Também é uma função probabilidade Utilidade: Probabilidade de A antes de B A solução do problema do jogo de Crap 61 61

6 - Teoremas Fundamentais e Independência Teorema da Probabilidade Total Teorema de Bayes (1701-1761) Independência Exemplos Clássicos Inpe / Satélite Exames clínicos O problema de Monty Hall 62 62