Homeopatia : conhecimento e utilização pela população da cidade de Montes Claros. João Felício Rodrigues Neto Belo Horizonte, Nov. 2008 I Simpósio Mineiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Caracterização do Comportamento Alimentar dos Doentes Obesos Inscritos para Cirurgia Bariátrica. Inês Ramos 1, Sandra Torres1, & Filipa Vieira1, 2 1-
Advertisements

Luiz Augusto Marcondes Fonseca
Amorim, VMSL; Barros, MBA; César C; Carandina L; Goldbaum M.
Avaliação do atendimento em um serviço público odontológico
Estudo de coorte retrospectivo
SUPPER RISSUL FILIAL 019: INCREMENTO NAS VENDAS E AUMENTO DO ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR 2º semestre 2009.
INQUÉRITO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO ISA Capital
GOSTO MUITO DE VOCE !.
Comparação entre usuários
Maria, Causa de Nossa Alegria
REDAÇÃO Em primeiro lugar (...), pode-se realmente “viver a vida” sem conhecer a felicidade de encontrar num amigo os mesmos sentimentos? Que haverá de.
Projeto Mapeando a Saúde
A Mega Sucesso Apresenta....
Levantamento Populacional de Distúrbios da Comunicação Auto-Declarados - Análise Preliminar de São Paulo Profa. Dra. Vanessa de Oliveira Martins
AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DA PRODUÇÃO ENXUTA: ESTUDO DE CASO EM UMA FÁBRICA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS.
Usuários da Informação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE JOVENS ESTUDANTES DO
Projeto de pesquisa Natal 2006
Saúde Mental População Outubro/ 2007.
Interação: RH – Grupo Objetivo: Convidar as GRs para que se acomodem confortavelmente e dar as Boas Vinda ao Grupo Deixar essa tela durante o welcome coffee.
Qualificação Assistencial
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Necessidades e expectativas do usuário do Espaço de Leitura da Biblioteca Central.
ENSP FIOCRUZ SAÚDE PDSD SAÚDE PDSDSAÚDE PDSD Pesquisa Dimensões Sociais das Desigualdades (PDSD) Módulo SAÚDE Institutos do Milênio – Edital CNPq.
Perfil Médico de Saúde Ocupacional Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa Relatório Gerencial de Saúde Periódicos/2006 
O RISCO DE ADOECER E MORRER NA CIDADE
Universidade Federal de Minas Gerais Estudo de Usuários 2ª Parte
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
USUÁRIOS DO CIRCUITO CULTURAL DA PRAÇA DA LIBERDADE: utilização do Centro de Informação ao Visitante do Circuito Cultural da Praça da Liberdade Etapa Qualitativa.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS TRABALHADORES DE MANUTENÇÃO DE UM SISTEMA DE GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Autores Fernando Martins Carvalho.
Adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com hipertensão arterial e /ou diabetes mellitus atendidos no Programa de Saúde da Família de Blumenau.
Tipos de Estudos Epidemiológicos
A Gestão do Regime Terapêutico por Pessoas com Doença Mental, na Perspetiva do Cuidador Principal RODRIGUES, Mª do Céu, Enfermeira Especialista Saúde Mental.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
MEDIÇÃO E MONITORAMENTO DAS INIQUIDADES EM SAÚDE PNAD 2008 SEMINÁRIO PREPARATÓRIO CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE Claudia Travassos.
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
Souza, M. J.; Raulino, H. T. (PUIC - Curso de Farmácia-Habilitação Análises Clínicas, Campus Tubarão) Iacovski, B. R.; Blatt, R. C. (PUIP - Curso de Farmácia-Habilitação.
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
Análise dos resultados da implantação do Plano de Abordagem e Tratamento do Tabagismo (MS/INCA) em Unidade de Saúde (SUS) de Curitiba- Pr Luci Bendhack.
PROFESSORA EDIR ANTUNES CARVALHO
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
O ACESSO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS A SAÚDE NA BAIXADA SANTISTA
Mas como medir a saúde da população?
Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari Excesso de peso, atividade física e hábitos alimentares Nomes: Adriel, Larissa e Natacha Turma: 223 Disciplina:
“Rede de assistência e morbi-mortalidade da hipertensão arterial sistêmica na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil” Geraldo Bezerra da Silva Junior, Maria.
“Satisfação dos usuários de um serviço público-privado de saúde no nordeste do Brasil e o direito à saúde” Geraldo Bezerra da Silva Junior1, Eduardo Rocha.
Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Ceará
POR QUE VOCÊ VAI SER PREJUDICADO PELO ATO-MÉDICO, APROVADO EM OUTUBRO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS ?
O Estudo Platino e sua implicção em políticas de Saúde Pública
principalmente da tutoria,
Programa SOBAM na Empresa
DETERMINAÇÃO DE FATORES EXTRÍNSECOS AO PACIENTE PORTADOR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) E/OU DIABETES MELITTUS (DM) USUÁRIOS DA FARMÁCIA CENTRAL.
estudos longitudinais
Acadêmica: Danielle Fonseca A CONTRIBUIÇÃO DA ERGONOMIA PARA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DA EMPRESA DO RAMO CIMENTEIRO DE MONTES CLAROS-MG DO RAMO.
A prescrição Homeopática Profa Walkíria. Indicações Plantas Pessoas Animais.
Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim EPIDEMIOLOGIA APLICADA ÀS EMERGÊNCIAS INDICADORES DE SAÚDE.
Avaliação da prevalência de ansiedade e depressão dos pacientes estomizados da microregião de Divinopólis/Santo Antonio do Monte-MG Juliano Teixeira Moraes.
Perfil da utilização de medicamentos de pacientes estomizados em um município de médio porte mineiro Bianca Augusta Pereira de Paula¹; Juliano Teixeira.
DEPRESSÃO E ANSIEDADE EM SERVIDORES PÚBLICOS Introdução Os transtornos mentais estão em contínuo aumento no mundo moderno. As doenças mentais causam mais.
Francisco Viacava LIS/ICICT/FIOCRUZ. Suplemento PNAD: Acesso e Utilização de Serviços de Saúde: 1998,2003 e 2008 Objetivo geral: subsidiar as instâncias.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E TRANSTORNOS MENTAIS EM SERVIDORES DO CENTRO CIRÚRGICO DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO INTERIOR PAULISTA Autores: Braga, LC; Ballestero,
Sheila Rizzato Stopa Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Brasília, outubro de 2015.
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
JORNAL DO ÔNIBUS: ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PELOS USUÁRIOS DO ÔNIBUS CONVENCIONAL E MOVE DE BELO HORIZONTE Professora: Adriana Bogliolo.
Itinerários terapêuticos
Internet e informações em saúde – 10 anos do perfil de usuários de um site sobre pé torto OSIAS FERREIRA FORTE MONICA PASCHOAL NOGUEIRA.
O percurso informacional dos usuários do sistema municipal de transporte público rodoviário da regional Pampulha, cidade de Belo Horizonte – MG ​ GRUPO.
Pesquisa de Satisfação. Como tomou conhecimento do Sicoob Cosmipa O resultado revelou que a maioria dos cooperados (54%) tomou conhecimento através de.
Transcrição da apresentação:

Homeopatia : conhecimento e utilização pela população da cidade de Montes Claros. João Felício Rodrigues Neto Belo Horizonte, Nov I Simpósio Mineiro de Homeopatia

OBJETIVO GERAL VERIFICAR A UTILIZAÇAO DA HOMEOPATIA PELA POPULAÇAO DA CIDADE DE MONTES CLAROS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS  ESTABELECER O PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DA POPULAÇÃO ESTUDADA;  VERIFICAR O CONHECIMENTO, EXPECTATIVA E RESULTADOS COM O TRATAMENTO HOMEOPÁTICO.

MATERIAL E MÉTODOS  APROVADA PELO CEP DA UNIMONTES;  FINANCIADA PELO CNPq;  ESTUDO TRANSVERSAL;  SORTEIO DOS SETORES CENSITÁRIOS;  QUESTIONÁRIOS DOMICILIARES.

UTILIZAÇÃO DA HOMEOPATIA PREVALÊNCIA ENCONTRADA 2,5% IDADE MÍNIMA: 18 IDADE MÁXIMA: 78 MÉDIA DE IDADE: 41 MULHERES: 62%

PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO

PERFIL DE SAÚDE FÍSICA  47% DOS USUÁRIOS RELATARAM ALGUM PROBLEMA DE SAÚDE NO MOMENTO DA ENTREVISTA ;  DESTES, 48% TINHAM MAIS DE UMA CONDIÇÃO MÓRBIDA;  O TEMPO MÉDIO DE DOENÇA FOI DE 9 ANOS.

PERFIL DE SAÚDE FÍSICA ENFERMIDADES MAIS FREQUENTES  HIPERTENSÃO  DEPRESSÃO  DIABETES  BRONQUITE  GASTRITE

PERFIL DE SAÚDE FÍSICA

PEFIL DE SAÚDE FÍSICA

MORBIDADE PARA TRANTORNOS EMOCIONAIS  35% DOS USUÁRIOS PREENCHIAM OS CRITÉRIOS DO QUESTIONÁRIO SRQ-20 PARA TMC;  DESTES, APENAS 8% REFERIRAM A “DEPRESSÃO” COMO QUEIXA DE DOENÇA.

USO DA HOMEOPATIA

MOTIVO DA PROCURA  O TRATAMENTO CONVENCIONAL NÃO SURTIU EFEITO: 25%  NÃO ESTAVA SATISFEITO COM O TRATAMENTO CONVENCIONAL, EMBORA SURTISSE EFEITO: 17%  PARA COMPLEMENTAR O TRATAMENTO CONVENCIONAL: 11%

USO DA HOMEOPATIA

HOMEPATIA NO SUS  97% DOS USUÁRIOS ACHAM VÁLIDO QUE O SUS OFEREÇA A HOMEOPATIA COMO MÉTODO TERAPÊUTICO;  NA POPULAÇÃO GERAL, 68%.

CONCLUSÕES  OS RESULTADOS DEMONSTRAM UM BOM NÍVEL SÓCIO-ECONÔMICO DOS USUÁRIOS DA HOMEOPATIA;  OS USUÁRIOS REFERIRAM ALTO GRAU DE SATISFAÇÃO COM O TRATAMENTO HOMEOPÁTICO;

CONCLUSÕES  A INSATISFAÇÃO COM O TRATAMENTO ALOPÁTICO OU A INEFICÁCIA DESTE FOI MOTIVO DE PROCURA PELA HOMEOPATIA EM 38% DOS USUÁRIOS;  APESAR DA BAIXA PREVALÊNCIA DO USO DA HOMEOPATIA (2,5%), A POPULAÇÃO GERAL ACHA VÁLIDO QUE ELA SEJA OFERECIDA DE FORMA GRATUITA NO SUS

MUITO OBRIGADO !!!... DEVEMOS AGIR COM MAIS COMEDIMENTO, SABEDORIA E PRUDÊNCIA, AO INVÉS DE TRABALHARMOS EM ESBAFORIDA CORRERIA. (...) SÊ MAIS PRUDENTE, CONSIDERA A TI MESMO EM PRIMEIRO LUGAR E DEIXA QUE TUDO MAIS SEJA SECUNDÁRIO EM IMPORTÂNCIA. NÃO TE PERMITAS FAZER AQUILO QUE É CONTRÁRIO A SEU PRÓPRIO BEM ESTAR. SAMUEL HAHNEMANN.