Análise financeira da Prefeitura de Américo Brasiliense
I-COMPARATIVO DAS PRINCIPAIS RECEITAS DOS EXERCÍCIO DE 2008 E 2009 - AMÉRICO BRASILIENSE ARRECADADA VARIAÇÃO Participação RECEITA dez/08 dez/09 R$ % em 2008 em 2009 Transferências ICMS 8.228.881,65 8.407.762,73 178.881,08 2,2% 17,1% 17,6% FPM 11.887.247,06 11.258.192,26 (629.054,80) -5,3% 24,7% 23,5% FUNDEB 10.336.306,24 11.498.832,69 1.162.526,45 11,2% 21,4% 24,0% IPVA 2.029.755,32 2.283.561,54 253.806,22 12,5% 4,2% 4,8% FUNDO MUNICIPAL SAÚDE 1.475.378,72 1.622.768,91 147.390,19 10,0% 3,1% 3,4% SALÁRIO EDUCAÇÃO 1.296.550,07 1.451.355,59 154.805,52 11,9% 2,7% 3,0% FUNDO MUN. ASSIST.SOCIAL 152.056,93 140.151,35 (11.905,58) -7,8% 0,3% Receitas próprias IPTU 444.352,83 425.244,09 (19.108,74) -4,3% 0,9% ISS 3.295.790,31 2.736.344,55 (559.445,76) -17,0% 6,8% 5,7% ÁGUA E ESGOTO 2.030.981,87 1.935.873,68 (95.108,19) -4,7% 4,0% TAXAS 1.269.693,53 1.364.529,56 94.836,03 7,5% 2,6% 2,9% DIVIDA ATIVA 797.020,60 874.329,91 77.309,31 9,7% 1,7% 1,8% SOMA 43.244.015,13 43.998.946,86 754.931,73 89,7% 92,0% OUTRAS 4.181.130,31 3.207.372,74 (973.757,57) -23,3% 8,7% 6,7% Transferências de Capital 765.134,40 625.000,00 (140.134,40) -18,3% 19,6% 14,4% TOTAL GERAL 48.190.279,84 47.831.319,60 -218.825,84 -0,7% 100,0% TRANFERENCIA FUNDEB 3.904.040,88 4.347.981,10 443.940,22 11,4% 8,1% 9,1% TOTAL LÍQUIDO 44.286.238,96 43.483.338,50 -802.900,46 -1,8% 91,9% 90,9% ICMS - redução de 1,25% para o ano de 2009.
II-DESPESAS EMPENHADAS: VARIAÇÃO Participação DESPESAS dez/08 dez/09 R$ % em 2008 em 2009 ÓRGÃOS ADMINISTRAÇÃO DO GABINETE 507.048,39 440.754,25 (66.294,14) -13,1% 1,1% 1,0% ADMINISTRAÇÃO JURÍDICA 73.884,62 96.143,97 22.259,35 30,1% 0,2% ADMINISTRAÇÃO GERAL 1.058.813,85 1.032.951,77 (25.862,08) -2,4% 2,4% PREVIDÊNCIA AO SERVIDOR 951.589,26 721.412,10 (230.177,16) -24,2% 2,2% 1,7% ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.720.576,71 1.822.252,57 101.675,86 5,9% 3,9% 4,3% URBANISMO 5.546.443,73 3.774.154,20 (1.772.289,53) -32,0% 12,6% 8,8% ÁGUA E ESGOTO 2.325.448,70 2.526.524,23 201.075,53 8,6% 5,3% FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE 9.754.900,93 10.937.798,95 1.182.898,02 12,1% 22,1% 25,6% CRECHES 1.982.871,72 1.148.023,14 (834.848,58) -42,1% 4,5% 2,7% PRÉ-ESCOLA 855.609,92 378.126,48 (477.483,44) -55,8% 1,9% 0,9% ENSINO FUDAMENTAL 924.550,08 930.581,58 6.031,50 0,7% 2,1% ENSINO - CONVÊNIOS 1.691.872,80 1.905.380,76 213.507,96 3,8% ENSINO MÉDIO 331.656,85 376.990,44 45.333,59 13,7% 0,8% FUNDEB 10.506.644,47 11.054.187,91 547.543,44 5,2% 23,8% 25,9% MERENDA ESCOLAR 617.843,71 459.450,32 (158.393,39) -25,6% 1,4% CULTURA 61.290,06 81.708,19 20.418,13 33,3% 0,1% ESPORTE 1.203.758,18 1.106.301,35 (97.456,83) -8,1% 2,6% TURISMO 584.675,70 839.505,24 254.829,54 43,6% 1,3% 2,0% FUNDO MUN. DE ASS. SOCIAL 744.046,99 634.797,64 (109.249,35) -14,7% 1,5% ENCARGOS GERAIS 1.904.927,40 1.246.890,34 (658.037,06) -34,5% 2,9% TOTAL PREFEITURA 43.348.454,07 41.513.935,43 (1.834.518,64) -4,2% 98,1% 97,3% LEGISLATIVO 836.384,36 1.169.018,58 332.634,22 39,8% SOMA ORÇAMENTÁRIA 44.184.838,43 42.682.954,01 (1.501.884,42) -3,4% 100,0% SALDO ORÇAMENTÁRIO 101.400,53 800.384,49 698.983,96 -689,3%
Receita e Despesa do Serviço de Água e Esgoto / 2004 a 2009 2005 2006 2007 2008 2009 RECEITA 1.163.779,71 1.344.771,45 1.450.906,71 1.735.958,29 2.030.981,87 1.935.873,68 TRANSF. UNIÃO OU ESTADO 923.167,00 VENCIMENTOS 177.758,33 248.923,02 249.644,06 288.154,16 375.822,94 416.433,71 OBRIGAÇÕES 53.866,50 72.073,04 84.514,23 104.314,94 127.697,52 141.266,56 OUTRAS DESP.VARIÁVEIS - 7.658,36 6.816,00 MATERIAL CONSUMO 119.752,58 183.415,37 207.443,30 200.960,06 193.995,87 225.780,27 DESPESAS COM LOCOMOÇÃO SERVIÇOS PES.JURÍDICA 1.022.732,33 1.284.723,20 1.389.943,38 1.577.729,45 1.575.294,47 1.705.864,45 PRECATÓRIOS CONSTR.POÇO ARTESIANO 48.351,20 998.634,00 EXTENSÃO REDE ÁGUA 6.130,80 72.515,00 EQUIP. MAT. PERMAN. 10.570,61 19.923,33 36.253,90 7.500,68 42.496,98 26.260,90 OUTRAS DESP.LOCOMOÇÃO 2.745,50 2.482,56 4.102,34 TOTAL DESPESA 1.390.811,15 1.929.924,16 2.966.432,87 2.181.404,79 2.325.448,70 2.526.524,23 SALDO SUPERÁVIT/DÉFICIT (227.031,44) (585.152,71) (592.359,16) (445.446,50) (294.466,83) (590.650,55) RELAÇÃO % -43,5% -25,0% -25,7% -14,5% -30,5%
COMPARATIVO DO CRESCIMENTO DAS DESPESAS DA PREFEITURA E CÂMARA MUNICIPAL 2008 2009 DIFERENÇA VARIAÇÃO ARRECADAÇÃO 44.286.238,96 43.483.338,50 -802.900,46 -1,8% DESPESAS EMPENHO 2008 EMPENHO 2009 TOTAL PREFEITURA 43.348.454,07 41.513.935,43 (1.834.518,64) -4,2% LEGISLATIVO 836.384,36 1.169.018,58 332.634,22 39,8%
CONTAS E SALDOS BLOQUEADOS NO BANCO DO BRASIL FUNDEB (CONVÊNIO EDUCAÇÃO) 1.835.563,48 QESE (CONVÊNIO TRANSPORTE EDUCAÇÃO) 247.268,28 MERENDA (CONVÊNIO EDUCAÇÃO) 163.303,50 TOTAL DA EDUCAÇÃO 2.246.135,26 EPIDEMIOLOGIA (CONVÊNIO SAÚDE) 62.590,15 AIDS/VIGILÂNCIA (CONVÊNIO SAÚDE) 14.693,07 AIDS (CONVÊNIO SAÚDE) 25.230,41 FUS (RECURSO PRÓPRIO SAÚDE) 21.824,79 SEDENTARISMO (CONVÊNIO SAÚDE) 54.769,01 FATURAMENTO (CONVÊNIO SAÚDE) 442.151,75 TOTAL DA SAÚDE 621.259,18 IPVA - MOVIMENTO 1.161,36 CID - MOVIMENTO 5,63 SIMPLES NACIONAL - MOVIMENTO 17.178,68 MULTAS - MOVIMENTO 34.686,16 APOIO FPM - MOVIMENTO 5.115,07 TOTAL DA CONTA MOVIMENTO 58.146,90 TOTAL GERAL 2.925.541,34
Índice do ICMS - redução de -0,5% para o ano de 2010. I-COMPARATIVO DAS PRINCIPAIS RECEITAS DOS EXERCÍCIO DE 2009 E 2010 - AMÉRICO BRASILIENSE ARRECADADA VARIAÇÃO Participação RECEITA fev/09 fev/10 R$ % em 2009 em 2010 Transferências ICMS 1.226.311,91 1.450.568,82 224.256,91 18,3% 14,6% 16,0% FPM 1.938.025,99 1.904.875,88 (33.150,11) -1,7% 23,1% 21,0% FUNDEB 2.162.400,86 2.474.690,26 312.289,40 14,4% 25,8% 27,2% IPVA 903.978,26 1.034.811,45 130.833,19 14,5% 10,8% 11,4% FUNDO MUNICIPAL SAÚDE 236.634,17 297.181,75 60.547,58 25,6% 2,8% 3,3% SALÁRIO EDUCAÇÃO + FNDE 304.358,07 356.222,71 51.864,64 17,0% 3,6% 3,9% FUNDO MUN. ASSIST.SOCIAL 16.049,06 21.658,53 5.609,47 35,0% 0,2% Receitas próprias IPTU 69.257,95 20.232,69 (49.025,26) -70,8% 0,8% ISS 613.095,99 251.138,30 (361.957,69) -59,0% 7,3% ÁGUA E ESGOTO 310.461,51 339.237,82 28.776,31 9,3% 3,7% TAXAS 202.779,70 176.042,25 (26.737,45) -13,2% 2,4% 1,9% DIVIDA ATIVA 148.603,11 183.713,98 35.110,87 23,6% 1,8% 2,0% SOMA 8.131.956,58 8.510.374,44 378.417,86 4,7% 97,0% 93,7% OUTRAS 253.379,95 423.280,47 169.900,52 67,1% 3,0% Transferências de Capital - 150.000,00 #DIV/0! 0,0% TOTAL GERAL 8.385.336,53 9.083.654,91 548.318,38 8,3% 100,0% TRANFERENCIA FUNDEB 816.648,62 884.077,68 67.429,06 9,7% TOTAL LÍQUIDO 7.568.687,91 8.199.577,23 630.889,32 90,3% 7.163.973,75 Índice do ICMS - redução de -0,5% para o ano de 2010.
EVOLUÇÃO DA DESPESA COM PESSOAL DA PREFEITURA DE AMÉRICO BRASILIENSE - 2009 janeiro fevereiro março abril maio junho Sub-total Receita - 2009 4.030.928,03 3.537.759,88 4.198.840,23 3.146.634,36 3.616.470,98 3.580.699,23 22.111.332,71 Pessoal+Encargos 1.102.627,57 1.559.843,96 1.686.209,96 1.804.428,14 1.765.974,40 1.833.106,84 9.752.190,87 Relação RCL/Pessoal 27,4% 44,1% 40,2% 57,3% 48,8% 51,2% julho agosto setembro outubro novembro dezembro TOTAL 2.896.626,21 3.046.796,65 3.408.505,56 3.580.009,47 3.370.548,13 4.444.519,57 42.858.338,30 1.825.747,96 1.819.455,76 2.055.561,96 1.617.400,60 1.589.321,66 3.542.996,11 22.202.674,92 63,0% 59,7% 60,3% 45,2% 47,2% 79,7% 51,8%
Evolução de Despesa com Pessoal 2009 e 2010 Variação 4.348.681,49 4.107.344,02 -5,5%
Número de Funcionários Fev/2010 Número de Funcionário Públicos Municipais - Fevereiro de 2010 Número de Funcionários Fev/2010 Celetista 767 Comissionados 128 Aposentados e Pens. 39 Total 934
EVOLUÇÃO DAS DESPESAS DA CÂMARA MUNICIPAL Descrição de Despesas dez/08 dez/09 Variação Subsídios Vereadores 264.959,28 443.166,00 67,0% Vencimentos Funcionários 318.541,72 362.792,99 14,0% Outras Despesas 233.708,36 301.136,26 29,0% Equipamentos 12.390,00 46.937,33 279,0% Obras e Instalações 6.785,00 14.986,00 108,0% Total 836.384,36 1.169.018,58 40,0%
Fim