Unidade 3 Processo de leitura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

RESENÇÃO OU RESENHA Definição:Exposição em síntese do assunto tratado em uma obra científica . Resenção crítica: Desenvolvida em forma de apreciação da.
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
Sérgio Elias Vieira Cury
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
CONHECENDO PELA LEITURA
INTRODUÇÃO A METODOLOGIA DA PESQUISA AULA 1
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Metodologia Científica Divulgação de resultados
MATÉRIA 1.2 – Técnicas de leitura e de resumo Boa leitura  pré-requisito para um bom estudo Tarefa Inicial: 1) Examinar o livro (ou texto) no todo,
LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS
Metodologia Científica
Comunicação e Expressão Profª Vania.
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência da Informação Leitura: jornada com afetos e cuidados.
AULA 6 Como Estudar.
Como elaborar resumos O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração envolve habilidades.
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Leitura de Textos Científicos
Diretrizes para leitura e análise de textos
CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS
Resenha Produção de texto.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
CONHECENDO PELA LEITURA
Unidade II: Necessidade da produção científica na Universidade
DICIPLINA DE METODOLOGIA PESQUISA PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Importância da Leitura
Artigo Científico Funções Básicas:
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
ANÁLISE E SÍNTESE DE TEXTOS
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
CEAP –Ciências Contábeis /1 Disc. Metodologia do Trabalho Científico Profº Luiz Alberto C. Guedes.
Resenha Crítica HOSS, Osni. Ms. e Doutorando.
CONSIDERAÇÕES SOBRE RESUMO
RESUMO.
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
Resenha Crítica.
Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas Curso de Graduação em Arquivologia Oficina de Textos II Profª: Eliete Santos RESENHA Equipe: Ana Paula.
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Documentação e Resenha
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Metodologia Científica
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA
SÍNTESE Substantivo feminino proveniente da palavra grega synthesis que significa composição ou arranjo. É a redução de um texto em suas ideias principais.
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
Leitura como fonte de conhecimento e prazer
TRABALHOS ACADÊMICOS.
FICHAMENTO.
a importância da leitura
Aula 04.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Tânia Maria Santana Botêlho
DISCIPLINA: Redação científica
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Normas para elaboração de resumos documentários Profa. Giovana Deliberali Maimone.
Leitura e Documentação
Gêneros textuais/discursivos: a produção de gêneros acadêmicos
O resumo Claire Guinchat e Michel Menou. Introdução  O resumo é uma operação que permite diminuir sensivelmente o volume de informação.  São textos.
METODOLOGIA CIENTÍFICA PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA.
Transcrição da apresentação:

Unidade 3 Processo de leitura

3.1 Leitura Ler significa conhecer, interpretar, decifrar, eleger, escolher; Não basta ler indiscriminadamente, é preciso saber ler. A leitura é válida somente quando assimilida.

3.2 Importância da leitura Imprescindível em qualquer tipo de investigação científica 1) Um meio eficaz para o aprofundamento dos estudos; 2) Aquisição de cultura geral

Natureza da Leitura 1) Entretenimento ou distração – periódicos e obras literárias; 2) Cultura geral ou informativa – jornais e revistas; 3) Aproveitamento ou formativa – livros e revistas especializados.

Para Vega (1969:26) a leitura implica quatro operações: Reconhecer – entender o significado dos símbolos gráficos utilizados no texto; Organizar – entrosar o significado das palavras na frase, nos parágrafos, nos capítulos; Elaborar – estabelecer significados adicionais em torno do significado imediato e original dos símbolos gráficos utilizados no texto; Valorar – aferir os dados da leitura com os meios ideais, conceitos e sentimentos, a fim de aceitar ou refutar afirmações ou supostas verdades. Objetiva mostrar como o texto foi organizado pelo autor permitindo uma visualização global de sua abordagem. Devem-se buscar: esclarecimentos para o melhor entendimento do vocabulário, conceitos empregados no texto e informações sobre o autor;

O que se deve ler Quem estuda um texto tem por objetivo aprender algo, rever detalhes ou buscar respostas para certas indagações (Gagliano, 1979:73)

A introdução ou prefácio O primeiro passo na busca de material para leitura, comum a todos os leitores, consiste na identificação do texto que se tem pela frente. Deve ler: O título A data de publicação A ficha catalográfica A orelha O índice ou sumário A introdução ou prefácio A bibliografia do tema, o alcance de suas conclusões. E, ainda, fazer uma apreciação pessoal das idéias defendidas.

Os livros podem ser úteis para leituras ou para consultas. Deve-se ainda olhar uma ou outra página,para saber que tipo de abordagem fez o autor. Se a obra for de interesse, assinale a sua futura utilização. Os livros podem ser úteis para leituras ou para consultas.

Seleciona-se dois tipos de obras: as que podem ajudar nos estudos, em face dos conhecimentos técnicos e atualizados; e as que oferecem subsídios para a elaboração de trabalhos científicos.

Como se deve ler Leitura proveitosa: Atenção Intenção Reflexão Espírito crítico Análise Síntese Velocidade

Regras elementares para a leitura Jamais realizar uma leitura de estudo sem um propósito definido; Reconhecer sempre que cada assunto, cada gênero literário requer uma velocidade própria de leitura;

Regras elementares para a leitura 3) Entender o que se lê; 4) Avaliar o que se lê; 5) Discutir o que se lê; 6) Aplicar o que se lê. (Gagliano, 1979:71-72)

Defeitos a serem evitados 1) Dispersão do espírito; 2) Inconstância; 3) Passividade; 4) Excessivo espírito crítico; 5) Preguiça; 6) Deslealdade.

3.3 - Leitura prévia, informativa, analítica e crítica

Análise textual: Preparação do texto para a leitura. Requer o levantamento esquemático da estrutura redacional do texto. Objetiva mostrar como o texto foi organizado pelo autor permitindo uma visualização global de sua abordagem. Devem-se buscar: esclarecimentos para o melhor entendimento do vocabulário, conceitos empregados no texto e informações sobre o autor;

Para a análise do texto precisamos: 1) Aprender a ler, a ver; a escolher o mais importante dentro do texto; 2) Reconhecer a organização e estrutura de uma obra ou texto; 3) Interpretar o texto, familiarizando-se com idéias, estilos e vocabulários; 4) Chegar a níveis mais profundos de compreensão;

7) Encontrar as idéias principais ou diretrizes e as secundárias; 5) Reconhecer o valor do material, separando o importante do secundário ou acessório; 6) Desenvolver a capacidade de distinguir fatos, hipóteses e problemas; 7) Encontrar as idéias principais ou diretrizes e as secundárias; 8) Perceber como as idéias se relacionam; 9) Identificar as conclusões e as bases que as sustentam.

Análise temática: É a compreensão da mensagem do autor. Requer a procura de respostas para algumas questões. de que trata o texto? Qual o objetivo do autor? Como o tema está problematizado? Qual a dificuldade a ser resolvida? Que posições o autor assume? Que idéias defende? O que quer demonstrar? Qual foi o seu raciocínio, a sua argumentação? Qual a solução ou a conclusão apresentada pelo autor?;

Análise interpretativa: É a interpretação da mensagem do autor. Requer análise dos posicionamentos do autor situando-o em um contexto mais amplo da cultura filosófica em geral. Deve-se fazer avaliação crítica das idéias do autor observando a coerência e validade de sua argumentação, a originalidade de sua abordagem, a profundidade no tratamento do tema, o alcance de suas conclusões. E, ainda, fazer uma apreciação pessoal das idéias defendidas.

3.4 RESUMOS Resumo é a apresentação condensada dos pontos relevantes de um texto. No resumo você deve ressaltar de forma clara e sintética a natureza e o objetivo do trabalho, o método que foi empregado, os resultados e as conclusões mais importantes, seu valor e originalidade. O conteúdo de um resumo deve contemplar o assunto ou os assuntos tratados de forma sucinta, o objetivo do trabalho, o método ou os métodos empregados, como o tema foi abordado e suas conclusões.

Os resumos devem vir sempre acompanhados da referência da publicação. Você deve elaborar os resumos de acordo com a NBR6028 (NB88) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (1990), que define as regras para sua redação e apresentação. Os resumos devem vir sempre acompanhados da referência da publicação.

Requisitos de um Resumo Concisão: a redação é concisa quando as idéias são bem expressas com um mínimo de palavras. Precisão: resultado das seleções das palavras adequadas para expressão de cada conceito. Clareza: característica relacionada à compreensão. Significa um estilo fácil e transparente.

A leitura do resumo deve permitir: Conhecer o documento; Determinar se é preciso ler o documento na íntegra.

Informativo: Contém as informações essenciais apresentadas pelo texto. Tipos de resumos Informativo: Contém as informações essenciais apresentadas pelo texto. Indicativo ou Descritivo: Não dispensa a leitura do texto completo. Apenas descreve a natureza, a forma e o objetivo do documento. Crítico: Informa sobre o conteúdo do trabalho e formula julgamento sobre ele. Não existe padronização. É subjetivo, pois depende de interpretação. O seu resultado é produto do repertório particular de conhecimentos de quem o está elaborando.

Praticando... Seção 1 a 8 – Páginas 15 a 54 – Livro: Resumo. Anna Rachel Machado (Coord.), Eliane Gouvêa Lousada e Lília Santos Abreu-Tardelli. São Paulo: Parábola Editorial, 2004 (Leitura e produção de textos técnicos e acadêmicos; 1).