Análise de Custo / Volume / Lucro

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Transcrição da apresentação:

Análise de Custo / Volume / Lucro

Classificação dos Custos COMPORTAMENTO DO CUSTO/DESPESA CUSTO/DESPESA VARIÁVEL: é aquela cujo total varia na razão direta das alterações do nível de atividade Ex: Cada automóvel precisa de uma bateria. À medida que a produção de veículos aumenta ou diminui, o número de baterias aumentará ou diminuirá na mesma proporção. CUSTO/DESPESA FIXA: é aquela cujo total permanece constante, independentemente das alterações no nível de atividade. Ex: Valor mensal pago por um contrato de publicidade a uma emissora de TV.

Modelo de DRE por contribuição no mês de junho Recife Som Ltda. Modelo de DRE por contribuição no mês de junho Total Por Unidade Vendas (400 auto-falantes) $ 100.000 $ 250 (-) Despesas Variáveis $ 60.000 $ 150 Margem de Contribuição $ 40.000 $ 100 (-) Despesas Fixas $ 35.000 Lucro Líquido $ 5.000

Para Venda de 01 auto-falante: Total Por Unidade Vendas (01 auto-falante) $ 250 (-) Despesas Variáveis $ 150 Margem de Contribuição $ 100 (-) Despesas Fixas $ 35.000 Lucro Líquido $ (34.900)

Auto-falantes para produzir $ 35.000 de Margem de Contribuição Total Por Unidade Vendas (350 auto-falantes) $ 87.500 $ 250 (-) Desp. Variáveis $ 52.500 $ 150 Margem de Contribuição $ 35.000 $ 100 (-) Desp. Fixas Lucro Líquido $ 0

Margem de Contribuição (MC) Percentual Total Por Un. % Vendas Vendas (400 auto-falantes) 100.000 250 100% (-) Desp. Variáveis 60.000 150 60% Margem de Contribuição 40.000 100 40% (-) Desp. Fixas 35.000 Lucro Líquido 5.000

Margem de Contribuição (MC) Percentual MC Percentual = Margem de Contribuição Vendas MC percentual é de 40%. Isso significa que para cada $1 de aumento de vendas, a margem de contribuição total aumentará em $ 0,40. Se a empresa planeja um aumento de $30.000 nas vendas, a administração pode esperar um aumento da MC de $ 12.000

Aplicação dos Conceitos de CVL

VARIAÇÃO NO CUSTO FIXO E NO VOLUME DE VENDAS Aumento de $10.000 no gasto mensal de propaganda Aumento de $30.000 nas vendas mensais para um total de 520 auto-falantes Vendas Ant. Vendas c/ nova propag. Diferença % das vendas Vendas 100.000 130.000 30.000 100% (-)Despesas Variáveis 60.000 78.000 18.000 60% MC 40.000 52.000 12.000 40% (-) Despesas Fixas 35.000 45.000 10.000 Lucro Líquido 5.000 7.000 2.000 OU: MC Incr. ($30.000 x 40%) – Desp. Incr. ($10.000)

ALTERAÇÃO NO CUSTO VARIÁVEL E NO VOLUME DE VENDAS Utilização de componentes de qualidade mais alta Redução de $10,00 na MC por auto-falante Aumento nas vendas de 400 para 480 auto-falantes por mês Vendas Ant. Vendas com melhores componentes Diferença Novo % das vendas Vendas 100.000 120.000 20.000 100% (-)Desp. Var. 60.000 76.800 16.800 64% : MC 40.000 43.200 3.200 36% (-) Desp. Fixas 35.000 35.000 Lucro Líquido 5.000 8.200 3.200 OU: MC Total esperada (480u x $90) – MC Total atual (400u x $100)

ALTERAÇÃO NO CUSTO VARIÁVEL, NO CUSTO FIXO E NO VOLUME DE VENDAS Pagto de comissão de $15,00 por auto-falante em lugar dos salários fixos Salários fixos totalizam $ 6.000 mensais Aumento de Vendas em 15% passando para 460 auto-falantes por mês Vendas Ant. Vendas com ajustes Diferença Novo % das vendas Vendas 100.000 115.000 15.000 100% : (-)Desp. Var. 60.000 75.900 15.900 66% MC 40.000 39.100 (900) 34% (-) Desp. Fixas 35.000 29.000 (6.000) Lucro Líquido 5.000 10.100 5.100 OU: MC Total esperada (460u x $85) – MC Total atual (400u x $100)

Determinação do Ponto de Equilíbrio Ponto de Equilíbrio é o nível de vendas ao qual o lucro da empresa é nulo. Pode ser: Contábil Econômico Financeiro

Lucros = Vendas – (Desp. Variáveis + Desp. Fixas) Método da Equação: Lucros = Vendas – (Desp. Variáveis + Desp. Fixas) Vendas = Desp. Variáveis + Desp. Fixas + Lucros 250Q = 150Q +35.000 + 0 (Q=350 auto-falantes) : Método da Margem de Contribuição: PE em unidades de vendas = Despesas fixas / MC unit. PE qtde.total de vendas = Desp. Fixas / MC percentual

Relação CVL em Forma Gráfica

Margem de Seg.= Vendas Orçadas (ou reais) totais Margem de Segurança É o excesso das vendas orçadas (ou vendas reais) sobre o volume de vendas no ponto de equilíbrio. Margem de Seg.= Vendas Orçadas (ou reais) totais Vendas no PE