O insubstituível valor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Vera Maria Pereira História da Arte
ESTÉTICA 1.
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ARTE E A MÚSICA.
Oficina Hora do Conto Realização: Desire Martins Dornelles Pedagoga
ARTE – CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA ARTE NO BRASIL Secretaria Municipal de Educação de Toledo. Disciplina: Arte Organização: Professora Maria Salete Queiroz.
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
O QUE SABER.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
O que significa afetividade/ afeto?...
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
ARTE A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
Por que Arte-Educação?.
construção da felicidade
Arte e representação.
O PODER DO PENSAMENTO Jael Klein Coaracy.
Estou aprendendo Irene Alvina Clicar.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E LIMITES DA COMUNICAÇÃO
Anos de formação Myles: “E outra coisa que gostaria de deixar claro que minhas idéias mudaram e mudam constantemente e devem mudar [...]” (2009, p.42).
ESTÉTICA Arte e realidade
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Professora: Aíla Rodrigues
Professsora: Aíla Rodrigues
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Dimensionamento das aulas da SIM – 27/03/2011
Arte e representação.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Referencias Curriculares Nacionais
OFICINA CRIATIVA® ® Objeto de estudo em Pedagogia para o mestrado de Dra. Cristina Allessandrini.
A moda….
III Dimensões da ação humana e dos valores
A criação artística e a obra de arte
ADAMUS – SOBRE A VOZ ADAMUS – Sua Verdadeira Voz Uma das razões pela qual pedi em Shouds recentes que vocês buscassem sua voz, sua verdadeira voz, é porque.
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Metodologia do Ensino de Arte
Programação Neurolingüística
Como fazer a leitura de obra de arte?
OFICINA DE ARTES VISUAIS
AS EMOÇÕES.
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
ADAMUS – Nova Energia Mencionei tudo isso porque algo mais vai acontecer. Alguns de vocês já estão vivenciando isso nos últimos meses, e este é um ponto.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Nome: Carolina, Jaine Turma: 2A
Professor Romildo Tavares
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Belo.
Breve introdução ao estudo da Arte.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
ARTE.
O COLORIDO DAS ARTES.
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
O que é Arte? Qual a sua utilidade? Como é representada a arte?
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
CULTURA.
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
Transcrição da apresentação:

O insubstituível valor da ARTE na EDUCAÇÃO Por Rita Foelker

Conhecimento Embora não notemos, nossas emoções constantemente nos oferecem informações sobre o mundo, sobre as pessoas e sobre nós mesmos, que podem determinar nossas atitudes e nosso modo de encarar a vida. Isto acontece porque o ser humano tem dois modos de conhecimento da realidade: o racional e o emocional.

Razão e emoção O modo racional é o mais consciente e preciso, aquele cujos dados estamos mais habituados a utilizar. Porém o modo emocional tem características interessantes, as quais podemos aplicar, quando as conhecemos.

Características do modo emocional Sintético. Ou seja, reage ao panorama global, enquanto o racional é analítico, apreendendo parte a parte. Associativo. Razão pela qual símbolos, imagens e metáforas de uma realidade têm o mesmo efeito que a própria realidade. Uma música ou história triste pode nos entristecer, sem que os fatos narrados sejam reais. Impreciso. Nem sempre se sabe qual dos elementos de uma realidade causou determinada emoção. Instantâneo. A reação emocional é rápida, muito mais rápida que a compreensão racional de uma realidade. Ou você gosta, ou detesta, ou ri, ou chora, e depois, se desejar, procura saber o porquê. O medo vem antes de se saber o porquê do medo.

Arte como linguagem A Arte é uma linguagem que dialoga com a mente emocional. As obras de arte fazem menção a estados emocionais específicos e conduzem, por associação, a vivenciar emoções. Alegria, angústia, abandono, tristeza, revolta, poder, entusiasmo são mensagens emocionais que recolhemos das expressões artísticas nas suas mais diversas modalidades: música, literatura, poesia, dança, teatro, pintura, escultura, etc.

Fazendo Arte... O próprio ato de criação artística é um momento riquíssimo, ao colocar a criatura em contato com seus símbolos e significados muitas vezes inconscientes, para transmitir um estado interior. É auto-conhecimento e elaboração de conteúdos internos. Ao fazer o desenho ou pintar, nós experimentamos sentimentos e emoções que são transmitidos pela obra acabada, seja no tema escolhido, no material, na cor, até mesmo no estilo do traço ou da pincelada.

Autodescoberta O contato com estes símbolos já nos leva a descobrir muito sobre nós, além da possibilidade de autoeducação, nos permitindo-nos identificá-los, perceber se são suaves ou penosos, ajudando-nos a expressá-los e encontrar formas positivas de canalizá-los.

Conclusão Por tudo isto, entendemos que a Arte em Educação não têm um caráter meramente acessório, complementar, podendo constituir-se na atividade principal de uma aula, com aproveitamento para o progresso espiritual, tanto quanto ou até mais que um estudo teórico de qualquer espécie.

Aplicações A contemplação das grandes obras de arte, inspiradas pelos melhores ideais da Humanidade, seja ela uma peça musical de boa qualidade, um quadro, um filme, ou poema (levando em conta a idade e características socioculturais da turma, mas oferecendo sempre o melhor possível) despertam sentimentos de bondade, generosidade, gratidão, desejo de elevação.

Valorização do “sentir” Sendo a Arte a linguagem dos sentimentos e das emoções, podemos empregá-la para conduzir o educando à experiência de sentimentos e emoções mais elevados. Afinal, a beleza e a harmonia são metas do ser espiritual, e as grandes criações artísticas do gênio humano nos permitem vislumbrá-las e desejá-las em caráter permanente.

Outras aplicações Na criação de músicas e ilustrações para aulas;

Outras aplicações na confecção da materiais e personagens;

Outras aplicações em inúmeras atividades com os educandos como a modelagem em argila, a pintura, o desenho, a expressão corporal, a dança;

Outras aplicações na criatividade com sucata,

Outras aplicações Na criação de máscaras, figurinos e cenários para peças e esquetes; teatro de bonecos.

IMPORTANTE Só não se esqueça de que o fazer é tão importante quanto o produto: é necessário que a criança tenha liberdade de experimentar o material escolhido e use o tempo que precisar.

Resultados Observe como as crianças vibram com a possibilidade de colocar para fora o que sentem e pensam. E o próprio educador, segundo nossa experiência, fica surpreso com sua própria criatividade e capacidade artística, muitas vezes, oculta.

Mais idéias: técnicas associadas

Mais idéias: Origami passo a passo

Mais idéias: Papapilhas com PET

Mais idéias: Embalagem

Créditos das imagens Amo Muito Meu Planeta! (blog) http://amomuitomeuplaneta.blogspot.com/ Centro de Saúde de Sernacelhe (Portugal) http://cssernancelhe2.com.sapo.pt/criancas-desenhos-xx.htm Dia a dia da Educação (Portal Educacional do Estado do Paraná) http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/noticias/article.php?storyid=44 EB1 de Castelejo (Portugal) http://www.eb1-castelejo-s-joao-areias.rcts.pt/ Gente Miúda (blog) http://pragentemiuda.blogspot.com/2008/09/brinquedos-de-sucata.html Livros da Rita (blog) http://livrosdarita.nafoto.net/photo20051026130355.html Prefeitura Municipal de Indaiatuba http://www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura/cursos/ Arquivo pessoal