INF 1366 – Computação Gráfica Interativa

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Transcrição da apresentação:

INF 1366 – Computação Gráfica Interativa Alberto B. Raposo abraposo@tecgraf.puc-rio.br http://www.tecgraf.puc-rio.br/~abraposo/INF1366 Alberto Raposo – PUC-Rio

Computação Gráfica e Áreas Correlatas processamento de imagens Imagem digital computação gráfica (síntese de imagens) visão computacional Modelos modelagem geométrica Alberto Raposo – PUC-Rio

Computação Gráfica Produz imagens a partir de primitivas geométricas (linhas, círculos, superfícies, etc.) Monstros S.A. Alberto Raposo – PUC-Rio

Computação Gráfica Shrek 2 Final Fantasy Alberto Raposo – PUC-Rio

Computação Gráfica Alberto Raposo – PUC-Rio

Processamento de Imagens Engloba operações realizadas sobre uma imagem para análise, compressão, detecção de padrões não perceptíveis ao olho humano... (ligada à área de processamento de sinais) Correção gama negativo gradiente Alberto Raposo – PUC-Rio

Processamento de Imagens Filtro Gaussiano Alberto Raposo – PUC-Rio

Visão Computacional Estima primitivas geométricas e obtém dados a partir de uma imagem LAK 5519 Alberto Raposo – PUC-Rio

Visão Computacional Alberto Raposo – PUC-Rio

Modelagem Geométrica Trata da representação computacional de formas geométricas, seu tratamento, recuperação de informações e características Alberto Raposo – PUC-Rio

Modelagem Geométrica Alberto Raposo – PUC-Rio

Computação Gráfica e Áreas Correlatas processamento de imagens Imagem digital INF 1366 computação gráfica (síntese de imagens) visão computacional Modelos modelagem geométrica Alberto Raposo – PUC-Rio

Áreas Correlatas Animação por computador Lasseter, 1987 Alberto Raposo – PUC-Rio

Áreas Correlatas Visualização: ampliação da capacidade de com- preensão do usuário Alberto Raposo – PUC-Rio

Áreas Correlatas Realidade Virtual Alberto Raposo – PUC-Rio

Áreas Correlatas Realidade Aumentada Alberto Raposo – PUC-Rio

Áreas Correlatas Interação com usuários: profissionais de Computação Gráfica são geralmente os primeiros a terem acesso a dispositivos de interação “experimentais” Alberto Raposo – PUC-Rio

Aplicações Jogos Cartoons Tomb Raider Geri’s Game Alberto Raposo – PUC-Rio

Aplicações FX (efeitos especiais de cinema / TV) Alberto Raposo – PUC-Rio

Aplicações CAD / CAM Alberto Raposo – PUC-Rio

Aplicações Simulações (videogames com precisão; e.g., simuladores de vôo para treinamento) Alberto Raposo – PUC-Rio

Aplicações Imagens médicas Visualização de informação Alberto Raposo – PUC-Rio

Profissionais da CG Usuários Customizadores usam para produzir desenhos e imagens Customizadores adaptam programas existentes Programadores de aplicações desenvolvem AutoCAD, Corel, ... Desenvolvedores de ferramentas desenvolvem OpenGL, DirectX, ... mais conteúdo mais programação Alberto Raposo – PUC-Rio

Estrutura de aplicação gráfica interativa tradicional Carla Freitas, UFRGS Alberto Raposo – PUC-Rio

Pipeline de visualização 3D Carla Freitas, UFRGS Alberto Raposo – PUC-Rio

Descrição Geométrica Modelo 3D Implícitas Poligonal Partículas John Dingliana, 2004 Implícitas Modelo 3D Poligonal Partículas Paramétrica Alberto Raposo – PUC-Rio

Transformação de Câmera e Recorte (clipping) view frustrum (volume de visualização) John Dingliana, 2004 objetos fora do frustum devem ser descartados Alberto Raposo – PUC-Rio

Projeção e Mapeamento (transformação para viewport) modelos 3D câmera viewport John Dingliana, 2004 Alberto Raposo – PUC-Rio

Rasterização Processo de converter o código que descreve o texto e/ou gráfico no formato requerido pelo dispositivo que “imprimirá” o resultado. Alberto Raposo – PUC-Rio

INF 1366 – 2007.2 Conceitos básicos de CG por meio de 2 tecnologias X3D (http://www.web3d.org/x3d/) Linguagem de descrição de cenas interativas 3D baseada em XML Mais alto nível (descrição) OpenGL API de rotinas gráficas e de modelagem 2D e 3D Mais baixo nível (programação) Alberto Raposo – PUC-Rio

X3D vs. OpenGL Browser (visualizador) .x3d Arquivo .x3d OpenGL Possivelmente (*) implementado usando OpenGL (*) DirectX pode ser alternativa ao OpenGL Alberto Raposo – PUC-Rio

INF 1366 – Computação Gráfica Interativa Alberto B. Raposo abraposo@tecgraf.puc-rio.br http://www.tecgraf.puc-rio.br/~abraposo/INF1366 Alberto Raposo – PUC-Rio