Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aditivo à Etapa I do PAR Região Metropolitana de Salvador Ampliada - Macro Leste
Advertisements

Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Adesão ao Pacto de Gestão
Pactuação do recurso para os Projetos do PROFAPS 2010 na CIB em 14 de junho de 2010.
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
Estratégias para Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Bahia
(NOME DO MUNICÍPIO) Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
SERRINHA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Departamento de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação/SUS
FIRMINO ALVES III Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que otimizem a regulação.
Política Estadual de Regulação
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Regulação, Controle e Avaliação da Assistência à Saúde
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE
Papel da DIREG no Apoio Técnico aos Municípios
MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Avaliação da implantação das ações de Controle,
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Ministério da saúde cgra/drac/sas abril/2014
REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ESTADO DO PARANÁ
LINHA DO CUIDADO DO TRAUMA NA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS DO
Brumado, Serrinha, Santa Maria da Vitoria, Barreiras e Ibotirama
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Paulo de Tarso Monteiro Abrahão
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
ENTORNO SUL.
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO/CATALÃO.
Prof. Miriam Vieira Goiânia , 02 de setembro de 2011
Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS E REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE AÇÕES DA DIRETORIA DE REGULAÇÃO SOBRE A RECOMENDAÇÃO.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Minuta de resolução para CIB
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
MACRORREGIÃO CENTRO JUNHO Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina 1: Alinhamento Conceitual Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina.
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
A GARANTIA DA ATENÇÃO A GARANTIA DA ATENÇÃO ESPECIALIZADA AMBULATORIAL ESPECIALIZADA AMBULATORIAL E HOSPITALAR PARA E HOSPITALAR PARA CONSOLIDAÇÃO DAS.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
GERÊNCIA DOS COMPLEXOS REGULADORES - GECOR SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS E REGULAÇÃO - SUR CNRAC - Central Nacional de Regulação da Alta.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Gestão e Regulação da Atenção à Saúde Diretoria de Regulação da Assistência à Saúde Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Gestão e Regulação da Atenção à Saúde Diretoria de Regulação da Assistência à Saúde

Objetivos Apresentar o diagnóstico de implantação de Centrais no Estado; Apresentar análise da situação diagnóstica da CER; Promover a articulação entre a Superintendência de Regulação e Comissão Intergestora Bipartite – CIB. Objetivos Apresentar o diagnóstico de implantação de Centrais no Estado; Apresentar análise da situação diagnóstica da CER; Promover a articulação entre a Superintendência de Regulação e Comissão Intergestora Bipartite – CIB.

REGULAÇÃO SOBRE SISTEMAS DE SAÚDE REGULAÇÃO SOBRE SISTEMAS DE SAÚDE Ação social mediata, de sujeitos sociais sobre outros sujeitos sociais, que toma como objeto, para regulamentação, fiscalização e controle, a produção de bens e serviços no setor saúde. REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Tem como objeto a produção das ações diretas e finais da atenção à saúde, portanto está dirigida aos prestadores de serviços de saúde públicos e privados. REGULAÇÃO DO ACESSO À ASSISTÊNCIA REGULAÇÃO DO ACESSO À ASSISTÊNCIA Conjunto de relações, tecnologias e ações que, se inscritos nas diretrizes do SUS, devem viabilizar o acesso do usuário aos serviços de saúde, de forma a adequar, à complexidade de seu problema, os níveis tecnológicos exigidos para uma resposta humanizada, oportuna, ordenada, eficiente e eficaz, intermediando a demanda dos usuários por serviços de saúde e o acesso a estes.

Regulação sobre Sistemas de Saúde Regulação da Atenção à Saúde Regulação do Acesso à Assistência

REGULAÇÃO DO ACESSO Papel dos Municípios Garantir o acesso dos seus munícipes e da população referenciada aos serviços de saúde da rede própria e credenciada existentes no município Garantir o acesso dos seus munícipes e da população referenciada aos serviços de saúde da rede própria e credenciada existentes no município Articular com outros municípios, com os quais pactuou, para as referências e contra referências Articular com outros municípios, com os quais pactuou, para as referências e contra referências Articular com a SESAB programações não pactuadas Articular com a SESAB programações não pactuadas Garantir o acesso dos seus munícipes e da população referenciada aos serviços de saúde da rede própria e credenciada existentes no município Garantir o acesso dos seus munícipes e da população referenciada aos serviços de saúde da rede própria e credenciada existentes no município Articular com outros municípios, com os quais pactuou, para as referências e contra referências Articular com outros municípios, com os quais pactuou, para as referências e contra referências Articular com a SESAB programações não pactuadas Articular com a SESAB programações não pactuadas

REGULAÇÃO DO ACESSO Papel do Estado Coordenar a implantação da política de Regulação da Assistência no Estado Coordenar a implantação da política de Regulação da Assistência no Estado Monitorar a operacionalização das referências intermunicipais Monitorar a operacionalização das referências intermunicipais Identificar pontos de desajuste sistemático entre a pactuação efetuada e a demanda efetiva dos usuários e intervir, caso necessário Identificar pontos de desajuste sistemático entre a pactuação efetuada e a demanda efetiva dos usuários e intervir, caso necessário Prestar apoio técnico aos municípios na implantação da Regulação da Assistência Prestar apoio técnico aos municípios na implantação da Regulação da Assistência

Municípios em Gestão Plena e/ou Pólo de Micro Com Central de Regulação Sem Central de Regulação Sem previsão Em Implantação De Agendamento e Leitos Diagnóstico de Implantação de Centrais Municipais no Estado da Bahia Informatizado

Diagnóstico da Central Estadual de Regulação (Recursos Humanos)

Unidades de Saúde com Sistema de Regulação - SISREG Implantado em Salvador (Solicitantes/Executantes) Total de Unidades Reguladas % 47% Fonte:CER Fev/07

Evolução do Quantitativo de Leitos Inserido no SISREG, em Salvador Fonte:CER

Leitos Inseridos no SISREG, por Tipo de Prestador, em Salvador Fonte:CER - fev/07

Resolutividade do SISREG – Processo Autorizativo de AIH Fonte:CER

Resolutividade da CER por tipo de solicitação no SUREM Fonte: SESAB/CER/SUREM

Modelo Implantado de Regulação Concentração de Serviços em Salvador Serviços insuficientes para a demanda: Modelo Implantado de Regulação Concentração de Serviços em Salvador Serviços insuficientes para a demanda: Neurocirurgia Adulto e Pediátrica Cirurgia Cardíaca Adulto e Pediátrica Cirurgia Cardíaca Adulto e Pediátrica Ortotrauma Ortotrauma Oncologia (Emergência Oncológica) Oncologia (Emergência Oncológica) Leitos Clínicos (Crônicos) Leitos Clínicos (Crônicos) UTI – Adulto, Neonatal e Pediátrica UTI – Adulto, Neonatal e Pediátrica Nefrologia Nefrologia Tomografia Computadorizada de Urgência/RMN sob anestesiaTomografia Computadorizada de Urgência/RMN sob anestesia Neurocirurgia Adulto e Pediátrica Cirurgia Cardíaca Adulto e Pediátrica Cirurgia Cardíaca Adulto e Pediátrica Ortotrauma Ortotrauma Oncologia (Emergência Oncológica) Oncologia (Emergência Oncológica) Leitos Clínicos (Crônicos) Leitos Clínicos (Crônicos) UTI – Adulto, Neonatal e Pediátrica UTI – Adulto, Neonatal e Pediátrica Nefrologia Nefrologia Tomografia Computadorizada de Urgência/RMN sob anestesiaTomografia Computadorizada de Urgência/RMN sob anestesia Dificuldades

Falta de utilização do Cartão Nacional SUS - CNS Não conformação da Rede Assistencial Insuficiência na contratualização formal Mapa de leitos do sistema Insuficiência de protocolos clínicos e de regulação Falta de sistemas informatizados que respondam à necessidade Insuficiência na disponibilização dos leitos para o sistema de regulação RH com insuficiência na qualificação e precariedade de vínculos Falta de Legitimidade da CER Falta de utilização do Cartão Nacional SUS - CNS Não conformação da Rede Assistencial Insuficiência na contratualização formal Mapa de leitos do sistema Insuficiência de protocolos clínicos e de regulação Falta de sistemas informatizados que respondam à necessidade Insuficiência na disponibilização dos leitos para o sistema de regulação RH com insuficiência na qualificação e precariedade de vínculos Falta de Legitimidade da CER

Medidas que estão sendo adotadas Revisão dos Contratos com a participação da Superintendência de Regulação Revisão dos Contratos com a participação da Superintendência de Regulação Maior Controle dos Serviços Maior Controle dos Serviços Base Diagnóstica para Conformação das Redes Assistenciais Base Diagnóstica para Conformação das Redes Assistenciais Implantação de Supervisão Hospitalar Implantação de Supervisão Hospitalar Implementação e divulgação do Site de Regulação Implementação e divulgação do Site de Regulação Diagnóstico da existência de estruturas de regulação no Estado Diagnóstico da existência de estruturas de regulação no Estado Qualificação de RH Qualificação de RH

Propostas Implementar a Política de Regulação no Estado Implementar a Política de Regulação no Estado Apoiar com a captação de Recursos do Banco Mundial a implantação das Centrais Macrorregionais e Microrregionais Apoiar com a captação de Recursos do Banco Mundial a implantação das Centrais Macrorregionais e Microrregionais Educação permanente dos recursos humanos para a Regulação Educação permanente dos recursos humanos para a Regulação

Obrigado a todos Contato: Maria Conceição Benigno Magalhães Telefone: / Portal da Regulação: Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Gestão e Regulação da Atenção à Saúde Diretoria de Regulação da Assistência à Saúde Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Gestão e Regulação da Atenção à Saúde Diretoria de Regulação da Assistência à Saúde