PROGRAMA ESTADUAL DE DST/HIV/AIDS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Saúde Reprodutiva e Maternidade Saudável: Legislação Nacional em Conformidade com o Direito Internacional dos Direitos Humanos.
Advertisements

Julho Programa Estadual de Prevenção e Controle das Hepatites Virais do Estado da Bahia.
DENGUE UMA PRIORIDADE PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Abril de 2011
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
Ministério da Saúde IMPLANTAÇÃO DO TESTE RÁPIDO COMO DIAGNÓSTICO DA INFECÇÃO PELO HIV Programa Nacional de DST/AIDS Programa Nacional de Controle da Tuberculose.
Co-Infecção TB/HIV Fábio Moherdaui Programa Nacional de DST/Aids
Ministério da Saúde 1 Novas recomendações em Assistência e Tratamento: participação e controle social Ronaldo Hallal Programa Nacional de DST-Aids SVS.
Teste rápido – HIV, Sífilis e Hepatites B e C
PEP Sexual Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
VIGILÂNCIA DE CASO DE INFECÇÃO PELO HIV
Aids no Brasil 1980 – 2007 Novembro, 2007
COORDENAÇÃO ESTADUAL DE DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS
DTS/Aids/Hepatites Virais
Jacqueline de Aguiar Barros
Transmissão do HIV e Tratamento da Aids
Taxa de Mortalidade Infantil por Macrorregião, Bahia 2006
Fórum Saúde da Mulher século XXI
SÍFILIS CONGÊNITA Um desafio contemporâneo
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
Prevenção da transmissão mãe-filho do VIH
COMITÊ REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO DE EVITABILIDADE DA SÍFILIS CONGÊNITA
PROGRAMA DE CONTROLE DE TUBERCULOSE
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
UEL-UFPR-UNIFESP-UERJ-UEMG-UNB-UEMS-UNEB-UFBA-UFAL
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
PLANO INTEGRADO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS de eliminação da hanseníase, filariose e oncocercose como problema de saúde pública, tracoma como causa de cegueira.
Faculdade de Saúde, Humanas e Ciências Tecnológicas do Piauí- NOVAFAPI
Sistema de Informação: SINAN e SIM
INDICADORES DE SAÚDE.
Programa Nacional de Triagem Neonatal
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
Saúde Integral da Criança
Informações Gerais, Acompanhamento Seção Estadual das DST/Aids
Sífilis Comp: Elica Barreto Eliene Oliveira Gilciene Pereira
Vigilância Epidemiológica da Hanseníase
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
SINDROME DA IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA HIV/AIDS
Programa Estadual de Controle da Tuberculose
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
SINDROME DA IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA HIV/AIDS Setembro/2014.
CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE
Seção Estadual das DST/Aids
Autores: Silva, S.R., Tayra, A., Zotto, S., Cervantes, V., Matida, L.
Linha de Cuidado da Gestante e da Puérpera na SESSP
Monitoramento das Metas priorizadas para 2013
Projeto Criança Exposta ao Vírus HIV em São José
Departmento de DST, AIDS e Hepatites Virais Secretaria de Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Relatorio de Progresso 2012.
Teste do Pezinho O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e/ou infeciosas.
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
Indicadores indicadores 37 mantidos 11 modificados 02 acrescidos Indicador do Estado - mantido.
Avanços e desafios para a infância e a adolescência no Brasil
SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE NOV/2015
O QUE É AIDS? A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada,
Saúde Integral das PVHIV Fórum de Dirigentes São Paulo, 07 de outubro de 2015 Denize Lotufo Estevam Gerência de Assistência CRT - DST/Aids.
AÇÕES DE PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA AS DST/AIDS PARA POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE (PPL) Programa Estadual de DST/AIDS/SP.
EPIDEMIOLOGIA MEDIDAS DE SAÚDE COLETIVA MÔNICA FONSECA 2014.
VIGILÂNCIA DE AIDS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Entre 1982 e 2014, o ERJ registrou : casos de Aids, sendo: casos (SINAN) SISCEL/SICLOM.
Secretaria de Estado da Saúde Gerência de Vigilância DST/HIV/HV Nota Técnica 001/2013/DIVE/SC Utilização dos testes rápidos para infecção pelo HIV, hepatites.
Secretaria de Estado da Saúde Panorama da sífilis, HIV e hepatites virais B e C Gerência de DST/Aids/Hepatites Virais Eduardo Campos de Oliveira.
Situação epidemiológica do VIH/SIDA em Cabo Verde Praia, Fevereiro de 2007 Direcção Geral de Saúde Programa de Luta contra a SIDA/ Serviço de Epidemiologia.
Jarbas Barbosa da Silva Jr. Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Tuberculose e HIV/aids 19/08/2013.
Centro de Convenções Rebuças São Paulo - SP, 28 de Abril de 2016
CAPACITAÇÃO EM SÍFILIS DA APS DOS MUNICÍPIOS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS F ILIPE DE B ARROS P ERINI Infectologista DIVE - GEDST Prefeitura de Florianópolis.
Ações Necessárias Hospitais
Secretaria de Vigilância em Saúde 27 de dezembro de 2013 Panorama das ações da Rede Cegonha.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA ESTADUAL DE DST/HIV/AIDS Setembro de 2011

Sífilis Mesmo conhecida pela humanidade há vários séculos, a sífilis continua como um crescente desafio, sendo considerada até os dias de hoje como um sério problema de saúde pública. Apesar de nos dias de hoje a terapêutica medicamentosa ser eficaz e ter relativa facilidade para o seu diagnóstico, controle e prevenção, ainda apresentam alta incidência e prevalência.

Sífilis No Brasil, estima-se que 3,5% das gestantes sejam portadoras desta doença, havendo um risco de transmissão vertical do treponema ao redor de 50% a 80% e taxas de mortalidade perinatal de até 40%.

Sífilis Congênita A sífilis congênita é mais uma das doenças de grave repercussão sobre o feto. O diagnóstico e tratamento oportunos evitam transtornos gravíssimos como o óbito, deformidades em ossos e dentes, problemas respiratórios e pneumonias, retardo mental, surdez e lesões cutâneas graves.

Sífilis Congênita

Problema importante de saúde pública Sífilis Congênita Problema importante de saúde pública Reflexo da dificuldade de controle da SÍFILIS ADQUIRIDA Considerada evento marcador da qualidade da assistência pré-natal

Solicitação rotineira e obrigatória de, no mínimo, dois testes sorológicos para o diagnóstico na assistência prénatal: no primeiro trimestre (idealmente na primeira consulta) e no terceiro trimestre (aproximadamente na 28a semana). Em caso de falha da vigilância sorológica ou situações de elevado risco, torna-se fundamental o conhecimento da sorologia da mãe no momento do parto.

A Bahia ainda não conseguiu controlar a doença! Sífilis Congênita Agente etiológico (Treponema Pallidum) conhecido desde 1905. Exame de triagem disponível na rede pública › tecnologia simples e baixo custo Tratamento eficaz › Penicilina (sem relato de resistência à droga) Tratamento da mãe só é adequado se o parceiro for tratado (apenas 16,6% são tratados) A Bahia ainda não conseguiu controlar a doença!

Incidência de Sífilis Congênita por 1.000 NV. Bahia, 2000 a 2009 Fonte: SINAN/DIVEP/PE DST/HIV/Aids

A partir de 1986 , O Ministério da Saúde, ciente dos riscos perinatais e da magnitude da sífilis gestacional e congênita, tornou compulsória a notificação da sífilis congênita; Em 1995, o MS e OPAS assumem compromisso para elaboração do Plano de Ação visando à eliminação da sífilis congênita até o ano de 2000, definindo como meta um coeficiente de incidência de até 0,5 caso por 1.000 nascidos vivos;

Em 1997, visando a adequar essas metas à política nacional de controle, o MS passou a considerar que o registro de 1 caso por 1.000 nascidos vivos representava a meta de eliminação da sífilis congênita.

O objetivo é que o homem também se engaje no pré-natal, faça o exame que detecta a sífilis e se necessário inicie o tratamento em um centro de saúde.

Em 2007, para dar visibilidade a Sífilis, através da Lei 228/2007, foi instituído “O Dia Nacional de Combate a Sífilis e a Sífilis Congênita”, comemorado no terceiro sábado do mês de outubro a cada ano.

Principais problemas: Dificuldades dos profissionais da AB para fazer a medicação (choque anafilático 1/7,5 milhões); Risco benefício: falta de tratamento X choque; Articular a Atenção Básica; Articular a VE para seguimento dos casos.

Obrigada!