Avaliação Mediadora.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Advertisements

Olhares diferenciados sobre as dificuldades de aprendizagem
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Diante a Era Tecnológica.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Evasão em Cursos A Distância.
Planejamento de Tutoria
Interação com os Alunos
Histórico da Tutoria.
O Aluno a Distância.
Processo de Avaliação.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Programa aluno pesquisador
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
O TRABALHO COM PROJETOS
PORTFÓLIO.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Planejamento de Tutoria
Motivação e Expectativas
Histórico do Monitor.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
em sistemas escolares e não escolares
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
TÉCNICAS DE ENSINO.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
AVALIAR PARA PROMOVER: AS SETAS DO CAMINHO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Comunidade de aprendizagem
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Maria Vitória Ribas de Oliveira Lima Patrícia Smith Cavalcante Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação Avaliação da Aprendizagem no Programa.
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Estudos Sobre Avaliação da Aprendizagem
Professor(es) Apresentador(es):
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Transcrição da apresentação:

Avaliação Mediadora

Chegamos à última aula.

Aqui você estudará mais um importante assunto: avaliação. Vamos lá.

Avaliação Mediadora

Interessante, não é mesmo? Avaliação Mediadora Bem, aplicada a Educação a Distância, a figura do tutor passa a ser a de um orientador de aprendizagem do aluno que, frequentemente, necessita do docente ou de um orientador. Interessante, não é mesmo?

Avaliação Mediadora Tanto na educação presencial quanto na educação a distância, muitos são os fatores que dificultam a superação da prática de avaliação tradicional, a qual já é tão criticada. Dentre esses fatores destaca-se a crença dos educadores na avaliação classificatória, ou seja, muitos deles defendem a mesma como sendo a garantia de um ensino de qualidade.

No ponto de vista da avaliação tradicional, a classificação do aluno acontece por meio do processo corretivo, portanto o conhecimento é mensurado de acordo com a quantidade de acertos e erros obtidos em uma determinada atividade. Onde, ao término de um período, atribui-se médias finais aos alunos, classificando-os em aprovados ou reprovados.

Já numa perspectiva de avaliação mediadora, a subjetividade não é considerada como um problema, mas como um elemento que pode ser trabalhado de forma positiva dentro do processo de aprendizagem. Pois se cada atividade, ou opinião registrada pelo aluno no fórum, por exemplo, for considerada como sendo uma forma de o mesmo expressar o que realmente aprendeu, esse processo poderá transformar-se em uma grande corrente de aprendizagem, na qual cada tarefa é vista como mais um elo e não como um momento terminal. Dessa forma, o tutor poderá debater com os alunos os “erros” cometidos por eles e expor também as suas dúvidas quanto à interpretação dos mesmos, fazendo com que esse processo se torne um diálogo em que, tanto professor quanto aluno, possam expressar suas opiniões, para assim buscarem aprimorar seus conhecimentos por meio da interação. Para Hoffmann (2003), é fundamental que o tutor utilize a avaliação durante todo o processo de ensino-aprendizagem, observando como o aluno está apreendendo o conhecimento, que dificuldades enfrenta, que reformulações em seu método de ensino devem ser feitas, etc. Ou seja, a avaliação passa a ser um instrumento de regulação da aprendizagem.

Com base nessas considerações, o que você pode concluir sobre a avaliação na Educação a Distância?

Como Avaliar na EAD

Com suas explicações, pude perceber que na educação a distância é praticamente impossível avaliar o aluno somente por meio de provas, ou trabalhos, visto que essa modalidade acontece em horários e realidades totalmente diversos.

Como Avaliar na EAD Por isso é necessário também avaliá-lo de acordo com a sua participação e interação, sejam elas nos fóruns, chats, grupos de discussões ou quaisquer que sejam as ferramentas utilizadas. Ou seja, o acompanhamento do processo de construção de conhecimento implica favorecer o desenvolvimento do aluno, orientá-lo nas atividades, oferecer-lhe novas leituras ou explicações, sugerir-lhe investigações, proporcionar-lhe vivências enriquecedoras e favorecedoras à sua ampliação do saber. Se o tutor valorizar efetivamente toda a produção do aluno, partindo de suas ideias ou dificuldades para o planejamento de novas ações educativas, estará naturalmente tornando-o participante do processo. Em vez de atribuir a pontuação tradicional por intermédio do certo ou errado, o tutor deve fazer comentários sobre as atividades dos alunos, auxiliando-os a localizar as dificuldades, oferecendo-lhes a oportunidade de descobrir melhores soluções.

Como Avaliar na EAD O que importa não é alcançar notas altas e obter os primeiros lugares, e sim a formação no sentido de um indivíduo capaz de descobrir alternativas para enfrentar o mundo atual e resolver de forma autônoma seus próprios problemas. A perspectiva de avaliação mediadora pretende, essencialmente, opor-se ao modelo do “transmitir-verificar-registrar” e evoluir no sentido de uma ação reflexiva e desafiadora do educador em termos de contribuir, elucidar, favorecer a troca de ideias entre e com seus alunos, num movimento de superação do saber, transmitido a uma produção de saber enriquecido, construído a partir da compreensão dos fenômenos estudados.

Professor e aluno buscando coordenar seus pontos de vista, trocando ideias e reorganizando-as. Portanto, a avaliação só será eficiente e eficaz quando esta ocorrer de forma interativa entre professor e aluno, em que ambos caminham na mesma direção, em busca dos mesmos objetivos.

Muito bem! Você concluiu a última aula do módulo de formação de tutores.

Seja você um ótimo tutor. Até a próxima!