POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

O PROPOSITO DA EDUCAÇÃO ESTÁ SENDO MUDADO. JÁ SE FOI O TEMPO EM QUE A EDUCAÇÃO ERA VISTA COMO PARTE DE UMA ALIANÇA SOCIAL QUE REUNIA MUITAS ¨MINORIAS¨
Administração Estratégica
Dois modos de ler a Bíblia.
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Regina Célia Baptista Belluzzo
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
A Sociedade da Informação versus a Sociedade do Conhecimento
Diversificação como estratégia de crescimento
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Alteridade.
AULA SIMULADA LDP.
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Cuida SESI LAZER ATIVO Trabalhador que se Cuida.
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
1 PARÂMETROS PARA ESCOLHA E DICAS DE APLICAÇÃO Alguns parâmetros que você deve sempre considerar ao escolher Jogos Cooperativos, seja criando novos jogos,
Você sabe o que significa a palavra “acordar”?
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
Dimensões da Globalização
Conceitualização e Mensuração
O I L U M N S Professor: Odair.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Teoria Geral de Sistemas
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Desenvolvimento de Pessoas
Desenvolvimento Comunitário
SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ
Em busca de uma compreensão
Características do Mundo Contemporâneo
Principais telas PowerPoint extraídas do livro) www
Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Amor e Sexualidade.
Osmar Braga FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL. A Perspectiva Teórica Os dois Paradigmas.
Gramática da língua portuguesa
 Acomodação Paulo Roberto Gaefke.
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
A chegada do final ano nos convida a refletir sobre o período
CARTA DA TERRA Para crianças.
Não acredito nestas coisas, mas...
INFORMÁTICA.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Por que é tão difícil amar a si mesmo?
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
ESCULPINDO BY JORGE CORRÊA.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
• Manejo – Formação – Professor.
VELOCIDADE OU ACELERAÇÃO?
Estática Estática Histórico
Um outro mundo possível. Duas utopias urgentes para o século XXI.
Perguntas frequentes em uma entrevista
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Educação ambiental e sustentabilidade econômica: comércio justo e consumo sustentável CONSUMO, MEIO AMBIENTE E EDUCACIÓN Rosa M. Pujol Vilallonga.
Professora Hilda Beatriz Dmitruk
Colacio.j Colacio.j C CC Colacio.j Slides aPRESENTA mARCAS Desconheço a autoria do texto Desconheço a autoria do texto.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Sua Imagem Pessoal e o Impacto sobre sua Carreira Independente
Diretora de Vendas Independente Mary Kay
CURSO DE ACONSELHAMENTO PIB SJCAMPOS
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

POR QUE JOGOS COOPERATIVOS? Há uma pergunta que muitos colegas professores nos encaminham: posso aplicar jogos competitivos nas sessões de do SESI Ginástica na Empresa? Você pode estar se perguntando a mesma coisa neste exato momento... Para responder, faremos considerações nas próximas páginas. Afinal, estamos diante de um tema novo e polêmico, articulado com mudanças de paradigma de nossa sociedade.

POR QUE JOGOS COOPERATIVOS? Vamos passo a passo, começando pela mudança de paradigma. Ao longo das últimas três décadas, de forma mais intensa, mudanças ao redor do mundo colocaram antigas verdades em xeque: a mulher passou a requisitar seu espaço no mercado de trabalho, as minorias étnicas tomaram consciência de seus direitos, a matriz energética pautada na queima de combustíveis (petróleo e carvão, em especial) foi questionada diante da ameaça do aquecimento global, a exploração sem limites dos recursos naturais tornou-se insustentável... As fotos a seguir ilustram bem os exemplos dados.

POR QUE JOGOS COOPERATIVOS? Imagens do racismo nos EUA nos anos de 1960. Até os bebedouros eram separados para brancos e negros (white e colored, respectivamente, em inglês). Em 2009, os EUA elegeram um presidente negro.

POR QUE JOGOS COOPERATIVOS? Céu cinza sobre São Paulo, fruto da poluição atmosférica pela queima de combustíveis fósseis Foto de propaganda oficial do governo de Goiás, veiculada nas grandes mídias antes da sociedade brasileira começar a entender o que significa respeito pela natureza. Você consegue imaginar algo assim nos dias de hoje?

POR QUE JOGOS COOPERATIVOS? Nas empresas, as mudanças também são significativas, e temos visto ao longo dos anos o aumento de mulheres em cargos de direção, a presença de diversos grupos étnicos em diferentes níveis organizacionais, a busca por fontes energéticas limpas e por projetos sustentáveis, entre outras. Há, sem sombra de dúvida, uma forma diferente de compreender o mundo sendo construída, ainda que de forma lenta em muitos casos, desde as últimas décadas do século passado. Tal forma de compreender o mundo é o que chamamos de paradigma.

POR QUE JOGOS COOPERATIVOS? O paradigma que se fortalece (chamado holístico), ao contrário do paradigma anterior (o mecanicista), defende estruturas inter-relacionadas como uma rede, nas quais as relações humanas e sociais sejam marcadas por inter-dependência e estejam menos pautadas por escalas hierárquicas rígidas e por divisões. Por conta disso não faz sentido pensar em um gênero (o masculino) trabalhando fora, e outro gênero (o feminino) trabalhando como “dona de casa”; pensar em equipes de trabalho formadas por somente um grupo étnico, descartando toda a herança cultural de outros grupos étnicos e sua contribuição para o fortalecimento da própria equipe de trabalho; pensar em departamentos da mesma empresa que sequer se conhecem; pensar em projetos que destruam a natureza na qual nós mesmos estamos vivendo!

POR QUE JOGOS COOPERATIVOS? E é exatamente neste ponto que chegamos à questão “cooperação e competição”! O paradigma holístico demanda o trabalho em equipe, a soma de esforços, a construção coletiva, enfim, formas de intervenção mais amplas e complexas, posto estarmos vivendo uma era de complexidade sem igual na história da humanidade. Os desafios que temos enfrentado, e os que estão por vir nos próximos anos, exigem nossas melhores competências associadas entre si, operando em rede. Em uma palavra, os desafios impõem “cooperação”.

POR QUE JOGOS COOPERATIVOS? Como competição e cooperação são formas de interação humana, e nossa cultura é extremamente competitiva, precisamos resgatar a cooperação enquanto forma de nos relacionarmos. Precisamos equilibrar as duas formas de interação! Competição Cooperação Imagine que competição e cooperação são como pesos em uma gangorra. O que aconteceria na sequência?

POR QUE JOGOS COOPERATIVOS? Como a competição tem muito “peso” em nossa sociedade, isso é, normalmente é mais valorizada e recebe mais atenção, a gangorra ficaria rígida na posição abaixo. Competição Cooperação

POR QUE JOGOS COOPERATIVOS? Acreditamos que a presença de Jogos Cooperativos nas sessões de ginástica pode oferecer uma rica oportunidade de valorização da cooperação, gerando mais equilíbrio entre as formas de interação de nossa sociedade. Não se trata de negar a competição, ou de considerá-la inadequada, mas apenas de considerar que temos competido tantas vezes, em tantos contextos, que nossa necessidade atual não é exercitar a competição mas, ao contrário, exercitar a cooperação. O que significa exercitar uma forma diferente de compreender o mundo e nele atuar.