CEUNSP–ARQUITETURA E URBANISMO – 9º SEM. S.I.G. – Prof. Daniel Nithack

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de Planejamento e Avaliação da OBT Lúbia Vinhas Campos do Jordão, Dezembro 2004.
Advertisements

VISUALIZAÇÃO DA LIGAÇÃO SEMÂNTICA ENTRE DOCUMENTOS
TELECENTROS Informação e Negócios III Encontro Internacional de Empreendedorismo Recife, 29 de setembro de 2004 Ministério do Desenvolvimento, Indústria.
Ferramentas de Engenharia de Software
Para a Biblioteca Nativa - Gestão de Biblioteca Padrão SQL / BROWSER
Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves
Implementação de um Sistema de Informações Georeferenciado (Geoufes) Utilizando Bibliotecas de Software Livres em Java Aluno: Geraldo Angelo Vassoler Orientador:
USO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG)
SIG – definição e histórico de implementação
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Prefeitura de São Paulo Secretário de Comunicação
PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO
Iana Alexandra Alves Rufino (UAEC/CTRN/UFCG)
Iana Alexandra Alves Rufino (PPGECA/CTRN/UFCG)
Iana Alexandra Alves Rufino Professor Adjunto – UFCG
Metodologias para Aplicações Ambientais
Pesquisa com Usuários Resultado parcial de agosto de 2002 Total de Respostas: 13.
TerraView Campina Grande, 01 de Setembro de 2010.
SIG e Modelagem de Dados Parte II
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
TEMA 3 SISTEMAS OPERACIONAIS
APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO
Apresentações Rich Media Áudio/Vídeo/Slides/Chat
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
Requisitos Funcionais e Não-Funcionais/ Documento de Requisitos
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Inicio PIATV para Windows Realização:.
O Portal do Estudante de Computação
Os cursos de Sistemas de Informação têm a computação como atividade meio, isto é, utilizam a computação como recurso para a solução de problemas.
O que é o Windows?.
Componentes de um sig Profª Iana Alexandra Alves Rufino
Arquitetura e Linguagens
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
Disciplina Geoprocessamento Aplicado ao Planejamento
Projeto Inclusão Digital
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
Conhecendo os Sistemas Operacionais
Sistema operacional spring
Disciplina:GEOPROCESSAMENTO
PROJETO DE BANCO DE DADOS E SIG PARA PREFEITURAS
CONCEITOS Geoprocessamento ou Geomática - disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento de informações.
Professor: Márcio Amador
Sede Edifício Saint James:Av. Dr. João Guilhermino, ºandar S.José Campos-SP - Brasil - CEP PABX:(12) / FAX:(12) 
ENCONTRO TI – 11,12 e 13 de DEZEMBRO 2012 FOZ DO IGUAÇU - PR Arquitetura de informações georreferenciadas para a RBMLQ-I Krol Remigio-IMEQ-PB José Carlos.
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
Sistemas de Informações Geográficas O que é um SIG Integração de cinco componentes básicos.
Qual o SIG que eu escolho?
Qual o SIG que eu escolho?
EMULAÇÃO 3270 VIA WEB BROWSER
Sistema de Processamento de Informações Georeferenciadas
PROGRAMAÇÃO WEB AULA 01 Prof. Gustavo Linhares
Aguilar Figueira Dias Orientador Prof. Dr. João Bosco da Mota Alves
Introdução ao geoprocessamento
Sistemas de Informações Geográficas: História e Definições
DIRETORIA DE GENTE E GESTÃO Gerência de Relacionamento com Docentes
O que é ? Como Surgiu ? SIG Para que serve ? Como utilizar ?
PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Cartografia
S Sempre um grande problema para organizar, armazenar e manipular em qualquer tipo de gestão. DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS ou LEGISLATIVOS Tecle ENTER para.
Introdução ao geoprocessamento
Jornada Nacional de IC - UPM
Resultados Neste estudo de caso, a análise de riscos foi feita no TerraMA 2 utilizando a precipitação acumulada nas últimas 24 horas fornecida pelo Hidroestimador.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Wubi: como instalar o Ubuntu Linux sem mexer no Windows Valdir Barbosa
CARTOGRAFIA UNIDADE I CONCEITOS BÁSICOS.
O que é o Google Maps  É um serviço de pesquisa, visualização de mapas e imagens de satélite da Terra, gratuito na web fornecido e desenvolvido pela.
Transcrição da apresentação:

CEUNSP–ARQUITETURA E URBANISMO – 9º SEM. S.I.G. – Prof. Daniel Nithack SPRING Sistema de Processamento de Informação Georeferenciada JOSÉ LOURENÇO PROHASKA Nº 26 NILDA ROMÃO Nº 42 ROSEMEIRE ALVES Nº 38 VICTOR GARÇÃO Nº 22 ÉDER SILVA Nº 09 MARIA HELENA Nº

SPRING Sistema de Processamento de Informação Georeferenciada O SPRING é um SIG (Sistema de Informações Geográficas) no estado-da-arte com funções de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno e consulta a bancos de dados espaciais, para sistemas Windows e Linux. O SPRING é basedo num modelo de dados que combina as idéias de "campos" e "objetos geográficos" ou seja é estruturado como um Banco de Dados Geográfico que permite o processamento e consulta de informações.

O SPRING é um produto desenvolvido com tecnologia totalmente nacional O SPRING é um produto desenvolvido com tecnologia totalmente nacional. É um programa desenvolvido pela DPI - INPE (Divisão de Processamento de Imagens - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em subistituição ao antigo sistema SITIM/SGI (Sistema de Tratamento de Imagens / Sistema Geográfico de Informações). com a participação de: EMBRAPA/CNPTIA - Centro Nacional de Pesquisa Tecnológica em Informática para Agricultura. IBM Brasil - Centro Latino-Americano de Soluções para Ensino Superior e Pesquisa. TECGRAF - PUC Rio - Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica da PUC-Rio. PETROBRÁS/CENPES - Centro de Pesquisas "Leopoldo Miguez". O projeto contou com substancial apoio financeiro do CNPq, através dos programas RHAE e PROTEM/CC (projeto GEOTEC)

HISTÓRICO DO SPRING ATUALMENTE – VERSÃO 5.1.7(WINDOWS-LINUX) INICIO EM 1991 1993-VERSÃO 1.0 1996-VERSÃO 2.0 1998-MAIO-VERSÃO 3.0(WINDOWS) 1998-OUTUBRO-VERSÃO 3.1.1 1999-JANEIRO-VERSÃO 3.2(WINDOWS) 1999-MAIO-VERSÃO 3.3(WINDOWS) 2000-MAIO-VERSÃO 3.4(WINDOWS) 2001-MARÇO-VERSÃO 3.5(WINDOWS-LINUX) 2003-AGOSTO-VERSÃO 4.0(WINDOWS) 2004-JULHO-VERSÃO 4.1(WINDOWS) 2005-MARÇO-VERSÃO 4.1(LINUX) 2005-SETEMBRO-VERSÃO 4.2(WINDOWS) 2006-JULHO-VERSÃO 4.3(WINDOWS-LINUX) 2008-JULHO-VERSÃO 5.0(WINDOWS-LINUX) ATUALMENTE – VERSÃO 5.1.7(WINDOWS-LINUX)

Objetivos do projeto SPRING Construir um sistema de informações geográficas para aplicações em Agricultura, Floresta, Gestão Ambiental, Geografia, Geologia, Planejamento Urbano e Regional. Tornar amplamente acessível para a comunidade brasileira um SIG de rápido aprendizado. Fornecer um ambiente unificado de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto para aplicações urbanas e ambientais. Ser um mecanismo de difusão do conhecimento desenvolvido pelo INPE e seus parceiros, sob forma de novos algoritmos e metodologias.

, é distribuido gratuitamente, podendo ser baixado diretamente no site do DPI, porém não é aberto (OpenSource).

Em parceria com o INPE, a K2 Sistemas tem sido responsável pela operacionalização das novas versões do Spring (versão 5) e tem apoiado no suporte aos usuários, respondendo perguntas, esclarecendo dúvidas e direcionando às melhores condições de uso através da Comunidade Virtual SPRING.

Após a instalação, é necessário ou criar uma base de dados ou acessar uma existente. A partir dos dados coletados em campo (seja por meio de pesquisas terrestres, imagens de satélite, entrevistas, seja por estudos geológicos) monta-se a base de dados e trabalha-se na interação dos dados colhidos em campo para obter as informações geográficas relevantes.

Outra característica, considerada extremamente importante, é que a base de dados é única, isto é, a estrutura de dados é a mesma quando o usuário trabalha em um micro computador (IBM-PC) e em uma máquina RISC (Estações de Trabalho UNIX), não havendo necessidade alguma de conversão de dados. O mesmo ocorre com a interface, a qual é exatamente a mesma, de maneira que não existe diferença no modo de operar o produto SPRING.

a linguagem espacial LEGAL a linguagem espacial LEGAL. Algoritmos inovadores, como os utilizados para indexação espacial, segmentação de imagens e geração de grades triangulares, garantem o desenpenho adequado para as mais variadas aplicações.

O SPRING WEB O SPRING WEB é um aplicativo escrito em Java que permite a visualização de dados geográficos armazenados em um servidor remoto. A transferência dos dados é realizada pela Internet e a sua visualização é feita por um navegador (browser), sem a necessidade de programas específicos, para tanto basta acessar o site onde está aplicação e executá-lo. Para utilizar esta versão, é necessário o "plug-in" do ambiente JAVA 2.0 (Java Plug-in version 1.3) para que o seu navegador possa executar os aplicativos.

CONCLUSÃO Baseado em suas caracteristicas: Software Freeware – Download via Web Tecnologia nacional Versões em Windows e Linux Manual online Funcionalidades: Processamento Digital de Imagens, Manipulação de Dados Temáticos, Modelagem Numérica de Terreno, Armazenagem e Consultas de Dados Cadastrais, Modelagem e Uso de Redes e, Análises Espaciais. O SPRING tem se mostrado uma opção altamente atrativa na área de geoprocessamento.