Projeto Geor - Turismo nas Rotas do Pinhão

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Transcrição da apresentação:

Projeto Geor - Turismo nas Rotas do Pinhão Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Setembro 2009

Sumário Introdução I – II – Perfil do Público Alvo III – 04 II – Perfil do Público Alvo 16 III – Resultados do Projeto 23 IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto 48

Dados Técnicos do Projeto Projeto: Turismo nas Rotas do Pinhão Gestor do Projeto Patrícia Albanez Coordenador Nacional Dival Schmidt Coordenador Estadual Aldo Cesar Carvalho Coordenador Regional José Ricardo Castelo Campos Setor Econômico Turismo

Capítulo I - Introdução O Projeto, Objetivos, Resultados Buscados, Metodologia de Coleta

Gestão Orientada para Resultados - GEOR A missão do Sebrae é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Esta missão está longe de ser facilmente cumprida, dada a situação em que se encontram as micro e pequenas empresas, caracterizadas pela alta informalidade, alta mortalidade e baixa competitividade. Alta Mortalidade: Em 2005 a mortalidade das empresas no Brasil era de 22%. Na região Sul esse percentual sobe para 23,9% e no Paraná é de 25,2%. Alta informalidade: A cada 13 empresas formalizadas no Paraná há mais 9 empresas que não estão formalizadas. Baixa competitividade: Apenas 2,4% do total de exportações das empresas industriais provém das micro e pequenas empresas. Fonte: Sebrae, IBGE, Ministério do Trabalho (RAIS)

Gestão Orientada para Resultados - GEOR Para enfrentar este desafio, houve a necessidade de reorientar a atuação do Sistema Sebrae para resultados que ampliem a sobrevivência e a competitividade das micro e pequenas empresas. Esta mudança de orientação passa por demonstrar com clareza os resultados para a sociedade, público-alvo da entidade, parceiros, governos e órgãos de controle externo. Fortalece a necessidade da transformação da estratégia institucional em resultados concretos, a integração de ações e concentração de esforços, a intensificação de parcerias internas e externas em torno de uma agenda concreta de resultados, e o foco principal deste relatório: Criar bases consistentes e objetivas de controle e avaliação.

Gestão Orientada para Resultados - GEOR O Que é o GEOR É uma metodologia de elaboração e gestão de projetos, adotada pelo Sebrae, que utiliza um método de gestão direcionado para transformações no público-alvo, com foco em resultados finalísticos e intensivos em gerenciamento. Para concretizar este método é necessário a adoção de sistemas de levantamento de informações e resultados do público que compõe cada um dos projetos onde há atuação do Sebrae Este relatório apresenta informações e resultados de T1 do Projeto Turismo nas Rotas do Pinhão

Desenvolvimento do Turismo na Rota do Pinhão Objetivo Geral do Projeto Ampliar a atratividade do destino turístico Rotas do Pinhão, com ênfase na segmentação, roteirização, estruturação, no fortalecimento das governanças instituídas e no artesanato como produção associada ao turismo.

Desenvolvimento do Turismo na Rota do Pinhão Foco Estratégico do Projeto Ampliação e qualificação da oferta de produtos e roteiros turísticos; Ampliação da atratividade pelos estudos de oportunidades e disponibilização a potenciais investidores nos destinos turísticos; Promoção, divulgação e comercialização dos produtos e roteiros turísticos; Gestão e monitoramento da evolução da competitividade empresarial.

Desenvolvimento do Turismo na Rota do Pinhão Público Alvo do Projeto Cadeia produtiva do turismo, formada por: meios de hospedagem; serviços de alimentação de interesse turístico; serviços de agenciamento; serviços de transportes turísticos; empresas de entretenimento e lazer; artesanato como produção associada ao turismo.

Desenvolvimento do Turismo na Rota do Pinhão Resultados Buscados pelo Projeto 1 - Aumento do grau de competitividade específico dos elos: serviços de meios de hospedagem, serviços de alimentação e serviços de agenciamento e transportadora turística, integrantes dos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR (Prosperar Turismo); 2 - Aumento da taxa de ocupação dos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 %2012; 3 - Aumento da taxa de permanência média nos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 % 2012; 4 - Ter 80 % dos clientes do SEBRAE registrados no Cadastur em 2010 e 100 % dos clientes registrados em 2011; 5 - Ter um estudo com mapeamento de oportunidade de negócios nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR.

Desenvolvimento do Turismo na Rota do Pinhão Resultados Buscados pelo Projeto 6 - Aumentar o faturamento em 10% em 2009; 7 - Aumentar o número de ocupações em 5% em 2009; 8 - Imagem (para MPE e stakeholders): índice de avaliação dos atributos de imagem classificada em 8 em 2009; 9 - Aplicar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas até 2009; 10 - Ter 50% das empresas dos projetos atendidos com soluções de mercado até 2009; 11 - Aumentar o fluxo turístico dos projetos atendidos em 5% até 2009; 12 - Ampliar oferta de produtos turísticos em 5% até 2009

Desenvolvimento do Turismo na Rota do Pinhão Resultados Buscados pelo Projeto Estes resultados não foram mensurados porque não dependem de informações obtidas diretamente com o público alvo: 1 - Aumento do grau de competitividade específico dos elos: serviços de meios de hospedagem, serviços de alimentação e serviços de agenciamento e transportadora turística, integrantes dos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR (Prosperar Turismo); 5 - Ter um estudo com mapeamento de oportunidade de negócios nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR. 9 - Aplicar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas até 2009; 10 - Ter 50% das empresas dos projetos atendidos com soluções de mercado até 2009; 12 - Ampliar oferta de produtos turísticos em 5% até 2009

Desenvolvimento do Turismo na Rota do Pinhão Períodos de Análise T0 Período inicial sobre o qual são estabelecidas as metas de resultados: Ano de 2008 T1 Período para qual normalmente são projetados os resultados do primeiro ano do projeto: Ano de 2009 Este relatório traz os resultados de T1. T2 Período para qual normalmente são projetados os resultados do segundo ano do projeto: Ano de 2010 T3 Período para qual normalmente são projetados os resultados do terceiro ano do projeto: Ano de 2011

Metodologia de Coleta e Amostra A pesquisa foi realizada através da metodologia quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários estruturados. A coleta ocorreu entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro de 2010. Os dados desta pesquisa referem-se a fase T1 do projeto. Público Alvo Pesquisas respondidas Margem de erro 77 46 9,2%

Capítulo II – Perfil do Público Alvo Ano de Fundação da Empresa, Idade, Sexo e Grau de Instrução dos Entrevistados, Tempo como Empresário, Outras Atividades Desenvolvidas

Perfil do Público Alvo 10 anos Mediana: 7 anos Média Interna**: 9 anos Ano de Fundação das Empresas Idade média das Empresas 10 anos Mediana: 7 anos Média Interna**: 9 anos Base: 30* * Total de entrevistados que informaram o ano de fundação da empresa **Média interna considerando 80% dos casos. Refere-se ao cálculo da média obtida excluindo os valores extremos, sendo 10% dos valores mais altos e 10% dos valores mais baixos.

Perfil do Público Alvo 45 anos Mediana: 45 anos Média Interna: 45 anos Idade dos Entrevistados Mediana: 45 anos Média Interna: 45 anos Idade média é de 45 anos O entrevistado mais novo possui 24 anos O entrevistado mais velho possui 66 anos Base: 45* * Um entrevistado não informou a idade

Perfil do Público Alvo Gênero dos Entrevistados Base: 46

Perfil do Público Alvo Escolaridade dos Entrevistados Base: 46

Tempo Médio de Atuação no Mercado Perfil do Público Alvo Tempo como Empresário Tempo Médio de Atuação no Mercado 11 anos Mediana: 9 anos Média Interna: 10 anos O empresário com maior tempo de atuação no mercado possui 38 anos de experiência O empresário com menor tempo de atuação no mercado possui meio ano de experiência Base: 44

Exercia Alguma Atividade Antes Desta? Atividades Desenvolvidas Perfil do Público Alvo Outras Atividades Desenvolvidas Exercia Alguma Atividade Antes Desta? Atividades Desenvolvidas Base: 46 Base: 33* * Entrevistados que exerciam alguma atividade antes desta.

Capítulo III – Resultados do Projeto

Segundo Resultado 63% 66% 69% Meta para T2 (2010) Taxa de Ocupação Aumento da taxa de ocupação dos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 % 2012 Meta para T2 (2010) 63% Taxa de Ocupação Ano 2008 (T0) Ano 2009 (T1) Média 50% 60% Total De Empresas Respondentes 1 Meta para T3 (2011) 66% Existiam apenas dois meios de hospedagem, um deles está iniciando suas atividades e ainda não pode responder a esta evolução Meta para T4 (2012) 69%

Segundo Resultado Taxa de Ocupação Aumento da taxa de ocupação dos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 % 2012 Taxa de Ocupação Resultado T0 (Ano 2008) Resultado T1 (Ano 2009) Meta T2 (Ano 2010) Meta T3 (Ano 2011) Meta T4 (Ano 2012)

Terceiro Resultado 2,1 2,2 2,3 Meta para T2 (2010) Taxa de Permanência Aumento da taxa de permanência média nos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 % 2012 Meta para T2 (2010) 2,1 Taxa de Permanência Ano 2008 (T0) Ano 2009 (T1) Média (Dias) 2 Total De Empresas Respondentes 1 Meta para T3 (2011) 2,2 Existiam apenas dois meios de hospedagem, um deles está iniciando suas atividades e ainda não pode responder a esta evolução Meta para T4 (2012) 2,3

Taxa de Permanência (Dias) Terceiro Resultado Aumento da taxa de permanência média nos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 % 2012 Taxa de Permanência (Dias) Resultado T0 (Ano 2008) Resultado T1 (Ano 2009) Meta T2 (Ano 2010) Meta T3 (Ano 2011) Meta T4 (Ano 2012)

Quarto Resultado Ter 80% dos Clientes Registrados Ter 80 % dos clientes do SEBRAE registrados no Cadastur em 2010 e 100 % dos clientes registrados em 2011 Meta para T2 (2010) Ter 80% dos Clientes Registrados Ano 2008 (T0) Ano 2009 (T1) Clientes cadastrados no Cadastur Resultados não mensurados anteriormente 10 Percentual de Clientes Cadastrados 22% Meta para T3 (2011) Ter 100% dos Clientes Registrados

Quarto Resultado Ter 80 % dos clientes do SEBRAE registrados no Cadastur em 2010 e 100 % dos clientes registrados em 2011 Meta T2 (Ano 2010) Meta T3 (Ano 2011) Resultado T1 (Ano 2009)

Sexto Resultado R$ 19.082.801 Faturamento Ano 2008 (T0) Ano 2009 (T1) Aumentar o faturamento em 10% em 2009 Faturamento Medida Ano 2008 (T0) Ano 2009 (T1) Total R$ 17.348.000 R$ 17.945.986 Média R$ 510.235 R$ 527.823 Mediana R$ 80.000 R$ 95.000 Desvio Padrão R$ 1.047.925 R$ 973.594 Mínimo R$ 4.000 R$ 2.000 Máximo R$ 5.000.000 R$ 4.000.000 Total De Empresas Respondentes* 34 Meta para T1 (2009) R$ 19.082.801 * Entrevistados que informaram o faturamento nos dois anos

Sexto Resultado Faturamento Aumentar o faturamento em 10% em 2009 Meta T1 (Ano 2009) Resultado T1 (Ano 2009) Resultado T0 (Ano 2008)

Sexto Resultado Distribuição de Empresas por Faixa de Faturamento em 2009 Mediana R$ 95.000 R$ 527.823 Média Quantidade de Empresas Base: 34* Faturamento * Empresas que informaram o faturamento

Ter 413 pessoas ocupadas na empresa Sétimo Resultado Aumentar o número de ocupações em 5% em 2009 Número de ocupações Medida Ano 2008 (T0) Ano 2009 (T1) Total 393 419 Média 9,8 10,5 Mediana 5,0 5,5 Desvio Padrão 14,5 16,4 Mínimo 1,0 Máximo 83,0 96,0 Total De Empresas Respondentes* 40 Meta para T1 (2009) Ter 413 pessoas ocupadas na empresa * Empresas que informaram o número de ocupações nos dois anos

Sétimo Resultado Número de Ocupações Aumentar o número de ocupações em 5% em 2009 Número de Ocupações Meta T1 (Ano 2009) Resultado T1 (Ano 2009) Resultado T0 (Ano 2008)

Sétimo Resultado Distribuição de Empresas por Número de Ocupações em 2009 Mediana 5,5 Média 10,5 Quantidade de Empresas Base: 40* Número de Ocupações * Empresas que informaram o número de ocupações

Oitavo Resultado Resultado não mensurado Imagem (para MPE e stakeholders): índice de avaliação dos atributos de imagem classificada em 8 em 2009 Resultado não mensurado Base: 38-46 *Média dos indicadores.

Oitavo Resultado Resultado não mensurado Imagem (para MPE e stakeholders): índice de avaliação dos atributos de imagem classificada em 8 em 2009 Média Desvio Padrão Mediana Mínimo Máximo Credibilidade 9,5 1,1 10,0 4,0 Qualidade nas relações interpessoais 9,3 1,0 6,0 Qualidade de suporte técnico 9,0 1,2 5,0 Qualidade no atendimento ao cliente 8,9 Eficácia dos conteúdos oferecidos Comunicação 1,3 Liderança de mercado 8,7 1,5 Oferta de produtos 8,6 1,4 Preços competitivos, bons preços 8,1 1,9 8,0 2,0 Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 0,9 5,6 Base 38-46 Resultado não mensurado

Oitavo Resultado Imagem (para MPE e stakeholders): índice de avaliação dos atributos de imagem classificada em 8 em 2009 Média 2009 2008 Δ% Credibilidade 9,5 9,4 1% Qualidade nas relações interpessoais 9,3 -1% Qualidade de suporte técnico 9,0 0% Qualidade no atendimento ao cliente 8,9 8,8 Eficácia dos conteúdos oferecidos Comunicação Liderança de mercado 8,7 -2% Oferta de produtos 8,6 -3% Preços competitivos, bons preços 8,1 8,4 -4% Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem

Oitavo Resultado Resultado não mensurado Imagem (para MPE e stakeholders): índice de avaliação dos atributos de imagem classificada em 8 em 2009 Credibilidade Preços competitivos, bons preços Qualidade nas relações interpessoais Resultado não mensurado Oferta de produtos Qualidade de suporte técnico Liderança de mercado Qualidade no atendimento ao cliente Comunicação Eficácia dos conteúdos oferecidos 2008 2009

Oitavo Resultado Imagem (para MPE e stakeholders): índice de avaliação dos atributos de imagem classificada em 8 em 2009 Meta T1 (Ano 2009) Resultado T1 (Ano 2009) Resultado T0 (Ano 2008)

Décimo Primeiro Resultado Aumentar o fluxo turístico dos projetos atendidos em 5% até 2009 Fluxo Turístico Medida Ano 2008 (T0) Ano 2009 (T1) Total 95.848 170.587 Média 3.305 5.882 Mediana 1.200 1.500 Desvio Padrão 5.391 9.081 Mínimo 48 50 Máximo 22.800 40.000 Total De Empresas Respondentes* 29 Meta para T1 (2009) 100.640 * Empresas que informaram a média mensal de visitantes

Décimo Primeiro Resultado Aumentar o fluxo turístico dos projetos atendidos em 5% até 2009 Fluxo Turístico Meta T1 (Ano 2009) Resultado T1 (Ano 2009) Resultado T0 (Ano 2008)

Décimo Primeiro Resultado Distribuição de Empresas por Média Mensal de Visitantes em 2009 Média 5.882 Mediana 1.500 Quantidade de Empresas Base: 27* Fluxo Turístico * Empresas que informaram a média mensal de visitantes

Décimo Primeiro Resultado Fluxo Turístico por Período Período 2008 2009 Variação Janeiro a Março 25.402 39.943 57% Abril a Junho 21.834 42.629 95% Julho a Setembro 21.858 42.675 Outubro a Dezembro 26.754 45.340 69% Total 95.848 170.587 78%

Décimo Segundo Resultado Ampliar oferta de produtos turísticos em 5% até 2009 Meta para T1 (2009) Oferta de 30 produtos turísticos Ano 2008 (T0) Ano 2009 (T1) Produtos Turísticos 29 15 FONTE: Revista de Roteiros Turístico do Paraná/SETU – Paraná Turismo

Décimo Segundo Resultado Ampliar oferta de produtos turísticos em 5% até 2009 Produtos Turísticos Meta T1 (Ano 2009) Resultado T1 (Ano 2009) Resultado T0 (Ano 2008)

Resumo dos Resultados Δ% Resultados Resultado T0 Resultado T1 Meta T1 2º Taxa de ocupação dos meios de hospedagens 50% 60% - 3º Taxa de permanência média 2 4º Clientes registrados no Cadastur 22% 6º Faturamento R$ 17.348.000 R$ 17.945.986 R$ 19.082.801 -6% 7º Número de ocupações 393 419 413 1% 8º Índice de avaliação dos atributos de imagem 9,0 8,9 8,0 11% 11º Fluxo turístico 95.848 170.587 100.640 78% 12º Produto Turístico 29 15 30 -50%

Capítulo IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto Participação em Entidades de Classe ou Atividades Associativas, Realização de Parcerias, Atividades Promovidas, Imagem e Atuação do Sebrae

Informações Adicionais Participação de Entidades de Classe ou Atividades Associativas A Empresa Participa de Entidades de Classe ou Atividades Associativas? De Quais Associações Participa? Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAVE) 4 citações ATCM 5 citações Federação do Paraná da Associação dos Produtores Rurais 1 citação Associação Comercial do Paraná 1 citação Tem interesse em participar? Sim – 41% Não – 59% Associação de Turismo Rural das Colônias Polonesas 1 citação Já Participou, não participa mais – 4% Base: 12* Base: 46 * Total de empresas que participam de associações e informaram qual. Valores expressos em números absolutos

Informações Adicionais Realização de Parcerias Em 2009, Sua Empresa ou o Senhor Manteve Parcerias? Com Quem a Empresa Realiza Parcerias? Fornecedores 9 citações Clientes 4 citações Empresas do mesmo segmento 4 citações Outras empresas ligadas ao turismo, mas em segmentos diferentes 1 citação Base: 46 Base: 13* * Total de empresas que realizam parcerias. Valores expressos em números absolutos.

Informações Adicionais Realização de Parcerias Que Tipo de Parcerias Realizou? Essas Empresas com as Quais Manteve Parcerias, Participam do Projeto de Turismo do Qual o Senhor Faz Parte? Treinamentos de mão de obra 5 citações Divulgação das empresas ou do roteiro 5 citações Sim, todas 2 citações Sim, algumas 3 citações Compra em Conjunto 1 citação Não 8 citações Base: 13* Base: 13** *Total de empresas que realizam parcerias. Valores expressos em números absolutos

Informações Adicionais Atividades Promovidas pelo Sebrae Quais Atividades Promovidas pelo Sebrae e pelos Parceiros do Projeto que a Empresa Participou em 2009? Base: 46

Informações Adicionais Investimentos Seu Estabelecimento Realizou Investimento no Ano de 2009? Qual foi o Investimento Feito no Ano de 2009? Em Média: R$ 171.447 Mediana: R$ 25.000 Média Interna: R$ 60.953 Menor Investimento declarado: R$ 300 Maior Investimento Declarado: R$ 2.000.000 Base: 46 Base: 17* *Empresas que realizaram investimento em 2009. Oito não informaram o valor.

Informações Adicionais Investimentos Quais Foram as Principais Destinações Destes Investimentos? Reformas, melhorias 14 citações Ampliação do negócio 9 citações Aquisição de equipamentos 4 citações Base: 25* *Empresas que realizaram investimento em 2009.

Informações Adicionais Diferenciais da Empresa Quais Foram os Principais Diferenciais da Empresa em 2009? Base: 46