PROJETO Projeto Executivo de Engenharia para Obras de Recuperação e Manutenção de Rodovias – CREMA 2ª Etapa.

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Transcrição da apresentação:

PROJETO Projeto Executivo de Engenharia para Obras de Recuperação e Manutenção de Rodovias – CREMA 2ª Etapa

DADOS DO TRECHO Rodovia: BR-262/MS Trecho: Div. SP/MS – Entr. BR-359(B) (Fronteira Brasil Bolívia) (Corumbá) Sub-trecho: Div. SP/MS – Entr.BR-060(A)/163(A) (Cpo Gde) Segmento: km 0,0 – km 325,6 Extensão: 325,6 km PNV: 262BMS1270 ao 262BMS1328 Data Base: Setembro/2010 Custo Total da Obra: R$ 143.500.000,00 Custo por km: R$ 440.725,00

MAPA DE SITUAÇÃO

ESTUDOS DE TRÁFEGO Composição do tráfego VMDc

ESTUDOS DE TRÁFEGO Projeção do tráfego Número “n” N USACE = 3,6 x 107 N AASHTO = 9,0 x 106

PROJETO DE RESTAURAÇÃO PISTA Largura de 7,0m Soluções Reconstrução da pista: Reciclagem da base com adição de 3% de cimento para aumento de sua resistência; 1ª camada de CBUQ (binder) reciclado em usina com material fresado = 6cm 2ª camada de CBUQ (camada de rolamento) = 4cm Restauração da pista: Fresagem parcial do atual revestimento betuminoso* + 3 ou 4cm de CBUQ (capa) ou 1ª camada de CBUQ (binder) 6cm + 2ª camada de CBUQ (capa) 4cm Microrevestimento = 1,5cm (*) material fresado: parte estocado para utilização como “limpa rodas” nos acessos não pavimentados / parte usado na reciclagem do CBUQ (binder)

PROJETO DE RESTAURAÇÃO Acostamentos Largura de 2,5m: Soluções Onde a pista for binder + capa Base com baixa capacidade Onde houver degrau ≥ 5cm Reconstrução do acostamento RECICLAGEM + SOLO BINDER 15cm SUB-BASE + 15cm BASE + REVESTIM. em TSD RECICLAGEM BASE + 3% CIMENTO

SEÇÕES DE PAVIMENTAÇÃO Restauração – pista e acosta RECONSTRUÇÃO RESTAURAÇÃO

PAVIMENTOS NOVOS PISTA Reconstrução do Atual Pavimento Revestimento: 4cm de CBUQ fx C + 6cm de Binder; 15cm de base com 3% de cimento + 15cm de sub-base s/ mistura; regularização do subleito; Elevação de Greide e Interseções Revestimento: 4cm de CBUQ fx C + 6cm de Binder 20cm de base com 3% de cimento + 20cm de sub-base s/ mistura regularização do subleito Terceiras Faixas Revestimento: 4cm de CBUQ fx C + 6cm de Binder.

PAVIMENTOS NOVOS ACOSTAMENTOS Soluções Reconstrução em locais de erosões regularização + base com 15cm de solo de jazida ou mistura solo de jazida com 3% de cimento + revestimento em TSD ou CBUQ. Outras situações Execução de base estabilizada granulometricamente sem mistura em função da redução do degrau com a pista restaurada; Pavimentação com TSD, conforme soluções do catálogo CREMA; Revestimento com CBUQ nas curvas; Binder onde a pista será restaurada com duas camadas de CBUQ;

SEÇÕES DE PAVIMENTAÇÃO Novos – pista e acostamento

MELHORAMENTOS Geometria ELEVAÇÃO DE GREIDE SOLUÇÕES PONTUAIS DE PROBLEMAS DE DRENAGEM Extensão total 1.340,00 m TERCEIRAS FAIXAS AUMENTO DO NÍVEL DE SERVIÇO Extensão total 25.560,00 m SEGMENTO EM MULTIVIA SEPARAÇÃO DOS FLUXOS – de Brasilândia até Rafael Haru Extensão total 175,00 m ACOSTAMENTOS SEGURANÇA E CONFORTO DOS USUÁRIOS Redução do degrau com a pista - Extensão total 68.950,00 m Implantação de acostam. bilateral - Extensão total 3.700,00 m

MELHORAMENTOS Interseções e Acessos Melhorias no pavimento, complementação no sistema de drenagem e reforço da sinalização Trevo de acesso à Jupiá; Entrocamento BR-262/158 (A); Interseção para Brasilândia (Entr. BR-158(B) / MS-395); Interseção para Inocência; Correções Geométricas Nas interseções e acessos apresentadas a seguir:

MELHORAMENTOS Interseções e Acessos ACESSO À VILA PILOTO Implantação de Canteiro Central

MELHORAMENTOS Interseções e Acessos ACESSO AO PARQUE INDUSTRIAL E À UFMS Novo esquema de circulação para as movimentações de entrada e saída Implantação de ciclovia; Redução do canteiro central

MELHORAMENTOS Interseções e Acessos CRUZAMENTO COM RUA EGYDIO TOMÉ Implantação de sistema binário de circulação com semáforos para disciplinar os cruzamentos com a rodovia BR-262, e reforço na sinalização

MELHORAMENTOS Interseções e Acessos CRUZAMENTO COM RUA CAPITÃO OLINTO MANCINI Implantação de sistema binário de circulação com semáforos para disciplinar os cruzamentos com a rodovia BR-262, e reforço na sinalização

MELHORAMENTOS Interseções e Acessos CRUZAMENTO COM RUA ROSÁRIO CONGRO Implantação de sistema binário de circulação com semáforos para disciplinar os cruzamentos com a rodovia BR-262, e reforço na sinalização Ciclovia bilateral

MELHORAMENTOS Interseções e Acessos ACESSO À RUA YAMAGUTI KAMKITI Alargamento da pista com implantação de canteiro separador para giro à esquerda Rua Yamaguti Kamkiti

MELHORAMENTOS Interseções e Acessos ACESSO À BRASILÂNDIA Pavimentação, Drenagem e Sinalização Início do trecho em multivia (extensão total de 800m) multivia

MELHORAMENTOS Interseções e Acessos INTERSEÇÃO COM A AV CLODOALDO GARCIA Implantação canteiro central em forma de elipse Melhorias na drenagem para evitar acúmulos de água multivia

MELHORAMENTOS Interseções e Acessos INTERSEÇÃO COM A RUA RAPHAEL HARU Implantação de rotatória e canteiros separadores / Final do trecho em multivia multivia

MELHORAMENTOS Interseções e Acessos INTERSEÇÃO PARA ARAPUÁ Implantação de rótula alongada e canteiros separadores

MELHORAMENTOS Interseções e Acessos ACESSO PARA GARCIAS / INTERSEÇÃO MS-452 Implantação de rótula vazada e canteiros separadores de tráfego

MELHORAMENTOS Interseções e Acessos ACESSO PARA STA. RITA DO RIO PARDO – INTERS MS-358 Implantação de rótula alongada e canteiros separadores de tráfego

MELHORAMENTOS Interseções e Acessos ACESSO AO BALNEÁRIO MANTENA Implantação de rótula alongada e canteiros separadores de tráfego

MELHORAMENTOS Interseções e Acessos ENTRONCAMENTO COM A RODOVIA MUNICIPAL Acesso ao campo de pouso e ao frigorífico local Implantação de canteiro central vazado

MELHORAMENTOS Interseções e Acessos ACESSO À USINA HIDRELÉTRICA DO MIMOSO Implantação de canteiro do tipo gota com retorno

MELHORAMENTOS Interseções e Acessos ACESSO À ESTRADA VICINAL – LIGAÇÃO À TRÊS BARRAS Implantação de canteiro do tipo gota com retorno

MELHORAMENTOS Interseções e Acessos ACESSO À PENITENCIÁRIA Implantação de rótula alongada e canteiros separadores

MELHORAMENTOS Interseções e Acessos ACESSO AO CONJUNTO HABITACIONAL VILA PEDROSSIAN Alteração no canteiro em frente ao posto de combustível Recapeamento do pavimento existente Revisão no sistema de drenagem

MELHORAMENTOS Travessias Urbanas TRAVESSIA URBANA DE TRÊS LAGOAS Melhorias no sistema de sinalização

MELHORAMENTOS Travessias Urbanas TRAVESSIA URBANA DE TRÊS LAGOAS Implantação de sistema binário de circulação com semáforos para disciplinar os cruzamentos com a rodovia BR-262, e reforço na sinalização

MELHORAMENTOS Travessias Urbanas TRAVESSIA URBANA DE ÁGUA CLARA Melhorias no pavimento e no sistema de drenagem com implantação e limpeza de bueiros TRAVESSIA URBANA DE RIBAS DO RIO PARDO Duplicação da via com implantação de canteiros centrais e vias laterais (2 km)

CANTEIROS DE OBRAS Principal e Secundário

DRENAGEM Problemas e Soluções Problemas detectados Soluções de Projeto Alagamentos em pontos baixos Elevação de greide Bueiros assoreados Limpeza e desobstrução de bueiros Vazão insuficiente - transbordamento Implantação de novos bueiros Projetos específicos com complementação do sistema de drenagem existente - implantação de novos bueiros e de novos dispositivos necessários Implantação de nova geometria em interseções, acessos e travessias urbanas

SINALIZAÇÃO Considerações do Projeto Sinalização Horizontal Sinalização Vertical Pintura nova em toda extensão, em decorrência de nova pavimentação. Pintura específica nas interseções, acessos e travessias, visando boa e correta orientação, priorizando a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres. Implantação de taxas refletivas no eixo e nos bordos da pista em toda extensão do trecho em projeto; Aproveitamento das placas existentes com substituição das danificadas. Introdução de novas placas em complementação ao sistema existente, e nos locais projetados: INTERSEÇÕES E ACESSOS TRAVESSIAS URBANAS TERCEIRAS FAIXAS PONTES

OBRAS DE ARTE ESPECIAIS Considerações do Projeto OBRAS EXISTENTES – 8 PONTES Drenos curtos e canaletas danificadas e obstruídas Obras estreitas Sinalização deficiente Alargamento de todas as pontes para adequação às dimensões da pista Implantação de novos drenos Adequação da sinalização conforme novas normas

OBRAS DE ARTE ESPECIAIS Considerações do Projeto ALARGAMENTO E REFORÇO DAS PONTES Seção existente Seção projetada

OBRAS DE ARTE ESPECIAIS Considerações do Projeto SOMENTE ALARGAMENTO ALARGAMENTO E REFORÇO DA INFRA E MESOESTRUTURA Ponte sobre o Rio Verde Ponte sobre o Córrego Mantena Ponte sobre o Rio Pardo Ponte sobre Córrego da Lagoa Ponte sobre o Rio Branco Ponte sobre o Rio Pombo Ponte sobre o Córrego Água Turva Ponte sobre o Córrego Guariroba

PROJETO BR-262/MS - Crema 2ª Etapa Execução do Projeto