Disciplina de Atenção Primária da Universidade de São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
5ª REUNIÃO GERAL DAS ETSUS MACEIÓ – ALAGOAS Novembro/2006.
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
Universidade Federal de Pelotas
Ações Estratégicas na Atenção Básica
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
O ENSINO MÉDICO NO BRASIL
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Universidade Federal de Pelotas
Saúde Bucal na esfera pública
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
Faculdade de Ciências Médicas
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
III Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
CONCEITO “É o repositório das diversas interações do paciente com o sistema de saúde, que gera informações codificadas e estruturadas, viabiliza sistemas.
SÉCULO XX.
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
TERÇA-FEIRA • 26 DE SETEMBRO 16:30 – 18:30h
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Como funcionam as unidades de saúde da familia
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Médias de CPO-D aos 12 anos no Brasil em 2003 de acordo com macrorregião Perdido 3,5 3,19 Obturado 3,13 3,16 Obt/Cariado 3,0 Cariado 2,78 2,5 2,30.
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Angelo Augusto Paula do Nascimento
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
REVISANDO.... REVISANDO... SAÚDE DA FAMÍLIA PSF  Reorganizar a Atenção Básica (Porta de Entrada)  Consolidação do SUS. Ações Individuais e Coletivas.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
ESF Integralidade da assistência
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
Unesp Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP Residência Multiprofissional em Saúde da Família Coordenadora: Profª Adj. Cristina Maria Garcia de Lima.
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE ESCOLA DE
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
Atenção à Saúde da Família e Comunidade
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
Políticas Públicas de Saúde: PSF
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE
Centro de Referência de Assistência Social
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Programa Saúde da Família
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
Lílian Rodrigues de Oliveira
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
Unimed Vitória A Unimed Vitória possui uma história marcada por desafios e conquistas desde a sua fundação em Nos últimos anos, o Sistema Unimed.
CRIAÇÃO DO NASF.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

Disciplina de Atenção Primária da Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Disciplina de Atenção Primária As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, homologadas pelo Ministério da Educação em 2001, definem um modelo de formação em medicina. As competências e habilidades descritas nas Diretrizes são: Atenção à Saúde: prevenção, promoção, proteção e reabilitação, com ênfase na Atenção 1ária e 2ária. Tomada de decisões: condutas com base em evidências. Comunicação: entre profissionais e com pacientes. Trabalho em equipes multiprofissionais. Administração e gerenciamento. Capacidade de promover sua educação permanente. O perfil esperado do médico tem paralelo com a proposta do Projeto Pedagógica da Faculdade de Medicina, de um médico com formação geral, humanista, crítica e reflexiva.

Disciplina de Atenção Primária Comissão de Educação Permanente em Atenção Primária à Saúde da FMUSP – CEPAPS Prof. Yassuhiko Okay Prof. Milton de Arruda Martins Profa. Sandra Grisi Prof. Paulo Eduardo Mangeon Elias Prof. Paulo Andrade Lotufo Prof. Isabela Judith Martins Benseñor Prof. Ricardo Ayres Prof. Joaquim Edson Vieira Representante dos Médicos de Família-Dr Gustavo Gusso Representante dos Alunos Representante dos Residentes

Disciplina de Atenção Primária Atividades de Ensino Ensino na Graduação Ensino Pós Graduação senso lato - Residência Médica Curso de Especialização

Disciplina de Atenção Primária Ensino da Atenção Primária à Saúde na Graduação da FMUSP Disciplina trans-curricular e interdepartamental Desenvolvida junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Equipes de Saúde da Família (ESF) do Distrito de Saúde do Butantã. Responsabilidade dos Departamentos de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Preventiva, inserida no Módulo Nuclear do Currículo de Graduação. Inserção no currículo: primeiro, segundo, sexto, nono e décimos semestres letivos. Carga horária total: 546 horas

Disciplina de Atenção Primária Ensino da Atenção Primária à Saúde na Graduação da FMUSP EIXOS NORTEADORES DA DISCIPLINA: Reconhecimento da doença como um processo social e do PSF como modalidade de assistência e gestão do sistema de saúde; Construção da cidadania como valor fundante da relação profissional/usuário; Re-conhecimento do usuário como sujeito no processo de cuidado à saúde; Interação com a população e com a equipe de saúde da família; Treinamento de trabalho em equipe multiprofissional para o cuidado à saúde e desenvolvimento de prática médica em atenção primária; Diagnóstico de problemas relacionados às condições de saúde nos planos individual e coletivo e elaboração de propostas de intervenção; Envolvimento com os resultados nas ações de saúde individuais e coletivas.

Disciplina de Atenção Primária Ensino da Atenção Primária à Saúde na FMUSP A disciplina “Atenção Primária à Saúde” é desenvolvida em unidades do DSB onde estão implantadas equipes de PSF. O programa, incluído no currículo nuclear da graduação médica abrange, no seu total, 546 horas-atividade e contempla as seguintes atividades: No primeiro ano, os alunos em um período semanal de atividades e acompanham as atividades dos agentes de saúde da família realizando o reconhecimento do território, visitas domiciliares e diagnóstico de saúde da comunidade

Disciplina de Atenção Primária No terceiro ano, os alunos, novamente, em um período semanal de atividades nas unidades básicas de saúde acompanham as atividades da equipe do PSF na unidade, participando do planejamento e das atividades de promoção da saúde e prevenção de riscos e agravos e do trabalho da enfermagem e dos agentes de saúde. No quinto ano, os alunos também em um período semanal de atividades farão o atendimento médico da família sob supervisão dos médicos de família.

Disciplina de Atenção Primária Atividade Ensino na Pós Graduação lato senso: Residência Médica em Medicina de Família e a Comunidade Objetivo: Formar um médico capaz de atuar em Atenção Primária à Saúde, integrando ações de promoção da saúde, prevenção de enfermidades e acidentes, atenção curativa, em nível individual e coletivo com visão biopsicossocial do ser humano, a partir da abordagem aos ciclos de vida. Além disso, noções de gestão de sistemas e serviços de saúde.

Programa da Residência Médica em Medicina de Família e a Comunidade Distribuição da carga horária – R1 *Carga horária semanal 60 horas *Número de horas semanais de plantão: 24 horas *1 dia de folga semanal *30 dias de férias anuais

Programa da Residência Médica em Medicina de Família e a Comunidade Distribuição da carga horária – R2 *Carga horária semanal 60 horas *Número de horas semanais de plantão: 24 horas *1 dia de folga semanal *30 dias de férias anuais

Programa da Residência Médica em Medicina de Família e a Comunidade Conteúdo das atividades na comunidade Visitas em domicílios, escola, creches, fábricas, empresas, áreas comunitárias e centros de lazer. Reconhecer a dinâmica familiar Promover ações de promoção, prevenção, e educação em saúde Identificar no meio ambiente fatores de riscos para a saúde.

Programa da Residência Médica em Medicina de Família e a Comunidade Conteúdo das atividades em Unidades de Cuidados Primários de Saúde Atendimento nas Unidades Básicas de Saúde Realizar atividades de prática integral à saúde com enfoque familiar Reconhecer e assistir disfunções familiares Identificar os problemas e necessidades da saúde da comunidade buscando soluções intersetoriais e particularizando os grupos vulneráveis com ações específicas Implementar ações de caráter coletivo para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Diagnosticar e tratar os problemas prevalentes de saúde da criança, do adolescente, da mulher, do homem e do idoso. Participar das atividades de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da área de abrangência da Unidade.

Programa da Residência Médica em Medicina de Família e a Comunidade Conteúdo das atividades no Hospital Universitário Atendimento no PS, enfermarias e centro obstétrico Reconhecer e atender as situações de emergência mais freqüentes da criança, do adolescente, do adulto e do idoso, incluindo manobras de suporte avançado à vida. Acompanhar os pacientes internados da área de abrangência da UBS onde realiza o estágio de atenção primária e os pacientes atendidos pelo próprio residente durante o plantão no PS. Acompanhar e realizar o parto normal e o puerpério Realizar as manobras de reanimação neo -natal e acompanhar o R.N. normal

Programa da Residência Médica em Medicina de Família e a Comunidade Conteúdo das atividades de Administração e Planejamento Atividades programadas na Coordenadoria de Saúde do Distrito de Saúde do Butantã Acompanhar as atividades gerenciais e administrativas dos responsáveis pelas equipes das UBSs Planejar, acompanhar e analisar os indicadores de saúde de uma população adstrita propondo ações de promoção de saúde e prevenção de doenças. Organizar bancos de dados a partir de cadastros e prontuários médicos

Programa da Residência Médica em Medicina de Família e a Comunidade Conteúdo das atividades de Administração e Planejamento Atividades programadas na Coordenadoria de Saúde do Distrito de Saúde do Butantã Identificar, orientar e avaliar o sistema de referência e contra-referência das UBSs Participar das atividades de vigilância epidemiológica e sanitária da área de referência da unidade Atuar intersetorialmente acionando os demais setores municipais, entidades e instituições envolvidas nos problemas de saúde identificados.

Curso de Especialização em Saúde da Família: 400 horas Disciplina de Atenção Primária Atividade Ensino na Pós Graduação lato senso: Curso de Especialização em Saúde da Família: 400 horas Objetivo: Formar um médicos e enfermeiros qualificados para atuarem no Programa de Saúde da Família, integrando ações de promoção da saúde, prevenção de enfermidades e acidentes e atenção curativa, com atuação multi-setorial e noções de gestão de sistemas e serviços de saúde. Cursos para Secretaria de Estado da Saúde: 2000, 2003 e 2005 Curso para consórcio de municípios do litoral norte de SP: 2006

Disciplina de Atenção Primária Curso de Especialização em Saúde da Família: 400 horas Política de Saúde Planejamento, Informação e Monitoramento de Ações de Saúde Abordagem em Saúde da Família Atenção à Saúde: Assistência e Promoção: Saúde da Mulher, Criança e Adulto Apoio ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)