INCLUSP: situação atual, desafios e novas perspectivas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jane Paiva Desafios e perspectivas das políticas públicas de educação de jovens e adultos Jane Paiva
Advertisements

Olimpíada de Química do Estado de São Paulo OQ SP
Os povos indígenas que vivem, atualmente, na região do Tocantins são:
Os Determinantes das Matrículas no Ensino Fundamental e Médio
COTAS PARA NEGROS NA UnB
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Avaliação de Egressos Dr. Nestor Schor UNIFESP
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Prof. Murilo S. de Camargo
Ampliação da faixa etária do Programa Bolsa Família
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
Apresentação do Campus Porto Alegre
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
7ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
Projeto Olhos Atentos Profa. Me Irene Scótolo de Oliveira 2007.
Preconceito e Inclusão Social
Maratona de Programação
O Vestibular Principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil Surgem os cursos preparatórios Existem diversas críticas a esse modelo.
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP 2005/2006/2007/2008/2009.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP USPUNICAMPUNESPUNIFESPUFSCARUFABC.
Arquivo atualizado em 29/set/13. VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP.
Inclusão Social – Políticas de Acesso e Políticas de Permanência Ivan Camargo Decano de Ensino de Graduação Universidade de Brasília.
Prof. Daniela Reis.
CARREIRA FORMAÇÃO VALORIZAÇÃO Maria Sufaneide Rodrigues APEOESP
ENEM SISU PROUNI EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO CRIADO EM 1998 PELO MEC SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS.
O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado.
Avaliação preliminar do Curso de Ciências Biológicas
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
BAAE - I Destinada preferencialmente ao aluno que se enquadre em condições de necessidades socioeconômicas 1) Inscrições exclusivas para ingressantes da.
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
Autoras Profª Drª Glades Tereza Felix Acad. Camila Campagnolo
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DAS PROFISSÕES
Caro aluno A Universidade de São Paulo, a melhor Universidade do Brasil, que é pública e gratuita, criou, por intermédio de sua Pró-Reitoria de Graduação,
Cotas para universidades federais: solução ou problema?
Profa. Dra. Maria Amélia C. Oliveira 19 de maio de 2008 INCLUSP - Impactos Ações
O REUNI, o Acesso e a Permanência na Educação Superior Nelson Cardoso Amaral (UFG) Rio-Quente (20/05/2008)
Atualizado em 25/09/14. VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP.
As avaliações e bases de dados do INEP
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Conceito [...] conjunto de princípios e diretrizes que norteiam a implantação de ações para garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso de.
Programa de Apoio ao Acesso e Permanência
PATRÍCIA GAZZI MARCELO CAPISTRANO. FIES FUNDO DE FINANCIAMENTO AO ESTUDANTE DE ENSINO SUPERIOR.
Secretariado de Exames
SOBRE A USP A USP é uma universidade pública e gratuita, mantida pelos impostos da sociedade do Estado de São Paulo. É a maior universidade do Brasil e.
CARGA HORÁRIA 38 aulas semanais
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Pró-Reitoria de Graduação Pró Reitora de Graduação Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta Conselho Universitário 8 de abril de 2008 INCLUSP - Impactos
O Mestrado Profissional em Ensino de Física do IF-UFRJ Carlos Eduardo Aguiar Instituto de Física - UFRJ outubro 2014.
UFABC – Universidade Federal do ABC.
Reunião de Planejamento Estratégico Escola de Educação Física e Esporte AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA USP Prof. Dr. Hélio Nogueira da Cruz 2012.
Conhecimentos bancários FIES. Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: NOVOS DESAFIOS Selma Silva Belém 2016.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Programas de Inclusão das Universidades Públicas!
Transcrição da apresentação:

INCLUSP: situação atual, desafios e novas perspectivas Prof. Dr. Mauro Bertotti Instituto de Química – USP Março/2013

INCLUSP (criado em 2006) Público-alvo: » Alunos que tenham cursado o EM em escola pública brasileira Objetivos Integrar a USP com escolas públicas. Ampliar o acesso à USP por meio de bônus no vestibular oferecido pelo Sistema de Pontuação acrescida de até 8% e pelo Programa de Avaliação Seriada (PASUSP) de até 15%. Isentar candidatos de baixa renda familiar do pagamento da taxa de inscrição do vestibular. Garantir a permanência de estudantes de escolas públicas oferecendo bolsas para aperfeiçoamento científico, moradia, transporte, alimentação e assistência à saúde e esportes.

PASUSP: 2008 - 2012 Objetivos Ampliar a presença da USP nas escolas públicas paulistas, de modo que seus alunos passem a considerar a continuidade dos estudos em uma universidade pública e gratuita como uma possibilidade. Potencializar as condições de acesso destes alunos à Universidade. Para tanto, o desempenho dos alunos em prova aplicada pela FUVEST é convertido em bônus de até 15% no vestibular, como extensão das ações já implementadas no âmbito do INCLUSP desde 2006. Público Alvo em 2012 Alunos que cursaram o EF integralmente em escolas públicas, o 1º ano do Ensino Médio em escolas públicas e que estavam cursando, em 2012, o 2º ou 3º ano em instituições públicas 26/03/2017

PASUSP 2012 90% com renda de 1 a 5 SM

Contrastes (bônus igual????) Aluno que É “pobre” Ainda está no EM Escolarização precária PASUSP X Aluno que Não é “pobre” Já terminou o EM Escolarização muito boa NÃO PASUSP (INCLUSP)

Panorama geral / Bônus Candidatos INCLUSP (EM público): até 8% Candidatos PASUSP (EF + EM público, alunos no 2º e 3º ano do EM, inscrição gratuita na FUVEST): - Alunos do 2º ano (treineiros): até 5% - Alunos do 3º ano: até 10% Todos os candidatos Candidatos INCLUSP Candidatos PASUSP

BÔNUS PARA OS ALUNOS NÃO PASUSP (MAS QUE ESTÃO PARTICIPANDO DO INCLUSP)

Programa Embaixadores Docentes Alunos Graduação Alunos Pós-Graduação

Inscritos na FUVEST

(oriundos de escolas públicas) Matriculados após a última Chamada (oriundos de escolas públicas) Fuvest % 2006 24,27 2007 26,85 2008 26,25 2009 29,62 2010 25,52 2011 25,84 2012 28,03

O Efeito do Bônus FUVEST Número de ingressantes de escolas públicas Número de ingressantes dependentes do bônus Porcentagem de ingressantes dependentes do bônus / % 2009 3063 910 29,7 2010 2555 573 22,4 2011 2520 465 18,4 2012 2757 654 23,7

DISTRIBUIÇÃO DE ETNIAS NO TOTAL DE PRESENTES NA 1ª FASE (115.403) ESTUDO SOBRE ETNIAS 68,5% 31,5% (89,2%) (68,8%) (31,2%) (10,8%)

Desempenho dos estudantes INCLUSP na Graduação Ingressantes de 2007 a 2012 Alunos Não INCLUSP Alunos INCLUSP

Evasão dos estudantes INCLUSP na Graduação Ingressantes de 2007 a 2012 Alunos Não INCLUSP Alunos INCLUSP

Inscritos FUVEST 2000 – 2012 (sem brancos) 18,1% 10,6%

Matriculados FUVEST 2000 – 2012 (sem brancos) 13,9% 7,1%