Delineamentos Fatoriais Fracionários com Dois Níveis André Lacerda Biurrum Jaqueline Maschmann Goes MAT02264 - PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS 2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ela não está em um bom dia! A cada 10 saques, Cláudia errou 9
Advertisements

Amintas engenharia.
Amintas engenharia.
ANÁLISE DISCRIMINANTE LIG, 18 de novembro de 2008.
ESTIMAÇÃO.
Delineamentos Fatoriais Fracionários com Dois Níveis
Análise de regressão linear simples: abordagem matricial
Fatoriais 2k Introdução Fatoriais 22
Delineamentos Fatoriais Fracionários com Dois Níveis
Então, vamos lá! Qual é esse conteúdo?
Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
INEQUAÇÃO → Para aprendermos inequação, deveremos conhecer os símbolos das desigualdades. Uma sentença matemática em que usa o símbolo ≠ (diferente de)
PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE EXPERIMENTOS
Delineamento de Parcela Subdividida
Alan Birck Cecília Martins
Oficina de Frações.
DEDUÇÃO NO CÁLCULO PROPOSICIONAL
ESTRUTURAS ALGÉBRICAS
TENSÕES E CORRENTES EM CIRCUITOS TRIFÁSICOS BALANCEADOS Sistemas de potência são alimentados por geradores trifásicos. De maneira ideal, os geradores suprem.
Produtos Notáveis 8ª ANO Prof.: Sergio Wagner. Os produtos Produtos notáveis são assim chamados por serem tipos fixos, facilmente reconhecidos, de produtos.
Introdução a planejamento e otimização de experimentos
5. Experimentos Fatoriais
5. Experimentos Fatoriais
5. Experimentos Fatoriais
ME623A Planejamento e Pesquisa. Não Interação no Modelo de 2 Fatores A presença de interação tem um impacto na interpretação dos dados No entanto, se.
Experimentos Fatoriais
Experimentos Fatoriais 2k
ME623A Planejamento e Pesquisa
5. Experimentos Fatoriais
Blocagem em Experimentos Fatoriais
Gráfico de Pareto O termo Gráfico de Pareto ficou conhecido depois que Juran começou a utilizá-lo. O nome se originou no trabalho de Vilfredo Pareto, durante.
1 ESTATÍSTICA. 2 UDIII - Relação Entre Duas ou Mais Variáveis ESTATÍSTICA Ass 01: Regressão Simples.
Estatística e Probabilidade
Aula 07 – Limite e Continuidade
Matemática I AULA 5 Profª Ms. Karine R. de Souza .
Operações com frações (semana 9).
Introdução a planejamento e otimização de experimentos
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Sistema de equações lineares
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
Desvendando as frações sob o ponto de vista multiplicativo
Aula 6 - Método não-experimental ou de seleção não-aleatória
EXPERIMENTOS FATORIAIS FRACIONÁRIOS I
Grandezas Escalares e Vetoriais
ENSAIOS FATORIAIS Introdução Lima, PC Lima, RR.
PLANEJAMENTO DO EXPERIMENTO
POTENCIAÇÃO E FUNÇÃO EXPONENCIAL
Chapter 8Design and Analysis of Experiments 7E 2009 Montgomery 1 O Experimento fatorial Fracionado: 2 k-p Capítulo 8 Motivação: a medida que o número de.
INE Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação
2.3 Experimentos Fatoriais 22 Efeitos das Interações
O que são? (clique para passar os slides)
Aula 6. Delineamento amostral
ESTUDOS DOS TRIÂNGULOS
ME623A Planejamento e Pesquisa
Usando Excel Prof. Rosemberg Trindade. Parte 1 Representação tabular de distribuição com variáveis discretas e contínuas.
Estática Estática Histórico
Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
AULA 6 Planejamento Experimental
AULA 5 Planejamento Experimental
GEOMETRIA ANALITICA VETORES.
AULA 4 Prof. Dr. Márcio A. Fiori - Planejamento Experimental.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS – Matemática
EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS.
EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS.
EXPERIMENTOS FATORIAIS
EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS.
Metodologia de Superfície de Resposta (RSM) (Montgomery,2005, cap. 11)
Termodinâmica Substância Pura
SUPERFÍCIE DE RESPOSTA Pâmela Serra de Souza
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
Transcrição da apresentação:

Delineamentos Fatoriais Fracionários com Dois Níveis André Lacerda Biurrum Jaqueline Maschmann Goes MAT PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS 2

FATORIAL FRACIONÁRIO Definição : Experimento que consiste apenas parte das combinações de tratamentos de uma repetição completa. Principal uso: experimentos pilotos (screening experiments) são experimentos, nos quais, usamos muitos fatores, com o propósito de identificar aqueles com efeito significativo. Geralmente são realizados numa etapa anterior ao experimento definitivo. Os fatores identificados com efeito significativo, são estudados num experimento mais completo.

Características: Os experimentos fatoriais fracionários caracterizam-se como experimentos preliminares (screening experiments) trabalhando com as seguintes idéias: (1) Princípio do Efeito Escasso (sparsity effect), onde os efeitos principais e as interações de baixa ordem são de interresse inicial, (2) Propriedade de Projeção e (3) Experimentação Seqüencial. FATORIAL FRACIONÁRIO

IDÉIAS BÁSICAS: 1) Quando existem muitas variáveis, o processo ou o sistema é conduzido por alguns poucos efeitos principais e interações de menor ordem; 2) A partir dos experimentos fatoriais fracionários podemos projetar experimentos mais completos (maiores) dentro de um subconjunto de fatores significativos; 3) Pode-se combinar dois ou mais experimentos fracionários, seqüencialmente e, assim, estimar os efeitos e interações de interesse.

CARACTERIZAÇÃO Fração 1/2 de um delineamento 2 k Vamos considerar didaticamente um experimento fatorial: 2 3 =8 tratamentos. Porém, só podemos realizar 4 tratamentos, assim, temos: A tabela com sinais de + e - para o fatorial 2 3 é dada na tabela a seguir: 2 k-p onde k=3 e p=1

CONTRASTE DE DEFINIÇÃO Podemos escolher os tratamentos a, b,c, abc, para o nosso experimento. Observe que o nosso fatorial fracionário 2 3-1, é formado pelos tratamentos com sinal + para a coluna ABC. Então, ABC é chamado de GERADOR da fração. Observe que, para a fração escolhida, temos: I=ABC denominada de CONTRASTE DE DEFINIÇÃO. Em geral, o contraste de definição, sempre será o conjunto de todas as colunas que são iguais a coluna identidade I. No exemplo, temos uma só coluna.

ESTIMATIVAS DOS EFEITOS Observando-se a tabela de sinais (+ e -), as combinações lineares para estimar os efeitos principais de A, B e C, são: Observamos, também, que as combinações lineares para estimar os efeitos das interações com dois fatores são: Observamos, que: A redução do tamanho do experimento, de grande vantagem em muitas situações, não poderá ser levada a efeito impunemente. Os resultados de um experimento em repetição fracionada exigem, para sua interpretação, cuidados de outra ordem que os encontrados nos delineamentos com repetições completas.

ESTRUTURA DOS ALIASES A estrutura dos aliases pode ser encontrada usando a relação de definição I=ABC. Multiplicando qualquer coluna pela relação de definição, obtemos os aliases para aquele efeito. No exemplo, o aliás do efeito A é: A.I=A.ABC=A 2 BC=A 0 BC=BC A=BC De forma similar, encontramos: B.I=B.ABC=AB 2 C=AB 0 C=AC B=AC e C.I=C.ABC=ABC 2 =ABC 0 =AB C=AB

CONSEQÜÊNCIAS A conseqüência do uso de uma meia repetição apenas é a perda de um efeito fatorial, ABC, e o confundimento de todos os efeitos principais como uma das interações simples. Se um experimento acusar um aparente efeito de A, não há maneira de saber se o observado é realmente do fator A, ou se é devido à interação BC, ou se é mistura de ambos. Na interpretação dos resultados cabe ao experimentador decidir a qual aliás atribuir o efeito observado.

OBSERVAÇÕES Aliases são efeitos fatoriais estimados pela mesma comparação; É possível obter novas frações caso seja de interesse do pesquisador. Em uma segunda divisão deve-se obter outro contraste de definição; O contraste de definição é a interação de ordem mais elevada.

DELINEAMENTOS DE RESOLUÇÃO III: os efeitos principais tem como aliás as interações simples I= ABC IV: nenhum efeito principal tem como aliás outro efeito principal ou interação simples. As interações simples têm como aliás outra interação simples. I= ABCD V: os efeitos principais ou interação simples não tem como aliás qualquer efeito principal ou interação simples. As interações simples têm como aliás as interações tríplices. I= ABCDE VI: os efeitos principais têm como aliases as interações quíntuplas, as interações simples têm como aliases somente as interações quádruplas e as interações tríplices têm como aliases somente as interações tríplices. I= ABCDEF

Meia repetição do fatorial 2 4 : contraste de definição I=ABCD Causas de Variação GL Efeitos Principais4 Erro experimental (de interações simples) 3 Total 7

Meia repetição do fatorial 2 5 : contraste de definição I=ABCDE

Meia repetição do fatorial 2 6 : contraste de definição I=ABCDEF

EXEMPLO Exemplo: (Montgomery). Sobre a produção de um produto químico em um recipiente sob pressão. É um experimento fatorial 2 4, com uma repetição, onde os fatores são: A= Temperatura; B= Pressão; C= Concentração de formaldeído; D= Taxa de agitação. Vamos usar o delineamento 2 4-1, com contraste de definição I=ABCD, com esta escolha do gerador vamos conseguir um delineamento com a maior resolução possível (IV). O delineamento é mostrado na tabela a seguir.

RESULTADOS

Observamos, na tabela acima, os seguintes efeitos significativos: A, C, D, AC e AD. Como o fator B, não é significativo, vamos desconsiderá-lo da análise. Pode-se verificar o efeito das interações na figura abaixo. Temperatura (A) - + Agitação - + Concentração (C) (D)

Para o exemplo acima o experimentador utilizou-se da Propriedade de Projeção (2) que está apoiada na idéia de que se o experimentador tem K fatores e acredita que apenas K-1 destes têm efeito importante, então, um delineamento fatorial fracionário de resolução K projetar-se-á em um fatorial completo com K-1 fatores significativos. Assim, para uma projeção do delineamento, o experimentador considerou os efeitos A, C e D, bem como as interações AC e AD como significativos. RESULTADOS

ANOVA

GRÁFICO DOS EFEITOS PRINCIPAIS

GRÁFICO DAS INTERAÇÕES SIMPLES

Fração 1/4 de um delineamento 2 k Estes experimentos contém 2 k-2 =2 k 2 -2 =2 k /2 2 =2 k /4 tratamentos. São chamados de fatoriais fracionários 2 k-2. Construção: vamos através de um exemplo ilustrar a construção desses fatoriais fracionários.

Vamos considerar um fatorial fracionário ) Inicialmente, vamos escrever um fatorial completo com k-2 fatores, no exemplo, 6-2=4 (ver tabela na próxima página). 2) Adicionar duas colunas, com escolha apropriada de interações com os primeiros k-2 fatores. Assim os fracionários 2 k-2, tem dois geradores. Suponha que escolhemos I=ACDF e I=BCDE como geradores. A interação dos geradores ACDF e BCDE é ABEF; portanto, o contraste de definição completo é dado por: I=ACDF=BCDE=ABEF, sendo um delineamento de resolução IV. Fração 1/4 de um delineamento 2 k

Os aliases, para qualquer efeito, é obtido multiplicando-se este fator por cada letra do contraste de definição. Por exemplo, para o efeito A, temos: A=CDF=ABCDE=BEF (cada fator tem 3 aliases).Os efeitos principais estão associados com interações de três e cinco fatores, ao passo que interações com dois fatores estão associados com interações de dois fatores ou mais. Portanto, quando estimamos A, na verdade estamos estimando, A+CDF+ABCDE+BEF. Se as interações triplas ou de maior ordem são desprezíveis, então este delineamento dá estimativas dos efeitos principais.

Fração 1/4 de um delineamento 2 k Exemplo usando fatorial 2 6-2, onde A=concentração de farelo de aveia; B=níveis de gordura; C=níveis de bromato de potássio; D=níveis de fermento; E= água; F=leite em pó. Vamos supor que o pesquisador usou as 16 combinações da tabela abaixo:

Fração 1/4 de um delineamento 2 k

I = A*B*E*F = A*C*D*F = B*C*D*E A = B*E*F = C*D*F = A*B*C*D*E B = A*E*F = C*D*E = A*B*C*D*F C = A*D*F = B*D*E = A*B*C*E*F D = A*C*F = B*C*E = A*B*D*E*F E = A*B*F = B*C*D = A*C*D*E*F F = A*B*E = A*C*D = B*C*D*E*F A*B = E*F = A*C*D*E = B*C*D*F A*C = D*F = A*B*D*E = B*C*E*F A*D = C*F = A*B*C*E = B*D*E*F A*E = B*F = A*B*C*D = C*D*E*F A*F = B*E = C*D = A*B*C*D*E*F B*C = D*E = A*B*D*F = A*C*E*F B*D = C*E = A*B*C*F = A*D*E*F A*B*C = D*E*F = B*D*F = A*E*F A*B*D = A*C*E = B*C*F = D*E*F

ANOVA * significativo a 0,05 ** significativo a 0,01

CONCLUSÃO Os maiores efeitos são: C (níveis de bromato de potássio); D (níveis de fermento) e a interação AF (Farelo de aveia*Leite em pó). Como a interação AF foi significativa, para manter o princípio da hierarquia, recomenda-se incluir no modelo os efeitos de A e de F.

Fatoriais fracionários 2 k-p Quando usamos a fração 1/(2 p ), temos um experimento com 2 k-p tratamentos e o experimento é denominado de fatorial fracionário 2 k-p. - Necessita-se de p geradores independentes - A relação definição é formada pelos p geradores inicialmente selecionados e as 2 p -p-1 interações. A estrutura de aliases pode ser encontrada multiplicando-se cada efeito pelo contraste de definição.

Fatoriais fracionários 2 k-p Deve-se ter cuidado na escolha dos p geradores para um fatorial fracionário 2 k-p, de tal forma que efeitos de interesse não estejam associados com outros também de interesse. Um critério razoável é selecionar os geradores de tal forma que o delineamento tenha a maior resolução possível. Montgomery, 1997, página , apresenta uma série de experimentos fatoriais fracionários 2 k-p para k 15fatores e até 128 tratamentos. Apresenta sugestões de geradores os quais resultam num delineamento de maior resolução possível.

PROCEDIMENTO NO MINITAB