INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Advertisements

HISTÓRIA DA FILOSOFIA VI
O QUE É ÉTICA?.
“Paradoxos”: O RACIONALISMO METODOLÓGICO
Resumo dos Pensadores CORRENTE DO PENSAMENTO Maquiavel era Renascentista e Humanista Jean Bodin defendia A Teoria Divina dos Reis Hobbes Contratualista.
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
Ética - Visão Histórica
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
BEM-VINDO À DISCIPLINA
A CULTURA MEDIEVAL.
A ÉTICA MODERNA.
A Ética Religiosa.
Conhecimento Verdade e validade Tipos de conhecimento
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
AULA 02.
A TEMÁTICA DA FILOSOFIA JURÍDICA
“Immanuel Kant e a promoção de uma modernidade racional crítica”
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
REVISÃO PARA A PROVA TEMAS DE 01 À 09 AULA 9 DATA: PROF. ANTONIO IANOWICH FILHO.
No aspecto semântico, é a ciência dos valores. No aspecto etimológico, deriva do grego axiólogos, que significa digno de ser dito. É o ramo do conhecimento.
PROF. MARIUSA R. SILVA SACHELARIDE AULA DE 03 DE AGOSTO DE 2012.
ÉTICA NA ANTIGUIDADE Profª Gilvaci.
Introdução à Sociologia
Teorias do conhecimento
Fases: Pré- Crítica – Inserido na tradição do sistema metafísico;
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
AULAS DE FILOSOFIA Por Prof. Mesquita.
IDADE ANTIGA : ÉTICA GREGA IDADE MÉDIA : ÉTICA CRISTÃ
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
Augusto Comte e o Positivismo
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA - FGJ Prof. Ms Paulo Roberto Moraes de Mendonça.
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: INTRODUÇÃO AO DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
REVISÃO FILOSOFIA DO DIREITO
Platão: Filósofo grego utopista
HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof. Ubiratan Rodrigues da Silva
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
A verdadeira moral Zomba da Moral (Pascal)
POSITIVISMO AUGUSTO COMTE
Douglas Fernando Blanco
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
Filosofia e Política.
Surgimento do pensamento filosófico
Noções introdutórias sobre a Ciência Jurídica “Ubi societas ibi jus, ibi jus ubi societas” 1.Acepção da palavra Direito Origem etimológica latina: “directum”,
TEORIA DO DIREITO.
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
O que é conhecimento?.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
DIREITO NATURAL  E Existem basicamente duas formas de conceber o direito natural.
Profª Me. Licemar Vieira Melo. Corrente de pensamento vigente entre os séc. XVI e o XVIII que, a partir de filósofos como Hobbes, Locke e Rousseau, defendeu.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO AULA 3 – DIREITO POSITIVO E DIREITO NATURAL ALINE MARTINS COELHO PÚBLIO BORGES ALVES

OBJETIVOS DIREITO NATURAL E DIREITO POSITIVO CONCEITO PRINCIPAIS CORRENTES IMPORTÂNCIA CRÍTICAS

DIREITO NATURAL CONCEITO: É O DIREITO ABSTRATO PROVENIENTE DA NATUREZA E RAZÃO HUMANA, BEM COMO DO IDEAL DE JUSTIÇA SUPERIOR . - CONCEPÇÃO CLÁSSICA CONCEPÇÃO RACIONALISTA CONCEPÇÃO MODERNA

CONCEPÇÃO CLÁSSICA DO DIREITO NATURAL ESTOICISMO: A RAZÃO COMO FORÇA UNIVERSAL QUE PENETRA TODO O “COSMOS” ERA CONSIDERADA COMO A BASE DO DIREITO E DA JUSTIÇA. (350 – 250 AC). RELATIVO: O DIREITO ADAPTADO À NATUREZA HUMANA. ABSOLUTO: O DIREITO IDEAL.

CONCEPÇÃO CLÁSSICA DO DIREITO NATURAL DOUTRINA DE SANTO AGOSTINHO (354-430 D. C.) - IMPORTANTE PAPEL NOS POSTULADOS DO DIREITO NATURAL ABSOLUTO. TODOS OS HOMENS ERAM IGUAIS E POSSUÍAM TODAS AS COISAS EM COMUM. NÃO HAVIA GOVERNO DOS HOMENS SOBRE HOMENS NEM DOMÍNIO SOBRE ESCRAVOS.

SÃO TOMAZ DE AQUINO (1226-1274): MAIOR PENSADOR DA IDADE MÉDIA, ELABOROU OS TRATADOS DE JUSTITIA E DE LEGIBUS, OBJETIVANDO EXPRESSAR OS IDEAIS CRISTÃOS. LEI ETERNA: O PLANO DE DEUS A RESPEITO DA CRIAÇÃO E DA ORDEM UNIVERSAL. LEI NATURAL: A PARTICIPAÇÃO DA CRIATURA RACIONAL NA LEI COSMICA LEI POSITIVA: OBRA DO LEGISLADOR HUMANO, EM CONFORMIDADE À LEI NATURAL E ETERNA.

CONCEPÇÃO RACIONALISTA ASPECTOS HISTÓRICOS: EMANCIPAÇÃO DA TEOLOGIA MEDIEVAL E DO FEUDALISMO, SURGE O PROTESTANTISMO NA RELIGIÃO, O ABSOLUTISMO NA POLÍTICA E MERCANTILISMO NA ECONOMIA. ALGUNS REPRESENTANTES: JOHN LOCKE, ROUSSEAU, KANT, HOBBES E OUTROS. A EXPLICAÇÃO DE TODAS AS COISAS É ENCONTRADA NA RAZÃO HUMANA E ESTÁ SE TORNA UMA DIVINDADE ABSOLUTA.

DIREITO NATURAL IMPORTÂNCIA : - TRAÇAR LINHAS DOMINANTES DE PROTEÇÃO AO HOMEM; PERMITE VALORAR O DIREITO POSITIVO. MEDIR SUA INTRÍNSECA JUSTIÇA. CRÍTICAS: INSUFICIÊNCIA NO PLANO DA APLICABILIDADE OU EFICÁCIA JURÍDICA IMEDIATA.

DIREITO POSITIVO CONCEITO: CONJUNTO DE NORMAS JURÍDICAS ESCRITAS E NÃO ESCRITAS COM VIGÊNCIA E ORDEM COATIVA. CORRENTES E TEORIAS CRÍTICAS CLASSIFICAÇÕES

FUNDAMENTOS DO POSITIVISMO CIENTÍFICO REDUZEM A ATIVIDADE HUMANA E A ATIVIDADE SOCIAL A UMA REALIDADE FÍSICA OU NATURAL. IDENTIFICAM AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – A MORAL E O DIREITO – ÀS CIÊNCIAS FÍSICAS E NATURAIS. CONSIDERAM A ATIVIDADE HUMANA SUJEITA AO MESMO DETERMINISMO RIGOROSO DO MUNDO FÍSICO OU BIOLÓGICO; E NEGAM A EXISTÊNCIA DA LIBERDADE.

POSITIVISMO JURÍDICO IDENTIFICAÇÃO DO “DIREITO” COM O “DIREITO POSITIVO”. - AUSÊNCIA DE DIREITO NATURAL, PRINCÍPIOS DE JUSTIÇA E CONCEITOS SEMELHANTES. DIREITO DETERMINADO PELO ESTADO. POSITIVISMO JURÍDICO METODOLÓGICO. POSITIVISMO JURÍDICO DOUTRINÁRIO.

TEORIA GERAL DO DIREITO POSITIVO CONCEITO: CONSISTE NUMA CONSTRUÇÃO ABSTRATA E ESPECULATIVA FORMADA PELA GENERALIZAÇÃO DAS NORMAS VIGENTES NA LEGISLAÇÃO DOS DIFERENTES PAÍSES. - TRATADISTAS DE DIREITO PÚBLICO. PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO POSITIVO REGRAS FORMADAS POR CAUSAS LÓGICAS

TEORIA PURA DO DIREITO CONCEITO: TEORIA QUE ESTUDA SOMENTE A NORMA JURÍDICA, SEPARANDO O MUNDO DO SER, NO PROPÓSITO DE CONSIDERAR O DIREITO APENAS NA FORMALIDADE LEGAL. DEPURAÇÃO DO DIREITO. CONSTITUIÇÃO E NORMA FUNDAMENTAL CRITICA A SEPARAÇÃO DOS FENÔMENOS AXIOLÓGICOS. “SE A É, DEVE SER B”

DOUTRINA DAS DECISÕES JUDICIÁRIAS CONCEITO: É O POSITIVISMO JURÍDICO FUNDADO NAS DECISÕES JUDICIÁRIAS. DIREITO CONSUETUDINÁRIO. - IMPORTÂNCIA DOS PRECEDENTES NA REVELAÇÃO DO DIREITO.

DOUTRINA DA LINGUAGEM JURÍDICA CONCEITO: POSITIVISMO JURÍDICO LÓGICO QUE ATRIBUI MAIOR RELEVÂNCIA AOS ASPECTOS SEMÂNTICOS, SINTÁTICOS E PRAGMÁTICOS DO DIREITO. - APERFEIÇOAMENTO DA LINGUAGEM. - PSEUDOPROBLEMAS.

DOUTRINA DA AUTONOMIA DA VONTADE CONCEITO: É UMA CORRENTE POSITIVISTA QUE ENTENDE SER A LEI E O CONTRATO UMA MANIFESTAÇÃO DA VONTADE GERAL. FUNDAMENTO NA LIBERDADE. CONTRATO SOCIAL.

DOUTRINA DO POSITIVISMO JURÍDICO MORAL CONCEITO: É UMA CORRENTE POSITIVISTA QUE AFIRMA SER O CONTEÚDO DA NORMA EMBASADO EM VALORES MORAIS PREDOMINANTES NA SOCIEDADE. FUNDAMENTO E CONTEÚDO.

CLASSIFICAÇÃO DO DIREITO POSITIVO DIREITO OBJETIVO – CONJUNTO DE NORMAS QUE OBRIGAM O HOMEM. DIREITO SUBJETIVO – PRERROGATIVA DO SUJEITO DIREITOS FUNDAMENTAIS - INERENTES À PESSOA.

CRÍTICAS USO ISOLADO DO DIREITO POSITIVO USO ISOLADO DO DIREITO NATURAL CONVERGÊNCIA.

FILME: JULGAMENTO EM NUREMBERG PRODUÇÃO/DIREÇÃO: STANLEY KRAMER UNITED ARTISTS